Odontologia

Odontologia no ENADE

Odontologia no ENADE
Acadêmicos e professores Mais imagens

Neste domingo, dia 24 de Novembro, na UNESC, aconteceu mais uma edição do ENADE. O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes que avalia o rendimento dos alunos concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. 

Além do prestígio ao acadêmico e à instituição, um bom desempenho pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho ou ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação.

No caso do curso de Graduação em Odontologia, 100% dos 76 acadêmicos selecionados para o exame estiveram presentes e contaram com um apoio mais do que importante neste desafio. Além do comprometimento de todos os professores na preparação e motivação dos acadêmicos no período anterior ao exame, um grupo de professores esteve no local das provas, dando um apoio e garantindo a torcida para um desempenho excelente.

"Que maravilha!!!! [😍] [😍] [😍] [👏] [👏] [👏] [👏]  É isso aí!!! Seguimos firmes e fortes qualificando sempre mais nosso curso. Meus amigos, vcs são show [❤] [❤] [❤] [❤] [❤]" (palavras da Professora Fernanda Sônego)

E, logo abaixo, um depoimento da Professora Morgana Machado Guzzatti, Coordenadora do curso:

"Gostaria de agradecer a presença dos profs no dia de hoje .. sem dúvida fez toda a diferença!!!! MUITO OBRIGADA  [🙏]... enfim, tudo indica que estamos no caminho certo... MUITO OBRIGADA, gente..muito obrigada pelo empenho de todos, especialmente esse ano! Vcs são Mara!"

Segundo relato dos acadêmicos,
- todos os assuntos abordados no conteúdo específico tinha sido colocado em algum momento do curso; 
- as questões realizadas pelos professores para o banco de questões foram muitas vezes colocadas muito parecidas na prova; 
- as questões das clínicas integradas estão em muita sintonia...citaram questões do Professor Fernando Antonini (RNI), pneumonia associada à ventilação mecânica (Periodontia), Endodontia, Farmacologia, Patologia, Saúde Coletiva,  entre outras.

Por: Diego Anselmi Pires 27 de novembro de 2019 às 15:55
Compartilhar Comente

Curricularização da Extensão - Curso de Odontologia

Acadêmicos da 6a fase do Curso de Graduação em Odontologia da UNESC, na disciplina de Endodontia II, participaram, na tarde do dia 27 de Novembro, de atividades com professores e alunos de duas instituições da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma - AFASC, nos bairros Pinheirinho e Santa Luzia.

Estas atividades contemplam mais uma etapa da parceria firmada entre o curso de Odontologia e a AFASC, no sentido de oportunizar um cenário de práticas para os acadêmicos, fortalecendo o papel comunitário da instituição UNESC, além da indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão, um dos pilares da universidade.

Por: Diego Anselmi Pires 27 de novembro de 2019 às 15:45
Compartilhar Comente

ODONTOLOGIA da UNESC participa do Novembro Azul na Praça, em Sombrio

Acadêmicos e residentes do curso de Odontologia estiveram, no dia 22 de Novembro de 2019, participando das atividades relacionadas ao Novembro Azul, campanha do Ministério da Saúde abordando a Saúde do Homem.

Anualmente, diversas entidades apoiam e promovem ações em prol da causa a fim de que o público masculino se atente mais à própria saúde.

Por: Diego Anselmi Pires 27 de novembro de 2019 às 15:24
Compartilhar Comente

Palestra sobre saúde e higiene bucal para alunos mais do que especiais

Palestra sobre saúde e higiene bucal para alunos mais do que especiais
Palestra com alunos mais do que especiais do INSTITUTO DIONÍSIO FREITAS Mais imagens

No dia 14 de outubro de 2019, foi ministrada uma palestra sobre prevenção e higienização da saúde bucal para alunos do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DIOMÍCIO FREITAS, onde se explicou por forma de demonstração, a correta higienização dos dentes e da língua, além da necessidade da utilização do fio dental. Foi também enfatizada a importância da aplicação de flúor e a necessidade de visitas frequentes ao dentista.
A abordagem do tema foi de modo expositivo e prático. Na etapa expositiva, foram utilizados materiais didáticos, tais como: boneco, boca, escova, cartaz e vídeo. E na parte prática, foram distribuídos kits de escovação, sendo esses utilizados para a realização de uma escovação supervisionada com cada um dos participantes e demonstração do uso do fio dental.

Esta atividade foi conduzida pelos acadêmicos Emely Cardoso da Silva e Giácomo Reiter Ostetto.

Por: Diego Anselmi Pires 27 de novembro de 2019 às 15:16
Compartilhar Comente

Sombrio recebe atividades de extensão da Unesc

Sombrio recebe atividades de extensão da Unesc
Comunidade contou com serviços e orientações voltadas à saúde (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O último sábado (23/11) foi de ação de extensão em Sombrio. Em espaço montado em frente ao Posto de Saúde Central Lino Demétrio Coelho, no bairro Parque das Avenidas, acadêmicos e profissionais da Unesc ofereceram diferentes tipos de atendimento e orientação à comunidade.

Participaram da ação acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. Entre as atividades oferecidas a aferição de pressão arterial, orientações quanto ao armazenamento e descarte correto dos medicamentos, orientações referentes à hipertensão, auriculoterapia, terapia manual, orientações de saúde bucal e explanações sobre atendimento nas Clínicas Integradas da Unesc. No total foram realizados aproximadamente 70 atendimentos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de novembro de 2019 às 18:44
Compartilhar Comente