Odontologia

Exposição apresenta trabalhos realizados pela Odontologia em Caps

Exposição apresenta trabalhos realizados pela Odontologia em Caps
Trabalhos estão expostos no Hall do Bloco S (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

“Antes de sermos dentistas, temos que ser pessoas. Isso nos ensina a ‘ser humano’”. Assim afirma a acadêmica da 5ª fase do curso de Odontologia da Unesc, Ana Carolina Conti. Ela e mais a 29 estudantes participaram ao longo do semestre de uma atividade diferente. Eles tiveram contato direto com os usuários dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) III e o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), da Prefeitura de Criciúma. Para encerrar o projeto, alunos, professores e os participantes do Centro estiveram reunidos no Hall do Bloco S para a exposição Saída Terapêutica – Pacientes do Serviço CAPS Criciúma – Mostra fotográfica e apresentação.

A proposta do projeto era que os acadêmicos fossem até os Centros e desenvolvessem atividades com os usuários, afim de aumentar a visão do aluno quanto ao paciente e, ao mesmo tempo, que pudessem colaborar levando informações da área. “Nós geralmente focamos muito no tratamento e uma boca não é só uma boca, é uma pessoa. Tem uma história ali por trás daquele paciente”, explica a professora Karina Marcon.

Entre as atividades propostas estavam exercícios motores, jogos da memória, atividades sensoriais, oficinas de músicas, higienização, cuidado bucal e entre outras. “Euu propus foi que os alunos também pudessem entender como funciona a rede saúde e como é gratificante trabalhar em conjunto em prol de um lado mais humano”, acrescenta a professora.

Primeiro conhecer, depois tratar

Um dos diferenciais elencados pelos acadêmicos, está a possibilidade de “sair” do mundo da odontologia e conhecer um pouco sobre o paciente. “Na clínica se tem muito essa relação de paciente e o dentista, mas nessa atividade foi a relação de pessoa com a pessoa. Primeiro nós temos que conhecer, para depois tratar”, comenta a Ana Carolina. “Isso toca a alma, pois nós conversamos com eles, entendemos eles e no final nós também passamos informações sobre a nossa área, sobre a saúde bucal”, acrescenta.

Segundo a professora, apesar de a atividade já ter encerrado nesta edição, os acadêmicos procuraram formas de continuar a ação. “Antes de ir as pessoas tem um pré-conceito, mas depois de conhecer o local, de conhecer os pacientes e trabalhar junto com eles, não querem mais parar, querem continuar o projeto”, ressalta Karina.

O professor de música do Centro, Ivonei Pereira Velho, é o idealizador do projeto Velho Samba, realizado pelo Caps II e que era ministrado no mesmo dia em que os acadêmicos visitavam o Centro. “É difícil falarmos de nós mesmos, e eles abriram o coração para os acadêmicos o que foi muito bom”, comenta.

Exposição

A exposição foi o fechamento da atividade. No encontro, que reuniu acadêmicos, professores, visitantes e usuários do Caps, o grupo Velho Samba realizou apresentações musicais e contou, inclusive, com a apresentação da paródia feita pelos alunos sobre higiene bucal. 

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de novembro de 2018 às 14:31
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Odontologia participam de palestra com membros do Conselho Regional de Odontologia

Acadêmicos de Odontologia participam de palestra com membros do Conselho Regional de Odontologia
Atividade ocorreu na manhã desta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes do curso de Odontologia da Unesc tiveram uma aula diferente na manhã desta quinta-feira (29/11). Eles conversaram e aprenderam com o presidente do CRO-SC (Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina), Murilo Rosa, e com a cirurgiã dentista e fiscal do CRO, Cristina Prévia. A atividade foi desenvolvida dentro da disciplina “Odontologia Legal e Deontologia”.

O professor Diego Anselmi Pires conta que o encontro proporcionou trocas de informações, esclarecimentos de dúvidas sobre as atribuições do conselho e valorização da disciplina. “Falamos sobre os diferentes tipos de perícia e auditoria, passando por questões relacionadas à biossegurança, a atuação da vigilância sanitária e aos preceitos contidos no novo código de ética odontológica sobre anúncio, publicidade e propaganda. O momento foi muito produtivo”, avalia o professor da Unesc.

A palestra contou ainda com a presença do coordenador do curso, Renan Ceretta, e da professora Luciane Manenti. Ao final, os acadêmicos elaboraram propostas, sugestões e registraram dúvidas que serão encaminhadas ao CRO.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de novembro de 2018 às 17:36
Compartilhar Comente

ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E SUA INFLUÊNCIA NA CAVIDADE ORAL

ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E SUA INFLUÊNCIA NA CAVIDADE ORAL
Mais imagens

              Foi realizado pelas acadêmicas: Sabrina, Monique, Vanessa e Pamela, junto com a Professora Marlowa no dia 12 de novembro de 2018, no colégio Michel, uma ação de saúde bucal com os alunos do ensino fundamental 1, uma palestra sobre orientação em alimentação e seus benefícios para a  saúde bucal;  Foi realizado também uma brincadeira para interagir com os alunos e avaliar se haviam entendido a palestra; Foi realizado a orientação de escovação e de como passar o fio dental; Entregamos os kits  de higiene bucal (escova, fio dental e creme dental); e foi feito escovação supervisionada com os alunos.

Por: Morgana Francisco Machado 19 de novembro de 2018 às 11:36
Compartilhar Comente

Professores e estudantes da Unesc participam de ação de cidadania em Criciúma

Professores e estudantes da Unesc participam de ação de cidadania em Criciúma
Atendimentos na área da saúde foram realizados neste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O fim de semana de alunos e professores da Unesc foi marcado por mais uma oportunidade de interação com a comunidade regional. Durante a manhã e tarde deste sábado (10/11), representantes dos cursos de Enfermagem, BiomedicinaMedicina, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Fisioterapia realizaram atendimentos e deram orientações para quem passou pela loja do supermercado Angeloni da Avenida Centenário. A ação teve o objetivo de levar inclusão social e fortalecimento da cidadania, além de disponibilizar serviços gratuitos e informações nas áreas de assistência, saúde, educação, cultura e lazer para a população.

A acadêmica da primeira fase de Medicina Lais Burato, afirma que se surpreendeu com a resposta da comunidade em sua primeira experiência em uma ação comunitária. “Eles foram muito receptivos e conseguimos passar várias orientações. Esse contato com a comunidade é muito importante e quero participar mais vezes. É um pouco do que vamos viver no nosso dia a dia profissional”, afirma a estudante.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, todos os finais de semana a Universidade participa em algum tipo de ação comunitária. “Essa parceria com o Sesc e Angeloni é muito produtiva não só para nossos alunos, mas para a contribuição que uma Universidade Comunitária como a nossa pode dar à região. As pessoas procuram muito o que nós oferecemos. A Universidade se tornou referência pelo seu comprometimento com a comunidade, pela formação de excelência e pelo protagonismo na região”, afirma.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, parcerias como as que resultam em ações como de sábado colaboram para o engrandecimento da participação da Unesc na comunidade. E os benefícios disso vêm para todos os envolvidos: do aluno que participa e agrega conhecimento para a sua formação profissional e cidadã até a pessoa que é atendida.

A iniciativa do Angeloni e do Sesc conta com a parceria de ONGs (Organizações Não-Governamentais) e empresas da região, da Unesc, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Famcri (Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente de Criciúma).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de novembro de 2018 às 17:22
Compartilhar Comente

Alunos de Odontologia recebem reconhecimento por participação em projeto social

Alunos de Odontologia recebem reconhecimento por participação em projeto social
Representantes do Veteran Car realizaram agradecimento em encontro na Reitoria (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Na manhã desta quarta-feira (7/11), os alunos do curso de Odontologia da Unesc que participaram, ao longo do ano, de uma ação com idosos do asilo São Vicente de Paulo vinculada ao projeto “de volta ao passado”, do Veteran Car, estiveram reunidos com os organizadores do projeto para um momento de agradecimento e confraternização. Na sala de reuniões da Reitoria, professores e alunos do curso e gestores da Universidade receberam uma homenagem dos representantes do clube de colecionadores.  

Segundo o professor do curso, Fabiano Goulart Azambuja, os acadêmicos se mobilizaram e foram até o asilo fazer uma escovação supervisionada e orientações de higiene bucal e a partir disso tem realizado palestras e atividades educativas para os cuidadores do asilo darem continuidade aos cuidados de saúde oral dos idosos. “Além de praticarem o que aprenderam em sala de aula, os estudantes têm a oportunidade de fazer a diferença. O objetivo do curso também é formar melhores cidadãos, que pensem no próximo. E com certeza, eles estão agregando valores para a vida inteira”.

A ação dos alunos do curso de Odontologia fez parte das atividades do evento “De volta ao passado”, do Veteran Car, que comemorou o Dia do Idoso (1º/10) levando 47 dos 70 idosos do Asilo São Vicente de Paulo para um passeio a bordo de carros antigos, do asilo, no Bairro Michel, até o Santuário do Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.

O organizador da ação do Veteran Car, Túlio César de Souza, afirma que o projeto dá um olhar diferente para quem participa. “Faz a gente olhar para as pessoas com olhos de gratidão pelo que elas fizeram”, comenta. Souza reforçou que cada pessoa que passa pelo projeto deve se sentir responsável por ele e pelas alegrias que proporcionam aos idosos. “Tenham a certeza de que poder envelhecer é algo divino e saber envelhecer é algo fantástico. Quando vocês sentirem que seus pais estão envelhecendo, peguem o livro e estudem com mais afinco. Porque parte daquele envelhecimento é causado pela oportunidade dada a vocês. É muito bom conviver com aqueles que prepararam um mundo melhor para nós. Porque nós queremos preparar um mundo melhor para quem está vindo”, afirma Souza.

Segundo César Cancelier, presidente do Veteran Car Sul Catarinense, um clube de apreciadores de veículos antigos, os colecionadores têm responsabilidade social. “O projeto no asilo foi pensado para proporcionar um dia diferente aos idosos. Esta é a terceira edição e ficamos agradecidos pela parceria de tantas pessoas e dos acadêmicos e professores do curso de Odontologia. Esperamos contar com a parceria da Universidade novamente”.

O coordenador de Odontologia, Renan Ceretta, afirma que participação dos alunos em trabalhos voluntários e projetos de extensão é incentivada pelo curso. “Isso faz diferença na formação acadêmica. Não é só a sala de aula”.

“Acredito que gratidão é o principal sentimento. Fiquei muito feliz em ver que esse projeto tem gratidão do início ao fim. Que bom que a Unesc esteve envolvida em uma iniciativa como essa. Se a gente quer um mundo melhor, tem que fazer a nossa parte”, salienta a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

A acadêmica da segunda fase do curso, Laura Rodrigues de Souza, foi quem teve a iniciativa de convidar os colegas de Odontologia para participarem do projeto do Veteran Car, idealizado pelo seu pai. “A ideia é de que velho não é o que você é e sim o seu conceito. Fazer o bem ajuda muito a gente. Ver a felicidade deles não tem preço. E a nossa futura profissão tem muito a ver com o lado humano, que precisamos desenvolver cada vez mais”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, também participou do encontro.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de novembro de 2018 às 18:28
Compartilhar Comente