Odontologia

Encerramento da disciplina Odontologia em Saúde Coletiva IV

Como atividade de encerramento da disciplina Odontologia em Saúde Coletiva IV, os acadêmicos se reuniram, planejaram e executaram diversas atividades educativas com os escolares da E.M.E.F.Serafina Milioli Pescador. Com quase 200 crianças e adolescentes envolvidos, 9 turmas do período matutino foram convidadas a participar de gincana, palestras, vídeos e escovação supervisionada com os acadêmicos. Sob a supervisão dos professores da disciplina, os escolares receberam um kit de Higiene oral como recordação para continuarem cuidando de sua saúde bucal.

 Essa parceria tem sido muito produtiva, pois o índice médio de dentes cariados, perdidos e obturados desta escola (CPO-d), na idade de 12 anos, está menor do que um (0,86) e quase 80% dos escolares examinados apresentaram nenhuma experiência da doença cárie. Este é um resultado muito bom e que corrobora a dedicação de professores, escolares, famílias e acadêmicos.
 

Por: Hévila Vivian Borges 29 de novembro de 2017 às 17:07
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc leva tratamento odontológico a pacientes com transtornos psíquicos

Projeto da Unesc leva tratamento odontológico a pacientes com transtornos psíquicos
Atividade ocorre no Hospital de Caridade São Roque (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes de Odontologia da Unesc potencializam a formação muito além dos muros da Universidade. Por meio de um projeto inovador, juntamente com os professores, eles chegam a lugares que o atendimento da área não chega. O trabalho ocorre com um equipo portátil, que serve de ferramenta para reacender sorrisos na Ala Psiquiátrica do Hospital de Caridade São Roque no Morro da Fumaça. O projeto ocorre junto a disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais, desenvolvida na oitava fase do curso.

Esses pacientes eram internos do Hospital Psiquiátrico Rio Maina. Eles foram realocados a Ala Psiquiátrica do Hospital São Roque, em Morro da Fumaça. “Justamente por terem condições que são usadas como motivo para sua segregação social, tais pacientes são, de certa forma, "esquecidos" pelo sistema ou até mesmo, pela família. A própria saúde bucal, muitas vezes, é relegada a um segundo plano. Contudo, boa parte dos pacientes internados na ala psiquiátrica deste hospital são muito colaborativos e respondem muito bem às orientações e tratamentos propostos”, comentou Diego Pires, um dos professores responsáveis pelo projeto.

Entre os alunos que participam do projeto, está a Regiane Ilíbio. Segundo ela, o interesse pela área já existia, entretanto, logo após o primeiro contato ela se apaixonou pela área. “A segurança, amor e respeito que eles me passam me deixam mais feliz e gratificada por ter escolhido a Odontologia. Pacientes com transtornos psíquicos precisam de amor, carinho e atenção, me sinto extremamente lisonjeada por saber que posso fazer tudo isso na profissão que escolhi”, ressaltou.

A aluna comenta ainda que a extensão foi de suma importância para que ela se encontrasse na profissão. “Participar deste projeto me mostrou o quão ampla a nossa profissão é e me despertou mais admiração por ela, quem ama o que faz só agradece pelas oportunidades que lhe são concedidas, odontologia é amor”, contou Regiane.

Solicitação foi feita pelo Hospital

Ao observar a necessidade de tratamento odontológico na Ala Psiquiátrica, o Hospital de Caridade São Roque foi em busca de uma solução. Para isso, eles entraram em contato com a Gerencia Regional de Saude, que procurou a Unesc. “Dentes quebrados, cariados, dores e outras questões faziam os nossos pacientes sofrerem diariamente. Entramos em contato com a Unesc e fomos prontamente atendidos. O projeto tem beneficiado nossos pacientes de forma única”, comentou o enfermeiro responsável pela Ala Psiquiátrica, Afonso Paulo Morona.

Morona comenta ainda que o processo de pré-atendimento, realizado pelas estudantes da Unesc, foi crucial para que os pacientes ficassem à vontade. “As alunas tiveram o cuidado de antes mesmo de iniciar o tratamento vir conhecer os pacientes. Eles geralmente ficam muito agitados com pessoas diferentes na Ala, mas elas souberam tranquilizar cada um deles, transformando o processo de uma forma muito mais leve”, ressaltou.

Os pacientes ficam em um setor fechado, e recebem visitas de seus familiares apenas duas vezes por semana. Segundo Morona, esse contato também promove melhoras que vão além da estabilidade odontológica. “Eles são atendidos com muito carinho, e agora, além de não sentirem mais dores, também recebem a acolhida de outras pessoas. É visível o quanto isso alivia o dia a dia deles”, contou o enfermeiro. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de novembro de 2017 às 16:00
Compartilhar Comente

Professor da Unesc é o mais novo membro da Academia Catarinense de Odontologia

Professor da Unesc é o mais novo membro da Academia Catarinense de Odontologia
Renan Ceretta tomou posse sexta-feira em Florianópolis (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O professor da Unesc Renan Antônio Ceretta é o mais novo membro da Academia Catarinense de Odontologia. Na noite de sexta-feira (24/11), o coordenador do curso de Odontologia tomou posse durante solenidade em Florianópolis e passou a ocupar a cadeira de número 25 da entidade. A admissão de Ceretta como acadêmico titular se deu por meio de uma votação secreta da qual participaram todos os profissionais que ocupam cadeiras na Academia.

A Academia Catarinense de Odontologia é uma associação civil, sem fins econômicos, e sediada em Florianópolis. Entre seus principais objetivos estão o de resgatar a memória da Odontologia catarinense e preservar para o futuro os fatos e acontecimentos contemporâneos, além de reconhecer pessoas e instituições que tenham contribuído para o progresso da ciência na área da saúde, especialmente da Odontologia. 

Ceretta afirma que entende o convite para fazer parte da Academia como um reconhecimento especial pelo trabalho desenvolvido. “Fiquei emocionado com o convite para fazer parte da Academia. Era algo que eu não esperava e que eu entendi como um atestado de qualidade do trabalho que venho desempenhando ao longo dos meus 27 anos de carreira na Odontologia. Compartilho esta honraria com todos os meus colegas da vida inteira, com alunos, com amigos, com minha família e com a Unesc”.

A solenidade foi acompanhada pela reitora Luciane Ceretta e pelo vice, Daniel Preve. O presidente do Centro Acadêmico de Odontologia Gabriel Mufatto e demais acadêmicos, professores e funcionários do curso, assim como dentistas da região também prestigiaram o professor da Unesc e agora imortal da Academia Catarinense de Odontologia.

Currículo

Ceretta possui graduação em Odontologia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria); especialização em Planejamento e Gerência de Serviços de Saúde pela Unisul; especialização em Endodontia pela UFSC; especialização em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas do SUS pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina; mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc; cirurgião dentista da Prefeitura de Criciúma e professor da Unesc.

Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Sanitizantes; Esterilizantes; Odontologia, Cuidado à Saúde Humana; Cultura; Ambiente, Primeiros Molares Permanentes, Canal Radicular; Tecido Periapical; Endodontia e Promoção da Saúde.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2017 às 13:15
Compartilhar Comente

1ºJogos Interatleticos Sul Catarinense (JISC),

1ºJogos Interatleticos Sul Catarinense (JISC),
Mais imagens

Durante a ultima semana aconteceu o 1' Jogos Interatleticos Sul Catarinense (JISC), onde nossa Atlética AAAODS EXTRATORA e nossos queridos atletas representaram o curso de Odontologia Unesc, contando com a participação de 14 atléticas, conquistamos o total de 9 medalhas, sendo ouro no handebol feminino, com esses resultados, ficamos no top 3 na classificação geral.

Por: Hévila Vivian Borges 21 de novembro de 2017 às 14:35
Compartilhar Comente

ODONTOLOGIA DO ESPORTE UNESC!

ODONTOLOGIA DO ESPORTE UNESC!
Mais imagens


Nesta sexta-feira, dia 11, dia 10, os acadêmicos da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Odontologia em Saúde Coletiva I receberam uma visita da professora Ana Clara Padilha,  membro da Academia Brasileira de Odontologia do Esporte e professora da faculdade AVANTIS, em Balneário Camboriú. Pela 3 vez, a professora compartilhou conosco seus conhecimentos. Uma aula diferente, com uma parte teórica e outra parte prática, em que os acadêmicos puderam conhecer um pouco da área de atuação desta especialidade, reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia, desde 2015. Aliada ao esporte, a Odontologia pode contribuir para um salto na qualidade de vida e no desempenho de atletas profissionais e amadores.
Uma das acadêmicas foi voluntária para confecção de um protetor bucal esportivo e os demais puderam acompanhar todo o processo, etapa por etapa, sanando suas dúvidas e esclarecendo eventuais questionamentos. 
www.clarapadilha.com.br
Parabéns à Profa Ana Clara pelo compromisso com a Odontologia e mais uma vez, muito obrigado pela contribuição.
 

Por: Hévila Vivian Borges 13 de novembro de 2017 às 16:42
Compartilhar Comente