Odontologia

PALESTRA ODONTOLOGIA UNESC E MUNICÍPIO DE PORTO BELO

PALESTRA ODONTOLOGIA UNESC E MUNICÍPIO DE PORTO BELO
Mais imagens

A UNESC em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município de Porto Belo – SC participou da Semana da Saúde Bucal “Educar para Prevenir” realizada no dia 22 de outubro de 2018. A professora da UNESC Dra. Anarela Bernardi Vassen ministrou palestra sobre Emergências e Urgências em Endodontia, tema tão importante para o acolhimento e atendimento de pacientes na atenção básica. A capacitação incluiu:40 agentes comunitários, 16 Cirurgiões-dentistas,16 Auxiliares de Saúde Bucal e 05 enfermeiros, além da presença do prefeito Emerson Stein e da coordenadora Vanessa Toazza, a secretária de saúde Jainara Nordio, o vice-prefeito professor Elias Cabral e o vereador Francisco Scottini.

Por: Morgana Francisco Machado 29 de outubro de 2018 às 12:00
Compartilhar Comente

Ação na escola Adolf Back

Nesta 4a feira, desenvolvemos  atividades sobre saúde bucal com escolares de 10-12 anos da Escola Adolfo Back, através de palestras com  macromodelos odontológicos, cartazes e uma gincana. 

O grande destaque das técnicas alternativas ficou por conta da "Ginca-Odonto", que teve como objetivos educar hábitos corretos de higiene oral e dieta, prevenindo as principais doenças bucais e esclarecendo dúvidas sobre Odontologia. 

Os resultados foram satisfatórios, apesar de desafiante. Notamos algumas diferenças socioeconômicas e culturais. Porém, houve grande entusiasmo e interesse de todos, estudantes e professores.”

Acadêmicos: João Affonso, Kamila, Maria Eduarda Lucietto, Luislen, Paula, Tainara

Por: Hévila Vivian Borges 26 de outubro de 2018 às 08:55
Compartilhar Comente

Missão Saúde Bucal - Rap da escova


Nosso grupo de acadêmicos da Odontologia realizou, nessa manhã, atividades educativas com 5 turmas da Educação Infantil da escola Adolfo Back, totalizando, durante a atividade, mais de 60 crianças de até 6 anos de idade. No início da manhã, reunimos 3 turmas na sala de informática da escola, e lá realizamos explicações sobre o que é ser dentista, do que nós cuidamos como profissionais e como cuidar da saúde bucal corretamente. Passamos um vídeo bem ilustrativo chamado “Missão Saúde Bucal” da Oral B para que as crianças compreendessem melhor como cuidar da saúde bucal, e também sobre os alimentos amigos dos dentes. 
Após o vídeo, conversamos sobre ele, explicando como deve ser feita a escovação (para demonstração) utilizando as pelúcias da pré-clínica, e também apresentamos fantoches com os principais amigos dos dentes: escova de dente, creme dental e fio dental. 
Após essa conversa descontraída, nós fizemos uma atividade na qual as crianças foram muito participativas. Elas retiravam da caixa mágica que continha diversas imagens, uma imagem e diziam se aquela imagem era amiga ou não do nosso dente, de acordo com a nossa explicação anterior. Ao dizer o que era, elas colavam as imagens no dente feliz se fosse amigo do dente ou no dente triste se aquele alimento não fosse amigo do dente. 
Foi uma atividade muito dinâmica, ficamos todos empolgados, inclusive as professoras que os acompanhavam.
Após essa atividade, passamos outro vídeo educativo sobre escovação chamado "Rap da escova" reforçando as ideias sobre escovação. Logo após o vídeo, nós realizamos outra atividade sobre escovação. As crianças recebiam em uma folha A4 uma boca impressa e plastificada, desenhada com vários "bichinhos" e recebiam também as escovas para que escovassem no papel conforme nós havíamos ensinado, retirando todos os "bichinhos" e mantendo uma higiene bucal adequada. No final, todos os alunos receberam desenhos para colorir dos amigos dos dentes, com línguas de sogra para brincarem.
Depois, realizamos as mesmas atividades com outras 2 turmas que foram também muito participativos, nos transmitindo aquilo que eles sabiam sobre o assunto, trocando informações.
Ficamos todos muito animados com as atividades nas escolas, e com o sentimento de dever cumprido, pois percebemos que as crianças e professoras captaram a nossa mensagem, e passamos um pouco de conhecimento e recebemos por parte deles também.
Acadêmicos: Cristian da Silva Serpa, Ana Carolina de Souza Correa, Fernanda Fortunato Leonardo, Herik Ghizzi da Silva, Manuela Cardoso Felisberto e Meire Concencio Frezza.
 

Por: Hévila Vivian Borges 26 de outubro de 2018 às 08:52
Compartilhar Comente

Professor Renan Ceretta recebe premiação de Honra ao Mérito Odontológico

Professor Renan Ceretta recebe premiação de Honra ao Mérito Odontológico
Homenagem foi entregue na tarde desta quinta-feira (25/10) em Florianópolis (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O coordenador do curso de Odontologia da Unesc, Renan Ceretta, foi homenageado a nível nacional, na tarde desta quinta-feira (25/10), em Florianópolis. O professor recebeu o reconhecimento do CRO (Conselho Regional de Odontologia), maior honraria oferecida pelo Conselho Federal, pela contribuição ao desenvolvimento social e político.

O recebimento do título de Honra ao Mérito Odontológico Catarinense foi acompanhado por aproximadamente 30 pessoas, sendo colegas da Unesc e de outras instituições, além de alunos e egressos da Universidade.

Para Renan, receber o título é uma grande honra e uma surpresa. “Não esperava essa premiação, pois Santa Catarina conta com mais de 13 mil odontólogos e dentre todos estes fui escolhido. Este é o maior mérito odontológico do Estado e na verdade reconhece o trabalho de toda a Universidade, professores, colaboradores e alunos que fazem a história do curso”, destacou.

Renan Ceretta é coordenador do curso de Odontologia desde a sua criação, em 2012.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de outubro de 2018 às 18:22
Compartilhar Comente

OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA
Mais imagens


Nesta 3a feira, 16 de Outubro, nas áreas comuns da universidade, aconteceram variados eventos simultaneamente. E o curso de Graduação em Odontologia marcou presença com os alunos Caroliny de Souza do Nascimento e Bruno Camilo.
A campanha “UNESC pela vida” é de extrema importância. O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres, especialmente quando se trata da faixa etária entre os 40 e 69 anos. Por isso, é muito importante fazer o auto exame da mama para conferir se existe algum nódulo nessa região do corpo, e dessa forma, procurar seu médico imediatamente para o diagnóstico e tratamento, se for necessário. Participar da semana da mulher no OUTUBRO ROSA foi uma experiência muito engrandecedora. Foram atendidas cerca  de 25 pessoas, onde foi explicado um pouco sobre a campanha e também divulgada a clínica odontológica da UNESC, com panfletos e kit de higiene bucal. Os acadêmicos ficaram realizados ao ver como as pessoas se interessam pela sua saúde.

Por: Morgana Francisco Machado 22 de outubro de 2018 às 12:57
Compartilhar Comente