Odontologia

Projeto Bombeiro da Melhor Idade

Projeto Bombeiro da Melhor Idade
Mais imagens


O projeto BOMBEIRO DA MELHOR IDADE,  ralizado pelo Corpo de Bombeiros 3ª/4ºBBM, situado na Cidade de Araranguá,  consiste na capacitação de pessoas idosas, para saber como agir em situações emergências, instruir este público alvo a como não se colocar em situação de risco, nem mesmo se tornar uma vítima em potencial. Além disso, o projeto tem como objetivo proporcionar palestras com os mais diversos assuntos que contribuem sobremaneira para elevação da qualidade de vida, como a conscientização do outubro rosa estreitando o contato com os profissionais da saúde.

Para o Comandante da 3ª Companhia de Bombeiros com sede em Araranguá, 1º Tenente BM Vinicius Moura Marcolim, "abrir as portas da corporação para a comunidade, para as mais diversas idades, proporciona a disseminação da informação, além garantir um bom relacionamento  da instituição com a sociedade.''

Atualmente, os encontros acontecem nas sextas-feiras, das 13:30 às 16:00h, na sede do quartel de Araranguá que conta com 30 integrantes, divididos entre homens e mulheres de toda a região. Na foto, a  ilustre presença da Sd BM Karoline Farias, a qual é coordenadora dos projetos comunitários e a BC Marcon, acadêmica  da 8a fase do curso de Odontologia, que realizou nessa última sexta-feira uma palestra, levando informações sobre a saúde bucal na melhor idade, como prevenção ao câncer bucal. Além de ressaltar a importância de visitar regularmente o dentista, os idosos aprenderam a realizar o auto exame. 
 

Por: Hévila Vivian Borges 23 de outubro de 2017 às 09:50
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Odontologia/Projeto Rondon/SCT-Unesc!

Nesta terça-feira(17/10), os acadêmicos da disciplina de Seminário Clínico Integrado I participaram da Semana de Ciência &  Tecnologia da Unesc.

Sob a supervisão do professor Diego Pires, os acadêmicos participaram da palestra "Projeto Rondon - Operação Caminhos do Sul", onde puderam conhecer um pouco da experiência dos Rondonistas que foram inseridos por 11 dias em 22 municípios catarinenses.

Alguns dados sobre o projeto, como a metodologia e resultados foram apresentados, destacando a realização de mais de 2100 oficinas e a participação de mais de 50.000 pessoas, e que despertaram nesses acadêmicos muitas dúvidas e interesse pelo projeto.

Para concluir a apresentação, todos foram convidados a participar de uma mini oficina de abraços grátis, circulando pelo campus da UNESC e distribuindo abraços a todas as pessoas que encontravam em seu caminho.

Esse é o verdadeiro espírito Rondonista. Muitos dos participantes gostaram tanto da experiência que manifestaram interesse em participar das próximas edições do Projeto Rondon.

Por: Hévila Vivian Borges 19 de outubro de 2017 às 10:39
Compartilhar Comente

Ação escolar em Içara/Sc com os Acadêmicos de Odontologia

Os acadêmicos do curso de Odontologia Munique Schneider (9ªfase) e Roberto Rodrigues(3ªfase), realizaram na semana da criança,momentos de prevenção com os alunos da 1ª e 4ª série do Colégio Estadual Melchiades Bonifácio Espindola/Içara-SC.

Com o objetivo de conciencitza-los sobre a importância da higienização bucal e dieta correta,os acadêmicos interagiram esclarerecendo as dúvidas dos alunos e distribuiram kits de higiênie bucal a todos os presentes.

 

Por: Hévila Vivian Borges 16 de outubro de 2017 às 09:00
Compartilhar Comente

Fonoaudiologia e Odontologia

Nesta segunda-feira, (09/10), o curso de Odontologia recebeu a visita da mestranda Suellen Capeller, do mestrado em saúde coletiva da Unesc.

Na disciplina de Odontologia em Saúde coletiva VII, a mestranda compartilhou com os acadêmicos o seu conhecimento sobre como a  Fonoaudiologia pode interagir com a Odontologia em sua prática diária.

Desde as funções do sistema estomatognático, passando por alterações e tratamentos,  com destaque para a atuação multi e interdisciplinar, os acadêmicos receberam conteúdo teórico e também praticaram exercícios para entender melhor essas alternativas de trabalho em Odontologia.


Parabéns a todos e muito obrigado a profissional Suellen Capeller pela disposição em compartilhar conosco o seu conhecimento.
 

Por: Hévila Vivian Borges 10 de outubro de 2017 às 08:36
Compartilhar Comente

Curso de Odontologia em Levantamento Epidemiológico - Aula prática

Nesta quarta-feira (04/10), a turma de acadêmicos de Odontologia em Saúde Coletiva IV realizou mais uma aula prática sobre  levantamento epidemiológico na EMEIEF Serafina Miliolli Pescador, bairro Operária Nova. Como  parte de sua formação acadêmica, o curso de graduação em Odontologia  proporciona aos acadêmicos desta disciplina que realizem a integração teórico - prática,  aplicando seus conhecimentos teóricos em escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. 
Todas as turmas do período matutino foram convidadas a participar deste levantamento, e após autorização livre e esclarecida de seus pais ou responsáveis, os  escolares puderam participar das atividades do levantamento epidemiológico. Até o final do ano, ainda está prevista uma atividade educativa envolvendo todos os escolares, como forma de retribuir a parceria instituição de ensino superior  e escola.
Parabéns a todos os acadêmicos, aos escolares, aos professores e à direção da escola por proporcionarem esse  momento de  aprendizado e a gratidão das crianças e adolescentes manifestado em gestos espontâneos de carinho.

Por: Hévila Vivian Borges 04 de outubro de 2017 às 15:15
Compartilhar Comente