Odontologia

Ação Social: Curso de Odontologia recebe escovas usadas e tubos vazios

Ação Social: Curso de Odontologia recebe escovas usadas e tubos vazios
Materiais podem ser descartados em urna na Clínica Odontológica (Foto: Divulgação) Mais imagens

A preservação do meio ambiente também é uma preocupação do curso de Odontologia da Unesc. As escovas de dente usadas, tubos de creme dental vazios e suas embalagens podem ser depositados em uma urna na Clínica Odontológica da Unesc. Além de ajudar a preservar o meio ambiente, esses resíduos vão ser trocados por dinheiro (R$ 0,01 por produto recolhido) e doados para o  projeto social Show de Bola, de Criciúma.

Brigada de Saúde Bucal

A ação faz parte da Brigada de Saúde Bucal, uma parceria entre a Colgate e a Terra Cycle. A inicativa tem o objetivo de fazer o descarte correto desses materiais e arrecadar dinheiro para os participantes doarem a uma instituição beneficente. Além da Brigada da Saúde Bucal, o site da Terra Cycle (www.terracycle.com.br) traz várias formas de descartar materiais, como maquiagens, cremes, loções e canetas.

Projeto Show de Bola

O projeto social Show de Bola é uma iniciativa de cunho social, esportivo e cultural, que ajuda crianças e adolescentes, através da prática de futebol e música. Eles atuam desde 2008 e, atualmente, atendem 90 pessoas. O projeto está arrecadando fundos para a construção da sua sede, que será no Bairro Ana Maria. Saiba mais no site: showdebola.org.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 20 de outubro de 2014 às 17:05
Compartilhar Comente

Vestibular ou SIM: estudantes de Odontologia têm contato com pacientes desde a primeira fase

Vestibular ou SIM: estudantes de Odontologia têm contato com pacientes desde a primeira fase
Junção da teoria com a prática desenvolve uma postura reflexiva (Foto:Arquivo) Mais imagens

Buscar uma formação humanizada, capaz de promover a vinculação do aprendizado acadêmico junto à realidade social brasileira é um dos objetivos principais do curso de Odontologia da Unesc. Para isso, paralelo à teoria e ao treinamento em laboratórios de ponta, o estudante tem cedo contato com a prática, na Clínica de Odontologia da Universidade.

“O estudante está inserido no cenário de práticas locais desde a primeira fase, o que o estimula a desenvolver uma postura crítica e reflexiva, fundamentada em princípios éticos e voltada à compreensão do processo saúde-doença em seus diversos níveis de complexidade. Vários projetos de extensão e pesquisa são desenvolvidos paralelamente ao ensino, que fortalecem o aprendizado, ampliam a capacidade resolutiva e a qualidade do exercício profissional”, comenta o coordenador do curso, Renan Antônio Ceretta.

No Brasil, a média de dentistas está dentro dos parâmetros recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no entanto, o acesso a todas as camadas sociais da população ainda é restrito. Com base na realidade observada no Brasil, o curso de Odontologia da Unesc busca equilibrar a formação profissional. “O nosso profissional sai com as duas visões, a de saúde pública e com formação técnica nas áreas específicas”, explica Ceretta. “O curso apresenta uma transcendência na saúde coletiva, em todas as fases, por ser uma necessidade, uma perspectiva de mercado de trabalho. Hoje o SUS é o grande contratador de mão de obra na área”, complementa.

O curso é matutino, com estágios no turno vespertino e duração de cinco anos.

Você escolhe como quer ingressar na Unesc


A Unesc inovou e agora oferece um sistema de ingresso unificado. Quem quiser entrar na Universidade no primeiro semestre de 2015, já pode escolher entre vestibular ou SIM (Sistema de Ingresso por Mérito). As inscrições para os dois processos seletivos estão abertas até 19 de outubro (vestibular) e 28 de novembro (primeira etapa do SIM). Os candidatos poderão escolher entre mais de 35 cursos de graduação presenciais e a distância, com vagas para primeira ou diversas fases.

Informações Vestibular, SIM e Nossa Bolsa

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima - mayralima@unesc.net 11 de outubro de 2014 às 10:00
Compartilhar Comente

Ingresso 2015/01: Vestibular ou SIM

Ingresso 2015/01: Vestibular ou SIM
Mais imagens

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2015, o SIM e o Nossa Bolsa Licenciatura. (Veja aqui a lista completa de cursos disponíveis)
A partir de agora, os processos seletivos da universidade começam a se unificar e alguns deles (como é o caso do SIM e Nossa Bolsa Licenciatura) passarão a permanecer abertos de forma permanente.
Confira aqui o edital completo do processo seletivo do SIM e Nossa Bolsa Licenciatura. Escolha o processo seletivo pelo qual você pretende ingressar e faça a sua inscrição. Estamos esperando por você!

Por: Márcia da Silva Natal 09 de outubro de 2014 às 09:54
Compartilhar Comente

I ENCONTRO MACRORREGIONAL SUL DE SAÚDE BUCAL

I ENCONTRO MACRORREGIONAL SUL DE SAÚDE BUCAL
Mais imagens

A Coordenação Estadual de Saúde Bucal, Gerência da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina em parceria com as Gerências Regionais de Saúde da Macrorregião Sul, convidam Vossa Senhoria à participar do I ENCONTRO MACRORREGIONAL SUL DE SAÚDE BUCAL, tendo como palestrante Edson Hilan Gomes de Lucena, Assessor Técnico da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.

Data: 05 de novembro de 2014.
Horário: 13h:30min às 18h:30min.
Local: Auditório Ruy Hülse – UNESC.
Avenida Universitária, 1.105 - Bairro Universitário – Criciúma - SC.
Público Alvo: Coordenadores Municipais de Saúde Bucal, dos Centros de Especialidades Odontológicas e da Atenção Básica.
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 27/10/14 pelo e-mail:
odontocriciuma@saude.sc.gov.br

Sua presença é de suma importância para o fortalecimento da Saúde Bucal de nossa região!

Por: Márcia da Silva Natal 09 de outubro de 2014 às 09:45
Compartilhar Comente

Banco de Dentes Humanos da UNESC é apresentado para Dentistas de Cocal do Sul

Banco de Dentes Humanos da UNESC é apresentado para Dentistas de Cocal do Sul
Mais imagens

As monitoras do Banco de Dentes Humanos, Larissa Feltrin e Rafaela Diniz, apresentaram no dia 08 de Outubro o Projeto Banco de Dentes Humanos do Curso de Odontologia - UNESC para os Dentistas da Prefeitura no município de Cocal do Sul.

Esta foi a primeira das diversas apresentações que o Banco de Dentes Humanos fará para as Secretárias Municipais de Saúde para divulgar e formar parcerias para doação de dentes.

O Regulamento do Banco de Dentes foi aprovado em Abril de 2014, sob forma da  Resolução 7/2014/UNASAU - Resolução n.07/2014/COLEGIADO UNASAU

 

Por: Márcia da Silva Natal 09 de outubro de 2014 às 09:14
Compartilhar Comente