Engenharia de Produção

Engenharia de Produção: grande absorção de egressos no mercado de trabalho

Engenharia de Produção: grande absorção de egressos no mercado de trabalho
Atividades especiais reúnem acadêmicos para ouvir experiências diferenciadas e se espelharem em egressos que se destacam no mercado de trabalho Mais imagens

A engenharia de produção é hoje uma das áreas que mais encaminha profissionais para o mercado de trabalho. Processos industriais cada vez inovadores geram uma demanda por profissionais com formação superior na área. A boa notícia para quem vislumbra entrar na área, conforme o professor Leopoldo Pedro Guimarães Filho, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unesc, é que a maioria dos formados no curso já saem da faculdade com oportunidades no mercado de trabalho. “Considerando-se a situação atual do mercado de engenharia no Brasil, a área de engenharia de produção hoje no Brasil desfruta de um mercado bastante promissor. Todo o engenheiro de produção vem conseguindo boas colocações no mercado, principalmente em função do seu perfil que coincide com o que se está demandando nos dias de hoje. Nosso curso de Engenharia de Produção forma profissionais que conseguem enxergar os problemas de forma global, não fragmentada”, explica.

Com duração de cinco anos, o curso se dedica ao projeto e implantação de sistemas integrados que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente, com objetivo de produzir bens e serviços de maneira econômica respeitando os preceitos étnicos e culturais. É um ramo da engenharia que está associado às engenharias tradicionais e vem ultimamente ganhando a preferência na escolha dos candidatos, por ter uma visão holística dos sistemas produtivos.

O egresso em Engenharia de Produção César Palone Ramos de Oliveira é um dos que finalizou o curso e já seguiu para o mercado de trabalho, com oportunidade em grandes empresas. “Escolhi a Engenharia de Produção através de pesquisas. Prejulguei que iria gostar da área e a partir do primeiro semestre, quando entrei na produção efetivamente, definitivamente já percebi que era aquilo que eu queria”.

Nesta trajetória acadêmica ele ressalta alguns pontos fundamentais, como a criação da empresa júnior do curso e a pesquisa que é muito importante. Ele conta que ao longo do curso aliou as cadeiras da faculdade com estágios e um intercâmbio internacional. Através do programa Ciência Sem Fronteiras esteve na Arizona State University, nos Estados Unidos. “Fiquei um ano e meio lá, onde tive duas oportunidades de pesquisa. Uma na Arizona State e outra na Universidade de Illinois. Fui pesquisador na Força Aérea Americana, num projeto de drones em alto mar, visando gerar tecnologias inovadoras que eliminassem o maior número possível de pessoas em alguns processos de combate, como reconhecimento. E na Illinois fiz uma pesquisa remota para aferir a dureza e durabilidade de materiais esportivos”, conta.

Agora formado, César segue a carreira aprovado em dois programas de trainee. Foi aprovado em duas áreas, um na área de consultoria, na Ernst Young, e o outro para operações, na Agropolo, no Pará. “Esse fator trainee vai ser fundamental no meu currículo e vai influenciar muito pela parte prática proporcionada”, conta.

O egresso Henrique Friedrich de Oliveira também segue para um novo desafio, após formar-se em Engenharia de Produção na Unesc. Ele foi aprovado para o mestrado em Engineering Management, na Universidade de Debrecen, na Hungria, onde vai permanecer por dois anos. Neste novo desafio ele pretende seguir os passos da universidade e da experiência profissional que teve na La Moda, onde atua no PCP – Plano de Controle de Produção.

“Sempre quis ter essa experiência, buscar uma nova cultura e encontrei esse edital na internet e fui atrás. Quando abriu já tinha tudo em mãos. Minha ideia é seguir na parte de processos industriais”, conta. Sobre o curso que concluiu em 2017, ela avalia que ajudou muito na atuação profissional e também como base para a entrevista que realizou para ingressar no mestrado.

De acordo com o coordenador do curso, destes, outros muitos casos de formados que hoje estão ocupando cargos de destaque ou empreendendo em negócios próprios. “O mercado de trabalho para o engenheiro de produção tem-se mostrado extremamente diversificado. Além do mercado tradicional, empresas e empreendimentos industriais e prestadoras de serviço, uma série de setores passou a buscar Engenheiros de Produção”, conclui Leopoldo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 16:39
Compartilhar Comente

Colação de Grau especial reúne acadêmicos de 16 cursos

Em uma noite de emoção e reconhecimento a Unesc realizou a Colação de Grau especial de 78 formandos de 16 cursos de graduação, que receberam seus diplomas e juraram praticar as suas profissões de acordo com os preceitos da competência, ética e dedicação. Com o auditório Ruy Hülse lotado na noite de sexta-feira, 19/07, a cerimônia reconheceu o esforço destes universitários de diversas cidades de Santa Catarina e até de fora do país, como dois acadêmicos angolanos que concluíram o Bacharelado em Ciência da Computação, Edera Sofia Costa Barreto e Paulo Gonçalo Garcia João. “Foi uma experiência ótima, sem explicação, de muito aprendizado. Levo um carinho especial da universidade", conta Edera, que chegou a Criciúma em 2014 e volta agora formada para trabalhar em Angola.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Rubem Klegues Montedo, que esteve ao lado dos professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Kestering, Ciência da Computação, Luciano Antunes, Design de Produto, João Luís Rieth, Direito, Márcia Piazza, Engenharia Ambiental e Sanitária, Paula Tramontin Pavei, Engenharia de Agrimensura, Vanildo Rodrigues, das Engenharias, Miquele Lazarin Padula, Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, Odontologia, Diego Anselmo Pires, e Design de Moda, Charlene Vicente Nunes. Em seu discurso aos formandos e familiares Oscar Montedo ressaltou o caráter vitorioso de todos envolvidos na graduação, até a formatura. “A colação de grau é sempre uma cerimônia de vitória de todos. Pais, formandos, professores e da Unesc, que mais uma vez cumpre o seu papel social de levar à sociedade profissionais altamente qualificados”, destacou o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação. Em sua fala lembrou ainda aos graduandos a importância de dar o seu melhor à frente da profissão, sempre com ética, dedicação e compromisso. “A partir de hoje vocês terão toda a liberdade, sempre com responsabilidade. Utilizem a sua liberdade profissional para melhorar a sociedade em qual vivem, do ponto de vista social, econômico e ambiental. E nunca se esqueçam de três características básicas para o sucesso profissional: a educação, o planejamento e a proatividade”, salientou.

A formatura reuniu formandos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design de Produto, Design de Moda, Direito, Fisioterapia, Medicina Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Tecnologia em Jogos Digitais, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de julho de 2019 às 21:47
Compartilhar Comente

A bola vai rolar nos intercursos de suíço e voleibol da Unesc

A bola vai rolar nos intercursos de suíço e voleibol da Unesc
Nos gramados, a competição chegou às fases finais e, na quadra, estão apenas começando Mais imagens

É hora de torcer pelo seu curso na Unesc. As equipes do Intercursos de Voleibol Feminino vão entrar em quadra pela primeira vez e as disputas do Campeonato de Suíço chegaram a sua fase decisiva. Nesta sexta feira (26/5) as duas equipes do curso de Educação Física (Licenciatura) abrem as oitavas de finais no Suíço e, no sábado (27/5), ocorrem as disputas de Voleibol.

No gramado

No início, 18 equipes entraram em campo para busca o título do torneio de suíço. Confira as disputas que ocorrem nos Campos de Suíço da Universidade:

Na quadra

Para o Intercursos de voleibol, que ocorre no Ginásio do Colégio Unesc, quatro equipes buscam a taça. Confira a programação:

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de maio de 2017 às 11:04
Compartilhar Comente

Precisamos de mais Engenheiros de Produção

Precisamos de mais Engenheiros de Produção
Eng. Mec. José Roberto de Barros Filho Mais imagens

Mas o quê faz mesmo um Engenheiro de Produção? Embora seja já uma profissão conhecida e consagrada, existem ainda dúvidas sobre quem é e o que faz este profissional. Existem algumas definições muito pobres, outras até grosseiras sobre o profissional em questão. Constata-se que, muitas vezes, as definições a respeito deste profissional são pobres e equivocadas. Primeiramente, o que caracteriza um Engenheiro?

Mais informações: http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=artigos-detalhe&id=3579#.V-r3rjWLUlC

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 27 de setembro de 2016 às 19:51
Compartilhar Comente

Aluna de Engenharia de produção é Semifinalista do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários

Rafaela Pavei  Bertan, acadêmica do Curso de Engenharia de Produção,  é semi finalista do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários promovido pelo SEBRAE de Santa Catarina contando com o apoio de orientação da Professora Luciane de Carvalho Pereira.

Com o apoio da coordenação do Curso de Engenharia de Produção, a aluna encaminhou a ideia de negócio na categoria SERVIÇOS com a proposta ”Menos um abacaxi” , e foi selecionada entre mais de mil inscritos de todo o Estado de Santa Catarina.

Como semifinalista, a ideia teve o desenvolvimento do plano de negócios e contou com duas mentorias presenciais e online oferecidas pelo Sebrae em Florianópolis e uma Oficina presencial em Criciúma para construção da ideia de negócio.

Rafaela  também participou no Programa Negócio Certo Universitário, é um programa exclusivo para universitários que traz informações sobre empreendedorismo e soluções para tornar uma ideia de negócio em realidade.

O Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários é uma iniciativa do SEBRAE/SC e tem como objetivos principais:

  • Estimular a cultura do empreendedorismo junto aos universitários catarinenses;
  • Promover a prática do planejamento empresarial no ambiente acadêmico;
  • Contribuir para que os universitários catarinenses montem seu próprio negócio de forma planejada;
  • Incentivar o espírito de inovação no público universitário.

Os vencedores das cinco categorias (Comércio, Serviços, indústria, Negócios Digitais e Agronegócios) receberão como prêmio uma viagem para o Vale do Silício, na Califórnia, com tudo pago pelo SEBRAE e um roteiro consolidado de visitas a grandes empresas como Tesla, Facebook e Google.

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 11 de agosto de 2016 às 17:20
Compartilhar Comente