Engenharia de Produção

Curso de Engenharia de Produção realiza 8ª Semana Acadêmica

Curso de Engenharia de Produção realiza 8ª Semana Acadêmica
Ao todo, 14 atividades envolvem o evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Engenharia da Produção da Unesc iniciou, nesta segunda-feira (10/9), a 8ª Semana Acadêmica. Durante o evento, estão sendo realizadas palestras e minicursos. A Semana Acadêmica está sendo realizada pelo curso em parceria com o CA (Centro Acadêmico) e segue até este sábado (15/9).

“Toda a programação foi formatada de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Acadêmico com os estudantes do curso. Diversas atividades, palestras, oficinas e minicursos estão sendo realizados com o intuito de oportunizar aos estudantes contato com as mais diversas realidades extraclasse”, explica o coordenador do curso, Leopoldo Pedro Guimarães Filho.

Ao todo, 14 atividades serão desenvolvidas. A segunda-feira contou com a palestra “Empreendedorismo Inovador”, com Valmor Rabelo. Já nesta quarta-feira (12/9), a Semana contará com a palestra “Trajetória de um Startup agro de impacto social com foco na sustentabilidade territorial”, ministrada pelo professor da Univali, Alexandre de Ávila Lerípio. A palestra faz parte do evento 4º Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial, que ocorrerá no Auditório Edson Rodrigues, na Unesc, às 19 horas.

As inscrições para as atividades devem ser realizadas no CA (Centro Acadêmico) de Engenharia de Produção e será mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão doados para a entidade beneficente Nossa Casa, em Criciúma, que será a atividade de fechamento do evento, ocorrendo no sábado.

Para acompanhar todo o cronograma da do evento, acesse o link

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 11 de setembro de 2018 às 17:35
Compartilhar Comente

Acadêmicos e professor de Engenharia de Produção visitam PET da UFSC

Acadêmicos e professor de Engenharia de Produção visitam PET da UFSC
Intuito da visita foi a troca de experiências com o Programa da Universidade Federal (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes Karine Ramos e David Batista Genuíno, acompanhados do professor Leopoldo Pedro Guimarães Filho, do Curso de Engenharia de Produção da Unesc, estiveram nesta semana reunidos com o professor Antônio César Bornia, tutor do PET (Programa de Educação Tutorial) da UFSC.

Os representantes da Unesc foram recebidos também pelo acadêmico de Engenharia de Produção Mateus Lamin, líder do PET da UFSC, para conhecer o funcionamento do Programa e trocar experiências.

O PET é mantido pelo Ministério da Educação e visa apoiar atividades acadêmicas que prezam pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Por meio dele os alunos têm a oportunidade de realizar atividades extracurriculares que complementem a formação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de agosto de 2018 às 15:56
Compartilhar Comente

Precisamos de mais Engenheiros de Produção

Precisamos de mais Engenheiros de Produção
Eng. Mec. José Roberto de Barros Filho Mais imagens

Mas o quê faz mesmo um Engenheiro de Produção? Embora seja já uma profissão conhecida e consagrada, existem ainda dúvidas sobre quem é e o que faz este profissional. Existem algumas definições muito pobres, outras até grosseiras sobre o profissional em questão. Constata-se que, muitas vezes, as definições a respeito deste profissional são pobres e equivocadas. Primeiramente, o que caracteriza um Engenheiro?

Mais informações: http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=artigos-detalhe&id=3579#.V-r3rjWLUlC

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 27 de setembro de 2016 às 19:51
Compartilhar Comente

Aluna de Engenharia de produção é Semifinalista do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários

Rafaela Pavei  Bertan, acadêmica do Curso de Engenharia de Produção,  é semi finalista do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários promovido pelo SEBRAE de Santa Catarina contando com o apoio de orientação da Professora Luciane de Carvalho Pereira.

Com o apoio da coordenação do Curso de Engenharia de Produção, a aluna encaminhou a ideia de negócio na categoria SERVIÇOS com a proposta ”Menos um abacaxi” , e foi selecionada entre mais de mil inscritos de todo o Estado de Santa Catarina.

Como semifinalista, a ideia teve o desenvolvimento do plano de negócios e contou com duas mentorias presenciais e online oferecidas pelo Sebrae em Florianópolis e uma Oficina presencial em Criciúma para construção da ideia de negócio.

Rafaela  também participou no Programa Negócio Certo Universitário, é um programa exclusivo para universitários que traz informações sobre empreendedorismo e soluções para tornar uma ideia de negócio em realidade.

O Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários é uma iniciativa do SEBRAE/SC e tem como objetivos principais:

  • Estimular a cultura do empreendedorismo junto aos universitários catarinenses;
  • Promover a prática do planejamento empresarial no ambiente acadêmico;
  • Contribuir para que os universitários catarinenses montem seu próprio negócio de forma planejada;
  • Incentivar o espírito de inovação no público universitário.

Os vencedores das cinco categorias (Comércio, Serviços, indústria, Negócios Digitais e Agronegócios) receberão como prêmio uma viagem para o Vale do Silício, na Califórnia, com tudo pago pelo SEBRAE e um roteiro consolidado de visitas a grandes empresas como Tesla, Facebook e Google.

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 11 de agosto de 2016 às 17:20
Compartilhar Comente

Importante passo conquistado!

Importante passo conquistado!
Leopoldo Guimarães Filho Mais imagens

No dia 27 de julho do corrente ano, houve a defesa da dissertação de mestrado do professor do curso de Engenharia de Produção Wagner Blauth com o tema: "A INTER-RELAÇÃO ENTRE OS SABERES NO CONTEXTO DE UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DE SANTA CATARINA". Na ocasião a banca examinadora foi composta pelos professores Dr. Antonio Serafim Pereira (Orientador - UNESC), professor Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt (Membro - UNESC) e o professor Dr. Dimas Floriani (Membro - UFPR) além de colegas.

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 27 de julho de 2016 às 18:11
Compartilhar Comente