Engenharia de Produção

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: https://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Precisamos de mais Engenheiros de Produção

Precisamos de mais Engenheiros de Produção
Eng. Mec. José Roberto de Barros Filho Mais imagens

Mas o quê faz mesmo um Engenheiro de Produção? Embora seja já uma profissão conhecida e consagrada, existem ainda dúvidas sobre quem é e o que faz este profissional. Existem algumas definições muito pobres, outras até grosseiras sobre o profissional em questão. Constata-se que, muitas vezes, as definições a respeito deste profissional são pobres e equivocadas. Primeiramente, o que caracteriza um Engenheiro?

Mais informações: http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=artigos-detalhe&id=3579#.V-r3rjWLUlC

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 27 de setembro de 2016 às 19:51
Compartilhar Comente

Aluna de Engenharia de produção é Semifinalista do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários

Rafaela Pavei  Bertan, acadêmica do Curso de Engenharia de Produção,  é semi finalista do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários promovido pelo SEBRAE de Santa Catarina contando com o apoio de orientação da Professora Luciane de Carvalho Pereira.

Com o apoio da coordenação do Curso de Engenharia de Produção, a aluna encaminhou a ideia de negócio na categoria SERVIÇOS com a proposta ”Menos um abacaxi” , e foi selecionada entre mais de mil inscritos de todo o Estado de Santa Catarina.

Como semifinalista, a ideia teve o desenvolvimento do plano de negócios e contou com duas mentorias presenciais e online oferecidas pelo Sebrae em Florianópolis e uma Oficina presencial em Criciúma para construção da ideia de negócio.

Rafaela  também participou no Programa Negócio Certo Universitário, é um programa exclusivo para universitários que traz informações sobre empreendedorismo e soluções para tornar uma ideia de negócio em realidade.

O Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários é uma iniciativa do SEBRAE/SC e tem como objetivos principais:

  • Estimular a cultura do empreendedorismo junto aos universitários catarinenses;
  • Promover a prática do planejamento empresarial no ambiente acadêmico;
  • Contribuir para que os universitários catarinenses montem seu próprio negócio de forma planejada;
  • Incentivar o espírito de inovação no público universitário.

Os vencedores das cinco categorias (Comércio, Serviços, indústria, Negócios Digitais e Agronegócios) receberão como prêmio uma viagem para o Vale do Silício, na Califórnia, com tudo pago pelo SEBRAE e um roteiro consolidado de visitas a grandes empresas como Tesla, Facebook e Google.

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 11 de agosto de 2016 às 17:20
Compartilhar Comente

Importante passo conquistado!

Importante passo conquistado!
Leopoldo Guimarães Filho Mais imagens

No dia 27 de julho do corrente ano, houve a defesa da dissertação de mestrado do professor do curso de Engenharia de Produção Wagner Blauth com o tema: "A INTER-RELAÇÃO ENTRE OS SABERES NO CONTEXTO DE UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DE SANTA CATARINA". Na ocasião a banca examinadora foi composta pelos professores Dr. Antonio Serafim Pereira (Orientador - UNESC), professor Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt (Membro - UNESC) e o professor Dr. Dimas Floriani (Membro - UFPR) além de colegas.

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 27 de julho de 2016 às 18:11
Compartilhar Comente

"Eita... oia o araiá da produção aí minha gente!!!!"

Leopoldo Guimarães Filho Mais imagens

Com muita alegria, os acadêmicos de engenharia de produção realizaram sua festa Junina onde o que não faltou foi alegria e descontração! A festa foi realizada no Salão da Associação dos Funcionários da Unesc ocorrido no dia 25 de junho. Parabéns aos acadêmicos pela a realização deste evento de confraternização!

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 28 de junho de 2016 às 16:40
Compartilhar Comente