Engenharia de Produção

Futuros engenheiros de produção têm palestra sobre Empreendedorismo e Finanças

Futuros engenheiros de produção têm palestra sobre Empreendedorismo e Finanças
Mais imagens

Rico, feliz e em paz. Essas foram as três palavras elencadas ainda no início da palestra do empreendedor e educador Leandro Benincá. Ao conversar com os futuros engenheiros de produção da Unesc, Benincá questionou quem teria a vontade de ter as três coisas. Quando as mãos se levantaram em confirmação, o palestrante trouxe uma teoria, que traria aos presentes a possibilidade de encontrar os três adjetivos pela vida.

O encontro foi o primeiro de uma série de palestras desenvolvidas pelo curso de Engenharia de Produção da Unesc. Segundo o coordenador do curso, Leopoldo, a ideia é que os estudantes tenham experiências diferenciadas, além da sala de aula. A temática da noite foi “Empreendedorismo e Finanças”, mas para entrar no assunto, Benincá contextualizou a importância da proatividade e do envolvimento com o eu interior na busca de objetivos.

Segundo o palestrante, existem três grandes requisitos para esta conquista. “Auto-conhecimento, auto-sustentabilidade, auto-crescimento e sorte. Esses são os quatro passos que vocês precisam dar para chegar até o objetivo. Lembrando que o processo é melhor que a mudança e que é preciso ter estabelecido para cada um o significado de ser “Rico, feliz e em paz”. Muitas vezes queremos chegar a lugares apenas porque o outro chega, jogar o jogo do outro, viver a vida do outro. É necessário entendermos nossas próprias vontades para que elas se tornem concretas”, comentou.

O encontro contou com os estudantes da primeira, sexta, sétima e oitava fase. O palestrante veio a convite do acadêmico de engenharia de produção Jean Carlos Magagnin Mezzari, que viu a oportunidade de socializar os conhecimentos acerca do tema com os colegas do curso. O próximo encontro será sobre “Produção Enxuta – Indústria 4.0”.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

 

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/blog/ver/213/40962

Por: Daniela Maçaneiro Alves 22 de março de 2018 às 18:30
Compartilhar Comente

Precisamos de mais Engenheiros de Produção

Precisamos de mais Engenheiros de Produção
Eng. Mec. José Roberto de Barros Filho Mais imagens

Mas o quê faz mesmo um Engenheiro de Produção? Embora seja já uma profissão conhecida e consagrada, existem ainda dúvidas sobre quem é e o que faz este profissional. Existem algumas definições muito pobres, outras até grosseiras sobre o profissional em questão. Constata-se que, muitas vezes, as definições a respeito deste profissional são pobres e equivocadas. Primeiramente, o que caracteriza um Engenheiro?

Mais informações: http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=artigos-detalhe&id=3579#.V-r3rjWLUlC

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 27 de setembro de 2016 às 19:51
Compartilhar Comente

Responsabilidade do engenheiro em pauta

 “A Importância da Ética e da Responsabilidade no Exercício da Profissão do Engenheiro” vai ser tema de um encontro na Unesc, nesta terça (27/9). O evento, que ocorre a partir das 18 horas, na sala 11 do Bloco R2, é realizado pelo curso de Engenharia Civil e pela UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias). Ele abre a Semana Acadêmica do curso. A palestra vai ser ministrada pelo procurador jurídico do CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), Claude Pasteur de Andrade Faria.

A troca de conhecimentos é aberta aos alunos do curso de Engenharia Civil e extensivo aos alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de setembro de 2016 às 11:01
Compartilhar Comente

Aluna de Engenharia de produção é Semifinalista do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários

Rafaela Pavei  Bertan, acadêmica do Curso de Engenharia de Produção,  é semi finalista do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários promovido pelo SEBRAE de Santa Catarina contando com o apoio de orientação da Professora Luciane de Carvalho Pereira.

Com o apoio da coordenação do Curso de Engenharia de Produção, a aluna encaminhou a ideia de negócio na categoria SERVIÇOS com a proposta ”Menos um abacaxi” , e foi selecionada entre mais de mil inscritos de todo o Estado de Santa Catarina.

Como semifinalista, a ideia teve o desenvolvimento do plano de negócios e contou com duas mentorias presenciais e online oferecidas pelo Sebrae em Florianópolis e uma Oficina presencial em Criciúma para construção da ideia de negócio.

Rafaela  também participou no Programa Negócio Certo Universitário, é um programa exclusivo para universitários que traz informações sobre empreendedorismo e soluções para tornar uma ideia de negócio em realidade.

O Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários é uma iniciativa do SEBRAE/SC e tem como objetivos principais:

  • Estimular a cultura do empreendedorismo junto aos universitários catarinenses;
  • Promover a prática do planejamento empresarial no ambiente acadêmico;
  • Contribuir para que os universitários catarinenses montem seu próprio negócio de forma planejada;
  • Incentivar o espírito de inovação no público universitário.

Os vencedores das cinco categorias (Comércio, Serviços, indústria, Negócios Digitais e Agronegócios) receberão como prêmio uma viagem para o Vale do Silício, na Califórnia, com tudo pago pelo SEBRAE e um roteiro consolidado de visitas a grandes empresas como Tesla, Facebook e Google.

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 11 de agosto de 2016 às 17:20
Compartilhar Comente

Importante passo conquistado!

Importante passo conquistado!
Leopoldo Guimarães Filho Mais imagens

No dia 27 de julho do corrente ano, houve a defesa da dissertação de mestrado do professor do curso de Engenharia de Produção Wagner Blauth com o tema: "A INTER-RELAÇÃO ENTRE OS SABERES NO CONTEXTO DE UM CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DE SANTA CATARINA". Na ocasião a banca examinadora foi composta pelos professores Dr. Antonio Serafim Pereira (Orientador - UNESC), professor Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt (Membro - UNESC) e o professor Dr. Dimas Floriani (Membro - UFPR) além de colegas.

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 27 de julho de 2016 às 18:11
Compartilhar Comente