Engenharia de Produção

Acadêmicos estão na final do Concurso Universitário de Negócios Inovadores Sebrae

Acadêmicos estão na final do Concurso Universitário de Negócios Inovadores Sebrae
Ideias de Samara e Davi estão entre as 25 melhores do Estado (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

As ideias de dois alunos da Unesc estão entre as 25 melhores do Estado e são finalistas do 10º Concurso Universitário de Negócios Inovadores Sebrae Santa Catarina. O projeto “Farinha Goethe”, do estudante do curso de Engenharia de Produção Davi Canarin, e o “SocialBike” da acadêmica de Administração Samara Eberhardt disputam nesta sexta-feira (1º/9), em Joinville, a final do concurso. No evento, cada finalista vai apresentar o seu Pitch de Negócio para uma comissão julgadora, que definirá os vencedores.

Os autores dos cinco melhores Pitches de Negócios Inovadores receberão como prêmio uma viagem de sete dias com passagem aérea, hospedagem e alimentação para visitas técnicas a empresas e outras instituições do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. O sexto ao décimo lugar receberão como prêmio um Ipad Mini. Os professores que participaram da elaboração das ideias também serão premiados.

Farinha Goethe


Em sua primeira participação no Concurso, o acadêmico da nona fase de Engenharia de Produção Davi Canarin afirma que a participação em atividades do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc o ajudou a traçar o caminho que o levou à final.

Canarin criou o projeto “Farinha Goethe”, produzida a partir dos rejeitos do processo produtivo das vinícolas do Vale da Uva Goethe composto pelos municípios de Urussanga, Pedras grandes, Morro da Fumaça, Nova Veneza e Içara. “O produto viabiliza a solução de um problema em comum das vinícolas: ao longo do processo produtivo são gerados rejeitos orgânicos naturais conhecidos como borra. Estes rejeitos representam em média 40% de toda matéria prima e além de não possuírem nenhum fim lucrativo, acabam sendo descartados para aterros sanitários com alto custo de deposição financeiro e ambiental”, explica.

O estudante pontua ainda que a Farinha Goethe também busca a viabilização de uma cadeia de produção fechada, com o reaproveitamento do rejeito do processo de produção vinícola para a fabricação de uma farinha de uva utilizada para alimentação saudável e funcional. “Nosso foco é oferecer um produto de qualidade e alto valor agregado promovendo a sustentabilidade e a indicação geográfica da região”, afirma.

SocialBike

Esta é a primeira vez que Samara, aluna da sexta fase de Administração participa do concurso. "Com certeza é uma das melhores experiências que vivenciarei na graduação", afirma a acadêmica. "A vontade de criar algo que pudesse ajudar a transformar uma realidade surgiu a partir dos estudos e das atividades que desenvolviamos em empreendedorismo social no Grupo de Pesquisa da Universidade, o GIEES, desde a terceira fase do curso quando me integrei ao grupo, e neste sentido a SocialBike vem para oferecer o serviço de entregas rápidas sustentável com bicicletas elétricas e tradicionais, e gerar renda aos colaboradores à medida que procuramos inserí-los no mercado de trabalho", conta Samara.

Pelo terceiro ano consecutivo

Este é o terceiro ano consecutivo que a Unesc se destaca com dois acadêmicos na final do Concurso do Sebrae. Em 2015 o acadêmico Heligton Rodrigo Possamai levou o primeiro lugar na Categoria Agronegócios. Em 2016 a acadêmica Marluci Ramos Hilário venceu na categoria de Serviços e a professora Luciane de Carvalho Pereira foi a primeira colocada do Concurso como professora orientadora.

Segundo Luciane, em 2017 foram mais de mil inscritos no Concurso Universitário de Negócios Inovadores Sebrae, sendo que 25 ideias foram selecionadas para a final, entre elas, duas de alunos Unesc. “Para alcançar um destaque como este é necessário muita seriedade, disciplina e competência. Isso é uma prova da qualidade dos cursos da Universidade”, comenta Luciane, que com o professor Tiago Colombo realiza a orientação dos acadêmicos no Concurso.

30 de agosto de 2017 às 00:15
Compartilhar

Precisamos de mais Engenheiros de Produção

Precisamos de mais Engenheiros de Produção
Eng. Mec. José Roberto de Barros Filho Mais imagens

Mas o quê faz mesmo um Engenheiro de Produção? Embora seja já uma profissão conhecida e consagrada, existem ainda dúvidas sobre quem é e o que faz este profissional. Existem algumas definições muito pobres, outras até grosseiras sobre o profissional em questão. Constata-se que, muitas vezes, as definições a respeito deste profissional são pobres e equivocadas. Primeiramente, o que caracteriza um Engenheiro?

Mais informações: http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=artigos-detalhe&id=3579#.V-r3rjWLUlC

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 27 de setembro de 2016 às 19:51
Compartilhar Comente

Unesc tem seis alunos na final de concurso do Sebrae SC

Unesc tem seis alunos na final de concurso do Sebrae SC
Premiação dos vencedores ocorre em 12 de setembro (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Um buffet especializado em comidas saudáveis e sustentáveis voltadas para o público infantil é uma das ideias de alunos da Unesc que chegaram à final do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários, realizado pelo Sebrae Santa Catarina. A dona dela é a estudante da sexta fase do curso de Administração, Marluci Ramos Hilário, que concorre na categoria Serviços ao prêmio, que será entregue aos vencedores no dia 12 de setembro, na sede do Sebrae, em Florianópolis.

Chegaram à final 25 estudantes de todo o Estado, que tiveram suas ideias selecionadas entre as mais de mil inscritas. A Unesc é representada por seis estudantes nas categorias Serviços, com Marluci e Thiago Selau Francisco (do curso de Administração),  Ariel da Silva (Comércio Exterior) e Rafaela Pavei Bertan (curso de Engenharia de Produção); Agronegócios, com Luana Figueira Réus (Administração) e Negócios Digitais, com Jônata Biava (Administração).

Marluci conta que a ideia de um buffet infantil preocupado com a sustentabilidade e em oferecer comidas saudáveis partiu da observação da carência deste tipo de serviço no mercado da região. “O slogan do Nicky´s Buffet Kids é “Sabor, Saúde e Diversão”. Além de oferecer opções que fogem do tradicional, há a preocupação com o sabor e a atratividade dos pratos. E os pais podem optar pelo espaço de festas do próprio buffet”, comenta a acadêmica, que pensa em tirar a ideia do papel em alguns anos.

Concurso

O primeiro colocado de cada categoria: Comércio, Serviços, indústria, Negócios Digitais e Agronegócios ganha uma viagem para conhecer o berço das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. O segundo lugar, um Mini iPad e os demais finalistas recebem troféus de referência estadual, que representam a importância de estarem entre os finalistas do Concurso.

Os acadêmicos da Unesc foram orientados pela professora Luciane de Carvalho Pereira e apoiados pela coordenação de seus cursos. Cada um dos seis desenvolveu um plano de negócios para as suas ideias, contando com duas mentorias presenciais e online oferecidas pelo Sebrae em Florianópolis e uma oficina presencial em Criciúma.

Segundo Luciane, o concurso tem objetivos como estimular a cultura do empreendedorismo nos universitários catarinenses, promover a prática do planejamento empresarial no ambiente acadêmico e incentivar o espírito de inovação entre os estudantes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 01 de setembro de 2016 às 16:48
Compartilhar Comente

Aluna de Engenharia de produção é Semifinalista do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários

Rafaela Pavei  Bertan, acadêmica do Curso de Engenharia de Produção,  é semi finalista do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitários promovido pelo SEBRAE de Santa Catarina contando com o apoio de orientação da Professora Luciane de Carvalho Pereira.

Com o apoio da coordenação do Curso de Engenharia de Produção, a aluna encaminhou a ideia de negócio na categoria SERVIÇOS com a proposta ”Menos um abacaxi” , e foi selecionada entre mais de mil inscritos de todo o Estado de Santa Catarina.

Como semifinalista, a ideia teve o desenvolvimento do plano de negócios e contou com duas mentorias presenciais e online oferecidas pelo Sebrae em Florianópolis e uma Oficina presencial em Criciúma para construção da ideia de negócio.

Rafaela  também participou no Programa Negócio Certo Universitário, é um programa exclusivo para universitários que traz informações sobre empreendedorismo e soluções para tornar uma ideia de negócio em realidade.

O Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários é uma iniciativa do SEBRAE/SC e tem como objetivos principais:

  • Estimular a cultura do empreendedorismo junto aos universitários catarinenses;
  • Promover a prática do planejamento empresarial no ambiente acadêmico;
  • Contribuir para que os universitários catarinenses montem seu próprio negócio de forma planejada;
  • Incentivar o espírito de inovação no público universitário.

Os vencedores das cinco categorias (Comércio, Serviços, indústria, Negócios Digitais e Agronegócios) receberão como prêmio uma viagem para o Vale do Silício, na Califórnia, com tudo pago pelo SEBRAE e um roteiro consolidado de visitas a grandes empresas como Tesla, Facebook e Google.

Por: Leopoldo Pedro Guimarães Filho 11 de agosto de 2016 às 17:20
Compartilhar Comente

Alunos Unesc na semifinal de Concurso Estadual do Sebrae

Alunos Unesc na semifinal de Concurso Estadual do Sebrae
Ideias classificadas são de Serviços, Agronegócios e Negócios Digitais Mais imagens

Alunos dos cursos de Administração e de Engenharia de Produção da Unesc estão na semifinal do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócios para Universitário, realizado pelo Sebrae Santa Catarina. As ideias de negócios dos estudantes da Unesc foram selecionadas entre mais de mil inscritas por alunos de instituições de todo o Estado nas categorias Serviços, Agronegócios e Negócios Digitais.

Nesta edição do concurso, os alunos de Administração Marluci Ramos Hilário, Thiago Francisco Selau, Ariel da Silva, Jônata Biava e Luana Figueira Réus e a estudante de Engenharia de Produção Rafaela Pavei Bertan representam a Unesc na semifinal. Orientados pela professora Luciane de Carvalho Pereira e apoiados pela coordenação de seus cursos, os acadêmicos desenvolveram um plano de negócios para as suas ideias contando com duas mentorias presenciais e online oferecidas pelo Sebrae em Florianópolis e uma oficina presencial em Criciúma.

E foi a partir deste trabalho que Luana Figueira Réus, da sétima fase do curso de Administração, desenvolveu o plano de negócios para a produção de alimentação orgânica para bebês. Concorrendo na categoria Agronegócios, a moradora de Içara juntou o fato de seu município possuir muitos agricultores familiares com a realidade das mulheres que são mães e estão atuando no mercado.

“As mulheres estão com um ritmo de vida acelerado e neste contexto, há várias que possuem filhos pequenos. Com o aumento da preocupação com a saúde e com a qualidade da alimentação, pensei em fazer um plano para um negócio que oferecesse papinhas orgânicas para crianças. Não há empresas que ofereçam isso na região e o que há por enquanto são apenas as opções industrializadas de empresas de fora. Seria uma oportunidade também para os agricultores”, conta Luana.

O concurso


Segundo a professora Luciane, o concurso tem objetivos como estimular a cultura do empreendedorismo nos universitários catarinenses, promover a prática do planejamento empresarial no ambiente acadêmico e incentivar o espírito de inovação entre os estudantes. “Conhecimento é tudo e toda experiência é válida. Este resultado da Unesc, com tantos semifinalistas no concurso, mostra a excelente qualificação dos nossos alunos. Estamos no caminho certo”, afirma.

Os finalistas serão conhecidos na próxima terça-feira (16/8). A premiação dos vencedores ocorre em 12 de setembro. O primeiro colocado de cada uma das categorias  Comércio, Serviços, indústria, Negócios Digitais e Agronegócios ganham uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecer empresas como Tesla, Facebook e Google. Em 2015 o aluno da Unesc Heligton Rodrigo Rosso Possamai foi o vencedor na categoria Agronegócios e a estudante Karina Elias ficou em segundo lugar na categoria Comércio.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2016 às 16:46
Compartilhar Comente