Engenharia de Produção

Na Unesc, um universo de engenharias

Na Unesc, um universo de engenharias
Intimamente ligada com as profissões em alta para o futuro, área conta com diferentes especialidades que se mostram em ascensão no mercado Mais imagens

Quem pensa na palavra “engenharia” já logo imagina números, tecnologia e muito raciocínio técnico. Trata-se de um universo de resolução de problemas, seja por meio de projetos, de alta tecnologia, com uso de formulações e criatividade e com soluções de produtividade. A área, que é das mais tradicionais nos estudos acadêmicos desde o surgimento das universidades, se atualiza com o passar do tempo e mostra protagonismo mesmo com tantas mudanças nos cenários de mercado. A Unesc oferece sete diferentes cursos na área da Engenharia, oportunizando abordagens diferentes para aqueles que pretendem apostar nas ciências exatas.

Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Cada um em um nicho, os cursos levam a credibilidade e a experiência da Unesc somadas ao perfil inovador e tecnológico da Instituição.

A procura pelos cursos de graduação em engenharia, conforme a coordenadora da área, Angela Piccinini, assim como a empregabilidade acompanhada pela Universidade, demonstram a viabilidade da área e o potencial em todos os âmbitos. “Nossos acadêmicos têm abertura constante no mercado. Apresentando-se enquanto estudantes ou egressos da Universidade eles já têm diferenciais nas vagas que pleiteiam. Temos Engenharias nas quais chega a faltar alunos para indicar para o número de empresas que procuram indicações”, destaca Angela.

Além da qualificação dos professores mestres e doutores, e da atuação do estudante em ações de pesquisa científica e diretamente ligado à comunidade por meio da Extensão, a Universidade oferece a estrutura física do campus e do Parque Científico e Tecnológico (IParque) como grandes diferenciais no processo de aprendizagem. “Temos como aliadas a tradição dos cursos de engenharias e as possibilidades de inovação que eles nos oferecem a cada instante. Em cada uma das opções os professores estão preparados, por meio da implementação do projeto institucional Graduação Multi, a colocarem os estudantes frente a frente com a prática profissional desde as primeiras fases, proporcionando experiências formativas diferentes em cada encontro”, acrescenta a coordenadora.

Portas abertas para a transformação

Todos os cursos de engenharia da Universidade estão com vagas em aberto para início já no segundo semestre de 2022. As matrículas para estes e as mais de 50 outras opções em graduação são simples, mas é preciso garantir as vagas nas novas turmas.

Interessados em iniciar na Universidade uma nova jornada de evolução pessoal e profissional podem entrar em contato com a Instituição para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Universidade oferece ainda opção de agendamento de visitas para que o acadêmico e seus familiares conheçam os espaços nos quais poderá estudar ao longo da graduação.

Conheça mais as opções em engenharia

Entre as dúvidas mais comuns dos alunos que procuram a Universidade para conhecer mais a fundo os cursos, de acordo com Ângela, está a área de atuação e a função de cada uma das engenharias. Para isso, a Instituição aponta explicações simples sobre cada uma delas:

Engenharia Ambiental e Sanitária

A temática ambiental é transversal em todos os segmentos de negócio, inclusive vista como diferencial competitivo e agenda constante em várias empresas e organizações. Um dos cursos mais clássicos e reconhecidos quando se fala em meio ambiente é a Engenharia Ambiental e Sanitária.  Comprometido com o desenvolvimento sustentável, o profissional formado na área atua no planejamento e coordenação de projetos de preservação e desenvolvimento, tratamento de água e esgoto, descarte de resíduos, redes de distribuição de água e outras áreas. Esse profissional é fundamental para a preservação da natureza e seus recursos, altamente conectada com as demandas do futuro.

Engenharia Civil

Está área capacita profissionais para o trabalho nas áreas de construção civil, estruturas, fundações, geotecnia, hidráulica, rodovias e transportes. Além disso, o profissional pode atuar projetista, executor de obras, gerenciamento, inspeção, fiscalização, perícia, ou ainda, manutenção de obras. O curso da Unesc busca formar engenheiros civis com forte embasamento técnico, científico e prático, para que assim, possa atuar de forma a identificar e resolver problemas em variados espaços, com foco no desenvolvimento sustentável e melhoria do ambiente de vida.

Engenharia Química

Uma das grandes apostas do futuro, a profissão de engenheiro químico se volta ao desenvolvimento de processos industriais que empregam diversas transformações físicas e químicas. As oportunidades para o profissional envolvem indústrias das mais variadas áreas, incluindo a pesquisa e extensão. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, assim como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, farmacêuticos, cosméticos, papel, celulose, alimentos, fertilizantes, cerâmica, cervejarias, estações de tratamento de águas e rejeitos industriais. Além disso, é muito comum a atuação do engenheiro químico em cargos relacionados à gestão, vendas, treinamento e relacionamento de pessoas. O engenheiro químico pode utilizar suas habilidades e competências para empreender e desenvolver novos negócios.

Engenharia Mecânica

Tradição e tecnologia acompanham este Engenheiro. A Mecânica é a área das Engenharias que cuida da gestão de projetos, desenvolvimento de novos produtos, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. Além do emblemático setor automobilístico, este profissional é responsável pelo dimensionamento de sistemas de refrigeração, hidráulico, pneumático, soldagem, usinagem e ruídos. Além disso, as competências adquiridas permitem uma forte interação com a área de novos materiais e até instrumentação. Os Engenheiros Mecânicos são os responsáveis pela criação de grande parte que acompanham processos diariamente.

Engenharia de Produção

Função altamente estratégica, o engenheiro de produção é um dos cérebros das organizações. Este é o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para melhorar a qualidade e aumentar a produtividade de um sistema produtivo. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias de manufatura e prestadoras de serviços.

As descrições contam com diretrizes do Guia do Estudante, da Editora Abril.

Texto: Mayara Cardoso/ Agecom/ Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2022 às 14:47
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: https://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente