Engenharia de Produção

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Novos coordenadores de curso são empossados na Unesc

Novos coordenadores de curso são empossados na Unesc
Ato no Auditório Ruy Hülse marcou término de gestões e início de outras (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A sexta-feira (2/8) foi marcada pelo fim de alguns ciclos e início de outros na Unesc. Isso porque foram renovadas as coordenações de alguns dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. No mesmo momento em que os coordenadores que deixaram a função tiveram seus desempenhos reconhecidos com homenagens, aqueles que iniciaram a nova trajetória ou se mantiveram nos postos foram recebidos com alegria e motivação para mais um período de muito trabalho.

Foram empossados neste dia os professores Edson Firmino Ribeiro e Thiago Henrique Almino Franscico como coordenador e adjunto, respectivamente, do curso de Administração; as professoras Aurélia Regina de Souza Honorato e Izabel Cristina Marcílio Duarte, no curso de Artes Visuais; os professores Emanuel de Souza e Josiani Budni, no curso Biomedicina; Amauri de Souza Porto Júnior e Thiago Rocha Fabris, no curso de Ciências Econômicas; João Luiz Rieth e Barbara Regina Alvarez, no curso de Design; Hugo Schwalm e Vanildo Rodrigues, no curso de Engenharia de Agrimensura; os professores Leopoldo Pedro Guimarães Filho e Vilson Menegon Bristot, no curso de Engenharia de Produção; as professoras Juliana Lora e Silva Dal Bó no curso de Farmácia; Márcio Just no curso de Física; Andrea Rabelo Marcelino, em Geografia; Morgana Francisco Machado Guzzati e Renan Antônio Ceretta no curso de Odontologia e Alexandre Gonçalves Dal Bó e Eduardo Junca, no PPGCEM (Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais).

Em nome dos professores que iniciaram oficialmente suas gestões, Edson Firmino Ribeiro deixou sua mensagem aos presentes. “Para nós, que estamos começando, o desafio é grande. Acredito que a batida a coordenação a partir de agora é fazer muito mais. Penso que a mudança da educação acontece dentro da sala de aula. Nossas aulas têm que ser um espetáculo. Isso faz a diferença”, pontuou.

Já a porta-voz daqueles que deixaram a coordenação, professora Angela Rossato, agradeceu a confiança e a oportunidade de estarem a frente dos cursos ao longo desse tempo. “Deixo nossa gratidão pelas vivências e aprendizados desse período e desejo que os colegas que agora assumem essa responsabilidade sigam no caminho de colocar a Unesc sempre no topo da inovação. Quem façam muito bom trabalho”, desejou.

Para o representante dos acadêmicos, presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Alexandre Bristot, o novo quadro de coordenadores se apresenta com excelentes nomes capazes de possibilitar o avanço dos cursos de graduação e pós-graduação, como impõe o cenário. “Temos bons instrumentos para encarar os desafios e a concorrência. Temos perseverança, bons profissionais, boa estrutura e o engajamento dos coordenadores. Eles serão os pastores que cuidarão de nós acadêmicos para que consigamos atingir o melhor resultado”, comentou.

Ao agradecer de forma carinhosa todo o empenho daqueles que estavam no comando dos cursos e agora deixam os postos, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou a importância deste papel na Universidade. “Vocês protagonizam papel fundamental. São quem está em contato dia a dia com o que nos é mais precioso: os alunos. No novo formato da Instituição tem esse papel ainda mais intenso, sendo um grande desafio e uma grande responsabilidade. Esses aplausos fervorosos que recebem hoje não são em vão. São porque vocês foram escolhidos por seus pares para estarem conosco na gestão pelos próximos três anos caminhando de forma colaborativa em busca do melhor”, destacou.

O evento foi abrilhantado pela presença do Musical Unesc, que ditou a trilha sonora no início de no fim do ato de posse.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de agosto de 2019 às 20:16
Compartilhar Comente

Recepção aos Calouros: Noite de Aulas Inaugurais

Recepção aos Calouros: Noite de Aulas Inaugurais
Ingressantes nos cursos noturnos da Unesc tiveram seus primeiros contatos com as salas de aula (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Após a especial Recepção aos Calouros, realizada na terça-feira (30/7) ao longo de todo o dia na Unesc, nesta quarta-feira (31/7) foi a vez de os novos acadêmicos terem seus primeiros contatos com as salas de aula. Recepcionados por monitores em todo o campus, os alunos foram encaminhados para as Aulas Inaugurais de seus cursos e puderam conhecer melhor coordenadores, professores e membros dos Centros Acadêmicos e Atléticas.

Os alunos da área de Licenciatura foram recebidos no Auditório Ruy Hülse e posteriormente conduzidos a outros locais do campus para conhecerem os principais espaços utilizados por cada um dos cursos de forma separada.

Já o encontro dos acadêmicos de Administração e Administração com ênfase em Comércio Exterior foi realizado Bloco R1, assim como os estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. No Bloco R2 foram recepcionados os calouros de Ciências da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

O primeiro encontro em sala de aula para os alunos de Ciências Econômicas aconteceu no Bloco XXI, da mesma forma que os estudantes dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos. Quem optou por Educação Física já conheceu de perto o Complexo Esportivo e teve a oportunidade de estar nas suas salas de aula.

A turma que iniciou nesta quarta-feira a trajetória na graduação de Ciências Contábeis foi recebida no Bloco do Estudante, no Centro de Práticas Contábeis e aqueles que ingressaram no curso de Design de Moda tiveram seu primeiro encontro oficial na estrutura do Senai.

Nesta quinta-feira (1º/8) os acadêmicos das demais fases também voltam à Universidade e iniciam, de forma oficial, o semestre letivo.

Uma tarde de boas-vindas 

No período da tarde, os mais de quarenta calouros de Medicina foram acolhidos no Auditório Ruy Hülse, pela coordenadora, Maria Inês da Rosa, e professores do curso. Eles conheceram a Universidade, os diferenciais do curso e o que encontrarão nos próximos cinco anos.

Na sala 101 do Bloco R1 os novos estudantes de Biomedicina também foram recepcionados à Universidade. O coordenador do curso, Emanuel de Souza, compartilhou ideias sobre o campo de atuação dos profissionais da área e as oportunidades de iniciação científica na Instituição. Souza esteve acompanhado pelos professores da graduação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de julho de 2019 às 21:30
Compartilhar Comente

Engenharia de Produção: grande absorção de egressos no mercado de trabalho

Engenharia de Produção: grande absorção de egressos no mercado de trabalho
Atividades especiais reúnem acadêmicos para ouvir experiências diferenciadas e se espelharem em egressos que se destacam no mercado de trabalho Mais imagens

A engenharia de produção é hoje uma das áreas que mais encaminha profissionais para o mercado de trabalho. Processos industriais cada vez inovadores geram uma demanda por profissionais com formação superior na área. A boa notícia para quem vislumbra entrar na área, conforme o professor Leopoldo Pedro Guimarães Filho, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unesc, é que a maioria dos formados no curso já saem da faculdade com oportunidades no mercado de trabalho. “Considerando-se a situação atual do mercado de engenharia no Brasil, a área de engenharia de produção hoje no Brasil desfruta de um mercado bastante promissor. Todo o engenheiro de produção vem conseguindo boas colocações no mercado, principalmente em função do seu perfil que coincide com o que se está demandando nos dias de hoje. Nosso curso de Engenharia de Produção forma profissionais que conseguem enxergar os problemas de forma global, não fragmentada”, explica.

Com duração de cinco anos, o curso se dedica ao projeto e implantação de sistemas integrados que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente, com objetivo de produzir bens e serviços de maneira econômica respeitando os preceitos étnicos e culturais. É um ramo da engenharia que está associado às engenharias tradicionais e vem ultimamente ganhando a preferência na escolha dos candidatos, por ter uma visão holística dos sistemas produtivos.

O egresso em Engenharia de Produção César Palone Ramos de Oliveira é um dos que finalizou o curso e já seguiu para o mercado de trabalho, com oportunidade em grandes empresas. “Escolhi a Engenharia de Produção através de pesquisas. Prejulguei que iria gostar da área e a partir do primeiro semestre, quando entrei na produção efetivamente, definitivamente já percebi que era aquilo que eu queria”.

Nesta trajetória acadêmica ele ressalta alguns pontos fundamentais, como a criação da empresa júnior do curso e a pesquisa que é muito importante. Ele conta que ao longo do curso aliou as cadeiras da faculdade com estágios e um intercâmbio internacional. Através do programa Ciência Sem Fronteiras esteve na Arizona State University, nos Estados Unidos. “Fiquei um ano e meio lá, onde tive duas oportunidades de pesquisa. Uma na Arizona State e outra na Universidade de Illinois. Fui pesquisador na Força Aérea Americana, num projeto de drones em alto mar, visando gerar tecnologias inovadoras que eliminassem o maior número possível de pessoas em alguns processos de combate, como reconhecimento. E na Illinois fiz uma pesquisa remota para aferir a dureza e durabilidade de materiais esportivos”, conta.

Agora formado, César segue a carreira aprovado em dois programas de trainee. Foi aprovado em duas áreas, um na área de consultoria, na Ernst Young, e o outro para operações, na Agropolo, no Pará. “Esse fator trainee vai ser fundamental no meu currículo e vai influenciar muito pela parte prática proporcionada”, conta.

O egresso Henrique Friedrich de Oliveira também segue para um novo desafio, após formar-se em Engenharia de Produção na Unesc. Ele foi aprovado para o mestrado em Engineering Management, na Universidade de Debrecen, na Hungria, onde vai permanecer por dois anos. Neste novo desafio ele pretende seguir os passos da universidade e da experiência profissional que teve na La Moda, onde atua no PCP – Plano de Controle de Produção.

“Sempre quis ter essa experiência, buscar uma nova cultura e encontrei esse edital na internet e fui atrás. Quando abriu já tinha tudo em mãos. Minha ideia é seguir na parte de processos industriais”, conta. Sobre o curso que concluiu em 2017, ela avalia que ajudou muito na atuação profissional e também como base para a entrevista que realizou para ingressar no mestrado.

De acordo com o coordenador do curso, destes, outros muitos casos de formados que hoje estão ocupando cargos de destaque ou empreendendo em negócios próprios. “O mercado de trabalho para o engenheiro de produção tem-se mostrado extremamente diversificado. Além do mercado tradicional, empresas e empreendimentos industriais e prestadoras de serviço, uma série de setores passou a buscar Engenheiros de Produção”, conclui Leopoldo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 16:39
Compartilhar Comente

Colação de Grau especial reúne acadêmicos de 16 cursos

Em uma noite de emoção e reconhecimento a Unesc realizou a Colação de Grau especial de 78 formandos de 16 cursos de graduação, que receberam seus diplomas e juraram praticar as suas profissões de acordo com os preceitos da competência, ética e dedicação. Com o auditório Ruy Hülse lotado na noite de sexta-feira, 19/07, a cerimônia reconheceu o esforço destes universitários de diversas cidades de Santa Catarina e até de fora do país, como dois acadêmicos angolanos que concluíram o Bacharelado em Ciência da Computação, Edera Sofia Costa Barreto e Paulo Gonçalo Garcia João. “Foi uma experiência ótima, sem explicação, de muito aprendizado. Levo um carinho especial da universidade", conta Edera, que chegou a Criciúma em 2014 e volta agora formada para trabalhar em Angola.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Rubem Klegues Montedo, que esteve ao lado dos professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Kestering, Ciência da Computação, Luciano Antunes, Design de Produto, João Luís Rieth, Direito, Márcia Piazza, Engenharia Ambiental e Sanitária, Paula Tramontin Pavei, Engenharia de Agrimensura, Vanildo Rodrigues, das Engenharias, Miquele Lazarin Padula, Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, Odontologia, Diego Anselmo Pires, e Design de Moda, Charlene Vicente Nunes. Em seu discurso aos formandos e familiares Oscar Montedo ressaltou o caráter vitorioso de todos envolvidos na graduação, até a formatura. “A colação de grau é sempre uma cerimônia de vitória de todos. Pais, formandos, professores e da Unesc, que mais uma vez cumpre o seu papel social de levar à sociedade profissionais altamente qualificados”, destacou o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação. Em sua fala lembrou ainda aos graduandos a importância de dar o seu melhor à frente da profissão, sempre com ética, dedicação e compromisso. “A partir de hoje vocês terão toda a liberdade, sempre com responsabilidade. Utilizem a sua liberdade profissional para melhorar a sociedade em qual vivem, do ponto de vista social, econômico e ambiental. E nunca se esqueçam de três características básicas para o sucesso profissional: a educação, o planejamento e a proatividade”, salientou.

A formatura reuniu formandos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design de Produto, Design de Moda, Direito, Fisioterapia, Medicina Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Tecnologia em Jogos Digitais, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de julho de 2019 às 21:47
Compartilhar Comente