Engenharia de Produção

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: http://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

A Unesc contribuirá mais uma vez para a produção de conhecimentos no Startup Weekend Criciúma

A Unesc contribuirá mais uma vez para a produção de conhecimentos no Startup Weekend Criciúma
Serão 54 horas de evento e mais de 80 mentes inovadoras trabalhando em conjunto (Foto: Arquivo) Mais imagens

O maior evento voltado à startups em todo o mundo está chegando e a Unesc estará presente mais uma vez. De sexta-feira (4/10) a domingo (6/10), o Startup Weekend Criciúma, uma imersão de 54 horas, vai impulsionar o pensamento inovador na busca por soluções aos empreendedores, desenvolvedores, estudantes e entusiastas, com os objetivos de criar uma rede de ideias, formar equipes e fomentar iniciativas.

Dentro do evento, realizado desde 2016 em Criciúma, acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Jogos Digitais, Administração de Empresas, Design - com ênfase em projeto de produtos, Artes Visuais e Engenharia de Produção participarão marcaram presença. A proposta ocorre na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

Segundo o gerente de Inovação da Unesc e membro da comissão organizadora, Evânio Ramos Nicoleit, o Startup Weekend Criciúma seguirá a proposta desenvolvida pela Techstars, em parceria com a Google, e aplicada no mundo todo simultaneamente. “Na sexta-feira serão apresentadas ideias, sendo algumas validadas e escolhidas para serem desenvolvidas ao longo do fim de semana, resultando em um MVP (produto mínimo viável). No final da tarde de domingo, a partir das 17 horas, serão conhecidos os times campeões em uma rodada aberta ao público, com o objetivo de explicar os negócios para os jurados e para os presentes, incluindo os próprios concorrentes e organizadores”, esclarece.

Conheça em detalhes o Startup Weekend 2019

Como tradição do evento, tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros colaboradores a se juntarem a seus times. Com tudo pronto, no sábado e domingo os times direcionam o foco para a criação, utilizando metodologias e ferramentas compartilhadas.

Dentro das categorias Negócios, Administradores, Desenvolvedores e Designers, os presentes serão divididos em grupos integrados e desafiados a desenvolver um negócio inovador e com potencial para solucionar problemas. Durante a construção de ideias, as equipes contarão com o apoio de nomes que são referência em inovação em Santa Catarina, como mentores convidados. “A expectativa é grande, com mais de 80 participantes o evento atingirá a lotação máxima”, destaca Nicoleit.  

Easy Taxi, TripLingo, Carousell e Rover.com são alguns dos cases de sucesso que nasceram no Startup Weekend. O evento é promovido em nível global. No Brasil, a realização é potencializada pela aceleradora Darwin Startups e conta com o apoio local de comissões.

Confirma a programação

Sexta-feira (4/10)

18h30: chegada e credenciamento;
19 horas: recepção, café e integração dos participantes;
19h20: abertura e instruções;
19h30: PitchesDe (Socialização de ideias, iniciativas e propósitos);
21 horas: escolha das propostas;
21h15: formação dos times;
22 horas: início dos trabalhos.

Sábado (5/10)

9 horas: chegada e café da manhã;
9h30: reinício dos trabalhos;
12 horas: almoço;
13 horas: reinício das atividades;
14 horas: mentoria;
18h30: intervalo;
19h30: retorno das atividades;
22 horas: encerramento do sábado.

Domingo (6/10)

9 horas: chegada e café da manhã;
10 horas: reinício dos trabalhos e contato com os mentores;
12 horas: almoço;
12h30: mentoria e coaches arrive;
15 horas: apresentação e alinhamento técnico de ideias;
16 horas: intervalo;
17 horas: apresentações finais;
17h30: avaliações e premiações;
18h30: encerramento e celebração.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 04 de outubro de 2019 às 13:16
Compartilhar Comente

Conscep promove aproximação de acadêmicos e empresas

Conscep promove aproximação de acadêmicos e empresas
Congresso Sul Catarinense de Engenharia de Produção realizado na Unesc oportuniza contato diferenciado com o mercado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O curso de Engenharia de Produção da Unesc oportuniza aos acadêmicos uma aproximação com o mercado de trabalho nos mais variados setores por meio do primeiro Conscep (Congresso Sul Catarinense de Engenharia de Produção). Com programação que segue até o sábado (14/9), o evento reuniu, nesta terça e quarta-feira (10 e 11/9), dez empresas em uma estrutura montada no Ginásio de Esportes Antônio Carrilho afim de promover o contato dos alunos com diferentes áreas do mercado. Além da troca de ideias e do networking possibilitados, o Congresso conta ainda com atividades de cunho científico e acadêmico.

A exposição com foco na aproximação com o mercado contou com empresas Alumasa, Credcrea, Farben, Ferrovia Tereza Cristina, FlexSim Librelato, Torrecid, Rocha Alimentos e WebMais em estandes visitados ainda por acadêmicos de diversos cursos da Universidade.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unesc, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, esse é o melhor contato que a Universidade pode proporcionar aos alunos. “Nosso laboratório do curso é o chão de fábrica, as empresas. Optamos por trazer organizações dos mais variados segmentos para possibilitar uma visão completa aos estudantes. Dentro deste cenário, as empresas entenderam nosso objetivo e colaboraram com ele”, comentou.

O gerente comercial da empresa Rocha Alimentos, Josias Pereira, acompanhou os dias de exposição e saiu satisfeito pela oportunidade. Conforme Josias, a empresa, que é do município de Sangão, conta com um egresso e uma acadêmica da Universidade, profissionais que já demonstram a qualidade da Unesc. “Já tínhamos esse contato por meio dos profissionais que atuam conosco na empresa, mas estar aqui em contato com os demais alunos foi muito positivo. Acredito que quanto maior a presença de empresas dentro desse ambiente, melhor o resultado para todos”, destacou o gerente, que garante a participação nas próximas edições do Congresso.

Atividades científicas

A noite desta quarta-feira contou a ainda com a apresentação de pôsteres de trabalhos científicos de acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Unesc e outras instituições de ensino da região. No total foram 27 trabalhos apresentados por acadêmicos e avaliados por professores da Universidade.

Atividades acadêmicas

Paralelamente as atividades no Ginásio, nesta quarta-feira o Congresso contou ainda com as palestras “Além das atividades Ferramenta de Gestão Bibliográfica: Mendeley”, com o professor Paulo João Martins; “Lean Board Game”, com Rodrigo Lamas; “Meetup de Inovação e Empreendedorismo”, com o professor Evânio Ramos Nicoleit e “Estratégia em Ação - Balanced Scorecard”, com o professor José Arino Machado.

Na noite de terça-feira as palestras foram ministradas por Rodrigo Lamas, Jonathan Manique Barreto, Gélio Júnior, Adilson Oliveira, Hugo Uggioni e Sanon Matias.

Já na segunda-feira, primeiro dia de congresso, a palestra de abertura teve a temática “Produtividade Industrial”, abordada pelo professor Dálvio Ferrari Tubino, referência no Planejamento e Controle de Produção a nível nacional

As atividades do primeiro Congresso Sul Catarinense de Engenharia de Produção seguem até sábado com extensa programação. O cronograma completo de ações programadas pode ser acessado aqui.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 11 de setembro de 2019 às 21:24
Compartilhar Comente

Unesc sedia 10ª edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial

Unesc sedia 10ª edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial
Evento ocorre de 10 a 12 de setembro na Universidade (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc sediará na próxima semana a 10ª edição do SPPGT (Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial). O evento ocorrerá de 10 a 12 de setembro e reunirá comunidade interna e externa para debater estudos envolvendo a temática Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. O Seminário é organizado pelo LabPGT (Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial).

O evento busca consolidar na região Sul do país um polo de estudos e pesquisas interdisciplinares sobre o tema. “Estamos na 10ª edição e isso mostra que o evento está consolidado. É um espaço para que os autores possam discutir as pesquisas que eles têm realizado e, na área da graduação, que eles possam contribuir para a formação dos acadêmicos da Unesc”, explica o coordenador do evento, Nilzo Ivo Ladwig.

Programação do evento

O Seminário contará com palestras, apresentações de trabalhos científicos, lançamento de livros e workshops. O livro é de autoria do evento e traz uma coletânea com os melhores artigos apresentados na edição de 2018, que abordou o tema O Papel e os Instrumentos do Planejamento Territorial na Interface entre o Urbano e o Rural. A obra é gratuita e disponibilizada na versão eBook. Algumas cópias impressas serão distribuídas no dia do lançamento.

Além disso, a palestra de abertura conta com o tema Revolução Geoespacial: o Futuro chegou! Ação, Interação e Gestão de Ambientes e Territórios e a de encerramento com o tema Mudanças Ambientais Globais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Confira a programação completa e os locais no site do evento. 

A ação tem o apoio da Unesc, do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) de Criciúma, do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), dos cursos de Engenharia de Agrimensura, Geografia, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 05 de setembro de 2019 às 15:30
Compartilhar Comente

Unesc promove Congresso Sul catarinense de Engenharia de Produção

Unesc promove Congresso Sul catarinense de Engenharia de Produção
Evento contará com exposições, workshops, palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos (Fotos: divulgação) Mais imagens

O Conscep (Congresso Sul catarinense de Engenharia de Produção) reunirá estudantes e profissionais na Unesc para pensar sobre os desafios da profissão frente as novas necessidades do mercado. O evento ocorre de 9 a 14 de setembro e contará com a palestra de abertura do professor doutor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Dalvio Ferrari Tubino.

Para o coordenador adjunto do curso de Engenharia de Produção, Vilson Menegon Bristot, a vinda de Tubino enriquece a programação do Congresso e dá evidência ao evento. “É um nome de destaque em todo o Brasil e que acompanha os estudantes durante toda a trajetória do curso. O professor, pesquisador e escritor está presente no material de apoio de graduação da Unesc e em diversas instituições do país”, destaca.

O Congresso

Em seis dias, o Conscep promoverá mais de 20 atividades, entre exposições, workshops, palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos. O objetivo é promover a valorização profissional e a integração entre os engenheiros que atuam no Sul de Santa Catarina. “Será uma abordagem diferente, com ações de destaque. Nos dias 10 e 11 de setembro empresas da região estarão na Universidade para compartilhar suas expertises e vivências com os participantes. A ação será realizada no Ginásio José Antônio Carrilho, em um ambiente especial para o encontro”, explica Bristot.

Além de aprender, os participantes também terão direito a um momento de confraternização na noite de sexta-feira (13/9) e participarão de uma ação social no último dia de evento, com doação de alimentos para uma instituição beneficente de Criciúma.

Inscrições e submissão de trabalhos

As inscrições para o evento já estão disponíveis. Para contribuir com a produção de conhecimento do evento, também é possível realizar a submissão de trabalhos até sexta-feira (30/8). Clique aqui.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 27 de agosto de 2019 às 16:52
Compartilhar Comente