Design

Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.

23 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhar Comente

APRESENTAÇÕES DOS PROJETOS DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS EM 2018/1

As apresentações dos projetos de produtos gerados no primeiro semestre de 2018, resultaram em um vídeo para a TV UNESC. Os eventos de apresentações contaram com as diversas fases do curso, com as seguintes apresentações: A primeira fase do Curso de Design apresentou as canecas icônicas, desenvolvidas em parceria com a empresa portuguesa Vista Alegre de Aveiro, em Introdução ao Design I, e as luminárias de época para a disciplina Tópicos de Design I, sob a responsabilidade dos professores João Rieth e Igor Drudi. Já a terceira fase participou com a linha de objetos para a empresa UATT? de Florianópolis, acompanhada pelos professores Igor Drudi e Giovani De Luca. A quinta fase participou novamente do projeto Talento CEUSA, com revestimentos inspirados nas escritas rupestres regionais, assessorada pela professora Marcele Brunel e a sétima fase, desenvolveu projetos de embarcações, auxiliada pela empresa Schaeffer Yachts e pelo professor Fabio Brodbeck. Os professores de projeto participaram das apresentações como avaliadores das propostas.

Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=PullcW0h0wQ&t=12s

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 23 de julho de 2018 às 18:46
Compartilhar Comente

Acadêmico do Design Unesc é finalista no Concurso Tok Stok

Acadêmico do Design Unesc é finalista no Concurso Tok Stok
Mais imagens

É com imenso prazer que informamos que nosso acadêmico da 6ª fase do Design, Anderson Paes, foi classificado como finalista, junto com mais 16 acadêmicos de outras instituições brasileiras. O projeto é orientado pelos professores João Rieth e Haron Fabre, e superou a primeira e a segunda fase da classificação. Nessa terceira etapa, a empresa Tok Stok irá produzir os protótipos em escala real para a avaliação definitiva. O resultado será divulgado em março de 2017 em São Paulo.
O Concurso Tok Stok é um dos mais importantes do setor moveleiro, sendo destinado aos estudantes universitários. O tema de 2017 foi "Conectar", e de Santa Catarina, se classificaram somente dois acadêmicos, provenientes dos Cursos de Design da UFSC e UNESC
 

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 03 de outubro de 2016 às 18:09
Compartilhar Comente

3ª Edição do Talento CEUSA 2016

Ocorreu ontem (17/08), o jantar de premiação da 3ª edição do projeto Talento Ceusa, no qual os acadêmicos contemplados foram Anderson Paes, Joao Luís Flores, Jaqueline Constante, Gustavo Frigo Pereira e Douglas Luís com o projeto VOID. Os acadêmicos tiveram orientação das professoras Marcele Brunel e Odete Calderan durante todo o período de 2016/1, juntamente com a equipe técnica da empresa Ceusa. A empresa garante que a parceria continuará em 2017, com foco na inovação tecnológica através do design cerâmico.

 

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 17 de agosto de 2016 às 19:55
Compartilhar Comente

Design e artesanato

Design e artesanato
Mais imagens

A convite do Centro de Design Catarina, os professores do Curso de Design Haron Fabre, Felipe Kanarek e Marcele Brunel, acompanhados do coordenador João Rieth, compareceram ao lançamento da plataforma Index Hub, de apoio á inovação e aproximação com a iniciativa privada. A palestra de abertura ficou a cargo de Ricardo Bohorquez, Gestor Nacional de Design do Artesanias de Colômbia, o qual conta com o apoio do governo colombiano. Ricardo conta com mais de 150 designers os quais atuam em mais de 28 grupos de produção artesanal, em diversas comunidades espalhadas pelo país, e hoje representa 2% do PIB. Segundo o designer, " Artesanías de Colombia -  apoia de forma  permanente os eventos e feiras de atividade artesanal, sempre com o objetivo de gerar sinergia entre designers e comunidades artesanais afim de estimular a inovação no desenvolvimento desses produtos." O evento ocorreu dia 21/07, no auditório da UNIVALI de Florianópolis.

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 26 de julho de 2016 às 20:45
Compartilhar Comente