Design

Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.

23 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhar Comente

Designer de Portugal faz workshop sobre processos criativos

Designer de Portugal faz workshop sobre processos criativos
Professor Paulo Uva falará para acadêmicos e egressos do curso de Design (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebe nesta sexta-feira (19/10) o designer e professor da Universidade de Aveiro, em Portugal, Paulo Uva, para o workshop “Processos Criativos no Design de Produtos”. O convidado conversará com estudantes da oitava fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos e designers formados pela Instituição.

A proposta do evento é discutir os processos criativos no âmbito da profissão. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na coordenação do curso de Design, pelo telefone (48) 3431-2706, das 14 às 22 horas.

O designer português é professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro. Foi vice-diretor fundador do Mestrado de Engenharia e Design de Produto daquela universidade, além de ser doutorando em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, investigador do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Mídia e Cultura) e atuar na Universidade Europeia – Laureate. Desde 1991 é professor de Projeto em Design de Produto, Design Management, Equipamento Urbano, Metodologia, Interface, Inovação pelo Desenho, Design e Tecnologia e Biônica, tendo passado por instituições de países europeus como Portugal e Itália.

É sócio fundador da Almadesign, diretor de ateliê da Novodesign/Brandia, gestor de projetos da Modusdesign e da Blue Grow Design yacht & Leisure, no qual iniciou em 2016. Atua como designer em projetos estratégicos, desde o espaço urbano e edifícios públicos, setor do mobiliário, vidro, cortiça, compósitos, transportes públicos, turismo, ambiente e principalmente embarcações marítimo-turísticas.

Nesta quinta-feira (18/10), às 11 horas, Paulo Uva já estará no Expomais – Encontro Sul Brasileiro de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia, que ocorre na sede da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), falando sobre “Design, um GPS para novos mercados”. A Unesc é uma das cocriadoras do evento.  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de outubro de 2018 às 11:22
Compartilhar Comente

APRESENTAÇÕES DOS PROJETOS DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS EM 2018/1

As apresentações dos projetos de produtos gerados no primeiro semestre de 2018, resultaram em um vídeo para a TV UNESC. Os eventos de apresentações contaram com as diversas fases do curso, com as seguintes apresentações: A primeira fase do Curso de Design apresentou as canecas icônicas, desenvolvidas em parceria com a empresa portuguesa Vista Alegre de Aveiro, em Introdução ao Design I, e as luminárias de época para a disciplina Tópicos de Design I, sob a responsabilidade dos professores João Rieth e Igor Drudi. Já a terceira fase participou com a linha de objetos para a empresa UATT? de Florianópolis, acompanhada pelos professores Igor Drudi e Giovani De Luca. A quinta fase participou novamente do projeto Talento CEUSA, com revestimentos inspirados nas escritas rupestres regionais, assessorada pela professora Marcele Brunel e a sétima fase, desenvolveu projetos de embarcações, auxiliada pela empresa Schaeffer Yachts e pelo professor Fabio Brodbeck. Os professores de projeto participaram das apresentações como avaliadores das propostas.

Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=PullcW0h0wQ&t=12s

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 23 de julho de 2018 às 18:46
Compartilhar Comente

Design UNESC, participou da palestra do designer Humberto Campana

Na noite de 17/08, o Curso de Design, convidado pela empresa Eliane Revestimentos Cerâmicos, participou no teatro Elias Angeloni, da palestra do designer Humberto Campana, o qual juntamente com o irmão Fernando Campana, se constituem em ícones do Design Contemporâneo Nacional e Internacional.  Promovida pelo Núcleo Catarinense de Decoração, a palestra abordou a produção autoral e sua tênue divisão entre arte, artesanato e design, como sinônimo de expressão de produção social. A obra dos designers está no acervo dos principais centros de cultura, como o MOMA de Nova Iorque e Georges Pompidou de Paris. Para os acadêmicos da UNESC, uma rara oportunidade em conhecer aqueles que formam a identidade da produção brasileira do Design.

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 21 de agosto de 2017 às 15:44
Compartilhar Comente

Alunos de Design conhecem Universidade de Avellaneda

Alunos de Design conhecem Universidade de Avellaneda
Diretora da UNA CET desejou boa viagem aos estudantes (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Um grupo de nove alunos de diversas fases do curso de Design – ênfase em Projetos de Produtos da Unesc viaja para Buenos Aires na próxima semana, para uma viagem de estudos à Universidade de Avellaneda. Na instituição e na cidade, os estudantes, acompanhados pelo professor Igor Drudi, vão cumprir uma agenda que envolve visitas aos espaços do curso de Design e conversas com professores, alunos e profissionais da área. Os estudantes da Unesc ainda serão recepcionados pelo reitor da instituição, Jorge Calzoni.

O grupo permanece na Argentina de 24 a 29 de agosto e, na noite desta terça-feira (18/8), foi recebido pela diretora da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Tecnologias e Engenharias), Ângela Piccinini, que com o coordenador do curso de Design, João Rieth, desejou uma boa viagem aos estudantes.

A aluna da sexta fase de Design, Cássia Tristão Possamai, fará sua primeira viagem à Argentina e contou estar confiante em ter uma experiência positiva. “Conhecer uma cultura diferente e o trabalho desenvolvido em outra escola de Design vai agregar a minha formação. Será uma viagem com muito conhecimento”.

A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação entre a Unesc e a Universidade de Avellaneda, e em outubro deste ano, alunos da instituição argentina vão visitar a Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de agosto de 2015 às 21:12
Compartilhar Comente