Design

Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.

23 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhar Comente

Parceria entre Unesc e vinícola de São Joaquim oferece prática para acadêmicos de Design

Parceria entre Unesc e vinícola de São Joaquim oferece prática para acadêmicos de Design
Vinho, rótulos e embalagens serão lançados em outubro de 2019 (Fotos: divulgação)) Mais imagens

Além do líquido, uma garrafa de vinho oferece requinte, elegância e sofisticação. Boa parte graças aos elementos visuais que compõem o frasco da bebida. E, a partir do próximo semestre, quem embarca na elegância dos vinhos são os acadêmicos da 4ª fase do curso de Design da Unesc.

Através de uma parceria com a vinícola Villa Francioni, de São Joaquim, os acadêmicos vão desenvolver o projeto de rótulo e embalagem para um novo produto: um vinho licoroso rose, tipo que ainda se encontra tímido no Brasil. O projeto será coordenado pelo professor do curso, Fábio Brodbeck, e tem como data prevista para entrega o mês de outubro de 2019, junto com o lançamento nacional do novo vinho.

A parceria vai oferecer a oportunidade para que os acadêmicos possam conhecer cada etapa do processo criativo para rótulos e embalagens. “Será enriquecedor, em especial na pesquisa que os estudantes realizarão sobre o mercado dos vinhos, bem como na hora de produzir rótulos e embalagens que conversem com o público alvo”, comentou Brodbeck.

O projeto será posto em prática ainda no início do segundo semestre. No dia 17 de agosto, os acadêmicos da 4ª fase do curso de Design irão até São Joaquim para visitar a Villa Francioni.

Com a visita, um novo segmento de parceria se inicia para o curso. “É um produto inovador e, no dia 17 de agosto, iniciaremos as pesquisas para o desenvolvimento dos rótulos e embalagens do novo produto, aproximando os acadêmicos de uma nova área do mercado na qual podem atuar futuramente”, pontuou o professor do curso de Design, João Rieth.

Segundo o docente, a produção de identidade visual para vinhos é uma demanda presente na região. “Necessita-se muito deste tipo de serviço, principalmente pela nossa proximidade com São Joaquim, local de muitas vinícolas”, finalizou Rieth.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 25 de julho de 2019 às 14:25
Compartilhar Comente

Projeto Design para o Varejo aproxima acadêmicos da Unesc com prática profissional

Projeto Design para o Varejo aproxima acadêmicos da Unesc com prática profissional
Demandas de mercado moldaram os produtos e ambientes desenvolvidos pelos acadêmicos (Fotos: João Rieth) Mais imagens

Luminárias, estantes, suportes para vasos decorativos e até mesmo espaços de lazer para crianças e adultos durante as compras. Estas foram algumas das mais de 10 propostas de produtos desenvolvidas por acadêmicos da disciplina de Introdução ao Design, da primeira fase do curso de Design da Unesc durante o projeto ‘Design para o Varejo’. O encerramento do projeto ocorreu na última quinta-feira (11), após apresentação final das produções.

A iniciativa partiu dos professores do curso, João Rieth e Maico Carlos, e contou com o auxílio do assistente do LabDesign do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, Anderson Camargo, bem como a parceria das lojas Casa Valdinei e Faça Você, que receberam as propostas de produtos criadas pelos acadêmicos participantes.

Projeto incentiva a prática profissional

Através da identificação de demandas não atendidas, entrevistas com clientes, pesquisa de mercado e criação de personas, os acadêmicos desenvolveram produtos ou ambientes que poderiam estar presentes nas Lojas Valdinei, comércio onde o projeto foi aplicado. “Tivemos a criação de placas que sinalizam os setores da loja, produtos que clientes gostariam de adquirir, como uma estante ou capa protetora para colchonetes de treino”, exemplificou o professor João Rieth.

E a loja parceira do projeto aprovou as criações. “É um projeto muito interessante, não imaginávamos que tudo sairia tão perfeito, com produtos e ideias tão legais. Sem dúvida levaremos todos em consideração”, disse a arquiteta e administradora Luciana Marangoni, diretora da Casa Valdinei.

Ela auxiliou os acadêmicos com a experiência que possui em relação a produtos para varejo. “Acredito que o meu olhar como alguém que está inserido no ambiente comercial auxiliou os acadêmicos em questões como valor dos produtos e usabilidade, criar um produto que resolva um problema, que consiga ser vendido e que o consumidor esteja procurando”, afirmou Luciana, que também parabenizou a iniciativa. “É um projeto enriquecedor. Parabéns para a Unesc e o curso de Design por proporcionar esta proximidade com as vivências do dia a dia do profissional desta área”, concluiu.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 13 de julho de 2019 às 14:48
Compartilhar Comente

APRESENTAÇÕES DOS PROJETOS DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS EM 2018/1

As apresentações dos projetos de produtos gerados no primeiro semestre de 2018, resultaram em um vídeo para a TV UNESC. Os eventos de apresentações contaram com as diversas fases do curso, com as seguintes apresentações: A primeira fase do Curso de Design apresentou as canecas icônicas, desenvolvidas em parceria com a empresa portuguesa Vista Alegre de Aveiro, em Introdução ao Design I, e as luminárias de época para a disciplina Tópicos de Design I, sob a responsabilidade dos professores João Rieth e Igor Drudi. Já a terceira fase participou com a linha de objetos para a empresa UATT? de Florianópolis, acompanhada pelos professores Igor Drudi e Giovani De Luca. A quinta fase participou novamente do projeto Talento CEUSA, com revestimentos inspirados nas escritas rupestres regionais, assessorada pela professora Marcele Brunel e a sétima fase, desenvolveu projetos de embarcações, auxiliada pela empresa Schaeffer Yachts e pelo professor Fabio Brodbeck. Os professores de projeto participaram das apresentações como avaliadores das propostas.

Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=PullcW0h0wQ&t=12s

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 23 de julho de 2018 às 18:46
Compartilhar Comente