Design

Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.

23 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhar Comente

Feira Casa Pronta: Unesc recebe visitantes em amplo estande

Feira Casa Pronta: Unesc recebe visitantes em amplo estande
Evento foi iniciado na noite desta quarta-feira (17/10) no Centro de Eventos José Ijair Conti (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O maior evento dos setores de construção civil, mobiliário e decoração da região Sul de Santa Catarina, a Feira Casa Pronta, foi iniciado na noite desta quarta-feira (17/10) e segue até domingo (21/10) no Pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma, recebendo visitantes de todo o Estado. Com um estande completamente novo e remodelado, a Unesc marca presença e oferece amplo espaço aos visitantes para que conheçam em especial os cursos ligados à temática do evento: Arquitetura, Artes Visuais, Design e Engenharia Civil.

Ao longo dos cinco dias de Feira Casa Pronta, professores e acadêmicos dos cursos estarão se revezando para recepcionar os visitantes no espaço, pensado nos mínimos detalhes para levar a mensagem da Universidade e dos profissionais em formação.

Conforme o coordenador do curso de Design, professor João Rieth, que acompanhou a montagem do estande e o primeiro dia de Feira, a intenção é atrair o público ao estande e captar possíveis novos alunos a partir dos profissionais e visitantes que circulam no evento. “Esses cursos que estamos trazendo para a Casa Pronta têm tudo a ver com o setor de construção civil. Fizemos questão de montar um espaço aberto e convidativo e trazer alguns trabalhos de cada área para que as pessoas possam também entender um pouco de tudo o que se passa na Universidade e o que esses aprendizados podem proporcionar”, comentou.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Marcio Vito, os dias de trabalho no estande também serão de muitos contatos com egressos. “Muitos passam aqui com a família, filhos, esposas ou os pais, e mostram com orgulho o lugar em que estudaram. Eles se sentem em casa e nós temos também muito carinho em recebê-los. Nesta primeira noite, já tivemos exemplos disso e é muito bacana”, garantiu.

Na estrutura, que encontra-se montada logo ao final do primeiro corredor da feira, os visitantes podem conferir fotos do Centro de Documentos da Unesc, que retratam a construção do campus da Universidade e marcam também os 50 anos da Instituição. O espaço será compartilhado nesta quinta-feira (18/10) com o Jornal A Tribuna para o evento especial de lançamento da revista Arquitetura & Interiores.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de outubro de 2018 às 21:37
Compartilhar Comente

Professor e acadêmicos do Design são premiados na Feira da Inovacao UNESC

Professor e acadêmicos do Design são premiados na Feira da Inovacao UNESC
Mais imagens

Os primeiros colocados na 3ª Feira da Inovação da Unesc, receberam a premiação na tarde desta sexta-feira (18/11). Dez projetos foram escolhidos entre os 25 apresentados, nas categorias Universidade, Escolas, Comunidade em Geral e Empresas. A feira ocorreu durante a 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, em outubro deste ano.

Os primeiros colocados de cada categoria receberam troféu, menção honrosa e um tablete. Os segundos e terceiros lugares, troféu e menção honrosa.

O professor do curso de Design da Unesc, Giovani De Luca, foi o vencedor da categoria Universidade, com o projeto “Soluções para cultivo de horta residencial” e trouxe a família para a entrega do prêmio. Segundo ele, a Feira da Inovação é uma maneira de mostrar a ideia ao público e ter um retorno sobre ela. “A feira é um incentivo para a gente continuar. Penso seriamente em abrir uma empresa e vender o produto que apresentei”. Em segundo lugar na mesma categoria fooi premiado o acadêmico Anderson Paes da 6a fase, com o projeto  Embalagem expansível para hambúrguer, desenvolvido na disciplina de Projeto de Produto IV e em 3o lugar, Karen Alves Vieira, João Luiz Flores Gomes com o projeto Andador para adultos.

Para o reitor Gildo Volpato, a Feira da Inovação é um incentivo para que as pessoas não parem de criar e buscar respostas para solucionar problemas. “Que vocês continuem criando novas possibilidades, que continuem se inquietando para encontrar soluções. Assim estaremos avançando”, incentivou o reitor.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, parabenizou os vencedores e agradeceu a todos que acreditaram na Feira da Inovação da Unesc para apresentar suas ideias. “Os trabalhos tem o intuito de pensar maneiras de resolver questões que se colocam na comunidade e assim, construir novas possibilidades para o mundo”, afirmou.

A coordenadora da 3ª Feira da Inovação, Gisele Coelho Lopes, comentou que os trabalhos apresentados chamaram a atenção pela qualidade. “Quando começamos, não tínhamos a noção do quanto a feira poderia impactar e ter trabalhos desta magnitude”.

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 21 de novembro de 2016 às 18:22
Compartilhar Comente