Design

Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.

23 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhar Comente

Design UNESC, participou da palestra do designer Humberto Campana

Na noite de 17/08, o Curso de Design, convidado pela empresa Eliane Revestimentos Cerâmicos, participou no teatro Elias Angeloni, da palestra do designer Humberto Campana, o qual juntamente com o irmão Fernando Campana, se constituem em ícones do Design Contemporâneo Nacional e Internacional.  Promovida pelo Núcleo Catarinense de Decoração, a palestra abordou a produção autoral e sua tênue divisão entre arte, artesanato e design, como sinônimo de expressão de produção social. A obra dos designers está no acervo dos principais centros de cultura, como o MOMA de Nova Iorque e Georges Pompidou de Paris. Para os acadêmicos da UNESC, uma rara oportunidade em conhecer aqueles que formam a identidade da produção brasileira do Design.

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 21 de agosto de 2017 às 15:44
Compartilhar Comente

Desafio: Professores coordenadores e adjuntos dos cursos tomam posse

Desafio: Professores coordenadores e adjuntos dos cursos tomam posse
Solenidade ocorreu na tarde desta segunda-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Um novo desafio vai agitar o dia a dia dos professores coordenadores e adjuntos dos cursos da Unesc. Alguns já são veteranos na função, outros entram no barco pela primeira vez. Todos foram empossados na tarde desta segunda-feira (1/8) na Unesc.

Segundo o reitor Gildo Volpato, para uma gestão de qualidade é necessário que os professores mergulhem na função, sejam criativos e empreendedores. “Em momentos de uma crise que se instalou em todo o país a ousadia é essencial para um bom trabalho. Além disso, não adianta termos mil sonhos se não tivermos alunos, e o é para eles que nós nos mobilizamos e nos esforçamos”, comentou.

Estiveram presentes na solenidade as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato, e os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, Daniel Preve; de Ciências da Saúde, Indianara Becker; das Ciências, Engenharias e Tecnologias, Evanio Ramos Nicoleit, e de Humanidades, Ciências e Educação, Angela Back.

Tomaram posse os professores:

Administração
Profª Izabel Regina de Souza - Coordenadora
Prof. Jean Peterson Rezende - Coordenador Adjunto

Artes Visuais
Prof. Marcelo Feldhaus - Coordenador
Profª Aurélia Regina de Souza Honorato - Coordenadora Adjunta

Biomedicina
Prof. Emanuel de Souza - Coordenador
Profª Josiane Budni - Coordenadora Adjunta

Ciências Econômicas
Prof. Amauri de Souza Porto Júnior - Coordenador
Prof. Thiago Rocha Fabris - Coordenador Adjunto

Design
Prof. João Luis Silva Rieth - Coordenador
Profª Bárbara Regina Alvarez - Coordenadora Adjunta

Engenharia de Agrimensura
Prof. Vanildo Rodrigues - Coordenador
Prof. Hugo Schwalm - Coordenador Adjunto

Engenharia de Produção
Prof. Leopoldo Pedro Guimarães Filho - Coordenador
Prof. Vilson Menegon Bristot - Coordenador Adjunto

Farmácia
Profª Juliana Lora - Coordenadora
Profª Angela Erna Rossato - Coordenadora Adjunta

Geografia
Profª Andrea Rabelo Marcelino - Coordenadora
Prof. Nilzo Ivo Ladwig - Coordenador Adjunto

Odontologia

Prof. Renan Antônio Ceretta - Coordenador
Profª Fernanda Guglielmi Faustini Sonego - Coordenadora Adjunta

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 01 de agosto de 2016 às 18:15
Compartilhar Comente

Empresária apresenta o Projeto Celeiro Criação

Empresária apresenta o Projeto Celeiro Criação
Claudia Silvestre conversou com alunos de Design e Artes Visuais (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Alunos e egressos dos cursos de Artes Visuais e Design conheceram o Projeto Celeiro Criação, desenvolvido pela Formus, de Tubarão, e que pretende fazer uma parceria com a Universidade, para a participação de acadêmicos. A diretora da empresa, Claudia Silvestre, fez uma palestra segunda-feira (26/5), às 19h30, na sede da Aunesc.

Claudia falou sobre os movimentos atuais do Design: open source, revolução digital, anima artigiana, embryonic, mundo em renascimento, ready – made design e fenômeno maker.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 28 de maio de 2014 às 16:05
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc visitam Museu Oscar Niemeyer

Acadêmicos da Unesc visitam Museu Oscar Niemeyer
Foto: Divulgação Mais imagens

Estudantes dos cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais da Unesc, estiveram em Curitiba domingo (24/3), visitando a exposição IDEA Design, no Museu Oscar Niemeyer. A mostra apresenta os 150 produtos brasileiros selecionados para o concurso internacional IDEA Awards, promovido há 32 anos pela IDSA (Industrial Designers Society of America), que aponta as tendências e a excelência do design no mercado americano e mundial.

Segundo o coordenador do curso de Design da Unesc, João Luis Rieth, que acompanhou o grupo, a viagem teve como objetivo complementar as experiências acadêmicas dos estudantes. “É decisivo para os futuros profissionais buscar informações como as que conseguem absorver em um evento da grandiosidade do IDEA Design”, afirmou Rieth.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 25 de março de 2013 às 19:03
Compartilhar Comente