Design

Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.

23 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhar Comente

APRESENTAÇÕES DOS PROJETOS DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS EM 2018/1

As apresentações dos projetos de produtos gerados no primeiro semestre de 2018, resultaram em um vídeo para a TV UNESC. Os eventos de apresentações contaram com as diversas fases do curso, com as seguintes apresentações: A primeira fase do Curso de Design apresentou as canecas icônicas, desenvolvidas em parceria com a empresa portuguesa Vista Alegre de Aveiro, em Introdução ao Design I, e as luminárias de época para a disciplina Tópicos de Design I, sob a responsabilidade dos professores João Rieth e Igor Drudi. Já a terceira fase participou com a linha de objetos para a empresa UATT? de Florianópolis, acompanhada pelos professores Igor Drudi e Giovani De Luca. A quinta fase participou novamente do projeto Talento CEUSA, com revestimentos inspirados nas escritas rupestres regionais, assessorada pela professora Marcele Brunel e a sétima fase, desenvolveu projetos de embarcações, auxiliada pela empresa Schaeffer Yachts e pelo professor Fabio Brodbeck. Os professores de projeto participaram das apresentações como avaliadores das propostas.

Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=PullcW0h0wQ&t=12s

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 23 de julho de 2018 às 18:46
Compartilhar Comente

Mercado naval traz grandes oportunidades para Designers

Mercado naval traz grandes oportunidades para Designers
Assunto foi tema de debate durante a aula inaugural do curso da Unesc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Velejar é a paixão do Design Marcos Fetter desde os 14 anos. Foi em meio ao amor de transitar pelas águas que ele encontrou a sua profissão. Hoje, ele atua na Schaefer Yachts, estaleiro que é referência nacional, com mais de 3 mil barcos entregues pelo mundo. Essa experiência foi levada aos estudantes do curso de Design da Unesc na noite desta quinta-feira (1/3), durante a aula inaugural do curso.

O mercado é uma boa aposta para os estudantes de Design. Segundo Fetter, Santa Catarina é um polo náutico, sendo um dos maiores do Brasil, principalmente na área da Grande Florianópolis. Além disso, nos últimos anos, surgiram inúmeros estaleiros pela região, o que fortalece o crescimento da área no Estado. “Eles precisam de projetistas, designers para poder conceituar o seu produto, a oportunidade está aí”, comentou.

Para entrar nesse mundo, é preciso dedicação, se interessar e estudar muito. Fetter conta que o primeiro passo para os designers que tem vontade de ingressar no mercado naval é conhecer as ferramentas. “É preciso conhecer os softwares de projeto para poder executar suas ideias. Existe uma infinidade de ferramentas que te auxiliam a conceituar o seu produto, fazer um detalhamento, entre outras questões”, ressaltou.

Mesa Redonda

Junto com Fetter, a aula inaugural contou com o membro do conselho da Eliane Revestimentos Cerâmicos Roberto Bastos, que trouxe aos alunos a sua experiência de construir e velejar no próprio barco. O debate foi mediado pelo professor do curso de Design da Unesc, Fabio Brodbeck.

O evento contou com a presença da reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que parabenizou a iniciativa e o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos do curso de Design da Universidade.

O coordenador do curso, João Rieth, ressaltou a importância de debater assuntos como esse. “É uma área que está crescendo e que tem um potencial turístico muito grande. A pergunta que os alunos devem fazer é: Porque não? ”, afirmou o professor.

Debate vai além dos muros da Universidade

Para complementar ainda mais o assunto e integrar as ideias entre a mesa redonda e a prática. Os estudantes e professores do curso de Design terão uma experiência no dia 17 de março. Eles vão velejar pela Lagoa dos Esteves, em Balneário Rincão. O convite foi feito pelo professor Felipe Zanette, que possui embarcação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 01 de março de 2018 às 21:24
Compartilhar Comente (1)

Programa Estilo e Design sobre o Curso de Design da UNESC

Apresentação institucional do Curso de Design ao programa Estilo e Design. Gravado no dia 18 de setembro, nas dependências do Container, local em que os acadêmicos expõe seus projetos desenvolvidos no decorrer do curso nas disciplinas de Projeto de Produto, e também Centro Acadêmico do Design. 

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 30 de outubro de 2017 às 18:17
Compartilhar Comente

Projeto transforma resíduos de tecido em artigos de viagem artesanais

Projeto transforma resíduos de tecido em artigos de viagem artesanais
Ação é uma parceria entre o curso de Design, La Moda e Afasc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Em seus 40 anos de caminhada pelo mundo do artesanato, esse será o seu maior desafio. Ana Luiza Paes, já desenvolveu diversas peças, mas nunca havia participado de parcerias com outras áreas que resultassem em um produto único, para um nicho específico. Ela faz parte do grupo de artesãs da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma), que junto com a empresa La Moda e o curso de Design de Produtos da Unesc, traz uma proposta inovadora e sustentável, transformando resíduos de tecidos em artigos de viagens.

O projeto nasceu por conta de uma demanda trazida pela La Moda até a Unesc. Por serem estampas exclusivas, que não podem ser revendidas, as sobras de tecido eram descartadas. Devido ao grande volume de material, algo precisava ser feito. “Hoje nós descartamos uma quantidade significativa de tecidos, e para solucionar o problema, um desafio foi lançado. O projeto vai reduzir o impacto ambiental, gerar renda para as artesãs, além de gerar o desenvolvimento profissional dos acadêmicos de Design da Unesc”, comentou a coordenadora de RH da La Moda, Carolinga Warmeling Guislandi.

Artigos de Viagem

Lançado o desafio, empresa, universidade, estudantes e artesãs iniciaram o processo de trabalho. Entre os produtos apresentados nos encontros, que iniciaram em maio deste ano, foram escolhidos artigos de viagem. Os acadêmicos passaram então a criar objetos que fossem úteis, que pudessem facilitar o processo de deslocamento, tanto na organização das bolsas e malas, quanto no conforto do transporte.

Almofadas com suporte ergonômico, bolsas, porta óculos, identificador de malas, nécessaires, chinelos confortáveis, entre outros itens, estão em processo de desenvolvimento entre os alunos, como a Camila Guizzo, que após realizar uma pesquisa e encontrar as dificuldades do público alvo, resolveu criar um case para notebook. “Com esse modelo, a pessoa não precisa retirar o case para usar ou carregar o notebook. Além de ter uma estética sofisticada, o produto também traz praticidade”, ressaltou a aluna.

A ação ocorre entre os 24 estudantes da segunda fase, por meio da disciplina “Introdução ao Design 2”, ministrada pelos professores Felipe Kanarek e Ubiratan Napoleão. Segundo o coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth, a aproximação com a iniciativa privada traz grandes benefícios para o curso e a Universidade. “Essa interação cria um laboratório de ideias e experiências dentro do curso. Além disso, as empresas percebem os potenciais que existem entre os nossos estudantes, muitos já trabalham em empresas parceiras”, comentou.

Junto à comunidade

A Afasc possui mais de mil artesãs, organizadas em grupos de produção. Para a presidente, Adriana Salvaro, a oportunidade traz novos caminhos. “Elas vão aprimorar ainda mais o trabalho por meio dessas novas formas de se fazer artesanato. O contato com os alunos também é interessante, ele proporciona a união de quem está começando junto a experiência das artesãs”, comentou.

A artesã Ana Luiza também ressaltou essa troca. “Juntos nós vamos conseguir criar produtos mais bem elaborados. Eles aprendem com a gente e nós aprendemos com eles, tem sido uma experiência diferente e extremamente positiva”, comentou.

Próximos passos

Após as artesãs confeccionarem os protótipos dos 24 desenhos e modelos feitos pelos estudantes, eles serão levados para a aprovação da La Moda. Os protótipos devem ficar prontos até o final de outubro, para serem aprovados em novembro. A produção deve iniciar após a finalização desse processo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de outubro de 2017 às 17:57
Compartilhar Comente