Design

Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.

23 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhar Comente

Curso de Design da Unesc inicia semestre com evento sobre o segmento de jóias e semijóias em Santa Catarina

Curso de Design da Unesc inicia semestre com evento sobre o segmento de jóias e semijóias em Santa Catarina
Quatro designers compartilharão suas experiências na oportunidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um bate-papo sobre empreendedorismo, criatividade, protagonismo profissional e as possibilidades da área marcará o início do semestre no curso de Design - ênfase em projeto de produtos da Unesc. A “Aula Inaugural 2021: Design de Joias em Santa Catarina” reúne, a partir das 19 horas desta quinta-feira (11/3), quatro referências no segmento: Camila Schmitt, Giovanna Lanzara, Flávia Conti e Caroline Freitas. 

O evento, proposto em conjunto com o Centro Acadêmico do curso, é online e aberto ao público. O tema, conforme o professor e coordenador do Design, João Luís Rieth, soma um desejo dos estudantes aos novos posicionamentos do curso. A partir da “Aula Inaugural”, outros encontros serão pensados. 

Para dar início a este planejamento, a área de joias e semijoias trará uma importante dinâmica. “Vemos a possibilidade de os alunos serem inseridos e atuarem neste segmento no futuro. É uma área nova e em rápida expansão, assim como outras que estarão em destaque. Todas as quatro profissionais atuam no mercado e acumulam vasta experiência”, destaca Rieth.

A proposta é que cada profissional contribua com suas vivências, sejam elas de empreendedorismo ou atuação em grandes marcas. “Para quem não faz parte da comunidade do curso de Design, a oportunidade é rica para aprender e conhecer suas potencialidades. A ideia é diversificar novas ações ao longo do ano”, completa o coordenador.

Experiência do usuário, Design de peças cerâmicas, 3D e calçados são temas já mapeados para possíveis eventos. O bate papo desta quinta será via Google Meet, na sala https://meet.google.com/uoa-njdw-gia. Clique aqui para acessar.

Conheça as designers:

  • Flávia Conti atua com estratégia, gestão e branding. Designer, pós-graduada em Gestão e Marketing em Moda, atua há mais de seis anos no mercado e direcionou suas aptidões ao empreendedorismo criativo. A profissional é gestora de comunidades na Strive Design de Negócio, tendo trabalhado em outras dez organizações. 
  • Giovanna Lanzara é empreendedora e iniciou sua atuação na área ainda na infância, por influência da família. Em 2016, começou a trabalhar na Lanzara joias, empresa da família. Especializou-se com a professora Eliane Rousseti, em Design  3D, e na UFSC, em Design de Joias, iniciando uma fase mais profissional e de protagonismo na carreira.
  • Camila Schmitt iniciou seus estudos aos 18 anos, na Universidade do Vale do Itajaí. Após concluir o terceiro semestre mudou-se para o Rio de Janeiro, migrando do Design de Moda para o Design de Produto com ênfase em jóias, na Universidade Veiga de Almeida, onde concluiu a graduação em 2011. Vencedora na categoria revelação do Auditions Brasil em 2012, retornou para Santa Catarina e lançou a marca que leva seu nome. Em 2015 voltou a vencer o prêmio Auditions Brasil, dessa vez com o tema Recombinações e conquistando o terceiro lugar na categoria profissional.
  • Caroline Freitas é formada em Design de Produtos na Unesc e tem pós-graduação em Pesquisa e Comunicação de Moda. Iniciou sua carreira estagiando na Rebel em São Paulo, participando do desenvolvimento de novos produtos e obtendo diversas experiências. Atualmente é designer na Gisdany, responsável pelo pesquisa de tendências, criação de coleções, acompanhamento de processos e coordenação de fabricação até o produto final. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2021 às 16:43
Compartilhar Comente

Curso de Design da Unesc promove palestra virtual com Francesca Valan

Curso de Design da Unesc promove palestra virtual com Francesca Valan
Profissional é referência mundial na área de cores e ministra pela primeira vez em um evento para o Brasil (Foto: Divulgação) Mais imagens

O segundo semestre de 2020 começa com um grande evento no curso de Design - ênfase em projeto de produtos da Unesc. De forma virtual, a designer italiana Francesca Valan ministra a Aula Inaugural “Design e Cor”. O evento ocorre nesta quinta-feira (17/9), a partir das 19 horas, e marca os dez anos da aprovação do projeto do curso, celebrada no dia 23 de outubro de 2010. O momento será transmitido ao vivo, com tradução simultânea, em YouTube/UnescTv.

Conforme o coordenador do Design, João Luís Silva Rieth, a profissional tem notoriedade mundial, além de uma vasta experiência. “É uma personalidade importante para a área. Conhecida mundialmente, Francesca faz parte de um seleto grupo de profissionais de referência neste campo de atuação”, destaca.

Esta será a primeira palestra da designer para o Brasil. Sua trajetória conta com trabalhos em andamento com a Samsung, NEC, Telecom Italia, LG, Lego, Fila, Campari e muitas outras multinacionais. Para Rieth, que já realizou trabalhos em parceria com a profissional, será um rico momento para os estudantes e interessados no assunto. “O tema tratado está presente na formação acadêmica dos alunos, porém há pouca bibliografia disponível em todo o mundo. Por isso, sua experiência na prática tem muito a contribuir para o processo formativo”, evidência.

Francesca Valan


Designer industrial especializada na concepção de cores, materiais e acabamentos, ela se formou em Desenho Industrial no IED (Instituto Europeu de Design) em Milão. De 1990 a 1998 colaborou com Clino Castelli em projetos de design de cores na Europa e no Japão. Hoje vive e trabalha em Milão, onde em 1998 fundou o seu próprio estúdio.

Em destaque, a profissional elaborou as Diretrizes para o Plano de Cores da cidade de Milão. Entre seus projetos mais recentes está o estudo para a reabilitação da Fortezza da Basso para o município de Florença. Também foi curadora do Muba (Museo dei Bambini Milano), o museu infantil de Milão, e leciona cor e design de materiais no mestrado do IED.  

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de setembro de 2020 às 16:00
Compartilhar Comente

Curso de Design da Unesc comemora dez anos com lançamento de portfólio virtual e um diálogo sobre o futuro da profissão

Curso de Design da Unesc comemora dez anos com lançamento de portfólio virtual e um diálogo sobre o futuro da profissão
Momento contou com a participação de alunos, egressos e personagens que marcaram esta década (Imagem: Reprodução YouTube) Mais imagens

O curso de Design – enfase em projeto de produtos da Unesc apresentou, na manhã deste sábado (25/7), um portfólio em comemoração aos seus dez anos de história. Neste momento especial, alunos, egressos e personagens que marcaram a história do curso puderam prestigiar momentos com as conquistas, recordações e construções dos estudantes. Logo em seguida, o webinare intitulado “Design daqui para a frente” foi ministrado pela business designer e especialista em Marketing Digital, Glaucia Blinda.

O diretor de Ensino e Graduação, professor Marcelo Feldhaus, reiterou, por meio de gratidão e carinho, a importância do curso de Design para a Unesc. “Dez anos de muita reflexão e projetos inovadores. É muito importante que este evento aconteça para marcar e rememorar esta história, e ao mesmo tempo, no marco mundial que estamos vivendo em meio a pandemia, repensar como será esta profissão daqui para a frente, consequentemente percebendo como será o mundo logo no futuro”, enfatizou.

Desde o lançamento do curso de Design da Unesc, segundo o coordenador, João Rieth, semestralmente os estudantes são inseridos em projetos que envolvem mais de 30 empresas, em um sistema de colaboração entre disciplinas e participação em concursos nacionais e internacionais. “Ao iniciar o curso tinham um propósito, que foi se adaptando as realidades de mercado e local durantes estes anos. Isto proporcionou uma grande experiência, de como direcionar as nossas disciplinas e processos didáticos –pedagógicos visando a melhor formação”, destacou

Logo aos quatro anos, em 2014, o curso de Design da Unesc foi reconhecido com a nota quatro na avaliação do MEC (Ministério da Educação), em um máximo de cinco. A conquista, conforme o coordenador, veio no mesmo ano da parceria mais duradora entre o curso e uma empresa da região, a Ceusa Revestimentos Cerâmicos, do grupo Duratex, que permitiu potencializar a experiência acadêmica, por meio do contato com o mundo profissional e o desenvolvimento de ações.

O resultado de todos estes momentos de crescimento da graduação, construções de histórias de vida, desenvolvimento de projetos e muito mais foi retratado no portfólio virtual, que ficará disponível em unesc.net/design. “Neste espaço é possível evidenciar a quão diversa é a formação de nosso curso, em quantas áreas do conhecimento nós entramos e desenvolvemos soluções para problemas detectados”, afirmou.

Após a apresentação do portfólio, foi a vez do webinare do dia, com a business designer e especialista em Marketing Digital, Glaucia Blinda; a especialista em Design, Marcele Casagrande Brunel, e o estudante de Design da Unesc Caio Canarin. O momento também teve a participação da coordenadora adjunta do curso, Bárbara Alvarez.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2020 às 11:01
Compartilhar Comente

Biônica e Evolução Digital na Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc

Biônica e Evolução Digital na Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc
Professores doutores Marlon Oliveira e Amilton Arruda ministraram as palestras da noite (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

A Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc segue fomentando diálogos sobre temas atuais das áreas de Engenharia, Ciência e Tecnologia. Na noite desta quinta-feira (23/7), foi a vez da “Biônica” e da “Evolução Digital” pautarem o evento. A condução ficou por conta da acadêmica de Design da Universidade Nathália Trautmann, e o tema central da Jornada é Inovação para um novo mundo.

A primeira palestra da noite, conduzida pelo professore doutor Marlon Oliveira, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a temática “Evolução Digital” foi destaque. Em sua fala, o docente compartilhou sua experiência acadêmica e profissional, seguindo com uma introdução ao tema e suas relações em mais de 70 países.

Ao trazer o assunto para o Brasil, Oliveira explica que o país pode ser considerado desenvolvido digitalmente, mas com pontos a serem melhorados. “O atraso digital pode ser percebido em atos rotineiros, como pagar um pedágio apenas em dinheiro. No transporte público o mesmo acontece. Apesar de existir o cartão, ele deve ser recarregado com dinheiro em algum lugar”, pontua.

Para o futuro, o professor aponta desafios a serem trabalhados - telemedicina, eComerce, ensino a distância e realidades aumentada e virtual, parte deles potencializados pela pandemia. Para o profissional da tecnologia, o inglês e programação passaram a ser imprescindíveis. A troca de conhecimentos foi acompanhada pelo coordenador adjunto do curso de Ciências da Computação, Luciano Antunes.

Amilton Arruda, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), iniciou a segunda palestra da noite buscando relacionar seu tema “Biônica” à apresentação anterior, e afirmou que a humanidade já ultrapassou a era do digital, e vive na era do conhecimento. O docente também abordou a pandemia, compartilhou pesquisas estudadas e tratou de revoluções biológicas. “Como, a partir de hoje, poderemos usufruir da melhor maneira o que a natureza pode oferecer à humanidade? ”, questionou. “O mundo e o futuro necessitam que tenhamos este tipo de compromisso”, completou.

A palestra teve a participação do coordenador do curso de Design – ênfase em projeto de produtor, João Rieth.

Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc

Como estamos nos preparando para o mundo pós-pandemia? Como será o novo normal? Na Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, dos cursos das áreas de Ciências, Engenharias e Tecnologias será debatida a inovação para um novo mundo.

Nesta sexta-feira (24/7), a última noite de Jornada dá evidencia aos temas “Cenário de Mercado e Estratégias de Mercado” e as “Estratégias de mercado e papel da área tecnológica no cenário pós pandemia”

Assista ao vivo em Youtube.com/unesctv a partir das 19h15.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2020 às 21:00
Compartilhar Comente