Design

Acadêmicos de Design de Produto desenvolvem projetos inovadores em botas de PVC

Acadêmicos de Design de Produto desenvolvem projetos inovadores em botas de PVC
Atividade foi realizada em parceria com a empresa InPro, de Meleiro (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Conceitos cuidadosamente pensados para modelos de bota em PVC para segmentos como agropecuária, construção civil, infantil, voltados ao turismo de aventura, modelos casuais e até ao trabalho hospitalar foram apresentados por acadêmicos da primeira fase do curso de Design de Produto da Unesc na noite desta quinta-feira (13/8).

Com projetos que contemplaram desde pesquisas de mercado, escolha detalhada de materiais, até a construção de protótipos dos modelos, os alunos apontaram soluções inovadoras para professores e para representantes da empresa INNPRO, de Meleiro, parceira do curso na ação. Em encontro virtual, os estudantes mostraram detalhes da pesquisa realizada ao longo do semestre, sua evolução e o resultado final em forma de produto.

As apresentações foram prestigiadas pelos profissionais da INNPRO, Márcio Fermo e Juliano Toretti, que acompanharam as equipes ao longo da pesquisa oferecendo as informações necessárias sobre os produtos já em produção e sobre as demandas de mercado.

Os materiais e conceitos apresentados, conforme o coordenador do curso, João Rieth, surpreenderam. “Se esses resultados estão aparecendo na primeira fase, imagina quando essa turma estiver terminando a graduação? Essa apresentação final é uma aula para todos, pois cada um apresenta sua visão, seu aprendizado e isso nos dá a dimensão de onde conseguimos alcançar”, destacou.

As expectativas superadas se dão, de acordo com João, em especial pela dinâmica completamente diferente vivenciada ao longo dos últimos meses. “Esse foi um dos semestres mais difíceis desde que estamos na Universidade. Todos estão de parabéns, pois se superaram não desistiram e levaram até o final. Além disso, mesmo com todas essas mudanças, houve a interação com outros professores de diferentes disciplinas e isso faz com que os resultados sejam ainda melhores”, completou.

Na visão do professor Giovani De Luca, a dedicação dos representantes da empresa também fez parte do diferencial no resultado. “O fato de ter uma empresa e pessoas do outro lado, que traz situações e pessoas reais, faz com que os alunos já tenham a experiência real em fase de formação. Dificilmente conseguiríamos essa ligação tão intensa com uma situação hipotética, por exemplo. O empenho da InPro mostra o valor que a empresa deu, proporcional ao que os próprios alunos deram ao projeto”, comentou.

Feedback da empresa

Conforme Márcio Fermo, algumas das sugestões trazidas pelos acadêmicos devem ser colocadas em prática em um futuro próximo na empresa INNPRO. “Algumas questões já estavam no nosso radar de necessidades, outras foram grandes ideias trazidas por eles e certamente conseguiremos logo colocá-las em prática e levar esses produtos até os alunos para que vejam que um projeto pode, sim, se tornar real no mercado”, comentou.

A parceria com o curso, para Márcio, deve ser mantida para os próximos anos de décadas. “Nós queremos estar próximos de vocês sempre. Entendemos que só através da educação que a inovação vem”, destacou.

A satisfação foi compartilhada também pelo colega Juliano Toretti, que comentou os pontos altos de cada apresentação e destacou o bom resultado das pesquisas. “Todos os projetos nos chamaram a atenção em alguns detalhes. Muito boas as sacadas. Vocês desenvolveram projetos maravilhosos e no que precisarem de nós estaremos à disposição”, acrescentou.

No total foram oito projetos apresentados de forma individual ou em duplas, todos com focos e resultados diferenciados.

Novos projetos em andamento

Na próxima semana a quinta fase do curso apresentará também o resultado de pesquisas realizadas ao longo do semestre, dessa vez no projeto Talento Duratex. Em sua sétima edição, o projeto neste ano leva o tema “Biônica” como inspiração para os revestimentos cerâmicos.

Conforme Rieth, em 2020, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, as empresas ICON e Esmalglass participaram junto ao Grupo Duratex, com as marcas Ceusa e Portinari. “Seis projetos de revestimentos serão apresentados em catálogos e na forma de modelos em cerâmica”, destaca.

Os projetos foram orientados pelos professores Maico Carlos Vieira e João Rieth.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de agosto de 2020 às 21:45
Compartilhar Comente

Estudante versão 2020: Amor pelo saber, superação de desafios e solidariedade

Estudante versão 2020: Amor pelo saber, superação de desafios e solidariedade
Grabriela, Maicon, Gabrielle e Samuel são exemplos de alunos com a marca Unesc Mais imagens

A palavra estudante vem do latim “studiosus”, que significa interessado, dedicado, pessoa que gosta do que faz. Assim, estudante é aquele que tem gosto por aprender, conhecer mais. Neste momento de pandemia, os alunos da nossa Unesc mostraram toda a sua capacidade de superação de desafios e de reinvenção. Neste Dia do Estudante (11/8) que está tão diferente de todos os outros, a Universidade quer parabenizar e agradecer imensamente a cada um pelo carinho, cuidado e parceira com a nossa Unesc. Os alunos são a razão de ser da nossa Universidade e do nosso Colégio Unesc. Sem vocês, nada teria significado.




Nesta data, a reitora Luciane Bisognin Ceretta, afirma que gostaria de poder abraçar pessoalmente cada aluno da Instituição, que mais que nunca, aceitou com bravura o desafio de continuar o seu processo formativo. “Temos aqui 13 mil exemplos de super estudantes que habitam o mundo novo da educação superior no último semestre. A capacidade deles de superação, solidariedade, de escuta e de diálogo e de ressignificação de maneira rápida nos enche de orgulho e nos motiva. Não tenho dúvida que ao superar os desafios atuais, os nossos alunos estarão mais preparados para quaisquer cenários adversos que se apresentarem em suas vidas posteriormente. O estudante Unesc de 2020 é um sujeito pleno de superações, desafios e resultados positivos!”, ressalta a reitora.

Nesta matéria especial pelo Dia do Estudante, vamos trazer um pouco de Grabriela, Maicon, Gabrielle e Samuel, que com suas trajetórias, vão representar as tantas histórias individuais e coletivas construídas nas salas de aula, nos laboratórios, nos estágios, nos projetos comunitários e nos espaços de convivência do campus.

Unesc desde criança

A história escolar da acadêmica da nona fase do curso de Medicina, Gabriela Vicência de Oliveira, 26 anos, teve a participação muito próxima da Unesc. Em 2000, ela entrou no Colégio de Aplicação (hoje Colégio Unesc), onde a irmã mais velha era aluna desde 1998. Fez o Ensino Fundamental, concluiu o Ensino Médio, saiu para fazer cursinho pré-vestibular e retornou como aluna do curso de Medicina da Universidade. “Quando passei no vestibular para a Unesc, fiquei apreensiva porque era algo novo, mas aliviada porque eu já conhecia a Instituição há muito tempo. Sempre fui muito bem-vinda e acolhida aqui. Estou sendo muito feliz nesta Universidade e sou muito grata por tudo que a Unesc já fez na vida acadêmica”, afirma.

Para Gabriela, ser estudante é algo desafiador, porém gratificante. Um aprendizado diário, que foi intensificado nos últimos meses, com a pandemia de Covid-19. “Eu amadureci bastante na Universidade, inclusive nesse tempo de pandemia, a minha percepção da vida mudou muito. Consigo ver cada vez mais o quanto estudar nos leva longe. Com o ensino a gente consegue modificar muita coisa que precisa ser mudada no mundo”.

Se o período foi de reflexão, também exigiu adaptação de Gabriela. A estudante de Medicina comenta que o “novo normal” foi assimilado com cautela e que o resultado foi positivo. “No início fiquei bastante ansiosa com tudo que estava acontecendo, sobre como lidar com os estudos, mas aos poucos eu fui me adaptando. Eu e minha turma nos adaptamos bem ao ensino remoto, que agora é a forma mais conveniente de prosseguir com os estudos. Hoje, estamos concluindo o semestre com êxito graças a essa adaptação e à tecnologia. A partir do momento que a Universidade forneceu formas de a gente continuar a estudar e a realizar os estágios e não perder as esperanças, tudo ficou mais fácil”, afirma. Além das aulas remotas, Gabriela faz estágio em Ginecologia e Obstetrícia nos hospitais São Donato e Santa Catarina.

Realização de um sonho


Para o aluno da sétima fase do curso de Licenciatura em Artes Visuais, Maicon Cambruzzi Alves, 25 anos, estar na Universidade é ver um sonho se tornando real. O desejo do estudante é se tornar um grande professor, compartilhar o conhecimento e fazer a diferença na vida da comunidade.

Por isso, para o estudante de Artes Visuais é tão importante continuar a sua formação, mesmo no momento atual: embora não seja fácil, é necessário. “Estudar em tempos de pandemia tem sido muito desafiador, desde procurar materiais pedagógicos quanto ter um livro em mãos. A adaptação às aulas remotas também foi desafiadora, mas pudemos contar com ensino de qualidade, com o professor se fazendo presente da maneira que o momento permite. Foi um presente a Universidade não ter parado de vez as atividades. Meu processo hoje é de vitória, de terminar meu curso e ser um excelente profissional da educação”, afirma.

Para Maicon, ser estudante universitário é um privilégio. E ele não deixa as oportunidades passarem. “A universidade é um lugar que todos deveriam estar de alguma forma. Aqui na Unesc, procuro explorar os lugares e as oportunidades”.

Busca pelo desenvolvimento

A busca pelo desenvolvimento pessoal através do conhecimento, é uma das molas propulsoras para Gabrielle Cardoso Machado, 20 anos. A acadêmica da quinta fase do curso de Administração tem claro que o conhecimento é a base para tomar decisões e ações na profissão e por isso, a importância dos estudos, inclusive nesse momento. “Meu maior desafio foi me adaptar a esta nova realidade, e definir uma nova rotina de estudos, mas acredito que todo o mundo teve que adaptar basicamente tudo a uma nova forma de vida. Eu acredito que temos que olhar de forma empática todas as ações que as pessoas tomaram frente a esta situação. Eu mesma fiz uma autorreflexão sobre diversos pontos e acredito que tudo é uma questão de definição de prioridades. Temos que definir o que vamos fazer primeiro e o que vamos deixar para depois”, comenta.

Para ela, a Universidade é um espaço importante de convívio e de construção. “Sempre me dei bem não somente com meus colegas acadêmicos mas também me envolvo com o movimento estudantil dentro do meu curso, fazendo parte do CA, e dessa forma consigo trazer a necessidade dos alunos para a docência. Sempre fui ouvida e bem atendida. No meu caso, ser aluno Unesc é sempre buscar o melhor, de todas as formas”.

A estudante do curso de Administração também acredita no crescimento individual por meio da convivência com o coletivo. Tanto é que para Gabrielle, a oportunidade de ter contato com tantas pessoas que a Universidade proporciona deve ser aproveitada. “Acredito que compartilhar conhecimento com pessoas que vivenciam a rotina acadêmica comigo trazem novas percepções para as minhas visões de mundo. Pessoas diferentes, com experiências diferentes debatendo um mesmo tema faz com que eu reflita a minha própria opinião sobre a realidade, e dessa forma, consigo definir por algo que encaixe melhor”.

Mente aberta


“Ser estudante é estar disposto a aprender, não só na educação formal, mas com relação à vida”. Assim o aluno da quarta fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos, Samuel José Alves da Silva, de 20 anos, se define no processo formativo. Segundo ele, estar na Universidade abriu a sua mente e o fez ver e avaliar situações de outras maneiras. “Além de querer aprender é preciso estar disposto a isso. Aqui na Unesc, aprendo muito não só com professores. As pessoas que estão no ambiente acadêmico estão mais centradas e querem um futuro e algo bom para si”, ressalta.

Sobre ser estudante em um mundo marcado pela pandemia e por grandes mudanças na atualidade, Samuel confessa que não está sendo das tarefas mais fáceis, especialmente por sentir falta do contato com as pessoas e ter que se adequar ao estudo longe das salas de aula onde há interação maior entre professor e alunos. “Tive que abrir minha mente e criar novos métodos para aprender. Mas sou criativo e também busquei software e aplicativos para auxiliar nesse período”, comenta.

É Samuel,e você não está sozinho nesse “novo normal”! Você, a Gabriela, o Maicon, a Gabrielle e todos os estudantes da Unesc estão dando um show quando o assunto é seguir firme na jornada pelo conhecimento, apesar de todos os desafios. A Unesc se orgulha demais de ter vocês nesta caminhada!  

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2020 às 07:30
Compartilhar Comente

Design em destaque no “Webinar das profissões”

Design em destaque no “Webinar das profissões”
Proposta da Unesc Araranguá oportuniza conhecer mais sobre a vida acadêmica e profissional da área de interesse do participante (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Um bate papo sobre o mundo e as possibilidade do Design marcou o segundo dia do “Webinar das profissões”, uma proposta da Unesc Araranguá que oportuniza conhecer mais sobre a vida acadêmica e profissional na área. Realizado na noite desta terça-feira (11/8), o momento teve a mediação do coordenador e da coordenadora adjunta do curso do Design da Unesc, João Luis Rieth e Bárbara Alváres, e do coordenador dos cursos técnicos da Universidade, Haron Fabre

“Esse é um evento que temos realizado para apresentar todas as possibilidades que existem no rico portfólio da Unesc Araranguá. São possibilidades em cursos EaD (Ensino a Distância), de graduação semipresencial e ensino técnico”, destaca a diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza 

Com o tema  “Design: Por Que?”, as três autoridades no assunto trouxeram aspectos de relevância do segmento na região do Sul de Santa Catarina, e fizeram um resgate sobre a trajetória da área no mundo e na Universidade - saiba mais sobre os dez anos do curso da Universidade clicando aqui. 

Conforme Bárbara, o mercado conta com inúmeras oportunidades, para quem quer atuar em uma organização ou empreender. “Existe uma necessidade de um profissional deste segmento em todas as organizações, e isso já começa a ser percebido”, destaca. 

Já Fabre chama atenção para o Design ser uma profissão voltado para a pessoa. “Hoje tem-se uma grande importância para a empatia. Projetos e produções são pensados para o indivíduo, e este aspecto tem chamado cada vez mais atenção, abrindo novos espaços para o Design”, frisa. 

Outro foco do diálogo também foi a área explorada pelos curso de graduação Design de Experiência e de Serviços e Design de Interiores - tecnológicos, oferecidos pela Unesc Araranguá e que apresenta um conceito único e inovador. “São áreas que têm crescido bastante e se completam. Todo produto necessita de um serviço, como, por exemplo, um piso que deve ser assentado. Existe uma versatilidade e oportunidades cada vez mais aparentes no mundo do Design”, explica Rieth.

Oportunidades na Unesc Araranguá

Também em destaque, os 21 cursos técnicos da Universidade foram apresentados. São formações em curto prazo e grandes resultados, com formações pensadas de acordo com a necessidade da região. A Unesc Araranguá também conta com oportunidades de graduação semipresencial e EaD, todos com a excelência de uma Universidade avaliada com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação) 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2020 às 20:45
Compartilhar Comente