Design

Estudantes da Unesc colam grau em cerimônia especial

Estudantes da Unesc colam grau em cerimônia especial
Momentos foram presididos pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta (Foto: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

A Unesc formou nesta quinta-feira (18/6) 58 estudantes, em cerimônia virtual. Com direito a momentos de uma cerimônia tradicional, como juramentos, outorgas de grau e a presença de pessoas que foram especiais durante a trajetória acadêmica de cada um, como paraninfos e convidados, colaram grau estudantes de Administração, Comércio Exterior, Direito, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Nutrição.



As solenidades foram realizadas em dois momentos, presididas pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, e registradas pela Unesc TV. “É uma honra participar deste momento, e ficam aqui nossos agradecimentos pela dedicação de todos à nossa Universidade. A parti de hoje, eles estarão em um seleto grupo de formados no ensino superior. Portanto, não devem subestimar seus talentos, trabalhar duro, lutar pelo desenvolvimento social, tecnológico e da saúde de nosso país, respeitando sempre as diferenças. Certamente terão seus sucessos”, afirma.

As cerimônias foram divididas por áreas do conhecimento, possibilitando que amigos e familiares de cada aluno presente compartilhasse este momento: às 15 horas a transmissão registrou mais de 250 pessoas. Já às 17h30 foram mais de 650 visualizações.

Formaturas de junho

Até a data, já colaram grau estudantes de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Administração, Comercio Exterior, Direito, Tecnológicos, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design – ênfase em projeto de produtor, Engenharias, Fisioterapia e Tecnologia em Design de Moda. No dia 24 de junho, às 14 horas, será a vez de acadêmicos de Enfermagem e Fisioterapia colarem grau.

A Unesc instituiu normas sobre cerimônias de colação de grau durante o período de isolamento social. O concluinte poderá optar pela cerimônia em sessão solene mediada por tecnologia, mediante solicitação por escrito com cinco dias de antecedência. Na formatura virtual, que terá a mesma formalidade da cerimônia solene e pública, o concluinte prestará juramento e receberá a outorga em data, horário e local designado.

O momento poderá ser realizado com a presença de mais de um curso de graduação, obedecendo-se aos critérios de agrupamento por área de conhecimento e com caráter público e acadêmico, garantindo a participação, em igualdade de condições, de todos os alunos concluintes, com traje oficial para o período de isolamento -  social ou passeio completo. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de junho de 2020 às 18:29
Compartilhar Comente

Criatividade na busca de soluções em tempos de pandemia

Criatividade na busca de soluções em tempos de pandemia
Adaptador para abrir maçanetas e apertar botões foi um dos produtos desenvolvidos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os acadêmicos do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, foram desafiados a usar a criatividade para buscar soluções que colaborem com a resolução de problemas reais causados pela Covid-19. O desafio “O Design na pandemia”, propôs que os alunos pensassem e criassem soluções nos níveis formal, funcional, técnico, estético e operativo, no que se refere às mudanças de hábitos e a não contaminação entre as pessoas.

O desafio foi idealizado pelo Colegiado do curso de Design e contou com o apoio da Pró-Reitoria Acadêmica e da empresa Ostec – Segurança digital de resultados. As criações foram avaliadas por um júri constituído por quatro professores da Universidade e um representante da Ostec.

Segundo o coordenador do curso, João Luis Rieth, a proposta foi oportunizar aos acadêmicos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos no curso, além de incentivar a pesquisa e o encontro de soluções úteis para a realidade das pessoas, especialmente no momento atual.

Parcerias com outros cursos

Rieth conta que um dos requisitos do desafio foi que as equipes tivessem, além de aluno de Design, estudantes de outros cursos da Unesc, com o objetivo de proporcionar um trabalho multidisciplinar e com diferentes visões.

E foi por ângulos diferentes que a aluna da sétima fase de Design Tamires Barbosa da Silva e acadêmicas do curso de Fisioterapia avaliaram a realidade atual de pandemia, buscaram inspirações, pensaram e desenvolveram três produtos. Pelo trabalho realizado, Tamires e as estudantes de Fisioterapia Suelen Barbosa da Silva Verginio, Pietra de Souza Trombim e Taís Sparremberger Justo receberão Menção Honrosa do curso de Design, da Pró-Reitoria Acadêmica e da Ostec em data a ser confirmada.

A acadêmica de Design lembra que neste momento, muitas pessoas estão perdendo os seus entes queridos e que mudanças de hábitos são necessárias. “Sabemos na pele o quanto mudar hábitos é difícil, mas o nosso pensamento ao desenvolver os produtos foi o de facilitar e trazer mais conforto para as pessoas. Conseguindo contribuir com alguma porcentagem já estaremos muito satisfeitas. Quem sabe isso incentive outras pessoas a contribuírem também”, afirma Tamires.

Conheça os projetos

Desenvolvidos por Tamires e Suelen

Free Touch – um adaptador para abrir maçanetas e apertar botões sem que a pessoa tenha contato com as superfícies que possam estar infectadas. Ele também funciona como chaveiro. Produção por meio de impressora 3D.

Adaptador para máscara – tem o objetivo de amenizar os problemas causados por máscaras que ficam pequenas ou grandes e trazer um conforto maior ao usuário. O adaptador consiste em duas peças que podem ser produzidas na impressora 3D e é colocado na parte de trás da cabeça, com as alças da máscara apoiadas sobre ele, podendo ser regulado em tamanhos variados dentro de 12 a 20,5 cm.

Desenvolvido por Tamires, Suelen, Pietra e Taís

Safe Box – caixa hospitalar anti-gotículas e anti-aerossóis com o objetivo de minimizar as possibilidade de transmissão do coronavírus durante procedimentos médicos como a traqueostomia. A caixa protege o profissional ao longo do atendimento ao paciente. A caixa é transparente com a possibilidade de isolar por completo. Possui os quatro lados fechados ou apenas três, dependendo da necessidade, com duas portas laterais para auxiliadores, que também podem estar fechadas ou abertas. Feita em acrílico.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de junho de 2020 às 11:08
Compartilhar Comente