Design

A relação do design com a natureza e suas formas é tema de palestra online

A relação do design com a natureza e suas formas é tema de palestra online
Curso de Design da Unesc promoveu encontro virtual com o pós-doutor Amilton Arruda (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O olhar diferenciado para os organismos vivos e o despertar de novas estratégias para diferentes negócios a partir de tais análises foi o assunto que norteou a palestra online promovida pelo curso de Design de Produto da Unesc, na noite desta terça-feira (26/5). Ministrada pelo pós-doutor Amilton Arruda, a ação contou com o compartilhamento de conhecimento em torno da temática que também envolve o livro Biônica e Design, publicação que agrega a pesquisas de mais de 30 profissionais e pesquisadores designers, arquitetos, engenheiros e biólogos de instituições espalhadas pelo mundo, entre eles o coordenador do curso, João Rieth.

Além de mostrar exemplos de pesquisas que integram o livro, Arruda apontou aos participantes suas percepções sobre algumas ferramentas de estudo de elementos naturais. Conforme o professor, a temática, presente na vida humana desde os primórdios, é cada vez mais atual. “A biônica, ou biomimética, é citada pela revista Forbes entre as cinco tendências tecnológicas do momento. Esse olhar diferenciado para os organismos vivos é o que tem despertado novas estratégias nos mais variados negócios. A imitação da vida, do ser vivo, é completa e faz parte da busca de soluções mais adequadas as situações”, afirmou.

O encontro foi mediado pelo professor do curso de Design, Giovani Simão De Luca, e contou com a participação e contribuição do coordenador João Luis Rieth. Além de professores e acadêmicos, a transmissão foi acompanhada ainda por profissionais de diferentes países envolvidos na elaboração do livro.

Conforme Rieth, foi uma honra poder receber, mesmo que de forma virtual, o palestrante para compartilhar conhecimentos tão ricos. “Nossa programação era de que, ainda em março, o colega Amilton estivesse aqui na Unesc e participasse da Aula Inaugural do curso com essa palestra e com o lançamento do livro. Infelizmente tivemos de cancelar o evento por conta situação imposta pela pandemia, mas não deixamos de aprender com ele”, comentou.

A temática, para o professor, é importante para levantar a reflexão acerca do contato humano com o meio ambiente. “Refletir sobre a relação da natureza com o Design significa considerar as premissas básicas de sustentabilidade e o uso das matérias primas de forma inteligente e racional, sem prejuízos ao meio”, enfatizou.

Campanha para valorização da obra

Para superar o desafio enfrentado com a chegada da Covid-19 pouco antes da data prevista para o lançamento da obra Biônica e Design, o autor, coautores e suas instituições de ensino espalhadas pelo mundo estão engajados em uma campanha pela valorização e fortalecimento do material.

Ao adquirir o livro, a participação na campanha é recompensada com um exemplar assinado pelo protagonista da obra, Carmelo Di Bartolo, e pelo autor, Amilton Arruda. As unidades especiais contêm a marca exclusiva Ex-libris de Di Bartolo cunhada em baixo-relevo. Após o fechamento das vendas, o apoiador recebe seu produto em casa sem nenhum custo adicional. Clique aqui.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2020 às 20:52
Compartilhar Comente

Evento do curso de Design da Unesc promove livro colaborativo de autores de todo o mundo

Evento do curso de Design da Unesc promove livro colaborativo de autores de todo o mundo
Obra é resultado do trabalho de pós-doutorado de Amilton Arruda, que liderou as pesquisas (Foto: Imagem da internet) Mais imagens

A natureza como ferramenta para inovação tecnológica. Este será o tema da palestra “Biônica + Design”, promovido pelo curso de Design – ênfase em projeto da Unesc. O encontro está marcado para a próxima terça-feira (26/5), via web conferência, e apresentará pesquisas de mais de 30 profissionais e pesquisadores designers, arquitetos, engenheiros e biólogos de instituições espalhadas pelo mundo, liderados pelo pós-doutor Amilton Arruda. O trabalho foi concretizado em um livro, que leva o mesmo nome do evento. 

O coordenador do curso de Design da Unesc, professor João Rieth, foi um dos coautores. Ele explica que biônica é uma ciência sustentável que aplica conhecimentos de biologia na solução de problemas de engenharia e design, e reafirma ainda a importância de abordar o assunto neste momento. “Refletir sobre a relação da natureza com o Design significa considerar as premissas básicas de sustentabilidade e o uso das matérias primas de forma inteligente e racional, sem prejuízos ao meio ambiente”, enfatiza.

As pesquisas foram realizadas durante o pós-doutorado de Arruda, realizado em Portugal. O autor integra o departamento de Design e do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), e explica que a obra registra os ensinamentos do professor Carmelo Di Bartolo, designer italiano, fundador e ex-diretor Cried (Centro de inteligência, inovação, pesquisas avançadas e desenvolvimento), ex-diretor do IED (Instituto Europeu de Design) e fundador do Design Innovation. Bartolo também foi um dos pioneiros no mundo em estudos da biônica aplicada a processos avançados de design. 

Campanha para valorização da obra

Frente à pandemia da Covid-19, o lançamento da obra foi prejudicado. Para superar este desafio, autor, coautores e suas instituições de ensino espalhadas pelo mundo estão engajados em uma campanha pela valorização e fortalecimento da obra.
 
Ao adquirir o livro, a participação na campanha é recompensada com um exemplar assinado pelo protagonista da obra, Carmelo Di Bartolo, e pelo autor, Amilton Arruda. As unidades especiais contem a marca exclusiva Ex-libris de Di Bartolo cunhada em baixo-relevo. Após o fechamento das vendas, o apoiador recebe seu produto em casa sem nenhum custo adicional. Clique aqui. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de maio de 2020 às 20:26
Compartilhar Comente

Desafio acadêmico proposto pelo curso de Design promove palestra virtual com doutor Vítor Benincá

Desafio acadêmico proposto pelo curso de Design promove palestra virtual com doutor Vítor Benincá
Objetivo é pensar em soluções assertivas para o momento de pandemia (Imagem: Arquivo pessoal) Mais imagens

Há mais de dois meses, os estudantes da Unesc estão construindo coletivamente soluções acadêmicas para o cenário imposto pelo coronavírus. Em um novo projeto, os alunos engajados no desafio intitulado “O Design na pandemia” terão um momento especial para potencializar suas ideias, diante da realidade de saúde no Sul de Santa Catarina.

A live com o doutor Vítor Benincá, aberta ao público e mediada por professores do curso de Design, ocorre nesta sexta-feira (22/5), a partir das 19h30. “A proposta é esclarecer assuntos relacionados aos possíveis novos produtos domésticos ou profissionais para combater a disseminação do vírus. O momento será aberto a todos os cursos e com possível interação, para sanar dúvidas”, explica o professor e coordenador do curso, João Luis Rieth.

Atualmente Benincá é professor na pós-graduação da Unesc e médico da Unimed (Confederação Nacional das Cooperativas Médicas) e do Hospital São João Batista. O profissional é fundador da Associação Brasileira de Emergência seccional Santa Catarina.

O desafio acadêmico

A proposta “O Design na pandemia” tem fomentado o potencial criativo dos alunos, nos níveis formal, funcional, técnico, estético e operativo, no que se refere às mudanças de hábitos e a não contaminação entre as pessoas. A ideia, construída pelo Colegiado do Curso de Design - ênfase em projetos de produtos, com apoio da Pró-reitora Acadêmica e da empresa Ostec - segurança digital de resultados, coloca o Design e a tecnologia presentes na Instituição como aliados da área médica e de valorosa contribuição no combate às doenças infectocontagiosas.

As criações serão avaliadas por um júri constituído por quatro professores da Instituição e um representante da empresa Ostec. Após o desafio, existe a possibilidade dos projetos participantes comporem uma exposição no campus, e até serem levados às escolas de Criciúma e região Sul de Santa Catarina, como forma de difundir os resultados e o potencial evidenciado.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de maio de 2020 às 16:31
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc são desafiados a usar da criatividade na luta contra o coronavírus

Estudantes da Unesc são desafiados a usar da criatividade na luta contra o coronavírus
Proposta do curso de Design - ênfase em projetos de produtos tem foco em potencialidades presentes na rotina da pandemia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes da Unesc estão sendo desafiados a usar o potencial criativo na busca por soluções diante do cenário imposto pelo coronavírus. Intitulado “O Design na pandemia”, o desafio propõe a resolução de problemas reais nos níveis formal, funcional, técnico, estético e operativo, no que se refere às mudanças de hábitos e a não contaminação entre as pessoas. A inscrição e entrega do projeto devem ser realizadas até o dia 31 de maio, no e-mail design@unesc.net.

A proposta, idealizada pelo Colegiado do Curso de Design - ênfase em projetos de produtos, com apoio da Pró-reitora Acadêmica e da empresa Ostec - segurança digital de resultados, coloca o Design e a tecnologia presentes na Instituição como aliados da área médica e de valorosa contribuição no combate às doenças infectocontagiosas. 

Segundo o coordenador do curso, João Luis Rieth, “O Design na pandemia” foi construído por professores da graduação, diante de exemplos já concretizados, como a impressão 3D, usada para criação de próteses personalizadas e acessíveis; impressão de ferramentas cirúrgicas; personalização de pílulas, e outros trabalhos.

Para contribuir com ideias criativas, participando do desafio, o estudante deve estar com matrícula ativa em qualquer curso da Universidade. A participação pede que ao menos um dos integrantes do grupo seja aluno do curso propositor. “O objetivo é pensar o problema sob vários ângulos diferentes, para estimular novas ideias e aproximar a cultura do Design dos demais cursos da Universidade”, afirma Rieth.

As criações serão avaliadas por um júri constituído por quatro professores da Instituição e um representante da empresa Ostec. Após o desafio, existe a possibilidade dos projetos participantes comportem uma exposição no campus, e até serem levados às escolas de Criciúma e região Sul de Santa Catarina, como forma de difundir os resultados e o potencial evidenciado. 

Todos os participantes receberão certificados de participação. Para saber mais acesse o edital. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de maio de 2020 às 16:21
Compartilhar Comente