Design

Novos arquitetos, designers e engenheiros celebram conquista da graduação

Novos arquitetos, designers e engenheiros celebram conquista da graduação
Cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso ocorreu na noite deste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“O ano de 2020, especialmente a noite de hoje, ficará eternizado na trajetória de cada um de vocês que estão concretizando um sonho. Tenho certeza de que vocês são vencedores e não chegaram aqui sozinhos. Essa conquista também é da família e dos amigos que estão aqui hoje e estiveram ao seu lado”. As palavras foram ditas na noite deste sábado (7/3) pelo professor da Unesc, Evânio Nicoleit, paraninfo dos 84 graduandos dos cursos da área de Ciências, Engenharias e Tecnologias da Unesc, que receberam o certificado de conclusão do ensino superior, durante colação de grau festiva.

As palavras do professor fizeram todo o sentido para os familiares dos graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design – ênfase em Projeto de Produtos, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química que participaram da solenidade.

Pessoas como Mirela Galli Fereira, que não conteve as lágrimas no momento em que abraçou a filha, Renata, após receber o canudo do curso de Arquitetura e Urbanismo. “É o primeiro filho que se forma e a vitória é da família inteira. Estivemos ao lado dela dando forças enquanto ela se dedicava aos estudos. Vimos as noites em claro e o quanto ela abdicou de momentos de diversão para focar na formação dela”, comenta a mãe orgulhosa. "É um dia muito especial. Nunca vou esquecer isso tudo", complementa Renata enquanto enxuga as lágrimas.

Emocionado também estava o coordenador adjunto do curso de Engenharia Civil, Márcio Vito, que teve a oportunidade de entregar o canudo ao filho, Bruno. “Além de estar muito feliz pelos meus alunos, pelos quais tenho um carinho muito grande, estou aqui hoje também vivenciando a conquista do meu filho”, comenta.

A cerimônia foi presidida pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, que lembrou que os 84 recém-formados fazem parte de uma pequena parte da população brasileira que possui curso superior, 14%. “Vocês são pedras raras em fase de lapidação. São diferenciados e desejo que aproveitem com sabedoria tudo o que aprenderam no meio acadêmico. Vocês são parte da Unesc, uma universidade comprometida com a comunidade e por isso, não esqueçam que como profissionais, vocês também têm um importante papel social. Parabéns por esta conquista e sejam muito felizes. A Unesc estará sempre de braços abertos para cada um de vocês!”, afirmou.  

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de março de 2020 às 23:11
Compartilhar Comente

Alunos do curso de Design da Unesc participam do concurso Melissa / Next Brasil

Alunos do curso de Design da Unesc participam do concurso Melissa / Next Brasil
Representantes da marca no Sul catarinense conversaram com acadêmicos e professores neste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os estudantes do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc estão prestes a participar de um novo desafio. Desta vez, os acadêmicos da Universidade irão criar o projeto de calçado inovador para a Melissa, marca brasileira presente em mais de 80 países e referência quando o assunto é conceito e moda.

Na manhã deste sábado (7/3), representantes dos Clubes Melissa de Criciúma e Tubarão estiveram na Unesc para um encontro com acadêmicos e professores do curso de Design, para apresentar a marca e convidar oficialmente os estudantes da Unesc a participarem do Melissa / Next, um concurso que dá a chance para pessoas criarem um produto exclusivo em colaboração com a Melissa. A primeira edição do concurso ocorreu em 2018 no Reino Unido e agora o foco dele está no Brasil e em estudantes dos cursos de Design de Produtos e de Moda.

As inscrições para o Melissa / Next iniciarão dia 9 de março e a divulgação do vencedor será em 15 de abril. O ganhador será escolhido também por meio de votação popular. Além de ter um produto em colaboração com a Melissa, o vencedor ganhará uma viagem de sete dias com despesas pagas pra Londres e receberá royalties através da collab.

A representante do Clube Melissa regional (Criciúma e Tubarão), Vitória Boaventura, afirmou que a marca, com 40 anos de vida, tem como pilares “moda, arte e design”, sem esquecer que as pessoas são o principal motivo do trabalho da empresa. Ela apresentou também o modo Melissa de desenvolver os produtos, buscando sempre collabs com artistas, designers e fashionistas, independentemente de serem nomes famosos ou não. “Somos hoje a segunda maior franquia de calçados do Brasil e estamos aqui para convidar vocês a participarem do concurso e aproveitarem esta oportunidade de construir um modelo e imprimir uma marca nele. Acreditamos muito no potencial criativo de cada um. Então busquem referências, se inspirem em alguém e coloquem algo de vocês neste produto”, afirma Vitória.

Os participantes do concurso poderão criar modelo de sapato, chinelo ou sandália. Segundo a representante do Clube Melissa de Criciúma, Jéssica Moretti, hoje no Brasil existem mais de 30 clubes oficiais da marca, pontos que comercializam os produtos, foram os pontos de venda espalhados por mais de 80 países. “Imaginem o quanto o modelo escolhido vai ser visto e a visibilidade que o criador terá. Ele vai ser vendido e o vencedor do concurso receberá os royalties”, comenta.

Os acadêmicos irão realizar uma visita à loja de Criciúma. A possibilidade de uma visita técnica ou o contato com a direção criativa da marca também foram levantadas. Ao final do encontro, Vitória e Jéssica sortearam dois vales compras entre os estudantes.

Ampliação de conhecimento

O encontro contou ainda com uma aula sobre processo produtivo na indústria de calçado, com o professor do curso de Engenharia de Materiais da Unesc, Ramon Mezari, que explicou os processos industriais e levantou o desafio de aliar design, durabilidade e conforte nas peças.

A acadêmica da terceira fase do curso de Design, Bruna Machado, considera o concurso uma oportunidade especial para os futuros profissionais da área. “Acho muito interessante esse conceito da marca, como se posicionam e, inclusive, tenho algumas Melissas. Esse desafio de criar um produto em collab com eles vai ser uma experiência bem interessante”.  

Para o coordenador do curso, João Rieth, o concurso será uma possibilidade de os alunos colocarem em prática os conceitos do design de produto e serem desafiados a colocar os seus conhecimentos e buscarem novos para criar um produto que tenha informação de moda, design e possa ser consumido por um público amplo, já que a ideia é que, no caso do calçado, o modelo possa ser produzido até a numeração 44.  

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de março de 2020 às 13:06
Compartilhar Comente