Design

Curso de Design da Unesc firma novas parcerias com empresas da região

Curso de Design da Unesc firma novas parcerias com empresas da região
Projetos ocorrerão com fabricantes de botas e insumos para a cerâmica (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc voltarão às aulas nesta quarta-feira (26/2) com uma série de novidades. Atualização da matriz curricular, criação do núcleo Indústria Criativa e novas parcerias com empresas da região. As mais recentes boas novas do curso vieram na última semana, com a formalização de parcerias com indústrias para a realização de desafios com acadêmicos da Unesc.

A partir deste semestre, os alunos da terceira fase irão desenvolver um projeto para sapatos funcionais, que será apresentado para a Innovare Protection (Innpro), de Meleiro. A empresa é a única fabricante de botas de PVC em Santa Catarina e fornece produtos para a indústria alimentícia, agricultura, construção civil, indústria em geral, mineração e pesca.

Já os acadêmicos da quinta fase de Design da Unesc, irão desenvolver neste semestre a concepção de revestimentos cerâmicos sob a ótica dos fornecedores Smalglass e Icon e da empresa Duratex.

Para o coordenador do curso, João Rieth, as parcerias vêm agregar ao trabalho que o curso já realiza na formação de novos designers e estreitar ainda mais os laços do Design Unesc com o mercado. “As parcerias geram uma importante experiência projetual. Vamos nos aprofundar em novos segmentos ainda não abordados, como os EPIs e trabalhar com experiências reais. Os desafios permitirão aos acadêmicos uma melhor compreensão da aplicação das metodologias projetuais do design”, afirma.

As matrículas para o curso de Design podem ser feitas até o dia 16 de março, na Central do Estudante (Centac). Mais informações, podem ser obtidas com o Setor Comercial da Universidade, pelo telefone (48) 3431-4500.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de fevereiro de 2020 às 11:28
Compartilhar Comente

Curso de Design presta homenagem à memória de Danielle

Curso de Design presta homenagem à memória de Danielle
Data marca o aniversário da egressa, que faleceu no início do ano (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A memória da egressa Danielle Oliveira, do curso de Design da Unesc, foi eternizada na noite desta quarta-feira (19/2). A homenagem foi proposta com uma nova vida, o plantio de uma arvore Ipê em frente ao Centro de Design. O ato, realizado no dia que marcaria o aniversário de Danielle, teve a presença de amigos, professores e estudantes.

Segundo o coordenador de Design, João Luis Silva Rieth, a egressa é lembrada com carinhos na Universidade. “Foi uma menina doce, dedicada e engajada. Guerreira, se propôs a finalizar sua graduação durante o tratamento e com muito empenho apresentou seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)”, contou.

Já Vitória Hahn, colega de Danielle durante a graduação, sempre lembrará da amiga pelo seu jeito de ser. “Quando recordamos logo nos vem seu sorriso. Era uma menina alegre, sua alma era pura e incomparável. Sempre lembraremos dela por seu jeito amável e preocupado com o próximo”, afirmou.

Danielle, natural de Três Cachoeiras, faleceu em dezembro de 2019, oito meses depois de concluir o curso.

A escolha do Ipê foi feita por suas características únicas. A árvore crescerá forte, podendo chegar aos 35 metros de altura, e poderá estar presente durante um século. Considerada a flor nacional, floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco. Elas caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor. 

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de fevereiro de 2020 às 19:21
Compartilhar Comente

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc
cerimônia de Colação de Grau Especial lotou Auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira (13/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao ter o grau de bacharel em Ciência da Computação outorgado pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, Ana Cleusia Saldanha dos Santos viu um filme passar em sua mente. Ela, que assim como dezenas de colegas saiu de Angola em busca da realização de um sonho no Brasil, teve um de seus mais profundos desejos realizados na noite desta quinta-feira (13/2)  na cerimônia de Colação de Grau Especial no Auditório Ruy Hülse.

A noite marcou a transformação de acadêmicos para bacharéis de mais de 70 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental  e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais. Os formandos da noite foram prestigiados por familiares e amigos que lotaram o espaço e vibraram com as suas conquistas.

O significado de receber o certificado que marca a conquista da graduação, para Ana, lhe remete a um sentimento que descreve como “gratidão sem limites”. A bacharel chegou ao Brasil em 2014 e, conforme ela, desde então encarou duras batalhas para realizar o sonho de formar-se na faculdade. “Foi uma luta muito, muito árdua. O fato de estar esse tempo todo longe de meus pais que ficaram em Angola e agora celebrar essa conquista sem eles corta meu coração, mas é tudo em busca de um sonho mesmo. Faltam palavras para descrever a emoção dessa conquista”, descreve.

Ao longo da graduação Ana participou ativamente de projetos de Extensão da Unesc e, com eles, ganhou uma bagagem profissional ainda mais extensa. “Trabalhei, além dos estágios em escolas da região, com o projeto Informática para a Terceira Idade. Essa experiência foi maravilhosa e me fez perceber o que eu quero daqui para frente, que é estar em sala de aula”, destaca a profissional que vê no feedback do aprendizado dos alunos a recompensa pelo bom trabalho.

Os projetos para o futuro, conforme Ana, são de compartilhar muito conhecimento, mas dessa vez no seu país de origem. “Pretendo ir em busca de uma oportunidade de cursar um mestrado para me capacitar ainda mais e depois voltar para a Angola para ensinar e ainda trabalhar em projetos de empreendedorismo e tecnologia”, planeja.

Confira um dos vídeos da Unesc TV, gravado ainda em 2018, que mostra a participação de Ana no projeto de Extensão:

Homenagem ao melhor desempenho do curso de Design

Durante a cerimônia de Colação de Grau Especial a diretora da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Maria Julita Volpato Gomes, representando o presidente da entidade empresarial, Moacir Dagostin, entregou um certificado de honra ao mérito parabenizando e reconhecendo a formanda Licéia Edileine Kleischmidt com o melhor desempenho acadêmico durante o curso de Design.

“A Acic é parceria do curso de Design da Unesc desde a sua implantação, inclusive com carta de recomendação. O curso é de extrema importância para toda a região uma vez que os profissionais desta área agregam maior valor aos produtos das empresas. Tivemos também a grata satisfação nesta noite de ter um profissional do nosso quadro de colaboradores da entidade entre os formandos”, destaca a diretora Maria Julita Volpato Gomes. “A entidade tem feito diversos movimentos para aproximar o setor produtivo com as instituições de ensino, um deles foi realizado no ano passado quando recebemos na nossa galeria de arte os trabalhos dos acadêmicos de design das entidades da cidade”, acrescenta.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 22:19
Compartilhar Comente

Curso de Design apresenta atualização de matriz curricular e novas parcerias com empresas da região

Curso de Design apresenta atualização de matriz curricular e novas parcerias com empresas da região
Durante graduação, alunos participam de projetos que trabalham criatividade e conhecimento técnico (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc inicia 2020 repaginado. Os acadêmicos poderão vivenciar novas experiências e agregar ainda mais conhecimento em seu processo de formação. As novidades giram em torno da atualização da matriz curricular, que ganhou novas disciplinas para a aproximação cada vez maior com o mercado e com cursos de áreas afins da Universidade. Além disso, o Design ampliará as parcerias com o setor produtivo, dando ainda mais oportunidades de projetos que trabalham a criatividade e o conhecimento técnico.

A partir do primeiro semestre de 2020, os calouros e veteranos do curso vão participar do núcleo Indústria Criativa, que tem como objetivo conciliar a flexibilidade com a excelência na formação profissional. Por meio de ações e aulas diferenciadas, ela irá trabalhar a capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando domínio de técnicas e de processo de criação; o conhecimento do setor produtivo, visão do mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias abrangendo mobiliário, confecção, calçados, joias, cerâmicas, embalagens, artefatos de qualquer natureza, traços culturais da sociedade, softwares e outras manifestações regionais.

Além disso, na Indústria Criativa, os acadêmicos irão desenvolver pesquisa científica e tecnológica objetivando a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual. A nova matriz curricular agregou disciplinas como “História e Estética do Design”, “Composição Gráfica”, “Imagens Digitais”, “Arte, Design e Sociedade”, “Criatividade e Fundamentos da Comunicação Visual”, “Biônica e Ecodesign”, “Branding”, “UX Experiência do Usuário” e “Design Social”. E traz ainda outra novidade: a interação dos cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos e de Artes Visuais, com os acadêmicos e professores dos dois cursos interagindo em espaços como salas de aula e laboratórios.

O curso, com oito anos de vida, já havia passado por adequações em sua matriz em 2015 e 2017. Em 2018, o processo de criação da nova matriz teve início e contou com a participação de estudantes e professores. Com a atualização, a partir de 2020, o curso se tornou mais atrativo economicamente. Segundo o coordenador do curso de Design, João Rieth, o novo projeto parte da observação das mudanças do mercado e das carreiras e do feedback das empresas, incluindo as que o curso tem parceria na realização de projetos e desafios aos acadêmicos.

“Percebemos a ampliação da área de atuação do profissional e construímos coletivamente, uma matriz curricular mais flexível e atual, propondo uma integração entre os cursos de Design e Artes Visuais e com disciplinas nas áreas de artes e gráfica. O foco continuará sendo design de produtos, mas o profissional formado pela Unesc terá uma abordagem mais ampla, incluindo a comunicação visual e os recursos digitais”, afirma Rieth.

Parcerias fortalecidas e ampliadas


Um dos diferenciais do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc são as parcerias com empresas de diversos segmentos da indústria, o que possibilita novas experiências e aprendizados aos acadêmicos – além de oportunidades de estágio nas empresas.

A parceria mais antiga do curso começou há sete anos com a Ceusa Revestimentos Cerâmicos – hoje pertencente ao Grupo Duratex – para a realização do projeto Talentos. Nele, os acadêmicos da Unesc são desafiados a criarem um projeto inovador na área de cerâmica. Além desta área, ao longo dos oito anos de vida, o curso da Unesc já deu oportunidade aos seus alunos de participarem de concursos nacionais e internacionais e desafios propostos por empresas que desenvolvem produtos como embalagem, calçados e móveis, além de cooperativas de agricultura familiar e serviços de saúde.

Para 2020, a coordenação do curso já alinhavou novas parcerias com fabricantes de chocolates e de calçados especiais, além da participação das fornecedoras de insumos para o setor cerâmico, Icon e Esmalglass no projeto Talentos. “A participação nos desafios ajuda os acadêmicos a olharem o mercado sob outra ótica e terem uma importante experiência prática. As parcerias geram inovação”, comenta Rieth.

O professor do curso de Design da Unesc, Maico Carlos Vieira é prova do quanto a interlocução entre Universidade e setor produtivo têm benefícios para os envolvidos. Egresso do curso de Artes Visuais da Instituição, Vieira conseguiu uma oportunidade na multinacional Esmalglass, fornecedora de matérias-primas para o setor cerâmico, a partir de uma visita que o seu curso fez à empresa.

Vieira é colaborador da Esmalglass há nove anos e afirma que o contato dos estudantes com empresas de diversos ramos auxilia os acadêmicos a conhecerem a realidade do mercado e a saberem mais sobre as diferentes áreas de atuação do designer de produtos. Além disso, o professor salienta que a possibilidade de os alunos participarem de desafios e realizarem estágios é um diferencial importante para a formação profissional. E profissionais bem preparados e diferenciados é o que o mercado quer.

Experiências internacionais


Na Unesc, os alunos do Design – ênfase em Projeto de Produtos podem ter experiências internacionais, e, inclusive, a dupla titulação. A partir do convênio firmado com a Universidade Nacional de Avellaneda, em 2015, os alunos do curso poderão ter o diploma da universidade brasileira e da instituição argentina. Design é o primeiro curso da Unesc a oferecer a dupla titulação. Dessa maneira, os alunos do curso de Design da Unesc podem cursar dois semestres em Avellaneda e os acadêmicos da instituição da Argentina também podem fazer parte do curso na Unesc. Na universidade argentina, o curso oferecido segue os conceitos básicos das escolas alemãs de Design, de objetividade e de funcionalidade.

Lançamento de livro internacional

O curso de Design vai promover no dia 19 de março, a Aula Inaugural do primeiro semestre de 2020 de uma maneira especial. O evento, que também será aberto a estudantes e profissionais de áreas afins, vai contar com o lançamento do livro “Biônica e Design”. A obra produzida na Itália, conta com a participação de designers e arquitetos de todo o mundo e a Unesc irá abrigar o seu primeiro lançamento no Brasil.

A obra em italiano, conta com 30 relatos de profissionais sobre experiências e estudos relacionados a biônica no design, no Centro de Pesquisas do Instituto Europeu de Design de Milão. Entre os autores do livro, está o coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth.

Gostou das novidades do Design? Venha fazer parte do curso em 2020. Saiba como  

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de fevereiro de 2020 às 14:02
Compartilhar Comente