Design

Galeria de arte da Acic recebe trabalhos dos acadêmicos de design

Galeria de arte da Acic recebe trabalhos dos acadêmicos de design
Exposição fica disponível para visitação até 12 de fevereiro de 2019 (Fotos: Acic) Mais imagens

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) abriu na noite desta terça-feira (11/12) a exposição “O design nos UNE”, reunindo trabalhos dos acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Design de Moda (Senai/Unesc), Design de Produto (Unesc) e Design (Satc).  

O coordenador curso de Design de Produto da Unesc, João Luiz Rieth, destaca a importância desta ação para a aproximação das instituições de ensino com o setor produtivo. “Estar aqui hoje é uma grata experiência. Nosso propósito sempre foi mostrar a produção acadêmica e estreitar o laço com a indústria. Pela nossa experiência sabemos que são dois mundos que precisam se aproximar e a nossa região muito será beneficiada desse resultado. A exposição demonstra a capacidade dessa turma nova que está entrando no mercado de trabalho e mostrando o que sabe fazer”, ressalta.

Usar a serigrafia para auxiliar na interação social de deficientes auditivos foi o estudo desenvolvido pelo acadêmico Everton Torquato da Silva do curso de Design da Satc. A estampa, inserida em camisetas, traz as expressões básicas da língua de sinais. “O design e o profissional de design tem um papel fundamental como agente social. Dei uma função a estamparia, que foi além da estética”, reforça Silva.

“É uma satisfação imensa estarmos aqui compartilhando um pouquinho das competências profissionais que nós formamos, reafirmar o nosso compromisso com a sociedade e, principalmente, integrar ainda mais a educação e a indústria”, completa a coordenadora do curso de Design de Moda Senai/Unesc, Charlene Vicente Amâncio Nunes.

A coordenadora do curso de Design da Satc, Solange Silvério Bianchini, também agradeceu a oportunidade. “Gostaríamos de agradecer o convite para este momento ímpar de mostrar todo o trabalho que é desenvolvido na academia”, sublinha.

Recital de Natal e homenagem

Os alunos do curso de piano do Projeto Cultura Acic também participaram da abertura da exposição com um recital de Natal coordenado pela professora de piano, Deise Godoy Marconi Peres.

A coordenadora do Projeto Cultura Acic, Iara Gaidzinski, também prestou homenagem em nome da entidade empresarial pela morte de Carlinhos Ferreira, na última sexta-feira. Carlos Ferreira foi diretor de eventos da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e criador do Projeto Café Concerto. Carlinhos, como era conhecido, também foi voluntário do Projeto Cultura Acic.

A abertura do evento contou ainda com a presença da pró-reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, e do diretor da Faculdade Satc, Jovani Castelan.

A exposição “O design nos UNE” permanece até o mês de fevereiro de 2019. 

Colaboração: Deize Felisberto - Comunicação Acic

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 12 de dezembro de 2018 às 18:57
Compartilhar Comente

Unesc na mídia

Unesc na mídia
Mais imagens

A união dos cursos de Design - ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, Tecnologia em Design de Moda, da Unesc/Senai e de Design da Satc, resultou na exposição de trabalhos acadêmicos “O Design nos UNE”. A mostra, aberta nesta terça-feira (11/12) ocorre na sede da Acic (Associação Empresarial de Criciúma) e foi tema de uma entrevista no programa Ponto a Ponto, na Rádio Som Maior no dia da abertura do evento.

O coordenador de Design da Unesc, João Rieth, a coordenadora de Design de Moda, Charlene Vicente e a coordenadora de Design da Satc, Solange Silvério, foram entrevistados e falaram sobre o objetivo da mostra, a sua concepção e convidaram o público em geral a prestigiar a exposição, que fica até 12 de fevereiro de 2019.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de dezembro de 2018 às 15:41
Compartilhar Comente

Cursos de Design se unem em exposição na Acic

Cursos de Design se unem em exposição na Acic
Cursos de Design de Moda e Design de Produto da Unesc estarão representados (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

A terça-feira (11/12) será de encontro dos principais trabalhos acadêmicos na área do design em Criciúma. Isso porque as três instituições responsáveis pela formação de profissionais para o mercado estarão reunidas em uma exposição especial na Acic (Associação Empresarial de Criciúma). Estarão representados os cursos de Design de Moda, da Unesc em parceria com o Senai, de Design de Produto, da Unesc, e de Design, da Satc. A exposição, intitulada como “O Design nos Une” terá abertura oficial em evento nesta terça-feira às 20h e ficará disponível para visitação até o dia 12 de fevereiro de 2019.

Conforme o coordenador do curso de Design de Produto da Unesc, João Rieth, a ideia surgiu em 2015 em uma bienal. “Depois de termos unido os cursos nessa exposição a três, recebemos o convite para repetir o evento e nos sentimos muito lisonjeados pela oportunidade oferecida pela Acic. As instituições de ensino mostrarão, por meio dos seus alunos e trabalhos, de que modo estão comprometidas com as questões sociais, mercadológicas e ambientais da nossa realidade local”, comentou.

Cada um dos cursos deve apresentar na exposição de 8 a 10 trabalhos que se destacaram entre seus acadêmicos em 2018. “Os cursos têm características que predominam em cada um e, com isso, formarão uma exposição completa entre as áreas do Design: moda, produto e gráfico. Para os alunos é uma chance única de terem seus trabalhos expostos onde circulam empresários e empreendedores que podem ter interesse pela natureza dos seus projetos”, salientou ainda Rieth.

O evento de abertura da exposição é aberto ao público e contará ainda com um recital de Natal com os alunos do curso de piano da Acic.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de dezembro de 2018 às 19:51
Compartilhar Comente

Alunos do curso de Design da Unesc concluem desafio de surpreender a marca Kleiner Scheinm

Alunos do curso de Design da Unesc concluem desafio de surpreender a marca Kleiner Scheinm
Projetos foram apresentados na noite desta quinta-feira (6/12) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Como surpreender uma empresa de tradição e renome na criação de móveis clássicos e provençal? Este foi o desafio do Concurso Design do Mobiliário, que instigou os acadêmicos da sexta fase do curso de Design - com ênfase em Projeto de Produtos da Unesc durante o segundo semestre de 2018. A proposta foi que os estudantes criassem um produto com identidade, criatividade e funcionalidade para a marca Kleiner Schein. O resultado foi positivo e apresentado na noite desta quinta-feira (6/12). As 8 criações ficarão expostas na Biblioteca Central Professor Eurico Back até o início das aulas em 2019.

Em 18 encontros os estudantes pesquisaram e criaram através dos princípios do Design, tendo como base um briefing da Kleiner Scheinm. “Eles colocaram a mão na massa. Aqui estão as concepções de ideias de projetos desenvolvidas durante meses, atendendo os requisitos da marca e das metodologias estimuladas no Laboratório de Simulação de Modelos Físicos do Iparque (Parque Cientifico e Tecnológico)”, explica o coordenador do curso, João Rieth.

Para o estudante Iodir Zanoni elaborar um produto em todas as suas etapas foi enriquecedor. “Construir, de fato, é uma experiência muito valiosa. Perceber os desafios e compreender os detalhes da elaboração é fundamental e agrega à formação”, destaca.

A construção

Inicialmente, os trabalhos foram feitos em modelos de escala reduzida. Nesta quinta-feira, fim da segunda etapa, os protótipos escolhidos foram apresentados em tamanho real. “É um grande desafio e o resultado, quando o vemos em tamanho real, é surpreendente. Em muitos casos constatamos uma grande evolução comparado ao projeto inicial”, avalia a gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Kleiner Schein, Bruna Casagrande.

As apresentações também foram acompanhadas pela designer de produtos da marca, Sofia Machado, e pelo professor da Universidade, Giovani de Luca.

Mais conhecimentos

Durante a construção dos produtos os alunos puderam agregar informações em visita técnica à uma das unidades fabris da empresa, em São Martinho. Ao fim da apresentação, as representantes da marca vão avaliar e selecionar um acadêmico para realizar um estágio na empresa. O resultado é divulgado até o fim do semestre.

A Kleiner Schein, criada em Capivari de Baixo como empresa familiar, conta com cinco unidades fabris, sendo todas no Sul de Santa Catarina. Atualmente a marca possui ainda representantes em todos os estados brasileiros e produtos sendo vendidos em grandes lojas de móveis e decoração de todo o Brasil.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de dezembro de 2018 às 21:24
Compartilhar Comente

Estudantes de Design da Unesc são desafiados a inovar em projetos para indústria de calçados masculinos

Estudantes de Design da Unesc são desafiados a inovar em projetos para indústria de calçados masculinos
Modelos foram apresentados para representantes da empresa Vudalfor (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes da segunda fase do curso de Design - ênfase em Projeto de Produtos da Unesc foram desafiados a explorar tendências do mercado e inovar na indústria de calçados com o uso do material “k-nit”. A atividade desenvolvida na disciplina de “Introdução ao Design II”, propôs que os acadêmicos utilizassem um briefing da empresa de atuação nacional, a Vudalfor Calçados, de Sombrio, para desenvolver sapatos masculinos.

O professor da disciplina, Haron Fabre, explica que o projeto, desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2018, foi acompanhado desde o primeiro dia de aula por representantes da Vudalfor e colocou os estudantes em situações reais de mercado. “A empresa apresentou, ainda nas primeiras aulas, um problema para ser resolvido e uma das especificações era que o sapato tivesse o material “k-nit”, uma nova tecnologia que está sendo usada por marcas conhecidas mundialmente, como Nike e Adidas. Com estas informações, os alunos aplicaram métodos do Design, conhecidos em sala de aula, pesquisaram e trabalharam na ideia proposta”, explica Fabre.

Os quatro modelos desenvolvidos pelos acadêmicos, com orientação do professor da disciplina, foram apresentados nesta segunda-feira (3/12) para os representantes da Vudalfor. Para Romildo Guolo, um dos proprietários da empresa, os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da Unesc foram além das expectativas. “Apesar de ainda estarem na graduação, o resultado obtido ao fim da atividade foi de excelência”, afirma.

O bom desempenho apresentado pelos acadêmicos também foi destacado pelo professor da disciplina. “O desafio foi dado pela própria empresa e os alunos surpreenderam. Por se tratar de uma segunda fase, que ainda não contou com disciplinas como Ergonomia, fundamental para este método criativo, os alunos entregaram um material de altíssima qualidade e atendendo todos os requisitos solicitamos na disciplina”, avaliou Fabre.

A proprietária da Vudalfor, Ana Maria Kozuchovski Guolo também acompanhou a apresentação.

O curso de Design da Unesc promove semestralmente, atividades em parceria com empresas conceituadas do mercado, como Intelbras e Kleiner Schein.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de dezembro de 2018 às 16:06
Compartilhar Comente