Design

Alunos de Design apresentam propostas para cozinhas e banheiros

Na última semana, os alunos da sexta fase do curso de Design – Ênfase em Projeto de Produtos, apresentou, no Labdesign, as propostas para cozinhas e banheiros da empresa Mazzu de Urussanga.

O diretor da empresa, Ronaldo Mazzuco, participou do evento avaliando os projetos e orientando os acadêmicos para a etapa final da iniciativa, na qual três propostas de cozinhas e uma proposta de banheiro compacto, para pequenos espaços serão escolhidas. A última etapa deverá ser finalizada até o início de dezembro. O projeto está sendo orientado pelo professor João Rieth juntamente com o assistente Anderson Camargo.

Por: Milena Spilere Nandi 29 de outubro de 2019 às 15:46
Compartilhar Comente

Estudantes de Design em visita técnica

Estudantes de Design em visita técnica
Mais imagens

Nesta semana, os acadêmicos da oitava fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos, realizaram uma visita técnica à empresa Esmalglass. O grupo foi acompanhado pelo professor da disciplina Recursos Digitais, Maico Carlos.

Por: Milena Spilere Nandi 24 de outubro de 2019 às 17:02
Compartilhar Comente

Alunos do curso de Design participam do Talento Ceusa 2019

Alunos do curso de Design participam do Talento Ceusa 2019
Acadêmicas premiadas se inspiraram em álbum de Marisa Monte (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma iniciativa do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc junto com a Ceusa, da empresa Duratex, tem possibilitado os acadêmicos colocarem em prática o que aprendem em sala de aula. Em mais uma participação do prêmio Talento Ceusa, na edição de 2019 três acadêmicas tiveram trabalhos selecionados. Como premiação, elas participarão da Feira Revestir 2020, em São Paulo.

Há cinco edições a Universidade e a empresa realizam a iniciativa, que tem o objetivo de que os acadêmicos possam produzir peças cerâmicas para produção de protótipos com design inovador. Todo ano um tema norteador direciona a produção. Nesta edição o tema foi “Expressões artísticas brasileiras”.

Ao todo, 12 acadêmicos da 5ª fase participaram da atividade, que foi desenvolvida na disciplina de Projeto de Produto III. As estudantes Camila Guizo, Juliana Peroni e Morgana Grigio foram as premiadas e apresentaram o revestimento cerâmico “Universo ao Meu Redor”, inspirado em um álbum musical de Marisa Monte.

As acadêmicas premiadas visitarão durante três dias, com a equipe técnica da Duratex, a Feira Revestir em marco de 2020, em São Paulo, e terão a oportunidade de conhecer os demais stands do Grupo, como a Deca, Portinari, Hydra e Durafloor. “Foi o projeto que melhor atendeu os requisitos propostos pela Ceusa e o trabalho buscou a inspiração de analogias à música brasileira”, comenta o coordenador do curso, João Rieth.

O projeto teve a coordenação dos professores Alan Cechela e João Rieth. A equipe técnica da Ceusa/Duratex foi coordenada pela designer Marcele Brunel, Gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos e contou com a participação dos designers André Bez Batti, Gisele Matiola, Francieli Comin, José Victor Lourenço e Érica Vieira.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de outubro de 2019 às 17:46
Compartilhar Comente

Alunos de Design desenvolvem rótulos para a Villa Francioni

Alunos de Design desenvolvem rótulos para a Villa Francioni
Diretora da empresa participou da apresentação das ideias dos acadêmicos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os acadêmicos da disciplina de Desenvolvimento de Produtos do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, deram mais um passo no projeto do curso em parceria com a Vinícola Villa Francioni, de São Joaquim. Na noite desta terça-feira (8/10), os estudantes e professores envolvidos no desafio, apresentaram 15 propostas para a presidente do conselho da empresa, Daniela Borges de Freitas.

O desafio dado aos alunos da Unesc foi o de desenvolver propostas para um novo rótulo da linha Joaquim e uma embalagem de presente. Agora, a diretoria da empresa fará sua avaliação sobre os projetos apresentados, com a possibilidade de escolher uma das propostas para a produção. O autor da ideia vencedora terá seu nome indicado no produto.

De acordo com o coordenador do curso de Design João Rieth, a parceria com as empresas está no DNA do curso e é a primeira vez que envolveu uma empresa do setor vitivinícola. “Já fizemos trabalhos em parceria com o setor cerâmico e mobiliário, entre outros, e nosso objetivo com isso é permitir que o acadêmico possa conhecer as reais demandas do mercado, mostrar o seu trabalho e, ao mesmo tempo, criar o seu portfólio”, afirmou.

A parceria de pesquisa e de trabalho de campo começou no início do semestre e foi comandada pelo professor Fábio Brodbeck. Em agosto, a turma da quarta fase conheceu a vinícola, conversou com os profissionais que atuam na Villa Francioni, conheceu os espaços destinados à produção, degustação e comercialização de vinhos e recebeu o briefing. Dois meses e meio depois, os trabalhos foram apresentados.

Daniela parabenizou a Unesc e seus profissionais pela inciativa. “Ficamos muito gratos por nos convidar a participar. E ficamos ainda mais felizes vendo como todos os alunos se empenharam em oferecer soluções inovadoras para rótulos de nossos produtos”, comentou a presidente, que enaltece a ideia da parceria, que é permitir a aproximação da universidade com o mercado.

*Com colaboração da Grangeiro e Scarduelli Comunicação

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de outubro de 2019 às 14:49
Compartilhar Comente

Unesc marca presença no Startup Weekend Criciúma

Unesc marca presença no Startup Weekend Criciúma
Alunos e professores da Universidade participaram do maior evento do segmento em todo o mundo (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um fim de semana voltado à inovação, ao conhecimento e a conectar pessoas. Assim foi mais uma edição do Startup Weekend Criciúma, que se soma a encontros em mais de cem países na construção do maior evento do mundo voltado à startups. Foram 54 horas de trabalhos, da noite de sexta-feira (4/10) a domingo (6/10), com o objetivo de propor soluções aos empreendedores, desenvolvedores, estudantes e entusiastas. A proposta ocorreu na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) e a Universidade foi representada por alunos e professores.

O acadêmico de Ciência da Computação Daniel Salvador esteve no evento pela segunda vez, com o objetivo de integrar ideias e motivado pelo pensamento empreendedor. “Aqui podemos conhecer novas pessoas e expandir contatos importantes para qualquer profissional. Paralelamente, existe a possibilidade de o trabalho resultar em uma nova ideia empreendedora”, explica.

Durante o evento, Salvador integrou uma equipe com estudantes de Artes Visuais e Design - com ênfase em projeto de produtos, formando o time ArqHelp. Junto a outros participantes, eles desenvolveram o projeto de um aplicativo voltado a área da Arquitetura. “Em sua atuação profissional, o arquiteto tem a necessidade de contar com a mão de obra de terceiros. No mercado de trabalho, as opções podem ser poucas e sem garantia de qualidade no resultado final. Com o aplicativo em funcionamento, o profissional poderá realizar uma seleção mais seletiva, conhecer os trabalhos anteriores e ler comentários sobre as experiências anteriores antes de contratar”, esclarece.

Também estiveram no evento acadêmicos de Jogos Digitais, Engenharia de Produção, Administração de Empresas e Comercio Exterior participarão marcaram presença.

O Startup Weekend 2019

A noite de sexta-feira iniciou com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros colaboradores a se juntarem a seus times. Com tudo pronto, no sábado e domingo os times direcionaram o foco para a criação, utilizando metodologias e ferramentas compartilhadas.

Com os grupos montados, os integrantes foram desafiados a desenvolver uma preposta inovador e com potencial para solucionar problemas. Durante a construção de ideias, as equipes contaram com o apoio de nomes que são referência em inovação em Santa Catarina, como mentores convidados.

Em Criciúma, o Startup Weekend é realizado desde 2016. Em paralelo com eventos em todo o mundo, mais de 8 mil ideias já saíram do papel em mais de cem países.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de outubro de 2019 às 18:01
Compartilhar Comente