Design

Programa Estilo e Design sobre o Curso de Design da UNESC

Apresentação institucional do Curso de Design ao programa Estilo e Design. Gravado no dia 18 de setembro, nas dependências do Container, local em que os acadêmicos expõe seus projetos desenvolvidos no decorrer do curso nas disciplinas de Projeto de Produto, e também Centro Acadêmico do Design. 

Por: Naiara Beatriz De Souza Da Silva 30 de outubro de 2017 às 18:17
Compartilhar Comente

Projeto transforma resíduos de tecido em artigos de viagem artesanais

Projeto transforma resíduos de tecido em artigos de viagem artesanais
Ação é uma parceria entre o curso de Design, La Moda e Afasc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Em seus 40 anos de caminhada pelo mundo do artesanato, esse será o seu maior desafio. Ana Luiza Paes, já desenvolveu diversas peças, mas nunca havia participado de parcerias com outras áreas que resultassem em um produto único, para um nicho específico. Ela faz parte do grupo de artesãs da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma), que junto com a empresa La Moda e o curso de Design de Produtos da Unesc, traz uma proposta inovadora e sustentável, transformando resíduos de tecidos em artigos de viagens.

O projeto nasceu por conta de uma demanda trazida pela La Moda até a Unesc. Por serem estampas exclusivas, que não podem ser revendidas, as sobras de tecido eram descartadas. Devido ao grande volume de material, algo precisava ser feito. “Hoje nós descartamos uma quantidade significativa de tecidos, e para solucionar o problema, um desafio foi lançado. O projeto vai reduzir o impacto ambiental, gerar renda para as artesãs, além de gerar o desenvolvimento profissional dos acadêmicos de Design da Unesc”, comentou a coordenadora de RH da La Moda, Carolinga Warmeling Guislandi.

Artigos de Viagem

Lançado o desafio, empresa, universidade, estudantes e artesãs iniciaram o processo de trabalho. Entre os produtos apresentados nos encontros, que iniciaram em maio deste ano, foram escolhidos artigos de viagem. Os acadêmicos passaram então a criar objetos que fossem úteis, que pudessem facilitar o processo de deslocamento, tanto na organização das bolsas e malas, quanto no conforto do transporte.

Almofadas com suporte ergonômico, bolsas, porta óculos, identificador de malas, nécessaires, chinelos confortáveis, entre outros itens, estão em processo de desenvolvimento entre os alunos, como a Camila Guizzo, que após realizar uma pesquisa e encontrar as dificuldades do público alvo, resolveu criar um case para notebook. “Com esse modelo, a pessoa não precisa retirar o case para usar ou carregar o notebook. Além de ter uma estética sofisticada, o produto também traz praticidade”, ressaltou a aluna.

A ação ocorre entre os 24 estudantes da segunda fase, por meio da disciplina “Introdução ao Design 2”, ministrada pelos professores Felipe Kanarek e Ubiratan Napoleão. Segundo o coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth, a aproximação com a iniciativa privada traz grandes benefícios para o curso e a Universidade. “Essa interação cria um laboratório de ideias e experiências dentro do curso. Além disso, as empresas percebem os potenciais que existem entre os nossos estudantes, muitos já trabalham em empresas parceiras”, comentou.

Junto à comunidade

A Afasc possui mais de mil artesãs, organizadas em grupos de produção. Para a presidente, Adriana Salvaro, a oportunidade traz novos caminhos. “Elas vão aprimorar ainda mais o trabalho por meio dessas novas formas de se fazer artesanato. O contato com os alunos também é interessante, ele proporciona a união de quem está começando junto a experiência das artesãs”, comentou.

A artesã Ana Luiza também ressaltou essa troca. “Juntos nós vamos conseguir criar produtos mais bem elaborados. Eles aprendem com a gente e nós aprendemos com eles, tem sido uma experiência diferente e extremamente positiva”, comentou.

Próximos passos

Após as artesãs confeccionarem os protótipos dos 24 desenhos e modelos feitos pelos estudantes, eles serão levados para a aprovação da La Moda. Os protótipos devem ficar prontos até o final de outubro, para serem aprovados em novembro. A produção deve iniciar após a finalização desse processo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 17 de outubro de 2017 às 17:57
Compartilhar Comente

Curso de Design abre suas portas e socializa informações com alunos do Ensino Médio

Curso de Design abre suas portas e socializa informações com alunos do Ensino Médio
“Open House” ocorreu no Centro de Design da Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um contato com o conhecimento e o mundo acadêmico por meio do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos. Os acadêmicos e professores do curso receberam, nesta quarta-feira (4/10), alunos de escolas da região e interessados na área para um “Open House”. O encontro ocorreu no Centro de Design da Universidade, localizado no Bloco G.

Os visitantes foram recepcionados dentro de um contêiner, onde estão expostos trabalhos de estudantes. Durante o encontro também foram compartilhadas informações sobre a graduação, projetos acadêmicos realizados em parceria com as empresas do Sul de Santa Catarina, participação em concursos nacionais e internacionais e os intercâmbios com universidades e empresas.

Na prática

Os participantes também colocaram em prática os conhecimentos. Eles exercitaram suas habilidades em uma atividade. “Foi um desafio para a criatividade. Eles ficaram encarregados de criar uma embalagem e testar suas resistências em queda”, explica o professor Haron Fabre. O CA (Centro Acadêmico) e a Empresa Júnior de Design também estiveram presentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 06 de outubro de 2017 às 14:51
Compartilhar Comente

Design abre as portas para estudantes da região conhecerem o curso

Design abre as portas para estudantes da região conhecerem o curso
Visitantes serão recebidos no Centro de Design (Foto: Arquivo) Mais imagens

Alunos de escolas da região e demais interessados em conhecer melhor o curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, serão recebidos nesta quarta-feira (4/10) em um "Open House". O evento vai ocorrer no Centro de Design da Universidade, localizado no Bloco G, às 19h30.

O espaço, montado dentro de um contêiner, abriga trabalhos dos estudantes de Design e são eles e os professores que vão apresentar as atividades que o curso promove, como os projetos acadêmicos realizados em parceria com as empresas do Sul de Santa Catarina, participação em concursos nacionais e internacionais e os intercâmbios com universidades e empresas. O CA (Centro Acadêmico) e a Empresa Júnior de Design  também estarão presentes. Os visitantes poderão ainda participar de uma atividade prática demonstrativa.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2017 às 18:29
Compartilhar Comente