Design

Estudantes da Unesc colam grau em cerimônia especial

Estudantes da Unesc colam grau em cerimônia especial
Momentos foram presididos pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta (Foto: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

A Unesc formou nesta quinta-feira (18/6) 58 estudantes, em cerimônia virtual. Com direito a momentos de uma cerimônia tradicional, como juramentos, outorgas de grau e a presença de pessoas que foram especiais durante a trajetória acadêmica de cada um, como paraninfos e convidados, colaram grau estudantes de Administração, Comércio Exterior, Direito, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Nutrição.



As solenidades foram realizadas em dois momentos, presididas pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, e registradas pela Unesc TV. “É uma honra participar deste momento, e ficam aqui nossos agradecimentos pela dedicação de todos à nossa Universidade. A parti de hoje, eles estarão em um seleto grupo de formados no ensino superior. Portanto, não devem subestimar seus talentos, trabalhar duro, lutar pelo desenvolvimento social, tecnológico e da saúde de nosso país, respeitando sempre as diferenças. Certamente terão seus sucessos”, afirma.

As cerimônias foram divididas por áreas do conhecimento, possibilitando que amigos e familiares de cada aluno presente compartilhasse este momento: às 15 horas a transmissão registrou mais de 250 pessoas. Já às 17h30 foram mais de 650 visualizações.

Formaturas de junho

Até a data, já colaram grau estudantes de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Administração, Comercio Exterior, Direito, Tecnológicos, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design – ênfase em projeto de produtor, Engenharias, Fisioterapia e Tecnologia em Design de Moda. No dia 24 de junho, às 14 horas, será a vez de acadêmicos de Enfermagem e Fisioterapia colarem grau.

A Unesc instituiu normas sobre cerimônias de colação de grau durante o período de isolamento social. O concluinte poderá optar pela cerimônia em sessão solene mediada por tecnologia, mediante solicitação por escrito com cinco dias de antecedência. Na formatura virtual, que terá a mesma formalidade da cerimônia solene e pública, o concluinte prestará juramento e receberá a outorga em data, horário e local designado.

O momento poderá ser realizado com a presença de mais de um curso de graduação, obedecendo-se aos critérios de agrupamento por área de conhecimento e com caráter público e acadêmico, garantindo a participação, em igualdade de condições, de todos os alunos concluintes, com traje oficial para o período de isolamento -  social ou passeio completo. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de junho de 2020 às 18:29
Compartilhar Comente

Criatividade na busca de soluções em tempos de pandemia

Criatividade na busca de soluções em tempos de pandemia
Adaptador para abrir maçanetas e apertar botões foi um dos produtos desenvolvidos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os acadêmicos do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, foram desafiados a usar a criatividade para buscar soluções que colaborem com a resolução de problemas reais causados pela Covid-19. O desafio “O Design na pandemia”, propôs que os alunos pensassem e criassem soluções nos níveis formal, funcional, técnico, estético e operativo, no que se refere às mudanças de hábitos e a não contaminação entre as pessoas.

O desafio foi idealizado pelo Colegiado do curso de Design e contou com o apoio da Pró-Reitoria Acadêmica e da empresa Ostec – Segurança digital de resultados. As criações foram avaliadas por um júri constituído por quatro professores da Universidade e um representante da Ostec.

Segundo o coordenador do curso, João Luis Rieth, a proposta foi oportunizar aos acadêmicos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos no curso, além de incentivar a pesquisa e o encontro de soluções úteis para a realidade das pessoas, especialmente no momento atual.

Parcerias com outros cursos

Rieth conta que um dos requisitos do desafio foi que as equipes tivessem, além de aluno de Design, estudantes de outros cursos da Unesc, com o objetivo de proporcionar um trabalho multidisciplinar e com diferentes visões.

E foi por ângulos diferentes que a aluna da sétima fase de Design Tamires Barbosa da Silva e acadêmicas do curso de Fisioterapia avaliaram a realidade atual de pandemia, buscaram inspirações, pensaram e desenvolveram três produtos. Pelo trabalho realizado, Tamires e as estudantes de Fisioterapia Suelen Barbosa da Silva Verginio, Pietra de Souza Trombim e Taís Sparremberger Justo receberão Menção Honrosa do curso de Design, da Pró-Reitoria Acadêmica e da Ostec em data a ser confirmada.

A acadêmica de Design lembra que neste momento, muitas pessoas estão perdendo os seus entes queridos e que mudanças de hábitos são necessárias. “Sabemos na pele o quanto mudar hábitos é difícil, mas o nosso pensamento ao desenvolver os produtos foi o de facilitar e trazer mais conforto para as pessoas. Conseguindo contribuir com alguma porcentagem já estaremos muito satisfeitas. Quem sabe isso incentive outras pessoas a contribuírem também”, afirma Tamires.

Conheça os projetos

Desenvolvidos por Tamires e Suelen

Free Touch – um adaptador para abrir maçanetas e apertar botões sem que a pessoa tenha contato com as superfícies que possam estar infectadas. Ele também funciona como chaveiro. Produção por meio de impressora 3D.

Adaptador para máscara – tem o objetivo de amenizar os problemas causados por máscaras que ficam pequenas ou grandes e trazer um conforto maior ao usuário. O adaptador consiste em duas peças que podem ser produzidas na impressora 3D e é colocado na parte de trás da cabeça, com as alças da máscara apoiadas sobre ele, podendo ser regulado em tamanhos variados dentro de 12 a 20,5 cm.

Desenvolvido por Tamires, Suelen, Pietra e Taís

Safe Box – caixa hospitalar anti-gotículas e anti-aerossóis com o objetivo de minimizar as possibilidade de transmissão do coronavírus durante procedimentos médicos como a traqueostomia. A caixa protege o profissional ao longo do atendimento ao paciente. A caixa é transparente com a possibilidade de isolar por completo. Possui os quatro lados fechados ou apenas três, dependendo da necessidade, com duas portas laterais para auxiliadores, que também podem estar fechadas ou abertas. Feita em acrílico.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de junho de 2020 às 11:08
Compartilhar Comente

A relação do design com a natureza e suas formas é tema de palestra online

A relação do design com a natureza e suas formas é tema de palestra online
Curso de Design da Unesc promoveu encontro virtual com o pós-doutor Amilton Arruda (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O olhar diferenciado para os organismos vivos e o despertar de novas estratégias para diferentes negócios a partir de tais análises foi o assunto que norteou a palestra online promovida pelo curso de Design de Produto da Unesc, na noite desta terça-feira (26/5). Ministrada pelo pós-doutor Amilton Arruda, a ação contou com o compartilhamento de conhecimento em torno da temática que também envolve o livro Biônica e Design, publicação que agrega a pesquisas de mais de 30 profissionais e pesquisadores designers, arquitetos, engenheiros e biólogos de instituições espalhadas pelo mundo, entre eles o coordenador do curso, João Rieth.

Além de mostrar exemplos de pesquisas que integram o livro, Arruda apontou aos participantes suas percepções sobre algumas ferramentas de estudo de elementos naturais. Conforme o professor, a temática, presente na vida humana desde os primórdios, é cada vez mais atual. “A biônica, ou biomimética, é citada pela revista Forbes entre as cinco tendências tecnológicas do momento. Esse olhar diferenciado para os organismos vivos é o que tem despertado novas estratégias nos mais variados negócios. A imitação da vida, do ser vivo, é completa e faz parte da busca de soluções mais adequadas as situações”, afirmou.

O encontro foi mediado pelo professor do curso de Design, Giovani Simão De Luca, e contou com a participação e contribuição do coordenador João Luis Rieth. Além de professores e acadêmicos, a transmissão foi acompanhada ainda por profissionais de diferentes países envolvidos na elaboração do livro.

Conforme Rieth, foi uma honra poder receber, mesmo que de forma virtual, o palestrante para compartilhar conhecimentos tão ricos. “Nossa programação era de que, ainda em março, o colega Amilton estivesse aqui na Unesc e participasse da Aula Inaugural do curso com essa palestra e com o lançamento do livro. Infelizmente tivemos de cancelar o evento por conta situação imposta pela pandemia, mas não deixamos de aprender com ele”, comentou.

A temática, para o professor, é importante para levantar a reflexão acerca do contato humano com o meio ambiente. “Refletir sobre a relação da natureza com o Design significa considerar as premissas básicas de sustentabilidade e o uso das matérias primas de forma inteligente e racional, sem prejuízos ao meio”, enfatizou.

Campanha para valorização da obra

Para superar o desafio enfrentado com a chegada da Covid-19 pouco antes da data prevista para o lançamento da obra Biônica e Design, o autor, coautores e suas instituições de ensino espalhadas pelo mundo estão engajados em uma campanha pela valorização e fortalecimento do material.

Ao adquirir o livro, a participação na campanha é recompensada com um exemplar assinado pelo protagonista da obra, Carmelo Di Bartolo, e pelo autor, Amilton Arruda. As unidades especiais contêm a marca exclusiva Ex-libris de Di Bartolo cunhada em baixo-relevo. Após o fechamento das vendas, o apoiador recebe seu produto em casa sem nenhum custo adicional. Clique aqui.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2020 às 20:52
Compartilhar Comente

Evento do curso de Design da Unesc promove livro colaborativo de autores de todo o mundo

Evento do curso de Design da Unesc promove livro colaborativo de autores de todo o mundo
Obra é resultado do trabalho de pós-doutorado de Amilton Arruda, que liderou as pesquisas (Foto: Imagem da internet) Mais imagens

A natureza como ferramenta para inovação tecnológica. Este será o tema da palestra “Biônica + Design”, promovido pelo curso de Design – ênfase em projeto da Unesc. O encontro está marcado para a próxima terça-feira (26/5), via web conferência, e apresentará pesquisas de mais de 30 profissionais e pesquisadores designers, arquitetos, engenheiros e biólogos de instituições espalhadas pelo mundo, liderados pelo pós-doutor Amilton Arruda. O trabalho foi concretizado em um livro, que leva o mesmo nome do evento. 

O coordenador do curso de Design da Unesc, professor João Rieth, foi um dos coautores. Ele explica que biônica é uma ciência sustentável que aplica conhecimentos de biologia na solução de problemas de engenharia e design, e reafirma ainda a importância de abordar o assunto neste momento. “Refletir sobre a relação da natureza com o Design significa considerar as premissas básicas de sustentabilidade e o uso das matérias primas de forma inteligente e racional, sem prejuízos ao meio ambiente”, enfatiza.

As pesquisas foram realizadas durante o pós-doutorado de Arruda, realizado em Portugal. O autor integra o departamento de Design e do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), e explica que a obra registra os ensinamentos do professor Carmelo Di Bartolo, designer italiano, fundador e ex-diretor Cried (Centro de inteligência, inovação, pesquisas avançadas e desenvolvimento), ex-diretor do IED (Instituto Europeu de Design) e fundador do Design Innovation. Bartolo também foi um dos pioneiros no mundo em estudos da biônica aplicada a processos avançados de design. 

Campanha para valorização da obra

Frente à pandemia da Covid-19, o lançamento da obra foi prejudicado. Para superar este desafio, autor, coautores e suas instituições de ensino espalhadas pelo mundo estão engajados em uma campanha pela valorização e fortalecimento da obra.
 
Ao adquirir o livro, a participação na campanha é recompensada com um exemplar assinado pelo protagonista da obra, Carmelo Di Bartolo, e pelo autor, Amilton Arruda. As unidades especiais contem a marca exclusiva Ex-libris de Di Bartolo cunhada em baixo-relevo. Após o fechamento das vendas, o apoiador recebe seu produto em casa sem nenhum custo adicional. Clique aqui. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de maio de 2020 às 20:26
Compartilhar Comente

Desafio acadêmico proposto pelo curso de Design promove palestra virtual com doutor Vítor Benincá

Desafio acadêmico proposto pelo curso de Design promove palestra virtual com doutor Vítor Benincá
Objetivo é pensar em soluções assertivas para o momento de pandemia (Imagem: Arquivo pessoal) Mais imagens

Há mais de dois meses, os estudantes da Unesc estão construindo coletivamente soluções acadêmicas para o cenário imposto pelo coronavírus. Em um novo projeto, os alunos engajados no desafio intitulado “O Design na pandemia” terão um momento especial para potencializar suas ideias, diante da realidade de saúde no Sul de Santa Catarina.

A live com o doutor Vítor Benincá, aberta ao público e mediada por professores do curso de Design, ocorre nesta sexta-feira (22/5), a partir das 19h30. “A proposta é esclarecer assuntos relacionados aos possíveis novos produtos domésticos ou profissionais para combater a disseminação do vírus. O momento será aberto a todos os cursos e com possível interação, para sanar dúvidas”, explica o professor e coordenador do curso, João Luis Rieth.

Atualmente Benincá é professor na pós-graduação da Unesc e médico da Unimed (Confederação Nacional das Cooperativas Médicas) e do Hospital São João Batista. O profissional é fundador da Associação Brasileira de Emergência seccional Santa Catarina.

O desafio acadêmico

A proposta “O Design na pandemia” tem fomentado o potencial criativo dos alunos, nos níveis formal, funcional, técnico, estético e operativo, no que se refere às mudanças de hábitos e a não contaminação entre as pessoas. A ideia, construída pelo Colegiado do Curso de Design - ênfase em projetos de produtos, com apoio da Pró-reitora Acadêmica e da empresa Ostec - segurança digital de resultados, coloca o Design e a tecnologia presentes na Instituição como aliados da área médica e de valorosa contribuição no combate às doenças infectocontagiosas.

As criações serão avaliadas por um júri constituído por quatro professores da Instituição e um representante da empresa Ostec. Após o desafio, existe a possibilidade dos projetos participantes comporem uma exposição no campus, e até serem levados às escolas de Criciúma e região Sul de Santa Catarina, como forma de difundir os resultados e o potencial evidenciado.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de maio de 2020 às 16:31
Compartilhar Comente