Coordinación de Asuntos Internacionales

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito
Estudo foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey Mais imagens

Formar empreendedores tem sido um desafio no cenário educacional. E a Unesc foi reconhecida como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, entre as não-públicas, segundo o Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo inédito foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey, e divulgado em novembro pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

“Ser reconhecida em segundo lugar no índice das universidades empreendedoras do Brasil é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido há 48 anos pela Unesc. Somos uma Instituição comunitária preocupada com a formação de nossos alunos e a comunidade regional e reconhecida frequentemente pela excelência em diversos aspectos, incluindo ensino de qualidade, pesquisa, extensão, estrutura e qualificação dos professores”, destaca o reitor Gildo Volpato.

Destaque para a Infraestrutura e Cultura Empreendedora

Nos critérios avaliados pelo Índice das Universidades Empreendedoras, a Unesc se destaca, entre todas as universidades, públicas e privadas, em dois. A Instituição aparece como a segunda melhor do Brasil, no critério “Cultura Empreendedora, e a terceira melhor no segmento “Infraestrutura”, entre todas as universidades, públicas e privadas.

Quando o assunto é “Infraestrutura”, a Unesc aparece ao lado da PUC-Rio (1º) e Unicamp (2ª). Neste critério foi avaliado a qualidade da infraestrutura física e internet, além da instalação de um parque tecnológico e suas parcerias. “É um reconhecimento a estrutura que temos, com os laboratórios de alto nível; uma Biblioteca recém-inaugurada; o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), e todos os espaços: salas de aula, Clínicas Integradas, Centros de Práticas, Sala de Negócios, Espaço das Empresas Juniores, Sala de Metodologia Ativas, entre outras”, ressalta a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

No critério “Cultura Empreendedora” a Unesc ficou atrás apenas da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Nele foi avaliado a postura empreendedora dos professores e alunos, além da quantidade de disciplinas de empreendedorismo durante os cursos de graduação. “Introduzir o empreendedorismo para melhorar o ambiente de vida da geração atual e futura é algo muito próximo da nossa missão. Na Unesc ajudamos a preparar os alunos para sua vida e também para o mundo profissional. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedorismo. Nos orgulha muito receber esse reconhecimento nacional”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

A melhor do Sul do Brasil entre as não-públicas

Entre as instituições avaliadas, a Unesc é a melhor Universidade não pública da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ela aparece no Índice das Universidades Empreendedoras entre as 5 melhores da região, junto com UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Como foi feito o estudo

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online que ouviu 5.975 alunos e 318 professores de 43 universidades de todo Brasil. Para elaborar o Índice das Universidades Empreendedoras foram selecionadas as 100 melhores universidades presentes na última edição do RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo). Dessas, foram excluídas aquelas que não possuíam Empresas Juniores associadas, Enactus (organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora), Aiesec (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais) ou núcleo da Rede CsF (Ciência sem Fronteiras), entidades que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário.

A partir das respostas dos questionários online concluiu-se que uma universidade empreendedora leva em conta os seguintes critérios: Cultura Empreendedora (postura empreendedora dos professores e alunos, disciplinas de empreendedorismo); Inovação (pesquisa, patentes, proximidade IES-empresas); Extensão (redes de contato, projetos de extensão); Infraestrutura (qualidade, parque tecnológico); Internacionalização (intercâmbio, publicações e citações internacionais); Capital Financeiro (orçamento, endowment/doação da sociedade civil).

Saiba mais sobre o Índice

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 06 de diciembre de 2016 às 10:57
Compartilhar Comente (2)

Viajar e estudar: Inscrições para intercâmbio na França

Viajar e estudar: Inscrições para intercâmbio na França
Alunos passarão um semestre na Université de Rennes 1 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Conhecer um país estrangeiro, ter contato com outra língua, pessoas e costumes são apenas alguns dos benefícios de fazer um intercâmbio no exterior. E os estudantes do curso de Ciências Econômicas da Unesc têm a oportunidade de fazer parte do curso na França.

As inscrições para o processo seletivo de Mobilidade Acadêmica na Université de Rennes 1 estão abertas, até 14 de abril. Os selecionados vão passar o segundo semestre de 2016 estudando no exterior.

Os alunos devem procurar a Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade, localizada no Bloco do Estudante, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 21 horas.

Confira mais informações e documentos necessários clicando aqui
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 15 de marzo de 2016 às 11:04
Compartilhar Comente

Unesc amplia Acordo de Cooperação com universidade francesa

A Unesc firmou mais um Acordo de Cooperação Específico, com a Université de Rennes 1, da França. A Universidade já tinha um Acordo de Cooperação com a instituição francesa, no âmbito de pesquisa.

Com esta nova parceria, obtida por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais, o acordo se estende para intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciências Econômicas e Administração.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 21 de octubre de 2015 às 15:36
Compartilhar Comente

Processo seletivo para ingresso de estrangeiros com inscrições abertas

Processo seletivo para ingresso de estrangeiros com inscrições abertas
São 70 vagas para diversos cursos de graduação (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso de estrangeiros. São 70 vagas em 23 cursos de graduação para o primeiro semestre de 2016. O processo é direcionado para estrangeiros que não moram no Brasil e as inscrições podem ser feitas até 30 de outubro, na Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, localizada no Bloco do Estudante.

Os candidatos podem escolher entre os cursos de Administração – linha de formação Geral, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Design - Ênfase em Projeto de Produtos, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de octubre de 2015 às 00:24
Compartilhar Comente

Unesc firma acordo com universidade da Polônia

Unesc firma acordo com universidade da Polônia
Reitor e representante da University Ignatianum assinaram parceria Mais imagens

A Unesc firmou nesta quinta-feira (3/9) um acordo de cooperação com a Jesuit University Ignatianum, de Cracóvia, da Polônia. O reitor da Unesc, Gildo Volpato, recebeu durante a manhã a visita da representante da instituição, a professora doutora Ewa Kucharska, para a assinatura do convênio.

O acordo de cooperação prevê intercâmbio acadêmico (com alunos de graduação e pós-graduação), técnico-administrativo e na publicação de trabalhos em diversas áreas do conhecimento.

O padre Wadislau Milak, que é natural de Linha Batista/Criciúma, e esteve a frente, por anos, do Seminário e Colégio Rogacionista Pio XII, veio acompanhando Ewa. O padre está há mais de duas décadas servindo à Congregação Rogacionistas do Coração de Jesus na Polônia.

Também participaram da assinatura do acordo o chefe de gabinete Ricardo Pieri e o coordenador de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 03 de septiembre de 2015 às 16:31
Compartilhar Comente