Comissão Própria de Avaliação

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito
Estudo foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey Mais imagens

Formar empreendedores tem sido um desafio no cenário educacional. E a Unesc foi reconhecida como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, entre as não-públicas, segundo o Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo inédito foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey, e divulgado em novembro pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

“Ser reconhecida em segundo lugar no índice das universidades empreendedoras do Brasil é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido há 48 anos pela Unesc. Somos uma Instituição comunitária preocupada com a formação de nossos alunos e a comunidade regional e reconhecida frequentemente pela excelência em diversos aspectos, incluindo ensino de qualidade, pesquisa, extensão, estrutura e qualificação dos professores”, destaca o reitor Gildo Volpato.

Destaque para a Infraestrutura e Cultura Empreendedora

Nos critérios avaliados pelo Índice das Universidades Empreendedoras, a Unesc se destaca, entre todas as universidades, públicas e privadas, em dois. A Instituição aparece como a segunda melhor do Brasil, no critério “Cultura Empreendedora, e a terceira melhor no segmento “Infraestrutura”, entre todas as universidades, públicas e privadas.

Quando o assunto é “Infraestrutura”, a Unesc aparece ao lado da PUC-Rio (1º) e Unicamp (2ª). Neste critério foi avaliado a qualidade da infraestrutura física e internet, além da instalação de um parque tecnológico e suas parcerias. “É um reconhecimento a estrutura que temos, com os laboratórios de alto nível; uma Biblioteca recém-inaugurada; o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), e todos os espaços: salas de aula, Clínicas Integradas, Centros de Práticas, Sala de Negócios, Espaço das Empresas Juniores, Sala de Metodologia Ativas, entre outras”, ressalta a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

No critério “Cultura Empreendedora” a Unesc ficou atrás apenas da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Nele foi avaliado a postura empreendedora dos professores e alunos, além da quantidade de disciplinas de empreendedorismo durante os cursos de graduação. “Introduzir o empreendedorismo para melhorar o ambiente de vida da geração atual e futura é algo muito próximo da nossa missão. Na Unesc ajudamos a preparar os alunos para sua vida e também para o mundo profissional. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedorismo. Nos orgulha muito receber esse reconhecimento nacional”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

A melhor do Sul do Brasil entre as não-públicas

Entre as instituições avaliadas, a Unesc é a melhor Universidade não pública da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ela aparece no Índice das Universidades Empreendedoras entre as 5 melhores da região, junto com UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Como foi feito o estudo

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online que ouviu 5.975 alunos e 318 professores de 43 universidades de todo Brasil. Para elaborar o Índice das Universidades Empreendedoras foram selecionadas as 100 melhores universidades presentes na última edição do RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo). Dessas, foram excluídas aquelas que não possuíam Empresas Juniores associadas, Enactus (organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora), Aiesec (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais) ou núcleo da Rede CsF (Ciência sem Fronteiras), entidades que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário.

A partir das respostas dos questionários online concluiu-se que uma universidade empreendedora leva em conta os seguintes critérios: Cultura Empreendedora (postura empreendedora dos professores e alunos, disciplinas de empreendedorismo); Inovação (pesquisa, patentes, proximidade IES-empresas); Extensão (redes de contato, projetos de extensão); Infraestrutura (qualidade, parque tecnológico); Internacionalização (intercâmbio, publicações e citações internacionais); Capital Financeiro (orçamento, endowment/doação da sociedade civil).

Saiba mais sobre o Índice

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 06 de dezembro de 2016 às 10:57
Compartilhar Comente (2)

Seminário apresenta resultados da avaliação institucional

Seminário apresenta resultados da avaliação institucional
Dados do serão compartilhados no dia 27 de junho (Foto: Arquivo) Mais imagens

Gestores, professores e funcionários da Unesc se reúnem na próxima segunda-feira (27/6) para conhecer os resultados do processo de avaliação da Universidade, durante o 5º Seminário de Avaliação Institucional. O evento ocorre a partir das 16 horas, no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P.

O evento é uma realização da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de junho de 2016 às 20:25
Compartilhar Comente

Comissão de Avaliação do MEC inicia atividades na Unesc

Comissão de Avaliação do MEC inicia atividades na Unesc
Reuniões e visitas continuam até sexta-feira (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Os avaliadores do MEC (Ministério da Educação), da Comissão de Avaliação de Recredenciamento Institucional, iniciaram suas atividades na Unesc na manhã desta quarta-feira (1º/7). Eles foram recepcionados na Reitoria, onde já tiveram um primeiro contato com a Instituição e conversaram com os gestores da Universidade.

Durante o bate-papo, o reitor Gildo Volpato contou um pouco da Instituição e de sua história, lembrando que a Unesc é uma Universidade Comunitária e, por isso, não tem finalidades lucrativas, reinvestindo todos os resultados na própria atividade educacional.

A presidente da Comissão do MEC, Clandia Maffini Gomes (UFSM), agradeceu a recepção e boas-vindas na Universidade. “A avaliação é sempre muito transparente e tudo que puder ser avaliado será. Não se preocupem, a Unesc nos parece ser uma excelente instituição. O resultado da avaliação nunca é diferente daquilo que se espera, porque a instituição se prepara para isso”, destaca a professora doutora.

A Comissão também é composta pelos professores doutores Alberto Souza Schmidt (UFSM) e Reinaldo Prandini Ricieri (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Nos três dias que passarão na Unesc, os avaliadores terão acesso a documentos, conhecerão a estrutura da Universidade e terão encontros com alunos, professores e técnicos-administrativos.

Participaram do primeiro encontro, além do reitor, as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, Daniel Preve; de Ciências da Saúde, Indianara Becker; das Ciências, Engenharias e Tecnologias, Ângela Piccinini, e de Humanidades, Ciências e Educação, Angela Back; o diretor do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), Marcos Back; o chefe de gabinete Ricardo Pieri; o procurador jurídico João Carlos Rodrigues Júnior; a presidente da Comissão de Acompanhamento do Procedimento de Recredenciamento e coordenadora do Seai (Setor de Avaliação Institucional), Neide Inez Ghellere de Lucca, e a presidente da Comissão de Planejamento Institucional e membro da Comissão de Acompanhamento do Procedimento de Recredenciamento, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 01 de julho de 2015 às 14:09
Compartilhar Comente

Unesc recebe Comissão de Avaliação do MEC esta semana

Unesc recebe Comissão de Avaliação do MEC esta semana
Trabalhos na Universidade ocorrem de 1º a 3 de julho Mais imagens

A Unesc recebe nesta semana a visita de avaliadores do MEC (Ministério da Educação), da Comissão de Avaliação de Recredenciamento Institucional. Os três membros da Comissão estarão na cidade de 30 de junho a 4 de julho, sendo que os trabalhos na Instituição ocorrem de 1º a 3 de julho.

Nos três dias que passarão na Unesc, os avaliadores conhecerão a estrutura da Universidade e terão encontros com alunos, professores e técnicos-administrativos. Confira o cronograma:
- 1º/7: Professores – sala 11 do Bloco R2, às 17 horas
- 1º/7: Alunos e Egressos – Auditório Ruy Hülse, às 18 horas
- 2/7: Técnicos-administrativos – Miniauditório Edson Rodrigues (sala 19 do Bloco P), às 15 horas

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 29 de junho de 2015 às 17:04
Compartilhar Comente

Políticas institucionais estão no PDI

Políticas institucionais estão no PDI
Documentos traz concepções que norteiam os gestores e colaboradores da Unesc Mais imagens

O que as políticas institucionais têm a ver com PDI? Simples, elas estão todas lá! O documento traz um conjunto de concepções, princípios e ações que norteiam e ajudam os gestores e colaboradores a concretizar a Universidade.

O que fazemos quanto ao Ensino de Graduação; Educação Inclusiva; Atendimento ao Estudante; Extensão; Gestão; Pesquisa e Pós-Graduação; Meio Ambiente e Valores Humanos; entre outros, está previsto no PDI. Ali também traz dados sobre toda a infraestrutura física e tecnológica da Unesc, seus laboratórios, biblioteca, salas de aula, recursos tecnológicos e audiovisual.

Por exemplo, um dos itens do PDI é a Política de Indissociabilidade de Ensino, Pesquisa e Extensão, algo que está em constante construção.

Quer conhecer o documento na íntegra? Clique aqui!

Confira também...

O que é o PDI?

É o PDI que orienta o foco da instituição?

Você sabia que o PDI tem a ver com a sua carreira?

Se tiver alguma pergunta relacionada, faça nos comentários que vamos ajudá-lo a entender o PDI da Unesc.

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 18 de junho de 2015 às 08:17
Compartilhar Comente