Extensão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

ViverCom: 4ª edição chega no bairro Próspera

ViverCom: 4ª edição chega no bairro Próspera
Mais imagens

O bairro Próspera ganhou cores especiais na tarde deste sábado (25/11) com a realização da quarta edição do projeto Vivências e Experiências Comunitárias (ViverCom) da Unesc. O evento, que ao longo das últimas edições contou com a presença de mais de duas mil pessoas, ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, em Criciúma.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, expressou sua satisfação ao ver a comunidade desfrutando dos serviços oferecidos pelo ViverCom. “Somos uma Universidade Comunitária que está verdadeiramente integrada à comunidade de forma duradoura. Ver as pessoas usufruindo dos serviços disponíveis traz grande significado para nós”, destacou.

O evento apresentou uma ampla variedade de mais de 30 serviços gratuitos à disposição, abrangendo desde aferição de pressão arterial e auriculoterapia até orientações sobre alimentação saudável, conselhos sobre o uso de plantas medicinais e atividades lúdicas.

Oficinas de saúde para homens e mulheres, workshops de estamparia artesanal, brincadeiras, contação de histórias, oficina de boneco de alpiste e orientação profissional também foram oferecidos, enriquecendo ainda mais a experiência do evento.

A pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, expressou seu agradecimento pela presença dos presidentes de bairros, autoridades e membros da comunidade. 

“Acreditamos na transformação das pessoas por meio da educação. Aqui, todas as atividades oferecidas são educativas, visando capacitar as pessoas para que elas tenham o poder de transformar os diferentes ambientes em que se encontram”, mencionou.

A diretora de Extensão, Fernanda Sônego, expressou sua alegria ao observar o interesse de adultos e crianças em participar ativamente do evento proposto pela Universidade. “Mobilizamos diversos cursos, projetos, professores e acadêmicos para compartilhar um pouco do que a nossa Unesc tem de melhor com a comunidade. É gratificante ver as pessoas reconhecendo e aproveitando o evento”, enfatizou.

Conexão

Para a coordenadora do projeto, Tatiane Macarini, essa iniciativa de Extensão representa um elo significativo entre a Universidade e a comunidade local. “O evento foi uma fonte de alegria e enriquecimento. Os participantes tiveram a oportunidade de adquirir informações valiosas para levar consigo, estabelecendo uma conexão única entre a Universidade e a comunidade. Esta experiência tem sido extremamente significativa tanto para os acadêmicos envolvidos quanto para os moradores locais. Estamos extremamente satisfeitos com a presença e participação ativa das comunidades”, observou.

“O ViverCom abre portas na vida de muitas pessoas, seja descobrindo algo novo para utilizar em casa, na vida pessoal ou profissional, e também traz uma dose de arte, cultura, lazer e diversão para todos os envolvidos”, completou Tatiane.

O presidente do bairro, Antonio Nunes, salientou que a união de todos é fundamental para a comunidade conhecer de perto a diversidade de serviços oferecidos pela Universidade. “Juntos, podemos trocar experiências e fortalecer os laços entre a comunidade e a Universidade, enriquecendo assim a nossa vivência e colaborando para um ambiente mais integrado e proveitoso para todos”, falou.

O secretário Geral, Arleu da Silveira, destacou a importância da participação ativa da Unesc e ressaltou a credibilidade estabelecida pela Instituição junto à comunidade. “A presença e o envolvimento da Universidade são fundamentais para fortalecer os laços e demonstrar o compromisso contínuo em contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de nossa comunidade”, sublinhou.

O secretário de Assistência Social, Bruno Ferreira, também participou do evento e destacou que essa é uma oportunidade única para as pessoas conhecerem os serviços oferecidos pela Unesc. “Esta é uma chance para a comunidade ter acesso direto a recursos que podem contribuir significativamente para o seu desenvolvimento e bem-estar. A Universidade tem muito a oferecer, e esta aproximação é um passo importante para garantir que todos possam usufruir e se beneficiar dessas oportunidades”, comentou.

O ViverCom já passou pelos bairros Santa Augusta, Renascer e Metropol, fortalecendo o elo entre a Universidade e a comunidade local.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2023 às 14:37
Compartilhar Comente

ViverCom: 4ª edição chega no bairro Próspera neste sábado

ViverCom: 4ª edição chega no bairro Próspera neste sábado
Mais imagens

A comunidade do Bairro Próspera e região está convidada para participar da 4ª edição do projeto de Vivências e Experiências Comunitárias (ViverCom) da Unesc. O evento, que contou com a participação de mais de duas mil pessoas ao longo das últimas edições, ocorrerá neste sábado (25/11), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, em Criciúma, das 14h às 18h.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destaca a satisfação em ver a comunidade aproveitando os serviços oferecidos pelo ViverCom. “Somos uma Universidade Comunitária que está verdadeiramente integrada à comunidade de forma duradoura. Ver as pessoas usufruindo dos serviços disponíveis traz grande significado para nós”, destaca.

Com uma ampla variedade de mais de 30 serviços gratuitos à disposição, a ação engloba atividades que vão desde tipagem sanguínea e auriculoterapia até orientações sobre alimentação saudável, conselhos sobre o uso de plantas medicinais, distribuição de sementes e atividades lúdicas. 

Além disso, são oferecidas oficinas de saúde para homens e mulheres, workshops de estamparia artesanal, brincadeiras, contação de histórias, distribuição de livros e orientação profissional, enriquecendo ainda mais a experiência do evento.

A diretora de Extensão, Fernanda Sônego, expressa sua alegria ao observar o interesse de adultos e crianças em participar ativamente do evento proposto pela Universidade. “Mobilizamos diversos cursos, projetos, professores e acadêmicos para compartilhar um pouco do que a nossa Unesc tem de melhor com a comunidade. É gratificante ver as pessoas reconhecendo e aproveitando o evento”, enfatiza, reforçando o convite para que a comunidade aproveite a edição deste sábado.

Para uma das coordenadoras do projeto, Tatiane Macarini, esta iniciativa de Extensão marca um importante elo entre a Universidade e a comunidade local. “O evento é uma fonte de alegria e enriquecimento. Os participantes têm a oportunidade de adquirir informações valiosas para levar consigo. Estamos extremamente satisfeitos com a presença e participação das comunidades”, compartilha.

Até o momento, o ViverCom já passou pelos bairros Santa Augusta, Renascer e Metropol, fortalecendo o elo entre a Universidade e a comunidade local.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2023 às 17:09
Compartilhar Comente

Vivercom: projeto da Unesc levará serviços gratuitos à comunidade do Bairro Renascer

Vivercom: projeto da Unesc levará serviços gratuitos à comunidade do Bairro Renascer
Mais imagens

A comunidade do Bairro Renascer, em Criciúma, terá a oportunidade de desfrutar de uma ampla gama de atividades culturais, serviços de saúde e muito mais, tudo gratuitamente. Essa iniciativa faz parte do projeto de extensão Vivências e Experiências na Comunidade (ViverCom) da Unesc, e vai ocorrer neste sábado (28/10), no Centro Educacional Marista Irmão Walmir, localizado no Bairro Renascer, das 9 às 12h. 

A reitora Luciane Bisognin Ceretta, destaca a importância desse evento como uma maneira de retribuir à comunidade que tem acolhido a Instituição ao longo dos anos. “O projeto abrange uma ampla variedade de serviços que incluem recreação, cultura, orientações em saúde, educação, empreendedorismo, e promoção da diversidade. Toda a comunidade está convidada a participar”, disse a reitora, informando que esse compromisso se estenderá para diversos bairros da cidade de Criciúma até o final deste ano.

Entre as mais de 30 atividades e serviços disponíveis, destacam-se: Tipagem sanguínea; Auriculoterapia; Orientações sobre alimentação saudável; Conselhos sobre o uso de plantas medicinais; Distribuição de sementes; Atividades lúdicas para crianças; Oficinas de saúde para homens e mulheres; Workshops de estamparia artesanal; Brincadeiras e contação de histórias; Distribuição de livros; Orientação profissional; Regularização de CPF; orientações sobre o Imposto de Renda e sobre abertura de Microempreendedor Individual (MEI).

Além disso, o projeto conta com a parceria do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Criciúma e da União da Associação de Moradores (UABC). Cerca de 100 professores e acadêmicos da Unesc estão envolvidos na organização e realização desse evento.

“Essa iniciativa destaca o papel fundamental que as universidades comunitárias desempenham na promoção do bem-estar da comunidade, oferecendo acesso a serviços variados e contribuindo para o fortalecimento dos laços entre a Instituição e a população local”, finaliza uma das coordenadoras do ViverCom, Tatiane Macarini.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2023 às 15:23
Compartilhar Comente

Araranguá recebe três ações de Extensão da Unesc

Araranguá recebe três ações de Extensão da Unesc
Mais imagens

A cidade de Araranguá foi cenário de três ações de Extensão de grande relevância, no sábado (21/10). No Calçadão da cidade, ocorreram oficinas que abordaram temas como plantas medicinais, compostagem, aproveitamento integral dos alimentos e educação em Direitos do Consumidor. 

Simultaneamente, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Coloninha, foram conduzidas oficinas destinadas às crianças, focadas em higiene e saúde bucal, auriculoterapia e contação de histórias, bem como sessões informativas sobre a saúde da mulher e do homem. Na Praça Cesário Cibien, os acadêmicos realizaram um trabalho de revitalização.

Toda essa iniciativa foi coordenada pela professora Geiziane Laurindo de Morais, que integra a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, e contou com a colaboração dos bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), e do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes).

“Realizamos dez oficinas de diferentes temáticas, que não apenas forneceram conhecimento prático, mas também promoveram a prevenção de doenças, bem como ensinaram alternativas naturais de tratamento e fomentar a sustentabilidade ambiental”, disse Geizi.

Ela ainda ressaltou que essas oficinas também transmitiram técnicas valiosas para economizar recursos, preparando assim as futuras gerações para uma vida saudável. “Além de capacitar as pessoas para cuidar de sua saúde, essas ações reforçam os laços comunitários. Estamos, de fato, transformando conhecimento em ação prática para promover o bem-estar coletivo”, complementou Geizi.

A iniciativa de revitalização da praça foi liderada pela professora de Engenharia Civil e extensionista, Evelise Zancan. “Essa iniciativa vai além da melhoria do ambiente físico, tendo impactos positivos na qualidade de vida dos moradores. A revitalização cria espaços públicos mais agradáveis e seguros, proporciona oportunidades para atividades recreativas e promove o bem-estar físico e emocional das pessoas”, finalizou Evelise.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2023 às 08:33
Compartilhar Comente