Extensão

Unesc marca presença na Carreta Azul

Unesc marca presença na Carreta Azul
Movimento foi proposto pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

As ruas de Criciúma ganharam cor nesta segunda-feira (5/4). A Carreta Azul, formada por mais de 40 automóveis, cruzou a cidade com balões, caixas de som e buzinaços. O objetivo das instituições participantes, entre elas a Unesc, foi lembrar do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, e da atuação da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera (Ama-rec). 

O ponto de partida do comboio foi a sede da Associação, no bairro Vila Zuleima, e a chegada na Universidade. No meio do caminho, em uma parada especial no Parque das Nações, um grande coração foi desenhado com uso dos automóveis. “Este é um momento significativo. Quando chamamos a atenção para o autismo, lembramos a sociedade da importância do diagnóstico precoce. Quanto antes soubermos que a criança tem, mais ela vai evoluir com o tratamento. Precisamos conscientizar e informar”, evidenciou a diretora pedagógica da Ama, Sandra Henrique.

Esta foi a quinta edição da Carreata Azul, que no ano passado não aconteceu por conta da pandemia de coronavírus, e a primeira participação da Unesc. “Ao finalizar esta Carreata nos resta agradecer aos envolvidos que formaram esta grande equipe. Foram cerca de 20 veículos de órgãos públicos, que se somaram a outras instituições e nos possibilitaram criar este momento de reflexão”, destacou o presidente da Cruz Vermelha de Criciúma, Almir Fernandes, que em parceria com a Ama organizou a Carreata.

Ainda que não tenha marcado presença nas primeiras edições, a Universidade sempre contribuiu com a Associação por meio de projetos de extensão e voluntariado. “Um movimento belíssimo. A nossa Universidade, que é comunitária, é engajada com questões sociais e tem contribuído para a inclusão das pessoas. Dentro da Extensão, temos em atividade um projeto há mais de 16 anos, unindo forças para contribuir e chamar a atenção para este assunto”, afirmou a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sonego. 

O projeto de Extensão lembrado por Fernanda é o “Cidadania e Saúde: cuidado compartilhado ao autista”, coordenado pelos professores Marco Antônio Silva e Mira Dagostin. A iniciativa, que foi representada na Carreata, foi lançada oficialmente em 2005, mas antes disso os docentes e seus alunos já visitaram voluntariamente a Ama. 

Em 2020, seguindo uma proposta renovada em 2016, os estudantes vão à Associação cinco vezes por semana, com o objetivo de contribuir e aprender. “Começamos estas atividades com acadêmicos de Nutrição. Posteriormente, os cursos de Enfermagem e Gastronomia também passaram a estar presentes nas atividades. Então este é um projeto de longo prazo, que acontece dentro da Ama com o objetivo de desenvolver ações de saúde e cidadania que visem a melhoria da qualidade de vida para o autista”, explicou Silva. 

Os integrantes do projeto também desenvolvem propostas de educação em saúde com os colaboradores da instituição e familiares dos matriculados. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de abril de 2021 às 18:47
Compartilhar Comente

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Alunos dos cursos de saúde prestam atendimento gratuito em Sombrio

Alunos dos cursos de saúde prestam atendimento gratuito em Sombrio
Ação vai ocorrer, das 9 às 12 horas, no calçadão da cidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

As pessoas que passarem pelo calçadão de Sombrio na manhã deste sábado (20/6) podem participar de vários atendimentos realizados pela UNA SAU (Unidades Acadêmica de Ciências da Saúde) da Unesc. Alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia estarão no local, das 9 às 12 horas.

Os estudantes vão dar orientações gratuitas de postura, peso, higiene bucal, testes de ansiedade e pressão. Além de fazer teste de coagulação, auriculoterapia, medir a pressão arterial e fazer a tipagem sanguínea.

“Essas ações vão possibilitar que a comunidade se aproxime da Unesc e os alunos serão inseridos no atendimento comunitário, desenvolvendo ações específicas da futura profissão e educação em saúde”, explica a coordenadora de extensão da UNA SAU, Magada Tessmann Schwalm.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de junho de 2015 às 15:06
Compartilhar Comente (1)

Curso de Nutrição leva orientação à comunidade

Curso de Nutrição leva orientação à comunidade
Ação é gratuita e ocorre das 9 às 13 horas no Shopping Della Giustina (Foto: Arquivo) Mais imagens

Professores e alunos do curso de Nutrição da Unesc estarão neste sábado (30/5) no Shopping Della, em Criciúma, prestando orientações e avaliações nutricionais, além de medir o IMC (Índice de Massa Corporal).  A atividade ocorrerá das 9 às 13 horas e o atendimento é gratuito.

A ação integra as atividades de extensão da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).
 

Fonte: Secom

27 de maio de 2015 às 15:21
Compartilhar Comente