Extensão

Retrospectiva Unesc: Celebrando 55 anos de excelência com reconhecimentos e avanços na Pesquisa

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de dezembro de 2023 às 18:38
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia da Unesc prepara experiência virtual e gratuita para a comunidade

Museu de Zoologia da Unesc prepara experiência virtual e gratuita para a comunidade
Conteúdo ficará disponível a partir de segunda-feira (4/5) Mais imagens

O Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc tem novidade. Na segunda-feira (4/5), durante a Semana da Extensão, o projeto virtual “Visitando o Muzoo” será disponibilizado de forma gratuita, proporcionando visitas guiadas, contando a história do local e apresentando iniciativas educacionais sobre o meio ambiente. 

Podcast |


O novo projeto terá o formato de uma série em documentário e, segundo a coordenadora do espaço, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, tem o objetivo de chegar às escolas da região por meio de ferramentas tecnológicas.  “O projeto virtual se constitui em uma coletânea de vídeos, que apresentarão o espaço em um sequência de episódios. A ideia prevê também a distribuição das criações infantis do Museu, agora apresentadas com recursos audiovisuais e com uma experiência muito mais encantadora”, conta Morgana. 

No quesito educação, a equipe do Museu vai disponibilizar vídeo aulas com momentos fiéis a uma visita presencial à Universidade. “O objetivo desta ação é dar suporte ao ensino formal, oferecer ferramentas aos professores, em todas as áreas de ensino, e possibilitar o início ou continuidade de projetos de educação ambiental na escola”, completa a coordenadora. 

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, a ação é assertiva e necessária, se destacando frente aos desafios vivenciados atualmente. “Mais do que nunca o momento pede sensibilidade, para entendermos o cenário, incentivo, para superarmos as dificuldades, e inovação para seguirmos nossa missão de contribuir com a educação e a qualidade de vida das pessoas. O projeto “Visitando o Muzoo” foi recebido com muito orgulho e alegria, pois reúne todos estes elementos. Vale destacar também que sua atuação contempla todas as idades, formando pessoas conscientes de seu ambiente de vida e transformando aqueles que buscam saber mais sobre o que nos cerca”, enaltece.

O conteúdo será disponibilizado em http://museudezoologia.unesc.net/. Saiba mais sobre a Semana da Extensão clicando aqui.

Conheça o Museu 

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi fundado em 2002, com o objetivo de ser um centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural. O Museu, vinculado a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, constitui-se em um espaço interdisciplinar que tem o compromisso de desenvolver ações de extensão junto à comunidade.

Mensalmente, o espaço recebe 1.500 crianças, vindas de municípios do Sul catarinense e do Norte do Rio Grande do Sul. Este número soma-se aos vísitantes diários da Universidade, já que os espaços do Museu são abertos ao público e se misturam com a estrutura da Instituição.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2020 às 17:26
Compartilhar Comente

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Unesc participa de evento internacional que discute inovação curricular e a Educação 4.0

Unesc participa de evento internacional que discute inovação curricular e a Educação 4.0
Universidade está presente no Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (Foto: Divulgação) Mais imagens

Na busca por introduzir a tecnologia como ferramenta de qualificação e inovação no ensino superior, a Unesc está presente no Geduc (Congresso Brasileiro de Gestão Educacional) - Educação 4.0, em São Paulo. A Universidade está sendo representada, de quarta a sexta-feira (27 a 29/3), pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, e pela assessora pedagógica da Instituição, Daniela Arns Silveira.

Com o tema “A revolução nas instituições de ensino”, o evento está utilizando as tecnologias digitais e seus usos nas instituições para provocar reflexões sobre o futuro da educação. “O Geduc certamente agregará valor ao movimento de Inovação Curricular e Pedagógica da Universidade, eixo de grande investimento acadêmico para os anos de 2019 e 2020. A participação da Unesc em eventos desta natureza vai somar-se aos esforços internos e resultarão como qualificação aos professores e cursos de graduação”, avalia Feldhaus.

Inovação na Unesc


O Programa de Inovação Curricular e Pedagógica, desenvolvido no Colégio Unesc e na graduação, tem o objetivo de propor, discutir e implantar as novas ferramentas ao ensino da Universidade. “O intuito é de acompanhar as mudanças no contexto político, social, econômico e cultural do qual fazemos parte, buscando novas arquiteturas curriculares e percursos formativos”, explica o diretor. 

Em abril de 2019, a Universidade iniciará discussões com as quatro áreas do conhecimento, na busca de identificar práticas docentes inovadoras, fortalecê-las, criar redes colaborativas entre os cursos, utilizar os avanços para elevar os currículos e, quando necessário, propor novos modelos curriculares. “Queremos implantar arquiteturas curriculares que dialoguem com as questões atuais e preocupem-se com uma formação interdisciplinar. As questões inerentes à curricularizacão, da extensão, da internacionalização e da pesquisa integrada à graduação e valorização dos professores também devem se fazer presentes”, afirma Feldhaus.

O diretor de ensino ressalta ainda que a expectativa é de que o Programa de Inovação Curricular e Pedagógica se estruture como um movimento de engajamento coletivo e que resulte em mudanças dentro e fora da Universidade.  

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 27 de março de 2019 às 14:13
Compartilhar Comente

Unesc apresenta projeto de extensão em Forquilhinha

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura da Unesc, realizaram na última semana, no Centro Comunitário do Bairro Nova York, em Forquilhinha, a apresentação do projeto de extensão “Escritório Modelo Interdisciplinar de Assistência Técnica”. Os alunos irão desenvolver um projeto urbanístico nos Bairros Nova York, Ouro Negro e Vila Franca.

O objetivo principal é o envolvimento da comunidade na elaboração de um projeto urbanístico e de arquitetura destinado ao esporte, cultura, lazer e recreação, sobre uma área pública disponível no Bairro Nova York.

Durante o encontro, ocorreu a apresentação da metodologia de participação comunitária para definição do programa de necessidades, que será fundamental em todo o processo de elaboração do projeto.

Além da comunidade em geral, lideranças locais, o prefeito, Dimas Kammer, o vice-prefeito, Félix Hobold, representantes do Coletivo Cultural Catavento, o coordenador do projeto de extensão Jorge Luiz Vieira, os professores Evelize Chemale Zancan e Vanildo Rodrigues, alunos bolsistas, estagiários e voluntários dos cursos estão envolvidos no projeto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 13 de setembro de 2018 às 14:36
Compartilhar Comente