Extensão

Unesc Comunitária: Universidade realiza atividades em cidades da região

Unesc Comunitária: Universidade realiza atividades em cidades da região
Universidade esteveoferecendo atividades comunitárias em Forquilhinha e Urussanga (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve na manhã de sexta-feira (25/4) em Forquilhinha e Urussanga realizando ações comunitárias. Em Forquilhinha a ação ocorreu em frente à Praça Matriz e teve a parceria das rádios Hulha Negra e Som Maior. Já em Urussanga, as atividades ocorreram na Praça Central Anita Garibaldi e tiveram o apoio da Secretaria de Saúde de Urussanga.

Na atividade em Forquilhinha, onde foram realizadas 160 atividades, o curso de Biomedicina realizou auriculoterapia e tipagem sanguínea. O curso de Fisioterapia também realizou auriculoterapia e terapia manual. O curso de Nutrição esteve à disposição realizando avaliações e orientações nutricionais, e teste de IMC (Índice de Massa Corporal). O curso de Enfermagem realizou teste de glicemia, pressão arterial e dicas de educação em saúde de forma geral. Já o curso de Farmácia esteve oferecendo orientações sobre medicamentos, realizando testes de tipagem sanguínea, orientações fitoterápicas e também apresentou o projeto da Farmácia Solidária. Os cursos de Odontologia, Psicologia e Ciências Biológicas também participaram da ação.

Em Urussanga, o curso de Biomedicina realizou auriculoterapia e exames de tipagem sanguínea. O curso de Fisioterapia também realizou auriculoterapia e terapia manual. O curso de Nutrição esteve realizando avaliações e orientações nutricionais e teste de IMC (Índice de Massa Corporal). O curso de Odontologia também esteve presente no evento.

As ações foram promovidas pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de abril de 2019 às 14:12
Compartilhar Comente

Unesc realiza ações comunitárias em duas cidades da região

Unesc realiza ações comunitárias em duas cidades da região
Universidade estará oferecendo atividades comunitárias em Forquilhinha e Urussanga (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc, com o seu caráter comunitário, estará na manhã desta sexta-feira (26/4) em Forquilhinha e Urussanga realizando ações comunitárias. Em Forquilhinha a ação ocorrerá em frente à Praça Matriz e tem a parceria das rádios Hulha Negra e Som Maior. Já em Urussanga, as atividades ocorrem na Praça Central Anita Garibaldi e têm o apoio da Secretaria de Saúde de Urussanga.

Na atividade em Forquilhinha, o curso de Biomedicina estará realizando auriculoterapia e tipagem sanguínea. O curso de Fisioterapia também realizará auriculoterapia e terapia manual. O curso de Nutrição estará à disposição para realizar avaliações e orientações nutricionais e teste de IMC (Índice de Massa Corporal). O curso de Enfermagem fará teste de glicemia, pressão arterial e dicas de educação em saúde de forma geral. Já o curso de Farmácia estará oferecendo orientações sobre medicamentos, realizando testes de tipagem sanguínea, orientações fitoterápicas e também estará com o projeto da Farmácia Solidária presente. Os cursos de Odontologia, Psicologia e Ciências Biológicas também participarão da ação.

Em Urussanga, o curso de Biomedicina realizará auriculoterapia e exames de tipagem sanguínea. O curso de Fisioterapia também estará realizando auriculoterapia e terapia manual. O curso de Nutrição estará realizando avaliações e orientações nutricionais e teste de IMC (Índice de Massa Corporal). O curso de Odontologia também estará presente no evento.

As ações são promovidas pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 25 de abril de 2019 às 18:08
Compartilhar Comente

Um dia para conhecer e valorizar os trabalhos de extensão desenvolvidos na Unesc

Um dia para conhecer e valorizar os trabalhos de extensão desenvolvidos na Unesc
São mais de cem iniciativas que influenciam a vida de mais de 10 mil pessoas a cada semestre (Foto: Mayara Cardoso/Unesc) Mais imagens

Dedicação e conhecimentos que impactam mais de 20 mil pessoas por ano. Assim, os projetos de extensão da Unesc contribuem diariamente para o desenvolvimento da região Sul catarinense e o fortalecimento da qualidade de vida na comunidade. Para valorizar as ações em prol das pessoas e mostrar a importância da prática comunitária, a Unesc convida para a celebração do Dia da Extensão, comemorado na próxima quinta-feira (2/5). Também serão realizadas ações alusivas no sábado (4/5), na Praça Nereu Ramos.

Na noite de quinta-feira, a partir das 19h30 no Auditório Ruy Hülse, a Unesc acolherá a comunidade em um café aberto ao público para conversar sobre o que é a extensão e apresentar as ações desenvolvidas na Instituição. “Será um espaço com atrações que trazem a essência da prática comunitária, com atividades artísticas e culturais. Logo na chegada ao evento, os convidados poderão prestigiar o trabalho do grafiteiro e artista plástico Ricardo Herok, que estará pintando uma tela em homenagem ao Dia da Extensão. Teremos também momentos com alguns projetos e outras ações pensadas especialmente para o encontro”, conta a assessora acadêmica da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh.

O café oferecido pela Universidade também contará com produtos do projeto de extensão Feira da Economia Solidária, que reúne produtores agrícolas e estimula o empreendedorismo em um só lugar, para trocar informação e comercializar produtos sustentáveis e saudáveis de forma cooperativa.

Unesc na comunidade

A Unesc se fará presente na Praça Nereu Ramos mais uma vez. Com ações alusivas ao Dia da Extensão em um local preparado para receber visitantes, a Universidade promoverá atendimentos de orientação, prevenção, informação sobre direitos e deveres, cuidados pessoais, meio ambiente e outros assuntos que impactam diretamente no dia a dia da comunidade, com a participação de projetos de extensão da Instituição.

O evento ocorrerá das 9 às 12h30. 

O local poderá ser visitado até o fim de maio e contará com imagens e reportagens atuais da atuação da extensão promovida pela Universidade. A produção do material audiovisual, que será veiculado nos televisores, é de produção da Unesc TV e os registros fotográficos foram produzidos pela Assessoria de Imprensa da Unesc.

Para valorizar a extensão

Em 112 iniciativas, a extensão da Unesc impacta a vida de mais de 10 mil cidadãos do Sul catarinense, direta e indiretamente. As ações comunitárias são desenvolvidas em mais de 30 municípios catarinenses e do Norte do Rio Grande do Sul.

“É por meio da extensão que ocorrem trocas de saberes que contribuem para a formação do cidadão crítico e responsável. A prática é um importante elo entre a Instituição e a sociedade, que além de oportunizar que o acadêmico tenha conhecimento prático da realidade na comunidade onde está inserido, pode contribuir para o desenvolvimento deste espaço e para a qualidade de vida daqueles que ali estão”, destaca a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

Segundo Fernanda, a extensão pode ser percebida nos arredores da Universidade nas modalidades:

  • Universitária: Projetos que o estudante é levado à experiência real e direta na comunidade.
  • Prestação de serviços: Ações comunitárias de saúde, direitos e outras assistências pessoais e sociais.
  • Cultura: Atividades de ensino e promoção da arte.

Além de contribuir para o desenvolvimento da região, ainda são concedidas 534 bolsas de estudos para acadêmicos da Unesc por meio dos projetos de extensão.

Ouça a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias:

Universidade Comunitária


Com 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Contando atualmente com 13 mil alunos e 1,5 mil professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 15 mil pessoas que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de abril de 2019 às 10:00
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc levam atividades de leitura para escola de Içara

Acadêmicos da Unesc levam atividades de leitura para escola de Içara
Crianças dos alunos do 2º e 3º ano da Escola de Educação Básica Antônio Colonetti participaram da ação (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As turmas de 2º e 3º ano da Escola de Educação Básica Antônio Colonetti, de Içara, tiveram uma atividade especial nesta terça-feira (23/04). As crianças participaram de uma ação promovida pelo curso de Letras da Unesc para promoção da leitura em sala de aula. A atividade faz parte do Projeto Sala de Leitura Itinerante e foi realizada após um convite da direção da escola.

O Projeto Sala de Leitura Itinerante é coordenado pela professora Daniela Arns Silveira e conta com a participação dos professores Cibele Beirith Freitas, Carlos Arcângelo Schlikmann e Richarles Souza de Carvalho, do curso de Letras. A ação foi pensada com o objetivo de chegar à escolas de Criciúma e região desenvolvendo atividades de leitura de diferentes gêneros literários, com vistas à perspectiva de que a leitura é um caminho para o desenvolvimento da autonomia e da emancipação do indivíduo. A atividade é realizada mensalmente em escolas diferentes e consiste no compartilhamento de sugestões de leituras entre os próprios colegas.

No dia 4 de maio, o Projeto Sala de Leitura Itinerante estará na Praça Nereu Ramos e no Parque das Nações. “Estaremos apresentando um pouco da história do projeto e encantando com leituras gostosas e instigantes para públicos das mais diferentes faixas-etárias”, destaca Daniela. A atividade será promovida pela Diretoria de Extensão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de abril de 2019 às 17:18
Compartilhar Comente

Atividades são retomadas no Projeto de Extensão de leitura literária no Presídio Regional de Criciúma

Atividades são retomadas no Projeto de Extensão de leitura literária no Presídio Regional de Criciúma
Projeto “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania” envolve acadêmicos e professores (Foto: Divulgação) Mais imagens

Foram reiniciadas nesta quinta-feira (04/04) as atividades do Projeto de extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Programa de Extensão Território Paulo Freire, da Unesc.

O encontrou contou com dezesseis detentos, os quais participarão semanalmente de atividades que envolvem leitura, interpretação e produção textual. Conforme a bolsista do projeto e acadêmica do curso de Letras, Renata Pavan, o encontro foi muito produtivo. “Eles mostraram grande interesse pelas temáticas abordadas, pois puderam falar um pouco sobre suas histórias de vida, além de produzir textos”, comentou.

A proposta do projeto é expandir o conhecimento para além do campus e oferecer o contato com a literatura dentro do espaço carcerário, contribuindo para o resgate da cidadania dos reclusos. Além disso, de acordo com a professora e coordenadora do projeto, Cibele Freitas, a intenção é auxilia-los no processo de escrita textual, uma vez que o Conselho Nacional de Justiça 44/2013 recomenda que, a partir da leitura de livros, sejam elaboras resenhas com fins de remição da pena.

Conforme Cibele, neste ano a ideia é formar duas turmas concomitantes para que se possa atender um maior número de detentos, já que a iniciativa teve bastante adesão em 2018.

Segundo a responsável pelo setor de educação do presídio, Aline Cizewski Borb, o projeto é visto como um instrumento para a ressocialização dos reeducados uma vez que através da leitura o indivíduo adquire novas informações, hábitos e diferentes maneiras de pensar.

Participam também das atividades do projeto a professora Janete Trichês, do Curso de Direito, o professor Richarles de Carvalho, do Curso de Letras, e a bolsista Marina Arnt, acadêmica da quinta fase do Curso de Letras.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 04 de abril de 2019 às 20:31
Compartilhar Comente