Extensão

Vivercom: projeto da Unesc levará serviços gratuitos à comunidade do Bairro Renascer

Vivercom: projeto da Unesc levará serviços gratuitos à comunidade do Bairro Renascer
Mais imagens

A comunidade do Bairro Renascer, em Criciúma, terá a oportunidade de desfrutar de uma ampla gama de atividades culturais, serviços de saúde e muito mais, tudo gratuitamente. Essa iniciativa faz parte do projeto de extensão Vivências e Experiências na Comunidade (ViverCom) da Unesc, e vai ocorrer neste sábado (28/10), no Centro Educacional Marista Irmão Walmir, localizado no Bairro Renascer, das 9 às 12h. 

A reitora Luciane Bisognin Ceretta, destaca a importância desse evento como uma maneira de retribuir à comunidade que tem acolhido a Instituição ao longo dos anos. “O projeto abrange uma ampla variedade de serviços que incluem recreação, cultura, orientações em saúde, educação, empreendedorismo, e promoção da diversidade. Toda a comunidade está convidada a participar”, disse a reitora, informando que esse compromisso se estenderá para diversos bairros da cidade de Criciúma até o final deste ano.

Entre as mais de 30 atividades e serviços disponíveis, destacam-se: Tipagem sanguínea; Auriculoterapia; Orientações sobre alimentação saudável; Conselhos sobre o uso de plantas medicinais; Distribuição de sementes; Atividades lúdicas para crianças; Oficinas de saúde para homens e mulheres; Workshops de estamparia artesanal; Brincadeiras e contação de histórias; Distribuição de livros; Orientação profissional; Regularização de CPF; orientações sobre o Imposto de Renda e sobre abertura de Microempreendedor Individual (MEI).

Além disso, o projeto conta com a parceria do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Criciúma e da União da Associação de Moradores (UABC). Cerca de 100 professores e acadêmicos da Unesc estão envolvidos na organização e realização desse evento.

“Essa iniciativa destaca o papel fundamental que as universidades comunitárias desempenham na promoção do bem-estar da comunidade, oferecendo acesso a serviços variados e contribuindo para o fortalecimento dos laços entre a Instituição e a população local”, finaliza uma das coordenadoras do ViverCom, Tatiane Macarini.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2023 às 15:23
Compartilhar Comente

Araranguá recebe três ações de Extensão da Unesc

Araranguá recebe três ações de Extensão da Unesc
Mais imagens

A cidade de Araranguá foi cenário de três ações de Extensão de grande relevância, no sábado (21/10). No Calçadão da cidade, ocorreram oficinas que abordaram temas como plantas medicinais, compostagem, aproveitamento integral dos alimentos e educação em Direitos do Consumidor. 

Simultaneamente, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Coloninha, foram conduzidas oficinas destinadas às crianças, focadas em higiene e saúde bucal, auriculoterapia e contação de histórias, bem como sessões informativas sobre a saúde da mulher e do homem. Na Praça Cesário Cibien, os acadêmicos realizaram um trabalho de revitalização.

Toda essa iniciativa foi coordenada pela professora Geiziane Laurindo de Morais, que integra a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, e contou com a colaboração dos bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), e do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes).

“Realizamos dez oficinas de diferentes temáticas, que não apenas forneceram conhecimento prático, mas também promoveram a prevenção de doenças, bem como ensinaram alternativas naturais de tratamento e fomentar a sustentabilidade ambiental”, disse Geizi.

Ela ainda ressaltou que essas oficinas também transmitiram técnicas valiosas para economizar recursos, preparando assim as futuras gerações para uma vida saudável. “Além de capacitar as pessoas para cuidar de sua saúde, essas ações reforçam os laços comunitários. Estamos, de fato, transformando conhecimento em ação prática para promover o bem-estar coletivo”, complementou Geizi.

A iniciativa de revitalização da praça foi liderada pela professora de Engenharia Civil e extensionista, Evelise Zancan. “Essa iniciativa vai além da melhoria do ambiente físico, tendo impactos positivos na qualidade de vida dos moradores. A revitalização cria espaços públicos mais agradáveis e seguros, proporciona oportunidades para atividades recreativas e promove o bem-estar físico e emocional das pessoas”, finalizou Evelise.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2023 às 08:33
Compartilhar Comente

Biblioteca da Unesc encanta e ensina por meio da Contações de Histórias

Biblioteca da Unesc encanta e ensina por meio da Contações de Histórias
Mais imagens

Com olhares atentos e muitas risadas, os alunos da Escola Estadual João Frassetto, de Criciúma, e do Colégio Unesc, mergulharam em uma manhã repleta de cultura, imaginação, curiosidade e diversão. Tudo isso graças à Contação de História intitulada “O casamento da Bruxa Onilda”, apresentada pelas colaboradoras da Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc, nesta segunda-feira (23/10). 

Entre os alunos curiosos com a história estava Lucca Sehnem que, ao ter a curiosidade instigada, expressou todo o seu entusiasmo. “Eu vou voltar para descobrir a segunda parte da história. Achei tudo muito interessante”, disse.

Seu colega, Nicolas Pian Gonçalves concordou. “Achei a história muito envolvente e divertida”, contou.

A professora Tatiana do Amaral ressaltou a importância do momento especial e destacou que é costume da escola levar as crianças à biblioteca para leitura, o que para ela, torna esse tipo de experiência especialmente valioso.

“Esse tipo de ação estimula a leitura por meio de uma abordagem visual e histórias envolventes. Presenciamos exemplos de contações que deixaram os alunos ansiosos para pegar o livro contado na biblioteca, alimentando a imaginação e cultivando o gosto pela leitura”, enfatiza.

Valorização da cultura

A iniciativa, conforme a coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner, visa não apenas incentivar a leitura, mas também valorizar a cultura por meio de diversas ações, sendo a Contação de Histórias uma delas. “Foi incrível ver o entusiasmo delas pelas histórias contadas”, sublinha.

Até sexta-feira (27/10) também ocorre ainda a exposição Meu Momento de Leitura e Árvore Literária com exposição de fotos de momentos de leitura dos leitores. A atividade conta com montagem colaborativa de uma árvore a partir de títulos de obras que marcaram a vida dos leitores.

A atividade faz parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e está incluída na  programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), o maior evento científico institucional que tem o objetivo de ampliar o acesso da comunidade à produção científica. 

Outras ações

Nesta terça-feira (24/10), das 8h às 12h, o hall da reitoria será o local de distribuição de livros. Na quarta-feira (25/10), às 17h30min, a equipe da Biblioteca oferecerá uma sessão de Biblioterapia, que é uma terapia por meio de livros.

No dia seguinte, quinta-feira (26/10), das 8h às 21h, será o Dia D de arrecadação de lacres e tampinhas em apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma. Na sexta-feira (27/10), ocorre a Contação de Histórias “O Casamento da Bruxa Onilda” que ocorrerá em cinco horários diferentes: 8h15min; 8h50min; 10h30min; 13h45min; e 14h20min.

Feira do Livro

A Feira do Livro proposta pela Editora e Livraria da Unesc vai ocorrer até sexta-feira (27/10), no Bloco XXI. Quem tiver interesse vai encontrar exemplares com 50% de desconto. Já os livros da Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus), na Bahia, e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) têm desconto de 20%.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi. 

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2023 às 15:21
Compartilhar Comente

Outubro Rosa: Campus conta com ações especiais voltadas ao cuidado com a saúde

Outubro Rosa: Campus conta com ações especiais voltadas ao cuidado com a saúde
Mais imagens

“Quando recebi o diagnóstico, enfrentei um momento desafiador, e minha primeira pergunta ao médico foi: Qual é a taxa de chance, de cura, de sobrevivência? Decidi que encarar a situação era a única opção, pois desistir não fazia parte do meu vocabulário. Lutar pela vida tornou-se minha obrigação. Contei com um valioso sistema de apoio, composto por minha família, amigos e uma equipe médica incrível, que desempenharam papeis fundamentais na minha jornada”.

Essas são as reflexões da acadêmica do curso de Psicologia da Unesc, Andreza Amorim, também integrante do grupo “Onco Friends para além do diagnóstico”, e uma das integrantes da campanha “Outubro Rosa – Novembro Azul: Cores diferentes, uma única missão. A Unesc apoia as iniciativas por uma vida mais saudável”, que ocorre na Unesc nesta terça-feira (17/10) e nos dias 24 e 31, durante o mês dedicado à prevenção do câncer de mama.

Psicólogos, acadêmicos e voluntários estão, ao longo de todo o dia, estrategicamente posicionados no Hall do Bloco Administrativo, nos espaços XXI A e B e no Bloco R, para oferecer acolhimento, diálogo e orientações a todos que desejarem, reforçando o compromisso da Universidade com a saúde. Além de sessões esclarecedoras, a Universidade já se vestiu de rosa, seja com seus colaboradores usando adereços alusivos à data, seja por meio da decoração do campus, que se tingiu das cores que simbolizam a consciência que os meses de outubro e novembro proporcionam.

“Quem passar pelo campus vai poder receber apoio e informações sobre prevenção ao câncer de mama. A programação envolve os três períodos com a entrega de informativos, assim como acolhimento pelos acadêmicos do curso de Psicologia que estão contribuindo com a iniciativa da Instituição”, disse o coordenador do programa Acolher, Zolnei Vargas de Córdova. Massagens faciais e nas mãos, acupuntura, auriculoterapia entre outras atividades fazem parte da programação, que é voltada para homens e mulheres. 

Quem também está pelo campus dando orientações à comunidade é o acadêmico do curso de Psicologia, Bruno da Costa Mattos, que salientou que tem achado essa experiência bastante enriquecedora, especialmente no que diz respeito ao Programa Acolher, que tem ampliado suas ações de forma significativa.

“Estamos aqui para oferecer suporte, ajudar as pessoas e disseminar informações relevantes, incluindo medidas preventivas, bem como apresentar os diversos serviços disponíveis na Unesc, como os oferecidos em nossas clínicas integradas e no próprio programa Acolher”, explicou.

“Essa iniciativa assume um papel de grande relevância, especialmente considerando o compromisso comunitário da Unesc. Para nós, acadêmicos, essa é uma oportunidade única, já que nos permite colocar em prática o conhecimento que adquirimos em sala de aula”, complementou o acadêmico Wellyton Pasarela.

“Nosso objetivo principal é conscientizar as mulheres sobre a importância de se autoexaminarem. É um gesto simples. Eu mesma descobri minha condição por meio de um exame de toque, em novembro do ano passado, quando tinha 39 anos. Desde então, tenho seguido o tratamento. Graças à descoberta precoce, conseguimos um tratamento altamente eficaz e bem-sucedido”, conta Andreza.

Corte Solidário

Ainda dentro da programação da Campanha “Outubro Rosa – Novembro Azul: Cores diferentes, uma única missão. A Unesc apoia as iniciativas por uma vida mais saudável”, os organizadores pensaram também no Corte Solidário como forma de contribuir e ofertar mais autoestima para quem enfrenta o tratamento do câncer, como explica a coordenadora da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade Janaína Vitório. 

“Muitas pessoas desejam ajudar, mas muitas vezes não sabem por onde começar. Desafiamos os cabeleireiros a se engajarem nessa nobre proposta e conseguimos o comprometimento de cinco deles, provenientes de diferentes partes da cidade”, comenta. 

“Estamos entusiasmados com a iniciativa: aqueles que desejarem participar receberão um voucher para o corte de cabelo. Posteriormente, os cabelos serão doados a entidades que trabalham em prol de mulheres em tratamento”, completa Janaína. 

Fazem parte os salões: SBB do Bairro Santa Luzia; Estúdio May Somara do bairro Operária Nova; IF’s Estúdio Hair do Rio Maina; Studio FL Unissex do Centro de Criciúma; e TWO Hair Beauty Spa, de Tubarão.

Os interessados em colaborar com a causa podem doar cerca de 15 centímetros do cabelo. As doações serão usadas na confecção de perucas para crianças e mulheres de organizações não governamentais (ONGs) de Criciúma.

A programação da campanha na Unesc é organizada por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; do programa Acolher; do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH); do programa de Residência Multiprofissional, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); das Clínicas Integradas; do curso de Psicologia; do Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação; do curso de Farmácia; do Centro Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics); e da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas.


 

Confira a entrevista completa realizada pela Rádio Unesc

https://www.youtube.com/live/LFnz1kBOKZg?feature=share

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2023 às 17:34
Compartilhar Comente

Coral Unesc está entre as atrações do 4º Festival de Canto e Coral de Gramado

Coral Unesc está entre as atrações do 4º Festival de Canto e Coral de Gramado
Mais imagens

O Coral Unesc está pronto para encantar o público durante o 4º Festival de Canto e Coral de Gramado, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de outubro, no Centro de Eventos Tomasini, na cidade gaúcha. Reconhecido como um dos mais destacados festivais de corais do Brasil, o evento promete trazer apresentações de grupos não apenas do Brasil, mas também do Uruguai e Chile, com entrada gratuita.

A programação do evento incluirá um total de 10 corais no primeiro dia, sete no segundo e oito no último dia, prometendo uma experiência musical rica e diversificada para todos os presentes.

Para a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, a participação do Coral Unesc é um testemunho do compromisso da Unesc com a cultura. “Estamos ansiosos para mais uma vez subir ao palco do Festival, onde poderemos compartilhar nossa paixão pela música e tocar os corações da plateia. Esperamos que as vozes do nosso coral sejam um instrumento de inspiração e que nossa música possa conectar pessoas de diferentes culturas e origens”, disse. 

Segundo o maestro do Coral Unesc, Joel de Oliveira, o Festival oferece ao público uma experiência verdadeiramente única ao apresentar uma variedade impressionante de estilos musicais coral, interpretados por grupos de diversas categorias, desde infantis até adultos. 

“A importância desse Festival transcende o palco, pois representa uma oportunidade valiosa para o crescimento técnico e cultural do Coral Unesc, permitindo a interação e avaliação do próprio trabalho, identificando áreas de sucesso e possíveis melhorias”, disse o maestro.

“Além disso, esta participação oferece a chance de expandir e divulgar os projetos de extensão da Unesc para além das fronteiras do estado. Vamos encerrar a noite mais especial do Festival, que é a de sábado, a partir das 20h. Seremos o sétimo grupo da noite”, complementa Oliveira.

Entre as canções interpretadas pelos músicos estarão os sucessos de “Disparada” de Jair Rodrigues, “Con Te Partiró” de Andrea Bocelli, “Berimbau” de Vinicius de Moraes e “Bohemian Rhapsody” do Queen.

“Esse encontro fortalece e reforça o compromisso de valorizar, a cada dia, a cultura que permeia todos os pilares de uma Instituição de ensino comunitária como a Unesc. Estamos profundamente gratos por essa oportunidade e desejamos a todos no evento muito sucesso e encantamento”, complementa Fernanda. A última participação do Coral na cidade gaúcha foi nos anos de 2017 e 2018.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2023 às 13:56
Compartilhar Comente