Extensão

Atividades do Summer Unesc seguem neste fim de semana

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de janeiro de 2024 às 11:32
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Retrospectiva Unesc: Celebrando 55 anos de excelência com reconhecimentos e avanços na Pesquisa

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de dezembro de 2023 às 18:38
Compartilhar Comente

ViverCom: 4ª edição chega no bairro Próspera

ViverCom: 4ª edição chega no bairro Próspera
Mais imagens

O bairro Próspera ganhou cores especiais na tarde deste sábado (25/11) com a realização da quarta edição do projeto Vivências e Experiências Comunitárias (ViverCom) da Unesc. O evento, que ao longo das últimas edições contou com a presença de mais de duas mil pessoas, ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, em Criciúma.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, expressou sua satisfação ao ver a comunidade desfrutando dos serviços oferecidos pelo ViverCom. “Somos uma Universidade Comunitária que está verdadeiramente integrada à comunidade de forma duradoura. Ver as pessoas usufruindo dos serviços disponíveis traz grande significado para nós”, destacou.

O evento apresentou uma ampla variedade de mais de 30 serviços gratuitos à disposição, abrangendo desde aferição de pressão arterial e auriculoterapia até orientações sobre alimentação saudável, conselhos sobre o uso de plantas medicinais e atividades lúdicas.

Oficinas de saúde para homens e mulheres, workshops de estamparia artesanal, brincadeiras, contação de histórias, oficina de boneco de alpiste e orientação profissional também foram oferecidos, enriquecendo ainda mais a experiência do evento.

A pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, expressou seu agradecimento pela presença dos presidentes de bairros, autoridades e membros da comunidade. 

“Acreditamos na transformação das pessoas por meio da educação. Aqui, todas as atividades oferecidas são educativas, visando capacitar as pessoas para que elas tenham o poder de transformar os diferentes ambientes em que se encontram”, mencionou.

A diretora de Extensão, Fernanda Sônego, expressou sua alegria ao observar o interesse de adultos e crianças em participar ativamente do evento proposto pela Universidade. “Mobilizamos diversos cursos, projetos, professores e acadêmicos para compartilhar um pouco do que a nossa Unesc tem de melhor com a comunidade. É gratificante ver as pessoas reconhecendo e aproveitando o evento”, enfatizou.

Conexão

Para a coordenadora do projeto, Tatiane Macarini, essa iniciativa de Extensão representa um elo significativo entre a Universidade e a comunidade local. “O evento foi uma fonte de alegria e enriquecimento. Os participantes tiveram a oportunidade de adquirir informações valiosas para levar consigo, estabelecendo uma conexão única entre a Universidade e a comunidade. Esta experiência tem sido extremamente significativa tanto para os acadêmicos envolvidos quanto para os moradores locais. Estamos extremamente satisfeitos com a presença e participação ativa das comunidades”, observou.

“O ViverCom abre portas na vida de muitas pessoas, seja descobrindo algo novo para utilizar em casa, na vida pessoal ou profissional, e também traz uma dose de arte, cultura, lazer e diversão para todos os envolvidos”, completou Tatiane.

O presidente do bairro, Antonio Nunes, salientou que a união de todos é fundamental para a comunidade conhecer de perto a diversidade de serviços oferecidos pela Universidade. “Juntos, podemos trocar experiências e fortalecer os laços entre a comunidade e a Universidade, enriquecendo assim a nossa vivência e colaborando para um ambiente mais integrado e proveitoso para todos”, falou.

O secretário Geral, Arleu da Silveira, destacou a importância da participação ativa da Unesc e ressaltou a credibilidade estabelecida pela Instituição junto à comunidade. “A presença e o envolvimento da Universidade são fundamentais para fortalecer os laços e demonstrar o compromisso contínuo em contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de nossa comunidade”, sublinhou.

O secretário de Assistência Social, Bruno Ferreira, também participou do evento e destacou que essa é uma oportunidade única para as pessoas conhecerem os serviços oferecidos pela Unesc. “Esta é uma chance para a comunidade ter acesso direto a recursos que podem contribuir significativamente para o seu desenvolvimento e bem-estar. A Universidade tem muito a oferecer, e esta aproximação é um passo importante para garantir que todos possam usufruir e se beneficiar dessas oportunidades”, comentou.

O ViverCom já passou pelos bairros Santa Augusta, Renascer e Metropol, fortalecendo o elo entre a Universidade e a comunidade local.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2023 às 14:37
Compartilhar Comente

ViverCom: 4ª edição chega no bairro Próspera neste sábado

ViverCom: 4ª edição chega no bairro Próspera neste sábado
Mais imagens

A comunidade do Bairro Próspera e região está convidada para participar da 4ª edição do projeto de Vivências e Experiências Comunitárias (ViverCom) da Unesc. O evento, que contou com a participação de mais de duas mil pessoas ao longo das últimas edições, ocorrerá neste sábado (25/11), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, em Criciúma, das 14h às 18h.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destaca a satisfação em ver a comunidade aproveitando os serviços oferecidos pelo ViverCom. “Somos uma Universidade Comunitária que está verdadeiramente integrada à comunidade de forma duradoura. Ver as pessoas usufruindo dos serviços disponíveis traz grande significado para nós”, destaca.

Com uma ampla variedade de mais de 30 serviços gratuitos à disposição, a ação engloba atividades que vão desde tipagem sanguínea e auriculoterapia até orientações sobre alimentação saudável, conselhos sobre o uso de plantas medicinais, distribuição de sementes e atividades lúdicas. 

Além disso, são oferecidas oficinas de saúde para homens e mulheres, workshops de estamparia artesanal, brincadeiras, contação de histórias, distribuição de livros e orientação profissional, enriquecendo ainda mais a experiência do evento.

A diretora de Extensão, Fernanda Sônego, expressa sua alegria ao observar o interesse de adultos e crianças em participar ativamente do evento proposto pela Universidade. “Mobilizamos diversos cursos, projetos, professores e acadêmicos para compartilhar um pouco do que a nossa Unesc tem de melhor com a comunidade. É gratificante ver as pessoas reconhecendo e aproveitando o evento”, enfatiza, reforçando o convite para que a comunidade aproveite a edição deste sábado.

Para uma das coordenadoras do projeto, Tatiane Macarini, esta iniciativa de Extensão marca um importante elo entre a Universidade e a comunidade local. “O evento é uma fonte de alegria e enriquecimento. Os participantes têm a oportunidade de adquirir informações valiosas para levar consigo. Estamos extremamente satisfeitos com a presença e participação das comunidades”, compartilha.

Até o momento, o ViverCom já passou pelos bairros Santa Augusta, Renascer e Metropol, fortalecendo o elo entre a Universidade e a comunidade local.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2023 às 17:09
Compartilhar Comente