Tecnologia em Design de Moda

Estudantes de Moda estimulam a solidariedade com a confecção de roupas para bebês

Estudantes de Moda estimulam a solidariedade com a confecção de roupas para bebês
Peças serão doadas para o Hospital São José (Fotos: Novo Texto) Mais imagens

Incentivar a solidariedade de uma forma que valorize o aprendizado foi um dos motivos que fizeram os alunos do curso de Tecnologia em Design de Moda da Unesc/Senai a desenvolver um projeto onde serão confeccionadas roupas de bebês para serem doadas ao Hospital São José. A iniciativa da professora Vilma Caleffi, que ministra a disciplina de laboratório de confecção de protótipos na 5ª fase, foi abraçada pelos alunos que estão na etapa de confecção das peças.

"Durante as aulas percebemos que os acadêmicos tinham o interesse de contribuir de alguma forma e fazer o bem de uma maneira mais prática. Foi então que surgiu esta iniciativa. Cada aluno escolheu os seu tecido ou modelo de roupa para um recém-nascido e confeccionou a peça”, esclarece a professora.

Ao todo, mais de 100 peças serão doadas graças ao trabalho voluntário dos alunos. “Este é uma trabalho que nos faz crescer em aprendizado, mas muito mais como pessoa. Vamos trabalhar as habilidades que são propostas pela disciplina, mas também fazer a nossa parte e ajudar as pessoas”, garante o acadêmico, Patrick Candiotto.

A ideia é que as peças sejam entregues, após serem totalmente finalizadas pela turma, em maio, no Hospital São José de Criciúma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de abril de 2018 às 17:32
Compartilhar Comente

Alunas do curso de Moda Unesc participam de Projeto Estadual

Alunas do curso de Moda Unesc participam de Projeto Estadual
Estudantes foram selecionadas após passarem por seis etapas (Fotos: Douglas Saviato) Mais imagens

As alunas do curso de Moda da Unesc/Senai Yara Duarte Farias e Ana Elize Magagnin irão participar do Santa Catarina Moda e Cultura. O evento tem como objetivo desenvolver novas ideias e talentos na área de design e transformar a identidade da moda do Estado. Elas participaram de seis workshops até a seleção dos 50 finalistas, que se encontrarão da próxima segunda-feira a sábado (23 a 28/11), em Florianópolis, para o projeto final de Design Camp.

Conforme as estudantes, tudo ainda é surpresa em relação às atividades que serão desenvolvidas. “Ficaremos alojadas no mesmo ambiente que os demais selecionados do Estado e passaremos por alguns desafios, mas não sabemos quais. Estamos ansiosas, pois será um período de muito aprendizado”, afirma Yara.

Para chegar até os finalistas, as alunas passaram pelos workshops com os temas: paixão, ideias, inovação, autonomia, coragem e multidisciplinaridade. Para cada um destes temas um texto foi elaborado pelas estudantes e, após a aprovação, as alunas passaram pelo workshop com um palestrante. Estes encontros foram realizados em várias regiões de Santa Catarina e ocorrem desde maio.

“Foi um período de crescimento, principalmente, para nós que estamos no início da graduação. E com certeza toda esta experiência é um grande desafio”, explica Ana Elize. Estas etapas serviram para abrir as perspectivas, conforme avalia o professor que esteve acompanhado as estudantes em todo processo, Roger Arend. “Estas questões nos fazem pensar não somente regionalmente, mas em uma conjuntura estadual”, comenta.

Para a coordenadora do curso, Charlene Vicente Amâncio, é um orgulho ter duas acadêmicas representando a instituição a nível estadual. “É muito importante que elas tenham estas novas vivências, serem desafiadas, trabalharem sobre pressão, além de interagir com empresários e demais estudantes para uma grande troca de experiências”, destaca.

Atualmente, são 17 empresas associadas ao Santa Catarina Moda e Cultura. Dezesseis instituições de ensino participaram do projeto neste ano. Desde 2005, participaram 47 empresas e 370 estudantes da iniciativa.

Com a colaboração da Assessoria de Imprensa Novo Texto*

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de novembro de 2015 às 17:20
Compartilhar Comente

UNA CSA socializa experiências dos projetos de extensão entre professores e alunos

UNA CSA socializa experiências dos projetos de extensão entre professores e alunos
Encontro com professores e alunos ocorreu hoje (7/8) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos e professores que participam dos projetos de extensão da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) estiveram reunidos na tarde de hoje (7/8), para discutir maneiras de interligar as atividades dos 15 projetos desenvolvidos.

Segundo o diretor da UNA CSA, Daniel Preve, o objetivo é analisar os projetos e verificar a possibilidade da realização de atividades em conjunto. “Queremos que haja uma troca de experiências entre os participantes e que os projetos interajam entre si, dentro da possibilidade de cada um”, comentou.

Ana Paula Silva Santos, estudante do curso de Administração – Comércio Exterior, participa do projeto desenvolvido no Bairro da Juventude, que tem como foco implementar ações e produtos inovadores no ramo da panificação, e afirmou que utilizou o conhecimento adquirido em sala de aula para motivar os participantes. “Muitos deles achavam que não eram capazes. É gratificante poder contribuir com o crescimento das pessoas. Isso nos incentiva a buscar ainda mais conhecimento”, afirmou.

“É uma experiência muito importante para nós alunos. Nos projetos, estamos trocando experiências e adquirindo conhecimentos para usarmos também na vida acadêmica”, complementou a também estudante de Administração – Comércio Exterior, Cléia da Silva, colega de Ana Paula no projeto.

A professora Gisele Coelho Lopes, coordenadora de extensão da UNA, comentou que percebeu dos professores e bolsistas, que interagiram durante o evento, uma disposição e dedicação perante os projetos realizados. "O evento foi muito importante porque permitiu que tanto professores quanto alunos tivessem o conhecimento das ações promovidas pelos projetos da UNA CSA no primeiro semestre de 2013, da abrangência do número de atendimentos e beneficiados e da relevância que a Unesc tem na comunidade", afirmou.


Em 2013, a UNA CSA está desenvolvendo os seguintes projetos:

Liberti: Laboratório de Informações para Erradicação do Trabalho Infantil;

Projeto Solidariedade;

Assistência Judiciária nos estabelecimentos penais de Criciúma;

Adolescência e cidadania: construindo e socializando conhecimentos sobre a violência de gênero e a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) com jovens do ensino médio de Criciúma-SC;

Mulheres e Cidadania: costurando conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06);

Ações de integração comunitária para geração de emprego e renda com perspectiva da melhoria da qualidade do ambiente de vida;
Ações direcionadas a capacitação em empreendedorismo, plano de negócios e responsabilidade social;

Apoiar e desenvolver ações para fomentar a formação de rede colaborativa entre as Cooperativas Virtuais na Região da Amrec;

Prevenção e Erradicação da Alienação Parental: o direito da criança e do(a) adolescente à convivência familiar sadia;

Finanças Pessoais para as Escolas da Região Carbonífera;

Ações para Consolidação da Feira de Economia Solidária da Unesc (FES-Unesc);

Mundo do Trabalho e Situação de Cárcere: Possíveis Contribuições em Extensão Universitária;

Ação Adolescente;

PAES (Programa de Ações em Economia Solidária);

POPE (Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor).

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 07 de agosto de 2013 às 22:18
Compartilhar Comente (1)

Coleta de amostra para doação de medula é a novidade da terceira edição do Trote Solidário da Unesc

Coleta de amostra para doação de medula é a novidade da terceira edição do Trote Solidário da Unesc
Janete Triches Mais imagens

 

A coleta de amostra para doação de medula é a novidade desta terceira edição do Trote Solidário da Unesc. Podem participar da gincana os estudantes que estejam cursando a primeira fase dos 34 cursos de graduação da universidade. As provas terão cunho educativo, social e ambiental e terão tarefas de arrecadação e doação, mobilização socioeducativa, recreação e conhecimentos gerais.  Organizados em equipes, os calouros devem se inscrever na CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), no prédio do Estudante, de hoje (2) até 12 de março.

 

A divulgação dos resultados e entrega do prêmio para a equipe vencedora – uma viagem a Itaimbezinho / SC - ocorrerá dia 29 de março, após o encerramento das atividades, no Ginásio de Esporte José Antonio Carrilho, no campus. O evento é organizado pela  Pró – Reitoria de Ensino de Graduação e CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), com apoio da prefeitura e DCE João Baptista Rita Pereda. Nesta edição, a Casa da Criança e do Adolescente no bairro Próspera, a Farmácia Solidária e o Hemosc serão as entidades beneficiadas.

 

Sangue e medula

 

A tarefa de doação de sangue e coleta de amostra para doação de medula será realizada pelos estudantes no Hemosc de Criciúma, no bairro Santa Bárbara, dia 22 de março, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

 

Alimentos e remédios

 

Arroz, feijão, açúcar, óleo, trigo, leite em pó e café em pó são os alimentos não perecíveis que os acadêmicos doarão no Trote Solidário. As doações deverão ser entregues na CPAE, na sala 4 do Bloco do Estudante, no período 15 a 26 de março, no horário das 8h30 às 11h30 e 14h às 21h. As equipes também deverão arrecadar medicamentos em vidros lacrados, caixas, cartelas, cremes e ampolas, que serão entregues na Farmácia Solidária da Unesc, junto as Clínicas Integradas de Saúde, no dia 18 de março, das 8 às 9h, das 13h30 às 14h30 e das 18h30 às 19h30.

 

Provas relâmpagos e socioeducativas

 

No período de 15 a 26 de março, ocorrerão provas relâmpagos, a serem executadas pelas equipes. Já as atividades socioeducativas serão desenvolvidas no dia 17 de março, das 8h30 às 12h e 14 às 17h, na Casa da Criança e do Adolescente no Bairro Próspera.

 

Atividades recreativas e conhecimentos gerais

 

As atividades recreativas e de conhecimentos gerais serão apresentadas as equipes no dia 29 de março, a partir das 19h30, no Centro de Eventos.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 02 de março de 2010 às 19:22
Compartilhar Comente