Tecnologia em Design de Moda

Projeto “Be Blue” vai movimentar o Nações Shopping nesta quarta-feira

Projeto “Be Blue” vai movimentar o Nações Shopping nesta quarta-feira
Desfile conclui semestre dos acadêmicos de Design de Moda do Senai/Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os últimos preparativos para o desfile “Be Blue” já começaram. O projeto dos estudantes de Design de Moda do Senai/Unesc, desenvolvido durante o semestre, tomará forma nas passarelas do Nações Shopping. O evento ocorre nesta quarta-feira (10/7), a partir das 20 horas.

A construção das peças foi um trabalho dos acadêmicos da quinta fase. Com foco no jeanswear, o trabalho interdisciplinar apresentará coleções confeccionadas e direcionadas para uma marca fictícia, fundamentada em pesquisa da história do jeans, tendências, aspectos técnicos e produtivos.

O desafio também propôs a criação por processos de tingimentos artesanais, tendo como tema "Lentitude". “O objetivo é propiciar aos acadêmicos a aplicação dos conhecimentos no desenvolvimento de coleções em jeanswear, considerando a vocação em produção de vestuário da região Sul de Santa Catarina”, explica a coordenadora do curso, Charlene Vicente Amâncio Nunes.

Além do desfile, durante a noite também será realizado o lançamento da segunda edição da Revista Persona.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Informações - Jéssica Pereira 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de julho de 2019 às 11:05
Compartilhar Comente

Cultura Acic promove aula magna com participação de estudantes da Unesc

Cultura Acic promove aula magna com participação de estudantes da Unesc
Iniciativa une cursos de Design de três instituições de ensino superior de Criciúma (Foto: Assessoria de Imprensa/Acic) Mais imagens

O Projeto Cultura Acic recebe nesta segunda-feira (18/3) a Aula Magna dos cursos de Design da Unesc, Senai e Satc. A troca de conhecimentos ocorre na sede da Associação Empresarial de Criciúma, a partir das 19h30.

Em conjunto, as três instituições promovem uma noite de aprendizado com os temas: “Como impactar os resultados do negócio por meio do desenvolvimento das pessoas?” e “O Design na Empresa de grande porte”, que serão debatidos pelos profissionais Amélia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering, e Victor Henrique Fagundes, Design Manager da Whirpool Latin America.

Exposição “O Design nos Une”

O evento desta segunda-feira marcará também o encerramento da exposição “O Design nos Une” dos cursos de Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc, Design de Produto da Unesc e Design da Satc, no Cultura Acic.

A mostra “O Design nos Une” é uma produção acadêmica que evidencia os novos limites do design. Para o coordenador do curso de Design de Produto da Unesc, João Luiz Rieth, ter o trabalho dos acadêmicos em exposição na associação é de grande importância para motivar e inspirar os acadêmicos das fases iniciais a verem a produção de seus colegas. “A Acic é a casa do empresário. Nosso objetivo é aproximar o acadêmico da realidade do mercado para aumentar a sua percepção, assim como fortalecer e dar visibilidade para a área”, completa Rieth.

Colaboração: Carol Paris e Deize Felisberto/Assessoria de Imprensa da Acic 

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de março de 2019 às 14:45
Compartilhar Comente

Enade será aplicado neste domingo na Unesc

Enade será aplicado neste domingo na Unesc
Mais de 800 acadêmicos estarão participando do Exame (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc participarão, neste próximo domingo (25/11), do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O Exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é responsável pelo cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

Nesta edição mais de 800 estudantes dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Design, Tecnologia em Design de Moda e os Tecnólogos em Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Comercial da Unesc participarão da prova.

De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o Exame permite calcular a qualidade de nossos cursos, além de ser um requisito legal exigido pelo MEC (Ministério da Educação). “O Enade é um importante instrumento que auxilia na avaliação dos cursos de graduação em todo o Brasil, impactando em ações que impulsionam mudanças curriculares e refletem diretamente na formação do concluinte e do egresso. A participação de nossos alunos concluintes, é de fundamental importância”, enfatiza.

As provas ocorrerão nos blocos R1 e R2. Os portões abrem às 11h e o Exame inicia às 13h30, de acordo com o horário de Brasília.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de novembro de 2018 às 15:43
Compartilhar Comente

Curso de Design de Moda: um mundo de possibilidades

Curso de Design de Moda: um mundo de possibilidades
Conteúdos envolvem o conhecimento para pesquisar, planejar, criar, desenvolver, gerenciar e comunicar o produto de moda (Foto: Agência Novo Texto) Mais imagens

A parceria entre a Unesc e o Senai tem sido sucesso na região. O curso de Design de Moda, criado em 2000, já formou, até o primeiro semestre de 2018, 536 profissionais e conta com uma das estruturas mais modernas de Santa Catarina. O tecnólogo se constitui como importante agente no desenvolvimento do setor do vestuário, formando profissionais para atuar a partir da realidade socioeconômica da região, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

O curso busca contribuir para a formação de profissionais que sejam capazes de atuar em benefício da sociedade. De acordo com a coordenadora do curso, Charlene Vicente, o compromisso com a responsabilidade social é uma das principais diretrizes das disciplinas. “Temos o comprometimento com a formação profissional dos acadêmicos que implica na apropriação dos conteúdos e habilidades referentes ao exercício da profissão e na articulação dos conhecimentos com as demandas cotidianas da vida profissional”, explica.

A Matriz Curricular do Curso de Tecnologia em Design de Moda está estruturada em sete fases e os conteúdos curriculares estão distribuídos por área dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento das competências e habilidades do profissional. Os conteúdos envolvem o aprendizado para pesquisar, planejar, criar, desenvolver, gerenciar e comunicar o produto de moda.

Infraestrutura e metodologia

Entre os destaques da formação está a infraestrutura apresentada para os acadêmicos, como a utilização de laboratórios práticos de: Criatividade; Teciteca; Modelagem Informatizada; Modelagem Manual; Moulage; Corte; Confecção; Estúdio Fotográfico e laboratório aberto para criação de projetos.

A metodologia utilizada envolve vivências práticas por meio de projetos para mobilizar o aprendizado. Conforme a coordenadora, estes projetos são desenvolvidos durante todo o curso. “Realizamos atividades que permitem ao aluno desenvolver habilidades e competências para pesquisar, criar, desenvolver, gerenciar e comunicar uma coleção de moda”, completa Charlene.

Além disso, são inseridas práticas pedagógicas que possibilitam ao acadêmico desenvolver produtos de moda que virão ao encontro da realidade da empresa e que estimularão a atuação e interação em equipe. Desta forma, são desenvolvidos durante o curso projetos interdisciplinares, por meio de editais específicos, que possibilitam a vivência profissional integrando às áreas do conhecimento da profissão. Nestes projetos, os acadêmicos criam e desenvolvem coleções de moda, analisam a viabilidade técnica, potencial de venda, entre outros.

Entre os projetos interdisciplinares para os acadêmicos estão os de Design Experimental; Coleção de Bonecas; Eu que Fiz; Be Blue; Editorial Fotográfico; Organização de Desfile de Moda; Cápsula; EnModa. “Além desses, há possibilidade da participação de projetos de extensão, sociais e comunitários e da participação em projetos estaduais e nacionais, como o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) e Brasil SENAI Fashion”, acrescenta a coordenadora.

Da cadeira de acadêmica para a cadeira de professora

Maria Júlia de Lima Dassoler teve seu destino no mundo da Moda traçado ainda na infância. De acordo com ela, sua mãe costurava e desde então ela já desenhava suas roupas e passava para sua mãe costurar. Em 2014 foi a hora de iniciar seus estudos no mundo da Moda. Pouco tempo depois, em 2017, estava com o diploma na mão e em 2018 começou a dar aula no curso.  

Ela começou lecionando aulas no Senai para o curso de Aprendizagem Industrial e Qualificação Profissional, entre as disciplinas de Modelagem, Desenvolvimento de Produto, PCP (Planejamento e Controle de Produção) e Gestão de Estoque (Cronometragem e Costura). Além disso, no segundo semestre deste ano, começou a lecionar no curso de Design de Moda na disciplina de Materiais e Processos Têxteis e, junto a outro professor, na disciplina de Projeto. Maria Júlia também auxilia acadêmicos com a costura e modelagem. 

De acordo com ela, entre os principais diferencias do curso está a aplicação da teoria com a prática diária. “Eu trabalhava na indústria ainda na faculdade e conseguia ver o que estava na sala de aula, do que os professores me passavam com o que era feito na realidade”, comenta.

Esse diferencial apontado por Maria Júlia é um dos principais pontos seguidos em sala de aula. “Tudo o que eu aprendi no curso eu tento passar para os meus alunos, tanto o que eu aprendi em sala de aula quando o que eu aprendi no mercado de trabalho. Tudo o que ensino tento trazer essas experiências”, explica. 

Para Maria Júlia, o curso de Design de Moda fez toda a diferença na sua formação profissional. “Foi incrível e hoje tenho muito orgulho de fazer parte do corpo docente. O curso é um ótimo preparador de profissionais para a vida real”, enfatiza.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 13 de novembro de 2018 às 18:07
Compartilhar Comente

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho
Mais de 250 estudantes recebem os diplomas de conclusão de curso nesta semana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Eles entraram na Unesc como calouros e em uma noite especial receberam seu Diploma acadêmico. A cerimônia de coleção de grau, promovida no auditório Ruy Hülse, nas noites destas quarta e quinta-feira (7/2 e 8/2), recompensou os anos de estudos, a dedicação e o empenho dos quase 180 formandos deste semestre. Os aluos concluíram o curso superior na Unesc e receberam seus diplomas em solenidade de colação especial realizada pela Universidade.

Os formandos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, Comercio Exterior, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Educação física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnologia em moda e Tecnologia em Jogos Digitais foram reunidos nas primeiras filas do auditório para o pronunciamento do juramento, oficializados pelo vice-reitor, Daniel Preve. “Recebo vossos juramentos e outorgo o grau de graduação. Podeis exercer a profissão”, legitimou o professor.

Esforço e reconhecimento

O destaque das cerimônias foi a estudante do curso de Design, Larissa Peterle. Ela descobriu a profissão ao longo dos anos na Universidade e nesta noite foi reconhecida com a maior média acadêmica dentre os estudantes de Design e recebeu o certificado de honra ao mérito. “Uma grata surpresa. Em meio ao nervosismo pararam a cerimônia e chamaram meu nome, foi um susto. No fim o susto virou felicidade”, conta a acadêmica, que recebeu a placa das mãos do presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim.

Durante a solenidade, acompanhada por um auditório lotado, os canudos foram entregues pelos coordenadores e professores dos cursos presentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de fevereiro de 2018 às 20:01
Compartilhar Comente