Tecnologia em Design de Moda

Unesc Profissões: Experiências de dentro para fora da Universidade

Unesc Profissões: Experiências de dentro para fora da Universidade
Força tarefa da organização com atenções voltadas à recepção de quase seis mil participantes (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O período da tarde do primeiro dia do Unesc Profissões reuniu professores e alunos de escolas de toda a região Sul de Santa Catarina, com participantes de municípios que vão desde Imbituba até São João do Sul. O evento iniciou nesta quarta-feira (18/9) e segue até quinta-feira (19/9). Uma força tarefa de acadêmicos, docentes e colaboradores da Universidade atua na condução das atividades para atender os quase seis mil visitantes esperados pela organização. 

Desde a chegada, os visitantes são recebidos por um grupo de apoio, que os direciona para o credenciamento do evento. Após este momento inicial, os visitantes participam de um tour interativo pelo campus, divididos por áreas do conhecimento. Por fim, eles são direcionados ao Ginásio José Antônio Carrilho, onde contam com estandes, apresentações e conversas sobre os cursos. 

A integração entre a Universidade e as escolas é percebida pelos olhos da professora do curso de Artes Visuais, Aurélia Honorato, como um momento especial de percepção de cenários. “Nós da Universidade percebemos a curiosidade e o desejo dos visitantes em conhecer a graduação. Além disso, é um momento ideal para os professores e para os alunos visitantes observarem que o ensino superior não está tão distante deles, que é possível que eles estejam aqui”, coloca.

Para a coordenadora do curso de Design de Moda, Charlene Vicente Amâncio, o Unesc Profissões também é uma oportunidade de a Universidade apresentar a sua atuação. “É um momento de se conhecer e de perceber as possibilidades do rumo que eles podem tomar na graduação”, comenta.

Acadêmicos atuando para melhor explicar a Universidade 

A acadêmica da 2ª fase do curso de Biomedicina, Maria Eduarda Magnus, está participando do evento pela primeira vez. A escolha pelo curso nasceu após uma visita orientada da sua escola na Universidade, evento semelhante ao Unesc Profissões. De acordo com ela, esta iniciativa abre as portas da Instituição para os possíveis futuros acadêmicos. “Nós, enquanto acadêmicos, estamos botando em prática o que aprendemos em aula. Além de apresentar os cursos e tirar dúvidas, sempre acabamos aprendendo mais”, enfatiza. 

Diferente de Maria Eduarda, o estudante da 10ª fase do curso de Engenharia Civil, Giscard de Emerin Sabino, está participando pela segunda vez do evento. “É uma oportunidade de passar para os visitantes o que eu sei do curso. A experiência de fazer visitas nos estandes e nos tours é o ponto chave, pois orienta os estudantes e deixa eles mais preparados”, afirma. Para Sabino, é perceptível uma evolução do Unesc Profissões ano após ano. “Nesta edição os estandes estão mais interativos e os cursos estão trazendo ainda mais novidades”, completa. 

Espaço voltado para o professor 

Os professores também têm um espaço especialmente montado para eles. Com atendimentos de auriculoterapia, limpeza de pele, massagem facial e maquiagens, os docentes podem tirar alguns minutos de descanso para realizar os procedimentos. Além disso, estão sendo sorteadas três bolsas de pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, três vagas de Graduação a Distância em Gestão de Recursos Humanos e outras três, também de Graduação a Distância, em Processos Gerenciais. 

A coordenadora pedagógica do Colégio Marista, Karin Patrícia Reis, também esteve presente no Unesc Profissões. Para ela, sempre é uma oportunidade de repetir a experiência. “Este momento é importante para tornar conhecida a estrutura acadêmica da Universidade”, comenta. Para ela, a interação está muito bem desenvolvida. “As pessoas que estão apresentando estão contextualização muito bem, estão abertos para todos os questionamentos”, completa. 

O Unesc Profissões ocorre também nesta quinta-feira (18/9) das 8h às 22h.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 18 de setembro de 2019 às 19:24
Compartilhar Comente