Tecnologia em Design de Moda

ReBazar promove conceito de consumo consciente na Unesc

ReBazar promove conceito de consumo consciente na Unesc
Ação do curso de Design de Moda tem foco na troca de peças de roupas entre os participantes (Fotos: Mayara Cardoso / Jéssica Pereira) Mais imagens

Nesta sexta-feira (26/04) quem passou pelos blocos XXI-A e XXI-B pôde conhecer a ação ReBazar, do curso de Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc. O projeto consiste no incentivo à troca de roupas com o objetivo de que as peças tenham tempo de uso maior e não fiquem paradas nos guarda-roupas de forma inutilizada.

Conforme a professora do curso, Camila Dal Pont Mandelli, que acompanhou a atividade no campus da Unesc ao longo do dia, o resultado da ação especial foi positivo. “Consideramos que atingiu nosso objetivo principal. As pessoas trouxeram roupas que já não serviam mais ou que não estavam sendo utilizadas e trocaram por roupas diferentes que gostaram”, comentou.

A ação, que tem como mote a frase “Troque peças que você já amou, por outras que você vai amar”, também foi realizada no campus do Senai na quinta-feira (25/04).

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de abril de 2019 às 22:38
Compartilhar Comente

Curso de Moda debate o empoderamento feminino e a cadeia produtiva

Curso de Moda debate o empoderamento feminino e a cadeia produtiva
Atividade fez parte da semana do Movimento Fashion Revolution (Fotos: Jéssica Pereira) Mais imagens

Acadêmicos do curso de Moda do Senai/Unesc participaram na noite desta quarta-feira (24/4), de uma mesa redonda sobre o movimento Fashion Revolution e o Denin Day. A atividade fez parte das ações promovidas pelo curso ao longo desta semana e contou com a mesa-redonda “Fashion Revolution”, com Larissa Moraes, e também e mesa-redonda “Denim Day Santista”, com Daniele Antunes e Ananda Figueiredo.

“O Fashion Revolution é um movimento que possibilita que todos nós façamos uma avaliação de toda a cadeia produtiva da moda, possibilitando que nossos alunos possam pensar de uma maneira mais crítica. Desta forma, falamos da moda de forma sustentável”, explica a coordenadora do curso de Moda, Charlene Vicente Amâncio.

Durante a noite, também foram escolhidos os alunos vencedores do concurso "Calça Customizada", promovido em parceria com a Santista e realizado somente em três instituições de ensino do país. O curso de Moda do Senai/ Unesc foi o único da região selecionado. Um dos vencedores foi o aluno Emanuel Goulart. A equipe composta pelos acadêmicos Patrick Candioto, Camila Matos e Daniela Carvalho também foi premiada.

As atividades do Fashion Revolution encerram nesta sexta-feira (26/4). Na quinta-feira (25/4) foi realizada mais uma edição do Re(Bazar), no Senai de Criciúma, que possibilitou a troca de uma peça por outra, estimulando assim a prática da sustentabilidade. Nesta sexta-feira, o Re(Bazar) ocorrerá na Unesc durante todo o dia.

*Com colaboração de Jéssica Pereira, da Novo Texto Comunicação

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 26 de abril de 2019 às 09:50
Compartilhar Comente

Fashion Revolution inicia com hasteamento de bandeira

Construída por pedaços de retalhos confeccionados por mais de 120 alunos do curso de Design de Moda da Unesc/Senai, a bandeira do Fashion Revolution carrega mais do que uma identidade visual única. Ela simboliza a conscientização dos estudantes sobre questionamentos relacionados ao ciclo produtivo da moda.

"É um tema que envolve questões de responsabilidade social e ética, entre outras muito importantes para o mundo da moda e a sociedade como um todo”, explica a coordenadora do curso, Charlene Vicente Amâncio. Portando, cada pedaço de retalho usado na construção da bandeira simboliza o sentimento do aluno responsável, além de seus questionamentos sobre os deveres sociais e éticos da moda. “Todos os alunos contribuíram para a produção e ajudam no movimento Fashion Revolution”, completa.

O Fashion Revolution é um evento mundial que busca conscientizar a população sobre como as roupas utilizadas no cotidiano são produzidas. “É importante que todos conheçam o caminho da moda até o armário”, alerta a coordenadora. “Assim, pode-se diminuir a falta de ética, meios de produção que poluem e até mesmo as questões sociais, como geração de empregos justos e com boas condições aos que trabalham na confecção de roupas”, finaliza Charlene. Entre mesas redondas, confecção de itens visuais e bazar de roupas, as atividades seguem até o dia 26 de abril.

Confira o cronograma completo do Fashion Revolution:


23/04 - Campanha "Quem fez minhas roupas"
24/04 - 19h- Mesa redonda com Larissa Moraes e Mesa redonda Denim Day - ambas no Senai
25/04 - 10h- (RE) Bazar no Senai 
26/04 - (RE) Bazar na Unesc

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 23 de abril de 2019 às 19:00
Compartilhar Comente

Acadêmicas confeccionam cueiros para doação a recém-nascidos

Acadêmicas confeccionam cueiros para doação a recém-nascidos
Alunas da terceira fase do curso de Design de Moda Senai/Unesc se engajaram em ação solidária (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A terceira fase do curso de Design de Moda Senai/Unesc se engajou, logo no início do semestre, em uma campanha social. A ideia, liderada pela professora Vilma Caleffi, foi utilizar os ensinamentos da disciplina de Tecnologia da Confecção do Vestuário em prol de uma causa especial: crianças recém-nascidas da região. Ao propor a atividade, a professora se surpreendeu com a animação das acadêmicas e pôde ver, em poucas aulas, o projeto tomando forma.

A proposta inicial da disciplina foi a produção dos chamados “cueiros” ou cobertores de pano para bebês. “Elas se mostraram muito dedicadas, trouxeram os tecidos e logo foram finalizando suas peças. Algumas alunas, já mais experientes com a costura, utilizaram os modelos que ofereci e fizeram até roupinhas, também para doação. Tudo com visível carinho”, comentou Vilma.

Para a professora, o engajamento do grupo é reflexo da vontade que os jovens têm de ajudar ao próximo de forma prática. “Eu sinto que essa geração quer fazer a diferença, mas prefere ações assim mais pontuais, que possam ver na prática a ajuda. Admiro muito esse desejo deles de fazerem a diferença no mundo”, completou.

A aluna Rafaela Montini, de 21 anos, está entre as alunas que dedicaram seu tempo ao projeto. “Fiquei muito feliz com o convite da professora para fazermos algo para ajudar alguém através daquilo que estamos aprendendo. Foi muito interessante praticar a costura sabendo que estaria, assim, encontrando uma forma de fazer o bem”, destacou.

No total, a turma confeccionou aproximadamente 60 cueiros e algumas roupinhas. O grupo ainda estuda as possibilidades de doação das peças.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 16 de abril de 2019 às 13:58
Compartilhar Comente