Tecnologia em Design de Moda

Curso de Design de Moda enaltece belezas através da moda inclusiva

Curso de Design de Moda enaltece belezas através da moda inclusiva
Atividade especial contou com a participação de pacientes do CER Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Fazer pessoas mais felizes por meio da moda. Essa foi a proposta da atividade realizada nesta terça-feira (19/03) pelo curso de Design de Moda Senai/Unesc. Acadêmicos e professores receberam pacientes atendidas pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc para uma tarde de conversa sobre moda inclusiva e uma sessão de fotos. O que pode parecer uma atividade simples foi, para todos os envolvidos, a oportunidade de viver momentos inesquecíveis e conhecer lições de vida.

A paciente Samira Tavares Nichele Dutra, de 31 anos, foi uma das grandes estrelas da tarde. Com seu sorriso largo, ela não escondeu a empolgação ao poder participar do convite pelo curso. “Estava ansiosa para que esse dia chegasse e hoje posso dizer que estou realizada. Nunca tinha feito uma sessão de fotos e sempre foi uma vontade que tive”, comentou após ser maquiada e passar por momentos de modelo fotográfica, função que cumpriu com maestria e ótima desenvoltura.

No ambiente tomado pela alegria e pela descontração, não era só Samira a iniciante. A acadêmica Francieli Rebelo, de 23 anos, também estava trabalhando com produção de moda de uma maneira nunca antes vivida. “Essa foi a primeira vez que vivi de perto essa ligação da moda com a reabilitação, dificuldades de mobilidade ou alguma deficiência. Para mim foi algo incrível ver a felicidade de todas se sentindo mais lindas e bem cuidadas”, destacou.

Conforme a aluna, o resultado positivo da ação está longe de ser sentido apenas por quem recebeu o tratamento especial e participou das fotos. “Foi tão feliz para nós como para elas que estavam conosco como convidadas. Sinto que estamos contribuindo para uma sociedade mais consciente, enaltecendo o que mais importa e mostrando a beleza de cada uma. O nosso padrão tem que ser esse, mostrar o melhor de cada pessoa”, completou.

O objetivo do curso de Design de Moda, conforme a coordenadora Charlene Vicente Amâncio Nunes, foi também reiterar a reflexão sobre a moda inclusiva. “Esse já um assunto comum em nossas aulas e vai muito além do que qualquer tendência. Hoje nosso foco não é procurar seguir um padrão, e sim mostrar caminhos para valorizar o que existe de melhor não só no corpo. Queremos que essas mulheres se olhem e vejam que são lindas”, pontuou.

Para a fonoaudióloga do CER, Ana Júlia Rosa, que acompanhou as pacientes até o espaço do Senai, a atividade superou todas as expectativas. “Sentimos a alegria delas vivendo esse momento diferente. Elas sentiram-se privilegiadas, sentiram-se mulheres”, acrescentou.

Além das sessões de foto, as cinco pacientes participantes estiveram em uma roda de conversa com a paratleta Rindalta Oliveira, da Judecri (Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma), que também destacou a importância de todos lutarem por espaços mais acessíveis em locais como lojas e eventos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de março de 2019 às 19:07
Compartilhar Comente

Cultura Acic promove aula magna com participação de estudantes da Unesc

Cultura Acic promove aula magna com participação de estudantes da Unesc
Iniciativa une cursos de Design de três instituições de ensino superior de Criciúma (Foto: Assessoria de Imprensa/Acic) Mais imagens

O Projeto Cultura Acic recebe nesta segunda-feira (18/3) a Aula Magna dos cursos de Design da Unesc, Senai e Satc. A troca de conhecimentos ocorre na sede da Associação Empresarial de Criciúma, a partir das 19h30.

Em conjunto, as três instituições promovem uma noite de aprendizado com os temas: “Como impactar os resultados do negócio por meio do desenvolvimento das pessoas?” e “O Design na Empresa de grande porte”, que serão debatidos pelos profissionais Amélia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering, e Victor Henrique Fagundes, Design Manager da Whirpool Latin America.

Exposição “O Design nos Une”

O evento desta segunda-feira marcará também o encerramento da exposição “O Design nos Une” dos cursos de Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc, Design de Produto da Unesc e Design da Satc, no Cultura Acic.

A mostra “O Design nos Une” é uma produção acadêmica que evidencia os novos limites do design. Para o coordenador do curso de Design de Produto da Unesc, João Luiz Rieth, ter o trabalho dos acadêmicos em exposição na associação é de grande importância para motivar e inspirar os acadêmicos das fases iniciais a verem a produção de seus colegas. “A Acic é a casa do empresário. Nosso objetivo é aproximar o acadêmico da realidade do mercado para aumentar a sua percepção, assim como fortalecer e dar visibilidade para a área”, completa Rieth.

Colaboração: Carol Paris e Deize Felisberto/Assessoria de Imprensa da Acic 

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de março de 2019 às 14:45
Compartilhar Comente

Cursos de Design Unesc, Satc e Senai se unem em Aula Magna

Cursos de Design Unesc, Satc e Senai se unem em Aula Magna
Evento será realizado na segunda-feira (18/03) na Acic (Foto: Arquivo/Divulgação) Mais imagens

A gestora da Fundação Hermann Hering, Amélia Malheiros, e o Design Manager da empresa Whirpool, Victor Fagundes, serão os responsáveis por comandar uma aula especial sobre “Design nas grandes empresas” para os acadêmicos dos cursos de Design de Produto (Unesc), Design de Moda (Senai/Unesc) e Design (Satc) na próxima segunda-feira (18/03). A Aula Magna será realizada na sede da Acic (Associação Empresarial de Criciúma) a partir das 19h30.

O evento marcará ainda o encerramento da exposição "O Design Nos Une", aberta em 11 de dezembro. A exposição evidencia os melhores trabalhos dos três cursos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de março de 2019 às 17:35
Compartilhar Comente