Tecnologia em Design de Moda

Celebrações: colação de grau de mais 43 acadêmicos marca última formatura do ano na Unesc

Celebrações: colação de grau de mais 43 acadêmicos marca última formatura do ano na Unesc
Formandos, familiares e amigos comemoraram as conquistas na tarde desta quinta-feira no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A última cerimônia de colação de grau especial do ano na Unesc foi marcada pela emoção. Na tarde desta quinta-feira (20/12) celebraram a formatura 43 acadêmicos da Universidade acompanhados de colegas, amigos e familiares no Auditório Ruy Hülse.

Os cursos que tiveram alunos concluintes foram Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Fisioterapia, História, Letras - Língua Portuguesa, Odontologia, Psicologia e Tecnologia em Design de Moda.

Entre os formandos mais alegres da tarde esteve o jovem Afonso David Nkadi, de 26 anos. Natural de Angola, ele vive em Criciúma há mais de cinco anos e comemora neste fim de ano a conquista do diploma de biomédico, um sonho realizado. Apesar de já ter conquistado seu objetivo inicial, Afonso permanecerá no Brasil, em Criciúma e na Unesc. “Fui muito bem recebido aqui. Na Unesc recebi todo o suporte que precisei e fiz muitos amigos. Já estou matriculado na Pós-Graduação e quero continuar meus estudos”, garantiu.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de dezembro de 2018 às 18:24
Compartilhar Comente

Noite de formatura: mais 90 sonhos realizados

Noite de formatura: mais 90 sonhos realizados
Unesc formou na noite desta segunda-feira profissionais de diversas áreas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse esteve lotado na noite desta segunda-feira (17/12) para a cerimônia de colação de grau em gabinete dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Moda. No total foram 90 novos profissionais com sonhos realizados e habilitados para exercerem suas profissões. Ao longo da cerimônia, a emoção tomou conta de formandos, familiares e amigos, que acompanharam o momento exato em que foram oficialmente iniciadas novas carreiras.

Compuseram a mesa de autoridades da colação de grau o coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza; a coordenadora do curso de Enfermagem, Ioná Vieira Bez Birolo; a representante da coordenação do curso de fisioterapia, professora Evelin Vicente; a coordenadora do curso de Nutrição, Rita Suselaine Vieira Ribeiro; a coordenadora do curso de Tecnologia em Design de Moda, Charlene Vicente Amâncio Nunes e a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Entre a mensagem deixada pela pró-reitora aos formandos, esteve o sentimento de gratidão a cada um e a seus pais pela confiança depositada na Universidade e o desejo de que tenham sucesso por onde forem, sempre lembrando dos ensinamentos que vão além da teoria. “Vocês são diversos, diferentes, mas estão vivendo em comum o mesmo momento. É o momento de alçar voo em busca de sua própria realização pessoal e profissional. Vocês passam hoje a ter mais autonomia, mais liberdade, e quanto maior a liberdade maior a responsabilidade. Cada vez mais as escolhas serão pessoais e intransferíveis. Que não lhes falte a técnica tampouco a ética profissional”, destacou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2018 às 22:07
Compartilhar Comente

Galeria de arte da Acic recebe trabalhos dos acadêmicos de design

Galeria de arte da Acic recebe trabalhos dos acadêmicos de design
Exposição fica disponível para visitação até 12 de fevereiro de 2019 (Fotos: Acic) Mais imagens

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) abriu na noite desta terça-feira (11/12) a exposição “O design nos UNE”, reunindo trabalhos dos acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Design de Moda (Senai/Unesc), Design de Produto (Unesc) e Design (Satc).  

O coordenador curso de Design de Produto da Unesc, João Luiz Rieth, destaca a importância desta ação para a aproximação das instituições de ensino com o setor produtivo. “Estar aqui hoje é uma grata experiência. Nosso propósito sempre foi mostrar a produção acadêmica e estreitar o laço com a indústria. Pela nossa experiência sabemos que são dois mundos que precisam se aproximar e a nossa região muito será beneficiada desse resultado. A exposição demonstra a capacidade dessa turma nova que está entrando no mercado de trabalho e mostrando o que sabe fazer”, ressalta.

Usar a serigrafia para auxiliar na interação social de deficientes auditivos foi o estudo desenvolvido pelo acadêmico Everton Torquato da Silva do curso de Design da Satc. A estampa, inserida em camisetas, traz as expressões básicas da língua de sinais. “O design e o profissional de design tem um papel fundamental como agente social. Dei uma função a estamparia, que foi além da estética”, reforça Silva.

“É uma satisfação imensa estarmos aqui compartilhando um pouquinho das competências profissionais que nós formamos, reafirmar o nosso compromisso com a sociedade e, principalmente, integrar ainda mais a educação e a indústria”, completa a coordenadora do curso de Design de Moda Senai/Unesc, Charlene Vicente Amâncio Nunes.

A coordenadora do curso de Design da Satc, Solange Silvério Bianchini, também agradeceu a oportunidade. “Gostaríamos de agradecer o convite para este momento ímpar de mostrar todo o trabalho que é desenvolvido na academia”, sublinha.

Recital de Natal e homenagem

Os alunos do curso de piano do Projeto Cultura Acic também participaram da abertura da exposição com um recital de Natal coordenado pela professora de piano, Deise Godoy Marconi Peres.

A coordenadora do Projeto Cultura Acic, Iara Gaidzinski, também prestou homenagem em nome da entidade empresarial pela morte de Carlinhos Ferreira, na última sexta-feira. Carlos Ferreira foi diretor de eventos da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e criador do Projeto Café Concerto. Carlinhos, como era conhecido, também foi voluntário do Projeto Cultura Acic.

A abertura do evento contou ainda com a presença da pró-reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, e do diretor da Faculdade Satc, Jovani Castelan.

A exposição “O design nos UNE” permanece até o mês de fevereiro de 2019. 

Colaboração: Deize Felisberto - Comunicação Acic

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 12 de dezembro de 2018 às 18:57
Compartilhar Comente

Unesc na mídia

Unesc na mídia
Mais imagens

A união dos cursos de Design - ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, Tecnologia em Design de Moda, da Unesc/Senai e de Design da Satc, resultou na exposição de trabalhos acadêmicos “O Design nos UNE”. A mostra, aberta nesta terça-feira (11/12) ocorre na sede da Acic (Associação Empresarial de Criciúma) e foi tema de uma entrevista no programa Ponto a Ponto, na Rádio Som Maior no dia da abertura do evento.

O coordenador de Design da Unesc, João Rieth, a coordenadora de Design de Moda, Charlene Vicente e a coordenadora de Design da Satc, Solange Silvério, foram entrevistados e falaram sobre o objetivo da mostra, a sua concepção e convidaram o público em geral a prestigiar a exposição, que fica até 12 de fevereiro de 2019.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de dezembro de 2018 às 15:41
Compartilhar Comente

Moda natalina: Alunas de Design de Moda criam novos trajes de Papai Noel

Moda natalina: Alunas de Design de Moda criam novos trajes de Papai Noel
Resultado da produção das acadêmicas pode ser visto todos os dias, até o dia 24 de dezembro no Shopping Della (Colaboração Fernanda de Maman - Alfa Comunicação Empresarial) Mais imagens

As alunas Tainara Salvaro e Larissa Porto Natalino, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do SENAI/UNESC, tiveram um desafio especial neste final de ano. As duas criaram novos trajes para uma das figuras mais simbólicas do Natal, o Papai Noel, com o encanto, inspiração e buscando criar uma versão diferenciada, mas com as principais características e cores das roupas do bom velhinho. O resultado da produção das jovens pode ser visto todos os dias até 24 de dezembro, no Papai Noel, devidamente trajado com seu novo figurino no Jardim do Papai Noel no 1º andar do Shopping Della, em Criciúma.

Entre os critérios de criação do figurino estavam criatividade, originalidade, adequação ao tema, conforto térmico, mobilidade, entre outros. Ele precisaria ser adequado às temperaturas do Natal brasileiro, ser confortável para o Papai Noel atender e tirar fotos com as crianças e também andar pelo shopping. Além do desenvolvimento dos croquis, as jovens participaram da escolha e compra dos materiais, bem como da produção dos figurinos com a supervisão da coordenadora do curso, Charlene Vicente Amâncio Nunes, e da professora Maria Matias.

Segundo Tainara, a dupla queria produzir algo diferente do traje tradicional vermelho e branco que as pessoas estão acostumadas a ver, então procuraram brincar com as cores e trazer ideias diferentes para cada roupa. "Para o traje de gala, trazer o glamour, com bordados, brilho nos tecidos e aviamentos, sobreposições e alguns tons de dourados e, para o traje do dia a dia, trazer o conforto, mas sem perder a essência do Natal, a ideia de como o Papai Noel estaria vestido em sua casa". Na opinião da estudante, os momentos mais importantes foram os de troca de ideias entre a equipe envolvida desde a aprovação do projeto, compra de materiais e acabamentos para que o resultado fosse o melhor possível. "E esse foi um dos momentos que mais obtive conhecimento e experiência para me tornar uma acadêmica e profissional melhor", ressalta.

As criações tinham o desafio de manter a conexão com os trajes tradicionais, mas incluindo diferenciais e alinhadas com o tema proposto, relacionado com a decoração de Natal do empreendimento. Os dois ‘looks’  foram pensados com estilos diferentes para que a cada nova visita as crianças e adultos possam se surpreender vendo o bom velhinho vestido tanto para ocasiões de gala, como estão mais habituados, quanto imaginar sua realidade mais a vontade, nos seus afazeres do dia a dia, trazendo realidade à figura do Papai Noel. "Foi um desafio interessante e as alunas puderam desenvolver um projeto mais lúdico como esse. Além do trabalho final, que é a roupa em si, elas puderam desenvolver outras habilidades como trabalhar em equipe, cumprir prazos, exercitar a criatividade, entre outros. Acredito que foi muito gratificante e sempre que somos convidados para um projeto assim é engrandecedor", explica a coordenadora do curso.

Na opinião da gerente de marketing do Shopping Della, Greici Lima, já eram esperadas belas criações devido ao potencial das alunas, mas o resultado final foi surpreendente. “Nessa época especial, unimos uma necessidade com a possibilidade de mostrar os talentos locais e, com certeza, somamos ainda mais para o encantamento do Natal”, afirma a gerente. 

Com informações de Fernanda de Maman - Alfa Comunicação Empresarial

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 12 de dezembro de 2018 às 14:45
Compartilhar Comente