Tecnologia em Design de Moda

EnModa traz as Macrotendências para o Verão 2019

EnModa traz as Macrotendências para o Verão 2019
Evento é produzido pelos professores e alunos da Unesc/Senai (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Criatividade, cultura, arte e atitude. Foi assim que os estudantes do curso de Design de Moda da Unesc/Senai levaram as macrotendências para o Verão 2019 até a passarela da 17ª edição do EnModa. Desfile de peças, exposições fotográficas e de projetos encantavam os olhos daqueles que passavam pelo evento, que ocorreu nesta quarta-feira (13/12), na AM Master Hall.

Entusiasmada com o desfile, a blogueira Thayane de Bem ressaltou o trabalho realizado pelos alunos, que trouxeram para a passarela inspirações diferenciadas. “Diversas produções me chamaram a atenção. Foram peças com modelagem marcando a silhueta, toques da arte surrealista, recortes inovadores e representatividade urbana, a exemplo do grafite. Esse é o tipo de caminho que os estilistas devem passear, trazendo para o mundo da moda a arte do nosso cotidiano”, comentou Thayane, que traz o seu olhar sobre as tendências no Blog Soltando as Onças.

Segundo ela muitos estilistas levam para seus desfiles peças que se tornam difíceis de usar no dia a dia. “Mas hoje, no EnModa, inúmeras produções podem ser aplicadas fora da passarela. Os alunos foram além dos brilhos e dos paetês, renovando a alfaiataria e trabalhando por meio da inovação”, fortaleceu a blogueira.

Enmoda


O desfile é apresentado pelos estudantes da sexta fase do curso. Já a segunda fase apresentou a exposição do projeto “Con.cei.to”, utilizando bonecas com roupas conceituais. A quarta fase levou para o evento a exposição fotográfica do projeto "Coleção Capsula". As produções são criadas em parceria com empresas de confecção da região, desta forma, os acadêmicos vivenciam entre teoria e prática toda a experiência em colocar uma coleção na passarela.

“Durante o segundo semestre, os acadêmicos desenvolvem, de forma interdisciplinar, projetos específicos, em cada fase do curso, que estimulam o potencial criativo e os possibilitam vivenciar atividades que são desenvolvidas nas empresas, desde a pesquisa, criação, desenvolvimento e comunicação do produto de moda”, ressaltou a coordenadora do curso, Charlene Amâncio.

Segundo a professora, o evento tem o objetivo de gerar conhecimento, participação e integração de educação, indústria e sociedade, bem como, preparar os alunos para o mercado de trabalho na área de moda.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 13 de dezembro de 2017 às 22:38
Compartilhar Comente

Eduarda é um dos talentos a compor a 17ª edição do EnModa

Eduarda é um dos talentos a compor a 17ª edição do EnModa
Evento do curso de Design de Moda da Unesc/Senai é produzido pelos alunos (Foto: Divulgação) Mais imagens

A reconexão com a natureza estampada em peças de roupa. É assim que a aluna do curso de Design de Moda da Unesc/Senai, Eduarda Brito, desenvolveu a sua coleção para participar da 17ª edição do EnModa. O encontro, organizado pelos estudantes do curso, ocorre na próxima quarta-feira (13/12), a partir das 19 horas, na AM Master Hall. Desfile, exposições fotográficas e exposições de projetos que irão apresentar as macrotendências para o Verão 2019.

Eduarda conta que sua coleção tem o intuito de levar um conceito de moda consciente, com a valorização de processos artesanais, produção local e o incentivo de se criar um vínculo afetivo com a roupa. “A ideia é representar de forma não óbvia, as luzes e movimentos em cores e contrastes, os detalhes que acontecem o tempo todo ao nosso redor. A proposta foi desenvolver uma coleção cápsula toda em tecido de fibra natural, o linho, e com modelagens mais amplas com a ideia de ser atemporal, os bordados manuais são o diferencial, agregando valor e significado as peças”, comentou a aluna. 

Para chegar até o produto final, uma pesquisa de tendências comportamentais e de mercado foram realizadas. “A partir deste resultado são definidos alguns conceitos, e então começa o processo criativo, com a exploração de novas possibilidades nas formas, cores, materiais, texturas, acabamentos, entre outros. O desfile é resultado de todo um semestre de pesquisa, tentativas e erros até chegar à fase dos acertos”, ressalta Eduarda.

O começo da carreira


A experiência de atuar em um evento grande como o EnModa traz à Eduarda a vivência de mercado. “Contribui muito com nosso crescimento profissional pois nos insere no contexto de cada etapa de construção de uma coleção, além da execução e o resultado em um evento de grande significado na região, marca o início de nossas carreiras como designers de forma palpável”, relatou Eduarda.

Ainda segundo a aluna, cada etapa tem valor significativo na formação profissional. “É muito gratificante desenvolver todas as fases desde criação, modelagem, costura até os bordados, apesar dos desafios de cada processo, tem sido uma experiência única e de muito aprendizado. Com o incentivo e auxílio dos professores, o que é essencial pois amplia nosso olhar em relação ao que está sendo produzido e na criação de alternativas para solucionar os contratempos”, contou.

Enmoda

O desfile é apresentado pelos estudantes da sexta fase do curso. Já a segunda fase apresentará a exposição do projeto “Con.cei.to”, utilizando bonecas com roupas conceituais. A quarta fase apresentará a exposição fotográfica do projeto "Coleção Capsula". As produções são criadas em parceria com empresas de confecção da região, desta forma, os acadêmicos vivenciam entre teoria e prática toda a experiência em colocar uma coleção na passarela.

“Durante o segundo semestre, os acadêmicos desenvolvem, de forma interdisciplinar, projetos específicos, em cada fase do curso, que estimulam o potencial criativo e os possibilitam vivenciar atividades que são desenvolvidas nas empresas, desde a pesquisa, criação, desenvolvimento e comunicação do produto de moda”, ressaltou a coordenadora do curso, Charlene Amâncio.

Segundo a professora, o evento ocorre de forma dinâmica, unindo criatividade, ousadia, arte e cultura, lounges interativos com espaços para produção de moda e exposições de trabalhos acadêmicos. “A cada edição participam aproximadamente 2 mil pessoas, entre empresários, comunidade e profissionais de moda. Nosso objetivo com este evento é gerar conhecimento, participação e integração de educação, indústria e sociedade, bem como, preparar os alunos para o mercado de trabalho na área de moda”, comenta Charlene. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de dezembro de 2017 às 21:03
Compartilhar Comente