Tecnologia em Design de Moda

Criatividade dos acadêmicos em evidência no EnModa

Criatividade dos acadêmicos em evidência no EnModa
Evento já tradicional em Criciúma será realizado em 5 de dezembro (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso superior de Tecnologia em Design de Moda do Unesc/Senai promove no dia 5 de dezembro mais uma edição do EnModa Fashion Night 2018. O evento já tradicional em Criciúma reunirá moda, informação, empresas e pessoas que se interessam pelo mundo mágico da transformação na área da moda, às 19 horas, no AM Master Hall.

A atração principal da noite será o desfile de moda com os acadêmicos da 6ª fase, desenvolvido em parceria com empresas de Criciúma e região. O público também poderá conferir exposição fotográfica, exposição do projeto "Coleção Cápsula", desenvolvido pelos acadêmicos da 4ª do curso e as exposições do projeto "(con.cei.to)", usando bonecas, produzido pelos acadêmicos da 2ª fase. Além disso, haverá espaço de maquiagem e fotografia, lounges e DJ.

"Este evento representa uma amostra das competências profissionais que desenvolvemos no curso. Estamos preparando e formando nossos alunos para atuarem no mercado de trabalho nas áreas de criação, desenvolvimento, gerenciamento e comunicação de uma coleção de moda, no EnModa podemos representar um pouco de cada uma destas atividades. Nosso objetivo é divulgar estes talentos e o potencial criativo, oportunizando aos nossos alunos o reconhecimento da sociedade e das empresas", garante a coordenadora de Curso Superior em Tecnologia em Design de Moda, Charlene Vicente Amâncio Nunes.

O EnModa já faz parte do calendário de eventos da região e é considerado um dos maiores eventos acadêmicos do Sul. "Podemos confirmar esta visibilidade pela participação do público, que cresce a cada edição e pelo retorno que temos dos profissionais da área", garante Charlene.

A entrada para o evento será 1 litro de leite. Mais informações no telefone (48) 3431-7100 ou pelo e-mail criciúma@sc.senai.br.

*Com colaboração da jornalista Jéssica Pereira, da Novo Texto Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 21 de novembro de 2018 às 10:05
Compartilhar Comente

Enade será aplicado neste domingo na Unesc

Enade será aplicado neste domingo na Unesc
Mais de 800 acadêmicos estarão participando do Exame (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc participarão, neste próximo domingo (25/11), do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O Exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é responsável pelo cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

Nesta edição mais de 800 estudantes dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Design, Tecnologia em Design de Moda e os Tecnólogos em Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Comercial da Unesc participarão da prova.

De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o Exame permite calcular a qualidade de nossos cursos, além de ser um requisito legal exigido pelo MEC (Ministério da Educação). “O Enade é um importante instrumento que auxilia na avaliação dos cursos de graduação em todo o Brasil, impactando em ações que impulsionam mudanças curriculares e refletem diretamente na formação do concluinte e do egresso. A participação de nossos alunos concluintes, é de fundamental importância”, enfatiza.

As provas ocorrerão nos blocos R1 e R2. Os portões abrem às 11h e o Exame inicia às 13h30, de acordo com o horário de Brasília.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de novembro de 2018 às 15:43
Compartilhar Comente

Curso de Design de Moda: um mundo de possibilidades

Curso de Design de Moda: um mundo de possibilidades
Conteúdos envolvem o conhecimento para pesquisar, planejar, criar, desenvolver, gerenciar e comunicar o produto de moda (Foto: Agência Novo Texto) Mais imagens

A parceria entre a Unesc e o Senai tem sido sucesso na região. O curso de Design de Moda, criado em 2000, já formou, até o primeiro semestre de 2018, 536 profissionais e conta com uma das estruturas mais modernas de Santa Catarina. O tecnólogo se constitui como importante agente no desenvolvimento do setor do vestuário, formando profissionais para atuar a partir da realidade socioeconômica da região, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

O curso busca contribuir para a formação de profissionais que sejam capazes de atuar em benefício da sociedade. De acordo com a coordenadora do curso, Charlene Vicente, o compromisso com a responsabilidade social é uma das principais diretrizes das disciplinas. “Temos o comprometimento com a formação profissional dos acadêmicos que implica na apropriação dos conteúdos e habilidades referentes ao exercício da profissão e na articulação dos conhecimentos com as demandas cotidianas da vida profissional”, explica.

A Matriz Curricular do Curso de Tecnologia em Design de Moda está estruturada em sete fases e os conteúdos curriculares estão distribuídos por área dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento das competências e habilidades do profissional. Os conteúdos envolvem o aprendizado para pesquisar, planejar, criar, desenvolver, gerenciar e comunicar o produto de moda.

Infraestrutura e metodologia

Entre os destaques da formação está a infraestrutura apresentada para os acadêmicos, como a utilização de laboratórios práticos de: Criatividade; Teciteca; Modelagem Informatizada; Modelagem Manual; Moulage; Corte; Confecção; Estúdio Fotográfico e laboratório aberto para criação de projetos.

A metodologia utilizada envolve vivências práticas por meio de projetos para mobilizar o aprendizado. Conforme a coordenadora, estes projetos são desenvolvidos durante todo o curso. “Realizamos atividades que permitem ao aluno desenvolver habilidades e competências para pesquisar, criar, desenvolver, gerenciar e comunicar uma coleção de moda”, completa Charlene.

Além disso, são inseridas práticas pedagógicas que possibilitam ao acadêmico desenvolver produtos de moda que virão ao encontro da realidade da empresa e que estimularão a atuação e interação em equipe. Desta forma, são desenvolvidos durante o curso projetos interdisciplinares, por meio de editais específicos, que possibilitam a vivência profissional integrando às áreas do conhecimento da profissão. Nestes projetos, os acadêmicos criam e desenvolvem coleções de moda, analisam a viabilidade técnica, potencial de venda, entre outros.

Entre os projetos interdisciplinares para os acadêmicos estão os de Design Experimental; Coleção de Bonecas; Eu que Fiz; Be Blue; Editorial Fotográfico; Organização de Desfile de Moda; Cápsula; EnModa. “Além desses, há possibilidade da participação de projetos de extensão, sociais e comunitários e da participação em projetos estaduais e nacionais, como o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) e Brasil SENAI Fashion”, acrescenta a coordenadora.

Da cadeira de acadêmica para a cadeira de professora

Maria Júlia de Lima Dassoler teve seu destino no mundo da Moda traçado ainda na infância. De acordo com ela, sua mãe costurava e desde então ela já desenhava suas roupas e passava para sua mãe costurar. Em 2014 foi a hora de iniciar seus estudos no mundo da Moda. Pouco tempo depois, em 2017, estava com o diploma na mão e em 2018 começou a dar aula no curso.  

Ela começou lecionando aulas no Senai para o curso de Aprendizagem Industrial e Qualificação Profissional, entre as disciplinas de Modelagem, Desenvolvimento de Produto, PCP (Planejamento e Controle de Produção) e Gestão de Estoque (Cronometragem e Costura). Além disso, no segundo semestre deste ano, começou a lecionar no curso de Design de Moda na disciplina de Materiais e Processos Têxteis e, junto a outro professor, na disciplina de Projeto. Maria Júlia também auxilia acadêmicos com a costura e modelagem. 

De acordo com ela, entre os principais diferencias do curso está a aplicação da teoria com a prática diária. “Eu trabalhava na indústria ainda na faculdade e conseguia ver o que estava na sala de aula, do que os professores me passavam com o que era feito na realidade”, comenta.

Esse diferencial apontado por Maria Júlia é um dos principais pontos seguidos em sala de aula. “Tudo o que eu aprendi no curso eu tento passar para os meus alunos, tanto o que eu aprendi em sala de aula quando o que eu aprendi no mercado de trabalho. Tudo o que ensino tento trazer essas experiências”, explica. 

Para Maria Júlia, o curso de Design de Moda fez toda a diferença na sua formação profissional. “Foi incrível e hoje tenho muito orgulho de fazer parte do corpo docente. O curso é um ótimo preparador de profissionais para a vida real”, enfatiza.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 13 de novembro de 2018 às 18:07
Compartilhar Comente