Sala dos Municípios

Unesc promove encontro para dialogar sobre o setor de franquias e fomentar o empreendedorismo

Unesc promove encontro para dialogar sobre o setor de franquias e fomentar o empreendedorismo
Evento será aberto ao público e reunirá cases de sucesso (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O setor de franquias está em evidência no Brasil. Entre o fim de 2018 e agosto 2019 o faturamento de iniciativas na área já atingiu R$ 179,933 bilhões, segundo levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Reconhecendo as possibilidades de fomentar o empreendedorismo e promover debates sobre o assunto, a Unesc, por meio da Sala dos Municípios e do Núcleo de Empreendedorismo, promoverá o evento “Franchising: uma excelente oportunidade de empreender”. O encontro ocorre na noite do dia 4 de setembro, a partir das 19 horas, na sala 104 do Bloco R1.

O objetivo da proposta é integrar quem tem interesse em aprender sobre a área e pessoas com experiência no setor de franquias. Segundo a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza, o resultado será a criação de cultura empreendedora no Sul de Santa Catarina. “O objetivo é apresentar cases de sucesso da área, integrando diálogos que esclareçam dúvidas e deem destaque para as oportunidades presentes na área de Franchising”, afirma.

Já estão confirmados para o encontro o diretor da Restaura Jeans, Flavio Conrad; a diretora das lojas Barriga Verde e Caverna do Dino, Fabiana Estrela, e a sócia proprietária da Mútua Negócios e Franchising, Viviane Almada.

O evento é aberto ao público e será realizado em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Criciúma e a Associação Brasileira de Franchising. Para realizar a inscrição clique aqui. 

Como a Sala dos Municípios pode contribuir?

Reinaugurada em julho, o local tem a missão de abrir as portas da Universidade para as demandas do Sul catarinense. O projeto, com foco nos municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), atua no fomenta a inovação, captação de recursos, implementação de iniciativas e monitoramento de projetos.

  • Capacitação de professores;
  • Cursos voltados ao comércio e indústria;
  • Prestação de serviços;
  • Projetos de extensão;
  • Palestras, minicursos e workshop;
  • Prestação de serviços pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico), como projetos ambientais, saneamento básicos, mobilidade urbana, planos diretores e projetos de barramento de água.


​O espaço está aberto das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Para dialogar com a Sala dos Municípios, é disponibilizado os contatos (48) 3431-2745 e (48) 3431- 4586.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de agosto de 2019 às 18:14
Compartilhar Comente

Unesc acolhe secretária Nacional da Juventude para dialogar sobre transformações na educação

Unesc acolhe secretária Nacional da Juventude para dialogar sobre transformações na educação
Encontro ocorreu na Sala dos Municípios (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu na tarde desta quarta-feira (22/8) a secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva. A representante da Presidência da República foi acolhida na Sala dos Municípios em um diálogo sobre educação acessível, transformação da sociedade e inovação no ensino.

“Estamos em um período de repensar o ensino no nosso país. As profissões estão em transformação e por consequência transformarão a sociedade em um curto espaço de tempo. Por isso temos que ver nesta mudança a oportunidade de criar o novo e torna-lo mais acessível a todos”, afirmou Jayana.

A coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Corrêa de Souza, destacou a ideia trazida pela secretária como positiva e pontuou os movimentos dentro da Universidade para se aproximar da comunidade. “A própria Sala dos Municípios é um exemplo de conquista dentro deste objetivo. Ela tem a missão de ser um espaço de diálogo onde a expertise da Unesc é colocada à disposição das pessoas, em projetos que favorecem a comunidade”, frisou.

Para o assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, são iniciativas assim que estabelecem a Instituição como referência para o desenvolvimento do Sul catarinense. “O diferencial em ser uma Universidade comunitária é que estamos onde a comunidade está. Este é um ponto sempre destacado por nossa reitora, Luciane Bisognin Ceretta. Somos responsáveis por onde estamos inseridos. Integrando o ensino, a pesquisa, a extensão e agora o pilar da inovação estamos nos preparando para as transformações da sociedade”, ressaltou.

A Secretária Nacional da Juventude atua dentro do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Também participaram do encontro em nome da Universidade o gerente de Inovação, Evânio Nicoleit, e o professor extensionista, Mario Ricardo Guadagnin. Jayana esteve acompanhada do coordenador geral de Relações Institucionais, Lucas Cardozo Dalló; do presidente da AJE (Associação dos Jovens Empreendedores) de Criciúma, Edio Castanhel Filho, e do assessor de Inovação da Unesc e diretor de Comunicação e Marketing da AJE Criciúma, Jonatha Manique Barreto.

Unesc assume o protagonismo no Sul de Santa Catarina

Durante o diálogo, as ações da Universidade em prol da comunidade foram destacadas. Ao todo, as vidas de mais de 20 mil pessoas são impactadas todos os anos, por mais de cem projetos voltados ao fortalecimento da qualidade de vida nos eixos:

Universitário: projetos que o estudante é levado à experiência real e direta na comunidade.
Prestação de serviços: ações comunitárias de saúde, direitos e outras assistências pessoais e sociais.
Cultural: atividades de ensino e promoção da arte.

Com 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Contando atualmente com 13 mil alunos e 1,5 mil professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 15 mil pessoas que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A vinda da secretaria Nacional da Juventude ao Sul

Na noite desta quinta-feira (22/8) terá início a 165ª Assembleia Geral do Cejesc (Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina). O evento será realizado em Içara, com o tema “Doce Içara, Colmeia do Varejo” e até a noite de sexta-feira (23/8) reunirá mais de 300 jovens em palestras, painéis e visitas técnicas com o propósito de transmitir experiências, estabelecer contatos e criar uma cultura empreendedora.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 22 de agosto de 2019 às 17:45
Compartilhar Comente

Senador Espiridião Amin aponta cenário atual e questionamentos importantes sobre o desenvolvimento socioeconômico no país

Senador Espiridião Amin aponta cenário atual e questionamentos importantes sobre o desenvolvimento socioeconômico no país
Em palestra na Unesc na noite desta sexta-feira (16/8) Amin destacou as questões emergentes para o crescimento do Brasil e da região (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Trazendo sua experiência e seu conhecimento sobre a administração pública, o senador Esperidião Amin proferiu palestra na Unesc na noite desta sexta-feira (16/8). O evento reuniu, no Auditório Ruy Hülse, acadêmicos, professores, gestores e lideranças de toda a região para assistir a abordagem sobre o tema “Perspectiva do desenvolvimento socioeconômico no Brasil”. A ação foi realizada pela Universidade em parceria com a Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), a Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna).

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, a Unesc tem o compromisso de, além das questões teóricas que perpassam os ensinamentos técnicos e práticos do ensino, da pesquisa e da extensão, de contribuir com o desenvolvimento da região. “Diante do nosso compromisso sempre tivemos o apoio do senador Amin nos apoiando e ajudando na construção da nossa Unesc, como ele também faz questão de chamar. Nos sentimos muito honrados em contar com sua presença nessa noite para compartilhar um pouco daquilo que sabe e nos auxiliar nessa busca pelo desenvolvimento”, comentou Luciane.

Na oportunidade, o senador recebeu das mãos da reitora e do vice-reitor, Daniel Preve, a documentação referente a implantação de um Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade com o pedido de apoio por meio da destinação de R$ 300 mil. “Esperamos que você olhe essa pauta com muito carinho e que venha conosco implantar toda a extensão desse serviço que será maravilhoso e beneficiará toda a macrorregião”, destacou.

Imediatamente ao receber a proposta Amin deu seu veredito e sua condição, destacando que fará a destinação da verba com a condição de que a Universidade foque sempre nas questões de Inovação, o que já uma das principais bandeiras atuais da Instituição e também esteve entre os assuntos abordados ao longo da palestra proferida em seguida.

“Perspectiva do desenvolvimento socioeconômico no Brasil”

Ao tratar sobre a sua visão sobre o cenário do desenvolvimento e trazer números sobre a economia nos diferentes estados do Brasil, Amin destacou que os governos estão quebrados e isto se deve a diversos fatores, sendo os principais a corrupção e a incapacidade gerencial. Conforme o senador, a reconstrução do país precisa passar por algumas reformas, além ainda da previdenciária. “Não podemos querer injeções que não sejam doloridas ou remédios que não sejam amargos. Temos que fazer com que a injeção seja aplicada da forma menos perversa possível”, comentou como metáfora à situação dos governos e a necessidade de se adotar medidas.

Entre as principais questões levantadas na palestra estiveram questionamentos sobre o papel da educação no futuro próximo do país e em seu momento de reerguida. “O que vai ser da educação daqui há alguns anos? Que expertises precisamos desenvolver pra estarmos preparados? A educação tem que estar focada no que está acontecendo com os paradigmas. Não dá para esperar acontecer para preparar o profissional”, pontuou.

De acordo com Amin, “a dinâmica da qualificação das profissões do futuro é o grande desafio da educação brasileira e catarinense”.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Miri Dagostin, do prefeito de Maracajá e presidente da Amesc, Arlindo Rocha, e do prefeito de Treviso e vice-presidente da Amrec, Jaimir Comin, além de outras autoridades.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 16 de agosto de 2019 às 21:55
Compartilhar Comente

Sala dos Municípios recebe visita do colegiado de turismo da Amrec

Sala dos Municípios recebe visita do colegiado de turismo da Amrec
Visita foi recepcionada pela coordenadora do setor Izabel de Souza (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Sala dos Municípios da Unesc recebeu, nesta quarta-feira (22/8), a visita do colegiado de Turismo da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera). A reunião teve o objetivo de discutir tratativas dos caminhos e do desenvolvimento do turismo na região. O encontro reuniu os secretários de turismo dos municípios.

A visita foi recepcionada pela coordenadora da Sala, Izabel de Souza. Também esteve presente o diretor executivo da Amrec, Lei Alexandre.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de agosto de 2019 às 14:13
Compartilhar Comente

Unesc recebe Esperidião Amin para palestra sobre o desenvolvimento socioeconômico

Unesc recebe Esperidião Amin para palestra sobre o desenvolvimento socioeconômico
Perspectiva diante do cenário do país será o tema abordado pelo senador na noite desta sexta-feira (Foto: Antonio Augusto) Mais imagens

A temática “Perspectiva do desenvolvimento socioeconômico no Brasil” será foco de palestra na Unesc nesta sexta-feira (16/8) ministrada pelo senador Esperidião Amin. O evento será realizado às 19h no Auditório Ruy Hülse e deve reunir lideranças de toda a região, além das comunidades interna e externa. A ação é fruto de parceria entre a Universidade, a Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna).

Conforme a coordenadora da Sala dos Municípios da Unesc, Izabel Regina de Souza, a palestra contará com a presença de representatividades públicas, empresariais, acadêmicos, professores e com a comunidade em geral. “É um evento aberto ao público com a intenção de mais uma vez compartilharmos conhecimento em prol do desenvolvimento”, salientou.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de agosto de 2019 às 19:42
Compartilhar Comente