Sala dos Municípios

Meet up-Pré Startup Wekend: Unesc de portas abertas ao empreendedorismo e à inovação

Meet up-Pré Startup Wekend: Unesc de portas abertas ao empreendedorismo e à inovação
Acadêmicos conheceram statups da região e foram inspirados a buscar diferenciais para o mercado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Quem esteve no Auditório Edson Rodrigues na Unesc, na noite desta quinta-feira, certamente se sentiu tocado pelo espírito empreendedor que pairava sobre o local. Isso porque foi realizado no espaço, em parceria com a Plurall Coworking, o Meet up-Pré Startup Wekend, atividade que antecede o esperado Startup Wekend, evento que acontece mundialmente e em Criciúma ocorrerá no dia 28 de setembro. Participaram do encontro acadêmicos dos mais diversos cursos da Universidade, que puderam conhecer melhor três cases de startups que já saíram do papel e prometem crescimento significativo.

Conforme o Gerente de Inovação da Unesc, Evânio Ramos Nicoleit, o objetivo da parceria é inspirar a comunidade acadêmica e fortalecer o empreendedorismo e a inovação na região. “Como Universidade, cabe a nós potencializarmos essa cultura de empreendedorismo e fortalecer possibilidades para que daqui surjam ideias incríveis e até colaborar com ideias de fora colocando toda a nossa expertise à disposição. Quem ganha com isso é toda a região com a geração de emprego, renda e dignidade”, destacou.

Para o diretor do insight, Valmor Rabelo, a humanidade vem realizando sonhos que até então eram impossíveis e o momento vivido propõe cada vez mais essas realizações. “A pergunta que fica sobre tudo isso e sobre o futuro é: o que você está fazendo agora que vai impactar o mundo e vai fazer com que você não seja só mais um? Temos que refletir e agir diante disso. É a geração de vocês que tem que fazer a diferença”, afirmou.

Ideias compartilhadas

Fundadores das startups Chawork, Tec Soluções em Engenharia e E-licencie estiveram na Unesc e compartilharam algumas de suas experiências desde a primeira ideia até o encontro de sócios interessados e o trabalho para colocar a teoria na prática.

O jovem Vaime Alves Machado Júnior, é um dos fundadores da Chawork, startup responsável por uma ferramenta que promete fazer recrutamento de funcionários de forma ágil e certeira. De acordo com Vaime, tudo começou no evento Startup Weekend de 2016, quando conheceu seus atuais sócios e uma necessidade apontada por uma das integrantes da sua equipe acabou sendo a semente para a empresa que todos trabalham hoje e que já apresenta crescimento significativo. “Com essa ideia depois de mais algum tempo de conversas, incentivos e pesquisas, ganhamos prêmios e hoje já estamos em atuação, faturando e buscando crescer ainda mais”, comentou

Para ele, a oportunidade de estar em um local com pessoas interessadas e empreender e trocar conhecimento é uma oportunidade que pode significar, assim como foi para ele, o nascimento de uma grande ideia e a mudança dos rumos profissionais. “Pessoas de qualquer área que tenham essa vontade podem participar e colaborar de alguma forma com seus conhecimentos. Esse é o momento ideal para se aproximar de pessoas que possibilitarão que problemas tenham soluções e ideias sejam colocadas em prática”, completou.

Da mesma forma, para o engenheiro ambiental egresso da Unesc, Luiz Henrique Rosa da Silva​, da E-licencie, o compartilhamento de ideias no evento de um final de semana foi o que tornou possível a concretização da sua plataforma. “A ideia sozinha não seria o suficiente para tornar realidade o desejo. Eu sozinho também não conseguiria criar uma plataforma como a que temos. Foi a junção de ideias e pessoas de diferentes áreas que tornou isso possível”, destacou.

Entre as experiências destacadas por um dos criadores da startup Tec Soluções em Engenharia, Hyan Dias, esteve a experiência bagagem adquirida anteriormente pelos membros de seu grupo e que fizeram a diferença na montagem da empresa. “Minha sócia participou da iniciação científica dentro da Universidade no Projeto Ozônio e trouxe muito conhecimento que agregou ao nosso objetivo, por exemplo. Já as noções de administrações eu aprendi atuando por três anos na Empresa Júnior e vendo de perto o que é, de fato, o dia a dia empresarial. Tudo isso fez com que tivéssemos grandes passos dados”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de agosto de 2018 às 22:01
Compartilhar Comente