Sala dos Municípios

Sala dos Municípios recebe secretária da Ação Social de Siderópolis

Sala dos Municípios recebe secretária da Ação Social de Siderópolis
Visita abordou a possibilidade de parcerias entre o município e a Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Sala dos Municípios Economista Maria Julita Volpato Gomes recebeu na manhã desta quarta-feira (31/7), a secretária de Ação Social de Siderópolis, Gladis Lenuzia Kestering, para um encontro com a coordenadora do local, Izabel de Souza. Durante a visita, a secretária conheceu o papel da Sala e apresentou algumas demandas do município na área da Assistência Social.

Da visita, ficou acordado que a Unesc irá colaborar, por meio de um projeto de finanças pessoais para mulheres de Siderópolis que atuam como profissionais liberais e avaliar a atuação com outros projetos na área de empreendedorismo para a população jovem. “A proposta é colaborar com o crescimento e o desenvolvimento dos municípios. Por isso estamos de portas abertas para dialogar e encontrar meios de levar as possibilidades que o Unesc oferece nas diversas áreas em que atua”, afirma Izabel.

A secretária esteve acompanhada da coordenadora do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Siderópolis, Jéssica Renata Jesuína e da psicóloga do Cras, Aniely Kristine da Luz.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 31 de julho de 2019 às 15:32
Compartilhar Comente

Projeto Rota SC inicia com edição de sucesso na Unesc

Projeto Rota SC inicia com edição de sucesso na Unesc
Proposta pioneira reuniu a comunidade da Amrec, da Amesc e da Amurel para aproximação com setores do Governo do Estado em prol do desenvolvimento (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A região Sul de Santa Catarina deu, na noite desta quinta-feira (25/7), mais um passo em prol do seu desenvolvimento sustentável. Isso porque lideranças das três regiões, Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna), assim como a comunidade acadêmica da Unesc e a comunidade externa, estiveram reunidos no Auditório Ruy Hülse para a primeira edição do projeto “Rota SC - Inovação é o nosso combustível”. A ação foi realizada em parceria entre a Universidade, por meio da Sala dos Municípios, o governo do Estado e as Associações em prol da aproximação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e seus setores das demandas da comunidade.

O evento foi dividido em três blocos, sendo o primeiro deles destinado a questionamentos e respostas voltados à reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, propositora do encontro, e o secretário da SDE, Lucas Esmeraldino. Entre os assuntos abordados neste primeiro momento estiveram os papeis desempenhados por cada uma das instituições e as suas projeções em torno da inovação para o benefício da região e de setores da economia.

Entre os focos dos assuntos tratados, Esmeraldino destacou o esforço da equipe do governo para acelerar os processos de inovação por todas as regiões. “Queremos deixar Santa Catarina como o estado inovador, o estado do Vale do Silício. Para que isso se torne real estamos seguindo o foco passado pelo governador Carlos Moisés, que é colocar celeridade e acelerar os projetos, para que os Centros de Inovação se tornem realidade o quão breve possível”, pontuou salientando o trabalho em prol do Centro de Criciúma que está sendo encaminhado em parceria com a Acic (Associação Empresarial de Criciúma) e com a Unesc.

Além de responder aos questionamentos enviados por cidadãos e, desta forma, pontuar diversos aspectos de atuação da Universidade em prol da comunidade, a reitora salientou sua expectativa com relação ao trabalho do governo. “Esperamos que a equipe do Estado mantenha os projetos que vem desenvolvendo com as universidades comunitárias, que vêm passando por um histórico fortalecimento. Minha expectativa, portanto, é de que o governo siga tendo esse olhar especial para nós, que trabalhamos em prol da comunidade, para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Precisamos fortalecer nosso setor produtivo por meio daquilo que produzimos aqui na academia”, destacou Luciane.

Na segunda rodada de debate estiveram à frente dos questionamentos os presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Juliano Chiodelli, da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina), Fábio Holthausen e do Imetro SC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina), o Subtentente Rudinei Floriano, assim como o diretor de qualidade ambiental do IMA (Instituto do Meio Ambiente), Fábio Castagna da Silva. Já na reta final do encontro puderam fazer explanações e tirar dúvidas dos presentes o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações, Sandro Yuri Pinheiro, a coordenadora especial de Integração e Planejamento Ambiental, Thais Saretta, a diretora de Empreendedorismo e Competitividade, Letícia Duarte Lemos, e a diretora de Recursos Hídricos e Saneamento, Jaqueline Isabel de Souza. Todos puderam destacar as principais questões de atuação em suas áreas e apontar os caminhos que estão sendo trilhados em prol de melhores resultados.

Proposta de aproximação

Para a reitora da Universidade, a noite foi um momento de aproximação de extrema importância. “Acredito que tenha sido um marco importante para o desenvolvimento no Sul do Estado. A vinda do secretário e de sua equipe nos faz acreditar que a relação entre Universidades, poder público, setor produtivo e comunidade é o caminho e que a inovação é mais do que uma necessidade, é o caminho para o desenvolvimento”, pontuou.

A avaliação do secretário da SDE é de que o Rota SC já pode ser considerado um sucesso. “Achei um resultado muito bom. A aproximação do munícipe com os diretores, os presidentes das diretorias vinculadas, é muito legal porque humaniza o atendimento. Indo na comunidade, na região, eles conseguem visualizar in loco, receber as demandas, as reivindicações, e, assim, aproximar o governo do Estado com quem de fato faz o Estado, que são os cidadãos”, destacou.

Detalhes do formato do evento, de acordo com Esmeraldino, serão lapidados pela equipe para que ele seja cada vez melhor, mais bem atrativo e mais bem aproveitado. “Sabemos que cada setor desse poderia fazer uma palestra completa. É muito conteúdo e por isso nossa preocupação em passa-lo da melhor forma. De todo modo, nosso compromisso é honrar a iniciativa da reitora Luciane e, após passar um ano levando o projeto por todo o Estado, fecharmos o Rota SC novamente aqui na Unesc com outro evento de aproximação e ainda mais novidades”, completou o secretário.

O fechamento do evento contou com a apresentação do Projeto Boi de Mamão na Comunidade. Viabilizado pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, o projeto realiza atividades que evocam a cultura açoriana do Boi de Mamão, realizando visitas na comunidade para a apresentação do projeto, atividades educativas e intervenções artisticas. 

Nesta sexta-feira (26/7) representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) estarão na Unesc, na Sala dos Municípios, recebendo demandas das regiões e alinhando necessidades para cada uma delas.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 00:13
Compartilhar Comente

Lideranças têm dia de troca de experiências com ecossistema de inovação na Acate

Lideranças têm dia de troca de experiências com ecossistema de inovação na Acate
Ao lado de empresários da Acic, lideranças da Unesc visitaram a Associação Catarinense de Inovação em busca de conhecimento para implantação de espaço de coworking (Fotos: Deize Felisberto/ Acic) Mais imagens

Uma manhã focada nas tendências das áreas de inovação e tecnologia. Assim foi a visita de empresários da diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), assim como seus colaboradores, à sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) nesta terça-feira (23/7). Lideranças da Unesc acompanharam a visita em Florianópolis.

Em busca de conhecimento e experiências que possam ser compartilhadas nas organizações, os visitantes puderam conhecer toda a estrutura da Acate. A entidade possui 12 empresas incubadas, por meio de diversos projetos estratégicos, um deles, o Miditec, uma das cinco melhores incubadoras do mundo no ranking UBI Global.

“A incubadora de negócios é somente um dos nossos projetos. Temos todo um espaço para geração de oportunidades para o empreendedorismo e a inovação. Um exemplo é o Projeto LinkLab que acelera o processo de inovação através da conexão das empresas com as startups", destaca o colaborador da Acate, Caio Prange, da área de relacionamento, que apresentou a associação aos empresários. Conforme ele, atualmente 17 empresas participam deste projeto para acelerar a inovação de forma mais rápida.

Participaram da visita a chefe de gabinete da reitoria, Gisele Lopes, e a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza. Para Gisele, estar na Associação reforçou a importância de continuar investindo na inovação da Universidade. “Tivemos a oportunidade de conhecer tendências de espaço colaborativos para a inovação e a forma como a entidade e empreendedores se organizam para desenvolver projetos que visem soluções para transformar o ambiente de vida. Confesso que chegamos cheios de ideias e a sensação de que estamos no caminho certo. O que vimos está em consonância com o lema da nossa campanha institucional: ‘O novo a gente faz juntos’. Foi simplesmente fantástica essa experiência”, avaliou entusiasmada.

Aproximação entre Acic e Acate

Para o coordenador do Núcleo de Base Tecnológica da Acic e diretor regional da Acate, Rafael Rosso Fernandes, a missão é fundamental para a aproximação entre a entidade empresarial e a Acate.

"A grande importância desta visita é a interação entre as entidades. Esta abertura favorece o desenvolvimento de ações de inovação na Acic e para as empresas nucleadas e associadas da Acic e, consequentemente à região", observa Fernandes.

O diretor secretário da Acic, Edmilson Zanatta, também reforça a importância desta iniciativa. “É uma oportunidade para as empresas de se conectarem com as tendências do mercado. Hoje as mudanças estão muito rápidas e precisamos estar atualizados. A forma de atração dessas startups, este ambiente de inovação e criatividade estimulada aqui, tudo isso precisamos levar para as nossas empresas e também trabalhar em parceria”, reforça. 

Mayara Cardoso – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Colaboração: Deize Felisberto/ Acic

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de julho de 2019 às 21:55
Compartilhar Comente

Sala dos Municípios recebe programa João Paulo Messer

Sala dos Municípios recebe programa João Paulo Messer
Espaço é a nova porta de entrada da comunidade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O primeiro dia da Sala dos Municípios Maria Julita Volpato Gomes foi especial. Na manhã desta quinta-feira (18/7), um dia após sua reinauguração oficial, o espaço recebeu autoridades da Universidade e do Sul catarinense para um bate papo no programa João Paulo Messer, da Eldorado, transmitido ao vivo do local.

A reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, participou das conversas e destacou o caráter comunitário da Sala. “Aqui a comunidade e as lideranças podem depositar suas demandas. A Unesc tem lugar para todos e sua expertise pode contribuir ainda mais para elevar a qualidade de vida na nossa região. Nossas portas estão abertas, para um espaço de criação e desenvolvimento”, afirma.

Os valores da Universidade também foram destacados pelo diretor executivo da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Lei Alexandre. Para ele, a Instituição é parte fundamental do Sul de Santa Catarina. “O papel que a Unesc desempenha é único e importante. Agora, com este espaço, será mais do que nunca uma ferramenta de transformação”, ressalta.

A Sala dos Municípios

Moderna, aconchegante e de portas abertas para todos, o espaço tem o propósito de ser a porta de entrada das demandas de todos os municípios das regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) na Universidade. “É nossa missão, se envolver e com as pessoas e transformar a realidade onde estamos inseridos”, afirma o vice-reitor, Daniel Preve.

Segundo a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza, os trabalhos iniciaram ainda antes da reinauguração, em diálogos com autoridades do Sul. “Estamos ouvindo, falando e mostrando o que a Unesc pode oferecer. Juntos vamos reconhecer o que nossa região precisa e contribuir para buscar soluções”, frisa.

Também estiveram no programa as representantes da secretária de educação do Balneário Rincão, Jucilene Fernandes e Graziela Giacomazzo; a coordenadora do curso de Educação à Distância da Universidade, Graziela Giacomazzo; o secretário de Turismo do Balneário Rincão, Fernando Casagrande, o coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luís da Silva; a gerente de Atenção ao estudante, Mira Dagostin, e a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de julho de 2019 às 12:58
Compartilhar Comente

Sala dos Municípios Economista Maria Julita Volpato Gomes é inaugurada com emoção na Unesc

Sala dos Municípios Economista Maria Julita Volpato Gomes é inaugurada com emoção na Unesc
Setor passa a levar o nome da colaboradora que criou o projeto, em 2009 (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Quem chega na Unesc percebe mudanças significativas em sua estrutura. Além de todas as reformas e manutenções realizadas no campus em 2019, uma obra em especial chama a atenção por sua beleza e localização privilegiada. Trata-se da nova Sala dos Municípios, no hall administrativo. O setor, repaginado e ressignificado, ganhou novo espaço, inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (17/7). Além da emoção de receber convidados e a comunidade interna para celebrar a inauguração, o dia contou ainda com a emoção de homenagear a fundadora do setor, a economista Maria Julita Volpato Gomes, ex-colaboradora da Universidade, que agora empresta o nome à Sala.

A Sala dos Municípios tem o propósito de ser a porta de entrada das demandas de todos os municípios das regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) na Universidade. Por intermédio dela, a intenção é unir cada vez mais a região com todo o potencial disposto na Instituição.

De acordo com a coordenadora do setor, Izabel Regina de Souza, o trabalho de aproximação cada vez maior com os municípios já foi iniciado nos últimos meses e muitas oportunidades especiais estão se fortalecendo. “Agradeço a confiança da equipe da reitoria que me presenteou com essa missão de coordenar a nova fase da Sala dos Municípios e garanto a vocês que estamos dispostos a levar o cabedal de possibilidades da Unesc para as suas cidades em prol do desenvolvimento de cada uma delas e da nossa região. Estamos inteiramente a disposição para novos contatos e os convido a aproveitar esse espaço para tirarmos incríveis resultados juntos”, salientou.

Conforme a reitora, o cenário tem apontado para a necessidade do compartilhamento cada vez maior do conhecimento. “Ele tem nos mostrado que a palavra da vez, muito mais do que competitividade, é colaboração. Esse momento nos convida a encontrar novas formas de dialogar para fora dos nossos muros e a Sala dos Municípios tem justamente esse objetivo. Com essa repaginação queremos fortalece-la e retomar com força total práticas que deram certo no decorrer da história da Universidade”, destaca Luciane.

A escolha do nome da homenageada, de acordo com a reitora, tornou o momento ainda mais especial, já que Maria Julita foi a fundadora da primeira Sala dos Municípios, ainda em 2009, sendo, inclusive, premiada pela iniciativa inovadora. “Essa é nossa forma de dizer, perante a todos, o nosso muito obrigada por tudo o que ela construiu dentro da nossa Universidade. Nosso agradecimento é eternizando esse nome na Sala dos Municípios. Gratidão é o que nos move nesse momento”, completou

Emocionada, a homenageada agradeceu pela surpresa oferecida e lembrou de todo o aprendizado conquistado ao longo de duas décadas de trabalho na Universidade. “O tempo que estive aqui foi de fundamental importância para o meu crescimento. Fico realmente emocionada e muito feliz pela grata surpresa, algo que não sei nem se mereço e jamais imaginava que um dia poderia acontecer”, declarou Maria Julita, que atualmente é diretora executiva da Acic (Associação Empresarial de Criciúma).

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de julho de 2019 às 23:18
Compartilhar Comente