Sala dos Municípios

Unesc e Unoch estão mudando vidas por meio de parceria

Unesc e Unoch estão mudando vidas por meio de parceria
Objetivo é promover novas ações ainda neste semestre (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc, por meio da Sala dos Municípios, e a Unoch (Associação Uma Nova Chance) estão trabalhando juntas pela reintegração de pessoas que por um momento de suas vidas foram privadas de liberdade. Na tarde desta sexta-feira (25/10), a parceria resultou na formação de 17 pessoas no workshop “A árvore da vida”, ministrado pela professora do curso de Psicologia Rosiméri Vieira da Cruz de Souza.

No encontro, os presentes participaram de ações lúdicas e socializaram suas histórias de vida. Um dos beneficiados foi Ricardo Alexandre Nunes Pacheco, que avaliou o momento como fundamental para sua reintegração e de seus colegas. “A palavra é esperança. Sabemos que temos um grupo capaz, com mecânicos, carpinteiros, pessoas de talento e com vontade de crescer. O que precisávamos era de um empurrão, e ele nos foi dado pela Unesc e pela Associação”, afirmou.

O participante Douglas da Silva foi além e descreveu o auxílio como significado de uma transformação. “Eu já sai do trilho para vender bolacha dentro da Universidade. Hoje entro aqui para aprender e ter acesso a oportunidades que podem mudar minha vida”, destacou.

A história de Pacheco e Silva vai ao encontro da missão da Instituição, que segundo a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Corrêa de Souza, está de portas abertas para seguir auxiliando a comunidade. “A educação é sinônimo de mudança de vida. Juntos, nos ajudando, podemos crescer. O papel da Unesc, comunitária, é se colocar à disposição para que todos aqui presentes continuem conosco. Serão todos bem-vindos”, ressaltou.

Ainda neste segundo semestre, o objetivo das instituições é oferecer palestras motivacionais para os participantes. Para 2020 a intenção é realizar projetos de extensão voltados ao assunto. “Com estas ações colocamos a chave da vida na mão de cada um. Nosso desejo é que agarrem esta oportunidade e transformem em atitude, refletindo em suas vidas”, frisou o presidente da Unoch, João Neto.

A Associação tem como objetivo atender a pessoas que por um momento de suas vidas foram privadas de liberdade com cursos técnicos, palestras e ações voltadas para a ressocialização para o mercado de trabalho, além de reintroduzi-los na sociedade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 25 de outubro de 2019 às 18:07
Compartilhar Comente

Deputada Paulinha divide experiências com acadêmicos na Unesc

Deputada Paulinha divide experiências com acadêmicos na Unesc
Palestra foi realizada na noite desta quarta-feira (9/10) no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse esteve lotado de acadêmicos para assistir a palestra da deputada estadual Ana Paula Silva, a Paulinha, na noite desta quarta-feira (9/10). A deputada tratou sobre a temática “Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios” no evento realizado por meio da Sala dos Municípios.

Paulinha levou aos estudantes exemplos práticos executados especialmente em sua passagem como prefeita da cidade de Bombinhas e a mudança proporcionada ao município por meio dos projetos implantados. Além dos ensinamentos voltados à administração e ao desenvolvimento em si, a deputada fez questão de deixar uma mensagem aos estudantes com relação as suas qualificações para o mercado de trabalho. “Quero destacar questões que considero muito mais preciosas do que qualquer coisa. As novas competências do mercado exigirão muito de vocês, como que estejam atentos às novas tecnologias, é claro, mas o que mais será valorizado serão exatamente as habilidades que a máquina não substitui”, salientou.

Entre as habilidades citadas pela deputada estiveram a capacidade de interagir com pessoas, o amor, e a criatividade. “Nenhuma máquina será capaz de tornar um processo criativo. Tudo depende do espírito que cada um for desenvolver na sua carreira”, completou.

A oportunidade de ouvir as experiências da ex-prefeita, conforme a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, é importante para todos os acadêmicos presentes, sendo dos mais diferentes cursos. “Independentemente da área em que irão atuar, o desenvolvimento socioeconômico do município irá interferir diretamente na atuação de vocês. Conhecer esse cenário, saber as estratégias que podemos pensar para qualificar o desenvolvimento da região interfere significativamente na vida de todos nós e por isso a importância de estarmos aqui para aprender. Esse contato também é papel da Universidade”, destacou.

A coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Regina de Souza, recepcionou a palestrante ao longo da tarde e fez questão de agradecer sua presença e a participação dos alunos dispostos a aprender com a experiência da deputada. “É muito importante a presença de todos vocês dispostos a ouvir e aprender sobre gestão pública, conhecer práticas que ela traz para nos ensinar com exemplos. A Sala dos Municípios tem esse objetivo de levar a Universidade e trazer oportunidades vindas dos municípios também e momentos como esse nos deixam muito satisfeitos”, destacou na abertura do evento.

A palestra da noite contou ainda com a presença do representante da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Maria Julita Volpato Gomes; do assessor institucional da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Sérgio Giongo e do secretário geral de governo do município de Criciúma, Wagner Espíndola.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de outubro de 2019 às 22:10
Compartilhar Comente

Seminário 1000 Dias chega ao último encontro com a participação de secretário da Infraestrutura do Estado

Seminário 1000 Dias chega ao último encontro com a participação de secretário da Infraestrutura do Estado
Carlos Hassler participou do programa especial da Unesc e da Rádio Eldorado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Seminário 1000 Dias chegou ao seu último encontro, na manhã desta quarta-feira (2/10), com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Carlos Hassler. O terceiro dia do evento contou ainda com a participação de representantes de governos dos municípios, que responderam ao questionamento do Seminário “O que você tem feito” durante o Programa João Paulo Messer, da Rádio Eldorado, que ocorreu na Sala dos Municípios.

Clique para assistir ao terceiro dia do Seminário

A iniciativa da Unesc e da Rádio Eldorado ocorreu de segunda a quarta-feira (30/9 a 2/10), das 8 às 10 horas, com o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas pelos governos municipais da Amrec e Amesc durante os 1000 de gestão, completados em 28 de setembro.

Nesta quarta-feira, o evento teve ainda a participação do prefeito e da vice-prefeita de Cocal do Sul, Ademir Magagnin e Cirlene Gonçalves Scarpato, que falaram sobre as obras realizadas no município e as que ainda vão sair do papel, além das ideias para educação e o projeto voltado para a qualidade de vida e inclusão dos idosos.

A secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Susan Bortoluzzi Brogni e a jornalista Cristiane Freitas falaram sobre as ações da pasta no município e da importância da valorização do turismo no Sul catarinense, além da sugestão de unir os demais municípios para o estabelecimento de uma rota turística que englobe as potencialidades de cada um.

O diretor de Saúde de Maracajá, Diogo Copetti Silveira e a secretária de Saúde de Siderópolis, Glaucia Cesa Périco, apresentaram os avanços na área em seus municípios e falaram dos desafios da saúde.

A coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza também participou do último dia do Seminário, e salientou que a Universidade está aberta para parcerias que visem o desenvolvimento regional e a melhoria da vida da população.

Avaliação positiva

Para a coordenadora da Sala dos Municípios, a iniciativa cumpriu o papel de levar abrir o espaço para que os gestores municipais e membros da equipe pudessem falar de seus avanços e desafios frente a administração pública atingindo o público da região e de fora dela. “Foram três dias de seminário aberto à participação de todos os prefeitos, vices e secretários, para que expusessem seus problemas e vitórias. Foi uma iniciativa exitosa que deu oportunidade para os gestores falassem à comunidade e também dialogassem com outros administradores públicos sobre pontos em comum nos municípios”.

O apresentador João Paulo Messer, avaliou o Seminário como uma ideia que trouxe novidade aos ouvintes de rádio e a possibilidade de a população receber informações sobre o que está sendo feito nos municípios do Sul e Extemo Sul pelo poder público. Segundo ele, um dos pontos fortes da iniciativa foi a parceria estabelecida com a Universidade, dando corpo ao projeto. “O Seminário 1000 Dias foi uma inovação bem aceita pelo público. O evento possibilitou que todos pudessem acompanhar, de casa ou do trabalho, pelo rádio ou pela internet, o que faz com que tenha uma plateia que não conseguimos dimensionar. Recebemos um retorno muito positivo do público e também colaborações dos convidados. A Sala dos Municípios é um espaço para todos e que combina com o estilo do programa. Com certeza novas iniciativas serão feitas”.

Primeiro dia do Seminário

Segundo dia do Seminário

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2019 às 10:00
Compartilhar Comente

Programas de Pós-Graduação da Unesc realizam disciplina em língua estrangeira

Programas de Pós-Graduação da Unesc realizam disciplina em língua estrangeira
Cadeira é aberta para mestrandos e doutorandos de todos os PPGs da Unesc (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc realizaram neste semestre uma disciplina diferenciada. Visando a internacionalização da Universidade e a ampliação do conhecimento, os programas ofertaram a disciplina “Estudos Preparatórios para Internacionalização” ministrada em inglês, para mestrandos e doutorandos.

Com uma proposta piloto integradora, a disciplina contou com a participação de pesquisadores convidados de universidades do Brasil e do exterior, que abordaram suas experiências e o funcionamento da rede internacional da pesquisa científica, bem como a importância do desenvolvimento de parcerias. A disciplina foi ministrada pelos professores Cinara Ludvig Gonçalves e Miguelangelo Gianezini, do PPGCS e PPGDS respectivamente.

Os acadêmicos conheceram habilidades e estratégias na comunicação de trabalhos científicos, receberam informações para confecção de currículos em língua inglesa e se prepararam para apresentação de dados científicos nas modalidades oral e pôster em congressos internacionais.

De acordo com Gianezini, o projeto visa atualizações para as próximas edições. “O desafio agora é aprimorar os resultados desta experiência, a fim de consolidar esta e outras disciplinas como opções diferenciadas para os mestrandos e doutorandos, bem como atrair acadêmicos dos demais PPGs e visitantes estrangeiros, fortalecendo a internacionalização da Universidade”.

Programas voltados para a internacionalização

O PPGCS já tem ofertado, nos últimos anos, a disciplina “Advanced Seminars”, totalmente em inglês. Já o PPGDS teve recentemente também a experiência nas disciplinas “Políticas Públicas y Desarrollo Social en Latinoamerica” em espanhol e “Science and Development” em inglês. 

A disciplina Estudos Preparatórios para Internacionalização contou ainda com o apoio do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que cedeu a Sala dos Municípios para a realização das aulas e videoconferências.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 01 de outubro de 2019 às 16:43
Compartilhar Comente