Sala dos Municípios

Conquistas da Universidade são abordadas em programa de rádio

Conquistas da Universidade são abordadas em programa de rádio
Campus recebeu a Rádio Eldorado nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O campus da Unesc foi palco da edição na manhã desta sexta-feira (6/12) do programa João Paulo Messer, da Rádio Eldorado. Em pauta, as recentes conquistas da Universidade e o reconhecimento da Instituição por premiações estaduais e nacionais, o trabalho da Sala dos Municípios e a transformação a Instituição em Universidade, em 1997.

A chefe de Gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes, foi a primeira entrevistada da Unesc por Messer. Durante o diálogo, a professora falou sobre a importante interlocução da Unesc com a comunidade, por meio de ações, projetos e parcerias, e o quanto a extensão faz a diferença na formação de profissionais mais comprometidos com a sociedade. A chefe de Gabinete ainda falou sobre o processo de recredenciamento da Instituição junto ao MEC (Ministério da Educação), em curso ao longo dos últimos meses do ano.

Gisele falou ainda sobre as recentes conquistas da Instituição, como o prêmio “As Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2019”, entregue pela FIA (Fundação Instituto de Administração), no qual a Universidade ficou entre as 150 melhores empresas para trabalhar; o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC 2019, entregue durante a Certificação de Responsabilidade Social - Uma Atitude de Valor Catarinense” e concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina; e a premiação GPTW (Great Place To Work), entregue às 50 melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina.

Em seguida, a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza, falou sobre o trabalho desenvolvido junto aos municípios especialmente do Sul e Extremo Sul catarinense e antecipou que no início de 2020, a Sala realizará um evento para a capacitação de lideranças femininas na gestão pública.

No quadro do programa que trata sobre os 140 anos de história de Criciúma, o primeiro reitor da Unesc, Edson Rodrigues – que atualmente é assessor institucional da Universidade – o último diretor presidente da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma, que deu origem à Unesc), Laênio Ghisi e atual presidente da Aprofucri (Associação de Professores e Funcionários da Fucri), Edson da Silva. Os três professores participaram do processo inicial da Universidade e deram os seus relatos, além de salientarem a atuação da Unesc no desenvolvimento de Criciúma e regional.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de dezembro de 2019 às 15:29
Compartilhar Comente

Unesc se despede de 2019 ainda mais forte e vislumbra um 2020 de transformações

Unesc se despede de 2019 ainda mais forte e vislumbra um 2020 de transformações
Reunião do Conselho Universitário evidenciou um ano de conquistas (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma Universidade comunitária, consolidada e que se despede de 2019 ainda mais forte. A tarde desta quinta-feira (5/12) marcou o último encontro do Consu (Conselho Universitário) e a aprovação por unanimidade das ações Institucionais dos últimos 12 meses. Entre as pautas do encontro estiveram o balanço orçamentário, Planejamento Institucional, avaliação do MEC (Ministério da Educação), recadastramento do curso de Medicina, participação no CSA (Conselho Superior de Administração) e a concretização dos trabalhos em conjunto com o Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

As aprovações das pautas apresentadas evidenciaram a excelência na gestão Universitária, que fez da Unesc uma Instituição ainda mais presente, lembrada e reconhecida no Sul de Santa Catarina. Suas contribuições para a região ganharam destaque ao longo do ano, em importantes momentos como o Certificado de Responsabilidade Social – Troféu Destaque SC 2019 (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), L'Oréal Para Mulheres na Ciência 2019 (Unesco) Top of Mind (Marca mais lembrada - NSC), Você S.A (150 Melhores Empresas para Trabalhar), GPTW (Grandes lugares para trabalhar), Universidade Empreendedora, Prêmio Impar (Ric Record), Destaque Litoral Sul, Destaque em pesquisa (Ranking Universitário Folha), e muitos outros reconhecimentos.

A reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, presidiu o diálogo entre os conselheiros, comemorou o fortalecimento da marca Unesc e prospectou um 2020 de mais conquistas. “Ao olhar para a trajetória em 2019, temos a certeza de que a Unesc foi protagonista e muito contribuiu para a nossa região e para a história das pessoas. Aqui, neste campus, o conhecimento toma forma e vai para além de nossos muros, transformando-se em cuidados, serviços, inovação, tecnologia e, acima de tudo, qualidade de vida. O sucesso em mais este ciclo foi construído com muita dedicação, por quem diariamente eleva nossa Universidade em sua missão de educar por meio do ensino, pesquisa e extensão. No próximo ano não será diferente e contamos com todos para ir além”, enfatizou.
 


Uma Instituição com raízes no Sul

Há 51 o Sul de Santa Catarina teve uma de suas maiores conquistas: a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma.). Em 1997 viu a Unesc nascer, junto a sua característica única de ser uma Universidade preocupada com as pessoas. No ano de 2019, mais uma vez a história da região foi marcada e a Universidade ampliou seus horizontes. 

Em um grandioso projeto no Extremo Sul, apresentou à Araranguá a Cidade Universitária, com uma área de 327 mil metros quadrados. O futuro campus da Unesc contará com a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas modalidades presenciais, a distância e híbridos e todo o impacto social que a Unesc causa onde está inserida.

Ainda neste processo de expansão, a chegada no Balneário Rincão não foi diferente. Se o município já caminhava para um futuro promissor, seus passos passaram a ser muito mais largos após inauguração do Polo EaD (Educação a Distância) em seu território.

Ao ir para além de seu campus, a Unesc também abriu suas portas para os municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna). A Sala dos Municípios foi apresentada a comunidade, com a missão de colocar a expertise da Instituição à disposição das gestões municipais e lideranças comunitárias.

Para o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, estas ações se somam a um planejamento feito para as pessoas e concretizarão um futuro brilhante. “É um movimento necessário, presente nas mais diversas áreas da Universidade. Os investimentos poderão ser percebidos em mais qualidade nas propostas da Instituição e na garantia de uma Unesc fortalecida para um 2020 repleto de boas expectativas”, destacou.

Uma Unesc para as pessoas

Em 2019 foram concretizados programas que buscam qualificar o ambiente de vida, como o Acolher, Unesc Bike, Viva Bem e Somos. Também foram instaladas redes de descanso, rampas de acesso em todas as calçadas do campus, piso tátil em toda a Universidade, duas novas salas para os professores foram criadas, além de reformas nas já utilizadas. Novos bebedouros foram adquiridos e os professores e funcionários comemoraram um novo Centro de Integração e Convivência. O site da Unesc também recebeu investimento em acessibilidade que será disponibilizado no início de 2020. 

Ações pela educação

Para garantir a excelência no ensino, a Unesc passou a ter uma nova sala de coworking, salas de aula foram reformadas, novos espaços dedicados a incubadoras de empresas foram criados, um Centro de Simulação Médica foi construído, assim como a construção e revitalização de espaços dedicados a estudantes nos hospitais São José, Materno Infantil Santa Catarina e São Donato. Além disso, 700 novos computadores foram adquiridos, uma Biblioteca Digital, com mais de oito mil obras, foi entregue a comunidade acadêmica, a plataforma Moodle foi implantada e o Ensino à Distância foi renovado com o Unesc Virtual.

Em destaque, o Inova Unesc – Programa de Inovação Curricular e Pedagógica foi pensado com ainda mais ênfase. Seu objetivo é promover a inovação pedagógica e curricular dos cursos, por meio de ações relacionadas à organização didático-pedagógica dos projetos pedagógicos, à profissionalização docente e à melhoria contínua da infraestrutura empregada no processo de ensino e aprendizagem.

Investimentos em infraestrutura

Nos espaços físicos da Instituição também é possível perceber melhorias. Novas passarelas entre os blocos da Instituição foram construídas, os auditórios P, Ruy Hulse e O foram reformados, assim como os refeitórios do Bloco S e Administrativo, todos os banheiros, estacionamentos, telhados e academia. Os Blocos Administrativo, do Estudante e outros diversos prédios receberam novas pinturas. A Centac (Central de Atendimento ao Estudante) foi ampliada, a iluminação renovada, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) recebeu melhorias e a construção de uma nova fachada para o Colégio Unesc e um novo Auditório para 300 pessoas já estão em andamento. Outra novidade esperada pela comunidade acadêmica são os totens de geolocalização, que mostrarão os acontecimentos do dia a dia da Instituição.

Excelência na gestão institucional

Movimentos internos na Universidade também foram realizados, com novos setores e investimentos em pesquisa interna e externa. Os espaços agora recebem atenção especial da equipe de Salas e Materiais. Novos pesquisadores estão colaborando com o desenvolvimento de estudos na Instituição e a equipe técnica administrativa também foi reforçada.

Segurança e logística

Além de pensar na qualidade do ambiente de vida, nos espaços físicos e no ensino, o ano de 2019 também foi de atenção à segurança. O campus passou a contar com 62 novas câmeras de alta tecnologia, 24 postes de iluminação e um plano de segurança. Além da vigilância contar com um carro para patrulha, também foi feita a aquisição de uma moto. A frota de veículos recebeu seis novos automóveis e um trator para o corte de grama na Instituição.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de dezembro de 2019 às 20:28
Compartilhar Comente

Unesc participa da assinatura do dossiê do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

Unesc participa da assinatura do dossiê do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
Coordenadora da Sala dos Municípios representou a Instituição (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Universidade esteve presente na assinatura do dossiê do projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que ocorreu na última sexta-feira (29/11), em Praia Grande, com a presença de participação de autoridades, técnicos envolvidos com o projeto e a comunidade da região.

A Unesc foi representada pela coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza. Segundo ela a Universidade está à disposição da iniciativa, podendo dar apoio às atividades do projeto. Em outras oportunidades, representantes do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul já estiveram reunidos com representantes do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e do LabPGT (Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial), ambos vinculados ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

A iniciativa Geoparque Cânions do Sul integra sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Cambará do Sul, Jacinto Machado, Mampituba, Morro Grande, Praia Grande, Torres e Timbé do Sul formam um território de sítios geológicos com potencial de exploração para estudos, iniciativas sustentáveis, educação e turismo.

O objetivo do projeto é impulsionar o desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental na região, tornando o local um Geoparque Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). No mundo, segundo a Unesco, há 127 geoparques, sendo apenas um deles no Brasil, o Geoparque Araripe, no Ceará.

O dossiê contém uma série de informações detalhadas sobre a geologia da região, a estrutura de gestão e os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nas áreas de educação e promoção do turismo sustentável. Os documentos foram formalmente enviados no dia da assinatura à sede da Unesco, em Paris, através do Ministério das Relações Exteriores.

A entrega do dossiê é considerada uma das principais etapas no processo de avaliação para verificar se o território pode ser realmente ser considerado um Geoparque conforme os critérios do programa de Geoparques da Unesco que valoriza territórios formados por sítios e paisagens de reconhecida relevância para a compreensão sobre a história geológica da Terra.

*Com colaboração da Assessoria de Comunicação do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 05 de dezembro de 2019 às 16:54
Compartilhar Comente

Sala dos Municípios recebe diretor de Turismo da FCC

Sala dos Municípios recebe diretor de Turismo da FCC
Pauta do encontro foi a união das instituições em prol do setor do turismo (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Sala dos Municípios da Unesc foi palco, nesta segunda-feira (2/12), de reunião entre o diretor de Turismo da Fundação Cultural de Criciúma, Ismail Ahmad Ismail, e a coordenadora do setor, Izabel Regina de Souza. No encontro os representantes da Prefeitura de Criciúma e da Universidade debateram sobre o cenário atual do Turismo na cidade e possibilidades de aproximação entre as instituições em prol do avanço do segmento.

Conforme Izabel, o encontro foi produtivo e certamente renderá bons frutos para os próximos meses. “Nós conversamos sobre diversas possibilidades de parcerias entre a prefeitura e a Universidade em prol do Turismo, que é uma das bandeiras que temos levantado em prol do desenvolvimento da região Sul como um todo. No próximo ano colocaremos em prática essas ações que começam a se desenhar”, destacou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de dezembro de 2019 às 19:54
Compartilhar Comente

Unesc e Escola do Legislativo realizam Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos

Unesc e Escola do Legislativo realizam Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos
Evento ocorre durante a manhã e tarde desta terça-feira na Amrec (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Gestores públicos e empresários do Sul e do Extremo Sul catarinense estarão reunidos até o fim da tarde desta terça-feira (19/11) para as atividades do Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos. A iniciativa da Sala dos Municípios da Unesc, em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, vinculada à Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), vai proporcionar uma capacitação com a presença de profissionais do Estado e de São Paulo.

Durante o encontro, iniciado pela manhã na sede da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), aos participantes poderão debater e ampliar o conhecimento sobre assuntos como inconstitucionalidade de leis municipais, licitações e contratos administrativos, além de refletirem sobre empreendedorismo e gestão pública e as cidades do futuro.

A coordenadora da Sala dos Municípios da Unesc, Izabel de Souza, comenta que a ideia do Seminário surgiu por meio de demandas recebidas de gestores públicos da região. “Queremos contribuir com a capacitação dos agentes públicos e políticos em temas que eles mesmos nos trouxeram como necessidade. É um momento importante e uma oportunidade de contribuirmos com os gestores e com a região toda. A Sala dos Municípios tem justamente essa finalidade, ser um espaço de colaboração. O evento de hoje está marcando o início de atividades com o foco na qualificação de agentes públicos que iremos realizar”, comenta.

O Seminário está ligado ao programa Qualifica, desenvolvido pela Escola do Legislativo e que tem entre seus objetivos, identificar e disseminar boas práticas na gestão pública municipal e na atividade legislativa. Segundo um dos coordenadores do programa, Paulo Cesar Wilbert, a intenção do Qualifica é promover a qualificação dos agentes políticos municipais, visando aprimorar a gestão pública, prevenir irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração. “O programa nasceu em 2016 e conta com a parceria de uma série de órgãos e entidades estaduais para disseminar esse trabalho de qualificação dos gestores públicos em toda Santa Catarina. A parceria com a Unesc para a realização desse Seminário focado na inovação na administração pública e no pensar as cidades daqui a dez anos é apenas a primeira de muitas que queremos firmar”.

Durante a abertura do evento, o diretor executivo da Amrec, Vanderlei Alexandre, falou sobre a importância da participação dos gestores públicos em eventos como o Seminário, salientando que a inovação deve ser o foco dos agentes públicos e políticos. Já o diretor executivo da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), Celso Heidemann, lembrou que as associações de municípios devem sempre estar junto e fomentar iniciativas que tenham o objetivo de capacitar os gestores. O presidente da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), Arlindo Rocha, enfatizou a importância da união dos representantes dos municípios com foco nas transformações regionais e não apenas no trabalho em sua cidade. Comentou ainda sobre a necessidade de modernização de ações e informações na gestão pública.  

Palestras

Os trabalhos da manhã foram abertos com a palestra “Empreendedorismo e Inovação na Gestão Pública”, com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira, em São Paulo, conselheiro de entidades vinculadas à Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), empresário e graduado em Administração de Empresas, José França Almirall.

Em sua fala, ele apresentou o case de Limeira, onde o poder público buscou parcerias com empresas, entidades e instituições de ensino superior para a implantação de projetos visando o desenvolvimento do município. Almirall destacou a importância de parcerias e de união e citou como positivo o exemplo do Sul catarinense, onde os diferentes municípios da mesma região se reúnem em torno de uma associação, o que segundo ele, fortalece as cidades.

Logo após a fala de Almirall, o advogado, especialista em Direito Tributário e com Mestrado em Direitos, na área de Estudos Jurídicos Internacionais, pelo Centro de Direito da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, Alexandre Salles Steil, abordou o tema “Inconstitucionalidade de Leis Municipais”.

Os trabalhos do período da tarde iniciarão às 14 horas, com a palestra “Licitações e Contratos Administrativos”, com a gerente de Governança e Inovação em Compras Públicas na Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina, Carla Giani da Rocha. Formada em Administração Pública, Carla possui 16 anos de experiência na área de aquisições e contratações e também atua como consultora e ministra capacitações na área de licitações e contratos.

O Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos irá encerrar sua programação com o tema “Fundamentos para Cidades em 2030”, com a arquiteta e urbanista, mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, Jaqueline Andrade.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 19 de novembro de 2019 às 13:42
Compartilhar Comente